VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A Goodyear, que é reconhecida pela qualidade e tecnologia na sua linha
de pneus para caminhões e ônibus, resolveu divulgar as principais dicas
sobre recapagem, afinal, o processo é um grande aliado e muito seguro
para prolongar a vida útil dos pneus e assim reduzir de forma
significativa o custo para o transportador e motorista autônomo.
Atenta
a essa questão, a Goodyear destaca alguns fatores relevantes na hora da
recapagem, que é uma das formas mais eficazes de reduzir o custo por
quilometro rodado para o transportador. Outro detalhe é que o valor
médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo,
mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar
que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por
certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia).
A
recapagem é também ambientalmente mais correta, pois preserva os
recursos naturais uma vez que a recapagem consome um terço do volume de
recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão.
No
caso da Goodyear, todos os modelos de pneus para caminhões saem de
fábrica com sua estrutura projetada e dimensionada para receber várias
recapagens. Os modelos Goodyear da família Max Series, por exemplo, usam
novas tecnologias de construção da carcaça, contam com quatro cintas de
aço que proporcionam durabilidade e robustez. Um bom exemplo são os
pneus da família Max Series, que tem sete anos de garantia na vida total
do pneu, independentemente do número de recapagens (quando recapados
com produtos Goodyear).
Ao
oferecer a estratégia de ciclo completo, a Goodyear dispõe aos seus
clientes, bandas précuradas desenvolvidas especificamente para cada tipo
de aplicação, com vários modelos que atendem todas os segmentos e cada
aplicação seja eixos de tração ou livres. Para manter-se próxima dos
caminhoneiros e frotistas, a
Goodyear, inclusive, conta com uma extensa rede de revendedores
oficiais de pneus e recapadores autorizados em todo o Brasil - para
encontrar a melhor opção, é possível consultar a unidade mais próxima no
portal da marca: http://goodyear.com.br/revendedores/.
O que avaliar antes de fazer a recapagem?
•
Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba
suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca
renomada;
•
O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado
e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador
escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem.
Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de
qualidade,
•
Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de
modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova
utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de
raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem .
•
O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação
do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima
vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos
livres;
•
O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo
com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a
que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade
superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas
condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento...
emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo
de trabalho e manutenção.
Fonte: Goodyear do Brasil - Relações Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.