sexta-feira, 24 de julho de 2020

Salva-vidas do asfalto: dispositivo é o “terceiro olho” dentro do carro para evitar acidentes


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Nos últimos anos, a segurança ativa e passiva dos automóveis evoluiu muito. Principalmente nos carros mais luxuosos. Freios ABS de quinta geração, faróis de xenônio super potentes que acompanham as curvas na estrada, airbags e side bags para proteção dos ocupantes dos veículos, suspensões mais estáveis e adaptativas, entre outras tecnologias, estão disponíveis em diversos modelos.

Mas apesar de carros mais seguros, a redução de batidas e acidentes com vítimas graves ou fatais não acompanha a evolução da tecnologia. Além de números expressivos no dia a dia – a cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil - em alguns períodos do ano, os acidentes graves chegam até a aumentar, como no Carnaval, que em fevereiro registrou 8% a mais de mortes em relação ao feriado do ano passado, com 91 vítimas fatais nas estradas federais.

Entre as causas mais comuns de acidentes com morte estão a desatenção do motorista, excesso de velocidade, a ingestão de álcool e a desobediência à sinalização. Uma pesquisa da USP mostra que o motorista à velocidade constante de 110 km/hora percebe apenas10% das sinalizações. A 60 km/hora já são 60% das placas, sem contar o uso de aplicativos que tiram atenção da sinalização.
 
A tecnologia, que tanta segurança incorporou aos carros, também ampliou a imprudência e desatenção dos motoristas, que olham os smartphones, leem conversas de Whatsapp e entram nas redes sociais enquanto dirigem, tirando o foco do principal: trânsito e sinalização.


Para auxiliar os motoristas a novidade, já disponível no Brasil, é o Mobileye: um dispositivo com tecnologia israelense que funciona como um “terceiro olho” na condução de veículos e emite alertas visuais e sonoros. O dispositivo também lê as placas de velocidade máxima, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente, atuando como um “salva-vidas” do asfalto.

Por meio de uma câmera instalada no para-brisa do carro, próxima do ponto de apoio do espelho retrovisor interno, o Mobileye consegue identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas - como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito. Os dados internos e externos são interpretados em milésimos de segundos e o visor do Mobileye emite sinais de alerta ao calcular potenciais riscos, que podem ser: o impacto com outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas, ou ainda a saída do motorista das faixas que delimitam o sentido das estradas e rodovias.

Ao receber o alerta, o motorista ganha um tempo de reação, para poder diminuir a velocidade, frear ou desviar do obstáculo. A tecnologia previne 90% das colisões decorrentes de falhas humanas que causam, anualmente, 1,5 milhão de mortes e deixam 50 milhões de feridos em estradas no mundo. Sem contar os custos com seguro e colisões corriqueiras do dia a dia.

A tecnologia para frotas inteligentes é utilizada pelas principais montadoras do mundo, como BMW, Audi, Volkswagen, Volvo, Nissan, Ford, Honda, General Motors, entre outras. 



Isenção de imposto de importação

No Brasil, uma resolução de 2018 prevê isenção de imposto de importação para autopeças que não podem ser produzidas pela indústria nacional para instalação diretamente nas fabricantes de veículos. A legislação reduz o custo do dispositivo para as montadoras, mas o consumidor final ainda precisa pagar o equipamento com o imposto de importação embutido, o que dificulta a instalação em larga escala nos carros que circulam pelas ruas. Atualmente somam cerca de 58 milhões de automóveis. O Mobileye, que custa em média R$ 4 mil para instalação, poderia ter o valor reduzido quase pela metade se a resolução valesse para todos os equipamentos e não apenas para aqueles instalados na fábrica.

“A redução do imposto pode garantir a instalação na frota já existente e não só nos modelos mais luxuosos que saem das fábricas com o equipamento. Os consumidores também ficam mais protegidos se mais veículos tiverem o equipamento instalado para evitar acidentes. Até mesmo os motoristas de aplicativos, como Uber e táxis teriam mais acesso, gerando uma maior segurança para os passageiros”, destaca Celso Gitelman, CEO da FFTech, representante oficial e exclusivo da Mobileye no Brasil.

Lançada em 1999, a Mobileye, é uma startup israelense que foi adquirida pela Intel por U$ 15,3 bilhões em 2017, uma das maiores aquisições do mercado de tecnologia. A empresa é líder global no desenvolvimento de visão artificial, machine learning, análise de dados, localização e mapeamento de tecnologias para os Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista (ADAS) e soluções de condução autônoma.

A tecnologia Mobileye está integrada em mais de 50 milhões de veículos de diferentes modelos nas principais montadoras do mundo e aos sistemas já existentes para gestão de frotas. A Mobileye é líder no desenvolvimento da tecnologia do carro autônomo.

O dispositivo também oferece uma versão direcionada para veículos de grande porte, como ônibus. O Mobileye Shield+ funciona por meio de sensores instalados na parte frontal e em pontos estratégicos do ônibus, cobrindo pontos cegos, e fornecendo avisos para a prevenção de colisões. Ao analisar situações multivariáveis e interagir com os motoristas, por meio de alertas, o sistema calcula ainda a distância mais segura para prevenir impactos.



Onde encontrar o Mobileye

Comercializado, com  sucesso, desde o início de 2019, nas principais empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros do país, o Mobileye foi apresentado oficialmente, em outubro do ano passado,  na 22ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em São Paulo, onde foi uma das principais atrações tecnológicas do evento.

Agora, o Mobileye, que diminui sensivelmente os acidentes de veículos no trânsito e nas estradas, pode ser adquirido também por proprietários particulares de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, em qualquer parte do país.

Quanto mais aparelhos, com a sua tecnologia, instalados no Brasil, menores serão as chances de ocorrer acidentes corriqueiros ou mais sérios. Assim, caso tenha interesse em adquiri-lo, entre no site da www.fftechbr.com.br. Ou então, ligue diretamente para FFTech: (11) 5585-5400

A FFtech é uma empresa brasileira que elabora projetos integrados de redução de colisões e mortes no trânsito com a tecnologia Mobileye, contribuindo decisivamente para a redução de situações de perigo nas vias rodoviárias e urbanas de todo o Brasil.  É a representante oficial e única da Mobileye no país.

Serviço:
FFTech (Distribuidor oficial no Brasil da Mobileye An Intel Company):
Endereço: Rua João Adolfo, 118 – 6º andar – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 5085-5400
Site Mobyleye / Autonomous Driving & ADAS (Advanced Driver Assistance Systems: www.mobileye.com

Contato e jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho (11)

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