quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Prêmio DuPont divulga os campeões do ano em proteção ao trabalhador

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Em cerimônia online realizada na noite de ontem (15), a DuPont anunciou os vencedores do 11º Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento destacou os projetos mais criativos do ano, no âmbito de toda a América Latina, para a redução dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a promoção de conforto aos profissionais em atividades industriais e de serviços.

A premiação, realizada todos os anos, busca reconhecer e homenagear empresas, estudantes e influenciadores que utilizam as melhores tecnologias para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho, bem como assegurar o conforto dos profissionais.

Foram revelados durante o evento os vencedores das categorias de produtos Kevlar®, Nomex® e Tyvek®/Tychem®, além das categorias Estudante, Parceiro Destaque, Influenciador do Ano, Sustentabilidade e Grand Prix.

Computadores, laptops, smartphones, tablets, câmeras e vouchers estão entre os prêmios desta edição. Saiba todos detalhes no site oficial do prêmio. A seguir, a lista dos vencedores e um resumo dos projetos.

GRAN PRIX

Instituto Butantan

O Instituto Butantan venceu a categoria Gran Prix com o projeto focado no cuidado aos colaboradores e também do meio ambiente, reciclando vestimentas descartáveis feitas com a tecnologia Tyvek®.

SUSTENTABILIDADE

Braskem

A Braskem levou a categoria Sustentabilidade por substituir antigos uniformes de algodão pela fibra antichamas DuPont™ Nomex®. Depois de um longo processo, a petroquímica selecionou a Alsco, uma empresa comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade, que confecciona, aluga, lava e distribui os uniformes nas instalações da petroquímica.


TYVEK®/TYCHEM®

1º lugar: Instituto Butantan

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, substituiu os uniformes laváveis usados nos processos de fabricação das vacinas e soros, por descartáveis do tipo Tyvek®. Também criou em parceria com a DuPont, um processo de logística reversa das vestimentas descartáveis usadas em áreas limpas, que não eram contaminadas por resíduos perigosos e infectantes.

2º lugar: Braskem

A Braskem, petroquímica de atuação global, com soluções sustentáveis da química e do plástico, fez dois anos de testes com o macacão Tychem 6000® da DuPont em uma de suas unidades. Com isso, os colaboradores passaram a ter mais maleabilidade nos processos de trabalho, e ganharam confiança para atuar em locais mais críticos.

3º lugar: Eldorado Brasil

A empresa Eldorado Brasil, produtora de Celulose Branqueada, fez uma ampla pesquisa internacional e acabou descobrindo que os trajes Tychem® e Tyvek®, da DuPont, são as melhores opções de segurança para seus profissionais. O programa ofereceu a Bombeiros e Brigadistas capacitação interna e externa para atendimentos pelo site e nas plantas vizinhas do complexo industrial.

NOMEX®

1º lugar: Braskem

Recebendo o troféu desta categoria, a Braskem substituiu antigos uniformes de algodão (jeans) pela fibra Nomex® com equilíbrio nas técnicas de proteção, conforto térmico e durabilidade. Os uniformes possuem um sistema de rastreamento on-line de cada calça e camisa.

2º lugar: Ball Packaging

A Ball Packaging, filial da multinacional produtora de latas de alumínio para bebidas, padronizou o uso da vestimenta na sua área de Eletrônicos com a tecnologia DuPont™ Nomex®. O objetivo foi reduzir a gravidade de possíveis acidentes em atividades com eletricidade, em especial com arco elétrico, garantindo assim a segurança dos colaboradores responsáveis pelas manutenções dos seus sistemas

3º lugar: Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia (SAE), concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, uma das maiores hidrelétricas do país na Amazônia, escolheu o tecido Nomex® Essential Arc (Protera®) para oferecer mais segurança para seus colaboradores de Operação e Manutenção, e da Segurança do Trabalho.


KEVLAR®

1º lugar: Vale

A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, pellets e níquel, venceu a categoria Kevlar® pelo projeto em parceria com a DuPont e a UniLuvas. A empresa desenvolveu um kit de proteção contra corte para sua equipe de vulcanizadores e aplicado na Mina de Ferro Serra Norte Floresta Nacional de Carajás, localizada no estado brasileiro do Pará, a maior mina de extração de minério de ferro do mundo.

2º lugar: Ball Packaging

Nessa categoria, a Ball eliminou incidentes no manuseio de bobinas de alumínio em testes de EPIs com o uso da tecnologia da DuPont. A maior fabricante de latas e tampas de alumínio do mundo escolhe luva e mangote DuPont™ Kevlar® para proteção de funcionários na América do Sul.

3º lugar: Gategroup

O Gategroup, maior fornecedor global de catering para companhias aéreas com sede em Zurique, na Suíça, passou a usar luvas DuPont™ Kevlar® G10 para a operação de fornos de alta temperatura. Desde que começou a usar o equipamento de proteção individual (EPI), o nível de incidentes melhorou significativamente para quase zero.


PARCEIRO DESTAQUE

Bunzl

O destaque foi concedido para o parceiro com maior número de cases submetidos para a premiação.


ESTUDANTE

1º lugar: Sulamita Lopes Cunha - Senac Santo André

Sulamita Lopes Cunha, estudante do Senac Santo André, analisou o caso do maior grupo de construção a seco do Brasil, Steel Home. A estudante comprovou que o uso das luvas Grip Cut Flex, confeccionada em fios DuPont™ Kevlar®/aço, distribuídas pela UniLuvas, não só eliminou os acidentes como resultou em economia para a empresa e menor dano ambiental com descarte de EPIs.

2º lugar: Isamara Ester Cruz - Pitágoras

A estudante Isamara Ester Cruz, do curso de Segurança do Trabalho da escola Pitágoras, analisou um acidente de trabalho com agente químico que ocorreu no mês de janeiro deste ano. A estudante conseguiu provar que o EPI DuPont™ Tyvek® 500 poderia ter evitado ou reduzido lesões causadas por derramamento de desengraxante.

3º lugar: Victor Cirilo de Andrade - Senac Lapa Tito

O estudante Victor Cirilo de Andrade, do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) do Senac Lapa Tito, em São Paulo, estudou o caso da Usina Mendonça com o objetivo de apresentar uma solução de EPI que pudesse ter evitado o acidente com facão ocorrido com trabalhador rural durante o corte de cana-de-açúcar. Foi provado que o Stretch Armor DuPont™ Kevlar® poderia ter evitado o incidente.


INFLUENCIADOR DO ANO

1º lugar: Everton José Leite
Empresa: Senac Ribeirão Preto
Número de likes/votos: 913

2º lugar: Bruney Martins Seares
Empresa: Ball Packaging
Número de likes/votos: 642

3º lugar: Dirceu Tireli / Claudineia Silva
Empresa: Lanxess
Número de likes/votos: 219

Fonte: 2PRÓ Comunicação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.