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A
Goodyear, tradicional fabricante de pneus reconhecida
internacionalmente pelas inovações que traz ao mercado e pelo cuidado
que tem com a segurança dos consumidores, mantém os esforços de
orientação dos condutores sobre o uso adequado dos pneus, com foco em
desempenho e segurança na condução dos veículos. Além da
calibragem frequente e da manutenção corretiva (alinhamento e
balanceamento), a Goodyear chama a atenção para alguns hábitos
inadequados, que podem ser evitados e melhorar a durabilidade dos pneus.
Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio, hábito
comum e que pode ser percebido facilmente pelas ruas, quando é possível
encontrar carros parados dessa maneira; em vagas de 45 graus,
inclusive, essa é uma ocorrência ainda mais comum.
O
piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, alerta
que o hábito de estacionar com os pneus encostados no meio fio pode
ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus,
podendo até levar a fissura. O mesmo pode ocorrer quando o veículo
sobrepassa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.
Zacarias explica que as rupturas na malha interna por utilização
incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre
quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão
já baixou novamente, esvaziou. "Ou seja, a estrutura de aço já
não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a
pressão recomendada do pneu", esclarece. Outra situação que
mostra essa situação é pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade
média é de 80 km/h. "Às vezes, mesmo com o balanceamento em
dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar
suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é
percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente,
isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo",
reforça o piloto. Por fim, a pior situação citada por Zacarias é a perda
de um pneu por excesso de descuido. "A avaria acaba sendo tão
grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu que pode vir a se
romper e estourar".
Outro risco que pode ser atribuído é o hábito de esbarrar no meio-fio e
ocasionar a retirada de uma "lasca" da lateral do pneu. "As
avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é
recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja,
quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação",
reforça Zacarias. Já quando prensado ou apoiado no meio-fio, o talão
é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de
contribuir para uma deformação lateral.
Com relação à condução, o piloto de testes da Goodyear ressalta que é
muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas
abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. "As ruas
e rodovias brasileiras, geralmente, são muito severas, tanto é
que os nossos pneus são extremamente resistentes. Mas vale sempre
lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso,
segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo.
Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos.
Então, recomendamos evitar obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e
buracos", conclui Zacarias.
Fonte: Goodyear do Brasil - Relações Públicas
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