terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Seguro intermitente mudará a forma de consumo e trará um público maior às seguradoras


VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

 *Por Paulo Marchetti, CEO da Compara

Vivemos um momento de constantes transformações no mundo e isso não é diferente com o mercado de seguros. A Susep (Superintendência de Seguros Privados) autorizou uma inovação no setor: uma opção intermitente, conhecido como “liga-desliga”, pois permite que a cobertura seja contratada por alguns dias, horas, minutos ou até durante um trecho em uma viagem. De acordo com a instituição, essa tendência deve se tornar cada vez mais comum e estimativas internacionais preveem um crescimento de 25% desse mercado até 2024.

Já em uso em países desenvolvidos como os Estados Unidos e Chile, a iniciativa de adequar o seguro as reais necessidades do consumidor é positiva, pois vai baratear o serviço e mudará a relação de consumo no país. Com a opção “liga-desliga”, o cliente compra o produto em intervalos de tempo, diferente do praxe do mercado, que é o plano anual. A tendência é que as seguradoras recebam um maior número de contratações, em especial em viagens, situação que o cliente quer ficar protegido apenas naquele período.

A nova modalidade vai funcionar da seguinte forma: se você quiser viajar de carro, por exemplo, e quer que durante esse tempo o veículo esteja segurado, você poderá contratar um plano que cubra apenas o seu deslocamento. Ou, se você quiser que o seu carro esteja coberto pelo seguro por apenas três meses, você poderá escolher o plano que cubra só esse período. Para vigências com prazos menores que 24 horas, não será possível receber o valor de volta em caso de cancelamento, se o período da cobertura já estiver iniciado.

Outras vantagens são que o seguro intermitente é oferecido e contratado pela internet e pode chegar ao valor de 50 reais, dependendo da personalização da proteção. Essa flexibilidade na contratação e valor, atingirá prioritariamente os jovens, independente da renda, uma vez que esse público viaja mais, usa menos o carro e pode frequentar regiões mais perigosas.

Em meio a tanta novidade e diferentes formas de contratação, é normal o consumidor sentir-se perdido. Para o cliente não tomar decisões precipitadas, o ideal é avaliar todas as opções e comparar a oferta que melhor se encaixa para o seu perfil.

Vale apenas uma ressalva para o cliente ficar atento ao seguro intermitente, pois se ele não fizer a conta direito, uma viagem longa pode gerar um valor elevado e ele pode perder o controle dos custos, fugindo do objetivo do produto que é otimizar o uso e gastos.

* Paulo Marchetti é CEO da Compara no Brasil
Desde 2014 na Compara, atuando como Diretor Financeiro na América Latina e também investidor na companhia. Também trabalhou na Rocket Internet (fundo de investimento em Start Up) tendo participado no lançamento e gestão de mais de 15 startups no período de 3 anos. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP), com especialização em IFRS e certificação em análise de empresas. Iniciou sua carreira em 2007 como Trainee da América Latina Logística (atual Rumo Logística) e atuou como research para o site americano "The Motley Fool".


Fonte: NR-7 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.