VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
As vendas de automóveis e comerciais leves tiveram reação expressiva
em toda a América Latina no mês de junho, que fecha um trimestre
altamente impactado pelos efeitos da pandemia. No período entre abril a
junho, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) alcançou a liderança no mercado
latino-americano de veículos (México excluído), com 15,9% de market
share, fechando como líder no Brasil e vice na Argentina.
A
empresa liderou o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no
trimestre, com 19,8% de participação – sendo 14,3% para o Brand Fiat,
que avançou 0,4 ponto percentual em relação a igual período de 2019, e
5,3% para o Brand Jeep, que também ganhou 0,4 ponto percentual de
mercado na comparação. Fiat liderou o segmento de picapes no Brasil, com
Strada e Toro na liderança e vice-liderança. Os modelos Jeep Renegade e
Compass também ganharam participação de mercado, sustentando a expansão
da marca.
“A demanda pela Nova Fiat Strada, lançada no Brasil em
26 de junho, está muito acima das nossas expectativas”, comenta Antonio
Filosa, presidente da FCA para a América Latina. “Tivemos demanda de
mais de 5 mil unidades em menos de uma semana de vendas, antes mesmo do
lançamento da campanha publicitária. Também estamos animados com a
composição do mix, pois 40% da demanda é para a versão Volcano, top de
linha, que representa o território ‘Play’ e aspiracional da Nova Fiat
Strada.”
Na Argentina, a FCA alcançou 15,4% de market share no
trimestre. As duas principais marcas do grupo ganharam mercado. A marca
Fiat conquistou 1,7 ponto percentual de participação de mercado,
fechando o trimestre com 11,2% de market share, enquanto a Jeep avançou 1
ponto percentual, finalizando o trimestre com uma participação de
mercado de 3,5%.
Nos demais países da América Latina, excluído o México, a participação da FCA somou 3%.
Filosa
destaca ainda que a liderança da FCA na LATAM durante o segundo
trimestre passa pelo foco total nas necessidades e expectativas dos
consumidores e pela forte estratégia de digitalização da jornada do
cliente.
“A tendência de compras online se acelerou muito nos
últimos meses e deve continuar em alta mesmo depois da retomada gradual
das atividades. Consolidou-se um novo comportamento digital, que não
recuará. Estamos preparados para atender os clientes nos ambientes real e
virtual”, explica Antonio Filosa. “Estamos muito bem posicionados para a
retomada, com a Rede de Concessionários abastecida e com ofertas muito
atraentes.”
Panorama do mercado Latam
No
segundo trimestre do ano, as vendas totais de veículos na América Latina
(excluído o México) somaram 354,9 mil veículos. O resultado reflete o
forte impacto da pandemia sobre as vendas, que caíram 58,3% em relação
ao primeiro trimestre do ano e ficaram 66,2% abaixo do segundo trimestre
de 2019.
O Brasil é o maior mercado, com 230,5 mil veículos, o
que representa queda de 56,7% sobre o trimestre anterior e retração de
65,5% sobre o segundo trimestre de 2019. A Argentina registrou o
emplacamento de 58,7 mil veículos no trimestre, com queda de 32,1% sobre
o trimestre anterior e recuo de 44% em relação ao segundo trimestre de
2019. Nos demais países da região, as vendas foram de 65,7 mil veículos,
com queda ainda mais acentuada: -71,7% na comparação com o primeiro
trimestre deste ano e -76,6% em relação ao segundo trimestre de 2019.
No
mês de junho, o mercado automotivo da região registrou 189,7 mil
unidades vendidas, o que representa um avanço de 90,6% sobre maio. Mas o
mercado ainda está 43,9% abaixo das vendas de junho de 2019.
O
Brasil foi o mercado mais ativo, com 122,7 mil emplacamentos (117% em
relação a maio; 42,5% abaixo de junho 2019). A Argentina somou 35 mil
unidades (78% acima de maio/20 e 1,6% acima de junho/19) e os demais
países da região (excluindo México) somaram 32 mil unidades vendidas
(37,2% acima de maio/20 e 64,6% abaixo de junho/19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.