terça-feira, 12 de maio de 2020

Dica: Troca de óleo antes dos 5 mil km está certo? Especialista ajuda a responder




VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
Os cuidados com o carro são muito importantes para mantê-lo em perfeito funcionamento. Nesse sentido, a troca de óleo é um fator fundamental, mas você sabe quando realizar esse serviço? Muitos motoristas possuem dúvidas sobre o prazo, e neste texto, iremos te ajudar.

Afinal, quando saber a hora de trocar o óleo do carro?

Normalmente, o período indicado é entre 5 mil km e 10 mil km ou entre 6 meses a 1 ano de uso do veículo, ou seja, o que vier primeiro. Porém, depende do uso de cada motorista e de cada modelo automotivo. O manual do carro, geralmente, vem com as recomendações mais adequadas, mas se ainda persistirem as dúvidas, vale a pena fazer uma avaliação com um profissional.

Trocas em períodos diferentes dos citados podem acarretar problemas. Não existe a necessidade de fazer esse serviço antes dos 5 mil km rodados, mesmo que o carro seja usado com bastante frequência, pois esse é o período mínimo para troca do óleo. Por outro lado, a substituição também não deve ultrapassar os 10 mil km, porque utilizar o óleo além do recomendado, pode comprometer a lubrificação das peças do motor, causando o desgaste precoce.


Outro ponto importante é que se deve substituir todo o óleo e não apenas completar a quantidade. A mistura do óleo novo com o usado compromete o desempenho do motor, além de ser necessário realizar a troca do filtro juntamente com a troca de óleo, pois evita a circulação de impurezas no motor.

Vale saber também que para manter o óleo em bom funcionamento existem aditivos que potencializam a limpeza, proteção contra desgaste e prolongam a vida útil do motor. A STP, por exemplo, possui o Oil Treatment, que contém agentes antidesgaste, melhoradores de índice de viscosidade, inibidores de corrosão e acidez, que agem de forma a evitar o desgaste do motor.

Mas além do limite de quilometragem, podemos contar com o tempo. Se você possui um carro e não chega a rodar os 5 mil km dentro de 1 ano, o ideal é realizar a troca do óleo da mesma maneira. 
Porque assim como o carro bem rodado, o óleo que permanece por muito tempo no veículo pode “vencer”, comprometendo seu funcionamento. Portanto, é bom ficar atendo a esses dois pontos: quilometragem ou tempo de uso, o que vier primeiro, e sempre cuidar do seu veículo para que fique em perfeito estado de funcionamento. 

* Silvio França é supervisor de pesquisa e desenvolvimento da Petroplus – STP do Brasil 

Fonte: STP do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.