terça-feira, 10 de março de 2020

4ª edição da Seleção da Piccola Galleria tem apoio da Casa Fiat De Cultura


VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura chega à 4ª edição com a proposta de incentivar a arte contemporânea e promover artistas brasileiros e estrangeiros. A Piccola Galleria foi criada em 2016 e, desde então, destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performance e instalações, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. Os artistas que quiserem participar do programa de seleção de 2020, individual ou coletivamente, podem se inscrever de 16 de março a 31 de abril. O regulamento completo, com orientações e detalhes sobre o processo de inscrição e entrega dos trabalhos, está disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas, que avaliam todos os trabalhos inscritos. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – somente em 2019, 230 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura. A instituição ainda oferece ao artista suporte na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e o desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Essas ações ajudam a enriquecer o contato do público com as obras e a propor desdobramentos do trabalho, a partir de reflexões diversas. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, facilitando o acesso de todo o público. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com o conceito de cada exposição.

Em 2018, o programa recebeu 70 inscrições e selecionou cinco propostas para exposição na Casa Fiat de Cultura: Avilmar Maia (Montes Claros – MG), Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG), Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG), Janaína Barros e Wagner Leite Viana (São Paulo e Barueri – SP) e Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Para a edição de 2020, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos. Cada trabalho ficará exposto em um período de 40 dias, abrangendo o calendário de 2020-2021.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Como participar
O artista interessado em se inscrever no 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria deverá entregar o material na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG), mediante protocolo, de terça a sexta, das 10 às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, de 16 de março a 30 de abril de 2020.

O material deverá conter nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras (via pen drive ou CD); lista de obras com identificação; medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; e texto curatorial.

A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.

Casa Fiat de Cultura

Há 14 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 50 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO:
4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Inscrições: de 16 de março a 30 de abril de 2020
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações (31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.