quinta-feira, 20 de junho de 2019

Fundação Lia Maria Aguiar participa do 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos em Águas de Lindóia

VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
 Representada pelo Hupmobile 1925 que pertenceu a Og Pozzoli, a Fundação Lia Maria Aguiar – FLMA descerá a serra rumo ao 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos. De 20 a 23 de junho, a Praça Adhemar de Barros que é o cartão postal de Águas de Lindóia será o palco para a exposição de diversos modelos que farão brilhar os olhos dos amantes de carros antigos.

Conhecida pelo trabalho de inclusão social realizado há mais de 10 anos com crianças e jovens de Campos do Jordão (SP), a instituição também mantém viva a memória do antigomobilismo e já traça planos para o município. Em breve, o acervo que foi do maior colecionador de carros antigos do Brasil – e hoje pertence à Fundação – será eternizado em um museu.

A paixão pelos veículos nasceu com a fundadora Lia Maria Aguiar. Aos 81 anos, Dona Lia não esconde seu apreço por carros antigos, como o Hupmobile 1925 que foi um dos primeiros a integrar o acervo de Og Pozzoli.

Enquanto isso, realizando mostras itinerantes ou participando de grandes eventos como o 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, a Fundação apresentando uma parte da história que guarda com carinho.

Conheça essa história deste veículo incrível do acerto de Og Pozzoli e que agora pertence ao Museu da Fundação Lia Maria Aguiar.

Após trabalhar para diversas empresas automobilísticas como Ford, Oldsmobile e Regal, Robert C. Hupp decide oferecer ao mercado uma nova proposta de veículo popular. Fundada em 1908, a Hupp Motor Car Company nasceu em uma fábrica alugada na cidade de Detroit, Michigan, Estados Unidos.

Apresentado no Salão de Detroit em 15 de fevereiro de 1909, o protótipo do Hupmobile, batizado de Modelo 20, atraiu imediatamente a atenção do público presente, tanto pelo preço quanto pelo harmonioso desenho. O carro, um pequeno Runabout para dois passageiros e motor de quatro cilindros refrigerado a água, gerava pouco mais de 15 cavalos de força. O sucesso de vendas foi tão grande que com o passar do tempo novas opções de carrocerias foram adicionadas ao catálogo: Coupé, Torpedo, Utility e Delivery Wagon aumentavam a gama dos Hupmobile. Até 1912, último ano de produção, cerca de 14.500 unidades foram vendidas, muitas delas exportadas para países distantes como Austrália e Nova Zelândia.

Seu sucessor, o Modelo 32, continuou em produção até 1915. Destacava-se pela utilização de aço na manufatura da carroceria, novidade mundial para a época.

 A partir da metade da década de 10, outras opções estavam disponíveis para a clientela: os modelos K, N e R foram apresentados conforme os melhoramentos das técnicas de construção automotiva, porém sem perder a essência da popularidade e simplicidade de costume.

O Modelo R foi o quinto tipo de automóvel produzido pela Hupmobile. Feito entre 1917 e 1925, sua motorização era a evolução do motor de quatro cilindros originário do Modelo 20.

Em 1926 dois novos chassis substituem a produção do Modelo R. As novas séries, denominadas de E e A, eram equipadas com motores de oito e de seis cilindros, respectivamente. Após estes lançamentos, foi encerrada por completa a produção de motores Hupmobile de quatro cilindros.

A marca cresceu significativamente durante os anos 20, chegando a produzir mais de 50.000 veículos em 1929. Entretanto, os efeitos da Grande Depressão, a recessão econômica e greves generalizadas, atrapalharam a comercialização de seus avançados produtos na década de 30, culminando no fechamento da fábrica e no desaparecimento da Hupmobile em 1940.

O exemplar exposto é um Hupmobile Modelo R com carroceria Touring de quatro portas. Produzido em 1925, foi importado 0km pelo representante oficial da marca no estado de São Paulo, João Jorge Figueiredo & Cia.

Outros modelos R participaram de eventos e corridas de época como o Raid São Paulo – Buenos Aires em 1924 e a Prova “Washington Luiz”, realizada pela Associação de Estradas de Rodagem em 1926.

Considerado raro no país, fez parte do acervo do saudoso colecionador de carros clássicos Og Pozzoli.

6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos

20 a 23 de junho de 2019
Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia, SP
Informações: encontroaguasdelindoia.com.br

Fonte: VGCOM - VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.