quinta-feira, 20 de maio de 2021

Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

 

 VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br    

A Pirelli se tornou a primeira empresa no mundo a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) e foram projetados para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. Esses pneus contêm borracha natural e rayon com certificação FSC e representam um novo horizonte para a produção cada vez mais sustentável de pneus.

O PNEU PIRELLI P ZERO COM CERTIFICADO FSC

A certificação de manejo florestal FSC confirma que as plantações são manejadas de uma forma que preserva a diversidade biológica e beneficia a vida das pessoas e trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade econômica. O complexo processo de certificação da cadeia de custódia do FSC verifica se o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado à medida que segue seu caminho ao longo da cadeia de abastecimento, desde as plantações até a fabricante de pneus.

O pneu Pirelli P Zero, o primeiro pneu com certificação FSC do mundo usando borracha natural com certificação FSC e rayon proveniente de plantações certificadas pelo FSC, será fornecido na dimensão 275/35 R22 para a dianteira e 315/30 R22 para a traseira do BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. A segunda geração do BMW X5 com direção elétrica combina um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros - com a tecnologia BMW TwinPower Turbo - com a quarta geração da tecnologia do BMW eDrive. O híbrido plug-in produz uma potência do sistema de 290 kW/394 hp, com um torque máximo do conjunto de 600 Nm, em uma faixa de energia elétrica de 77-88 km (WLTP). O BMW Group realizou uma certificação de CO2 de ciclo completo para o BMW X5 xDrive45e, desde a aquisição de matéria-prima, a cadeia de suprimentos, a fabricação e a fase de uso, até a reciclagem.

Este P ZERO foi desenvolvido pela Pirelli de acordo com sua estratégia de ‘perfect fit’, atendendo assim às necessidades de desempenho do fabricante alemão para este modelo popular, ao mesmo tempo que contribui para a filosofia ‘verde’ deste veículo híbrido. O novo pneu será produzido exclusivamente na fábrica da Pirelli em Rome, Geórgia, nos Estados Unidos, e foi projetado para visar especificamente a sustentabilidade ambiental juntamente com baixa resistência ao rolamento (pontuação 'A' no rótulo europeu de pneus), o que melhora o consumo de combustível e reduz as consequentes emissões danosas. Além disso, os níveis de ruído são mais baixos, o que beneficia ainda mais o meio ambiente.

A CADEIA DE FORNECIMENTO DE BORRACHA NATURAL SUSTENTÁVEL

A certificação FSC para a borracha natural usada para fazer o novo pneu P Zero, destinado ao BMW X5 Plug-in-Hybrid, adquirida de plantações certificadas, é o último passo no caminho que a Pirelli trilhou por muitos anos em direção ao gerenciamento sustentável da cadeia de abastecimento da borracha natural. Isso é alcançado por meio de um roteiro de atividades baseado na capacitação e compartilhamento de boas práticas nos países de origem do material, em consonância com os princípios e valores contidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli, emitida em 2017. Este documento é o resultado de consultas às principais partes interessadas na cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e comerciantes na cadeia de suprimentos, clientes automotivos e organizações globais multilaterais. A Pirelli também é membro fundadora da plataforma global para borracha natural sustentável (GPSNR). Esta plataforma multistakeholder foi criada em 2018 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do negócio da borracha natural em todo o mundo, beneficiando toda a cadeia de abastecimento.

Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Mobilidade do Futuro da Pirelli, disse: “Antes mesmo de chegar à estrada, a mobilidade sustentável começa com as matérias-primas. Com o primeiro pneu com certificação FSC do mundo, a Pirelli mais uma vez demonstra seu compromisso em buscar metas cada vez mais desafiadoras em termos de sustentabilidade, uma prova do trabalho constante em materiais inovadores e processos de produção cada vez mais avançados. Continuamos a investir no crescimento sustentável do nosso planeta, conscientes de que isso também é essencial para o futuro dos nossos negócios”.

“Como um fabricante premium, aspiramos liderar o caminho em sustentabilidade e assumir responsabilidades”, disse Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Rede de Compras e Fornecedores. “Temos o compromisso de aprimorar o cultivo da borracha natural e aumentar a transparência na rede de fornecedores desde 2015. A utilização de pneus feitos de borracha natural certificada é uma conquista pioneira em nosso setor. Desta forma, estamos ajudando a preservar a biodiversidade e as florestas para combater as mudanças climáticas”.

“O novo pneu Pirelli certificado pelo FSC é um marco significativo na direção de fornecer benefícios econômicos, sociais e ambientais em toda a cadeia de valor da borracha natural; isso é particularmente importante no contexto dos desafios de sustentabilidade da borracha natural. Parabenizamos a Pirelli por seu compromisso com o fornecimento responsável e por demonstrar que uma cadeia de valor transparente é possível para a borracha natural, desde os pequenos proprietários até o mercado. Também aplaudimos a BMW por apoiar o desenvolvimento do pneu com certificação FSC e por escolhê-lo para equipar um de seus novos modelos. Este é um grande passo na jornada em direção a uma cadeia de valor da borracha natural mais sustentável, ajudando assim a mitigar o desmatamento e apoiar o combate às mudanças climáticas. Celebramos a liderança em sustentabilidade mostrada neste caso e esperamos impulsionar uma transformação mais ampla em toda a indústria”, disse Jeremy Harrison, Diretor de Mercado da FSC International.

Fonte:  Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.