quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Carros com 20 anos de uso são os que mais valorizam

 

 VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

No curso natural de variação de preços de carros seminovos e usados, sabe-se que, em tese, os modelos mais antigos sempre apontam uma depreciação menor. Em outras palavras, os carros mais velhos perdem menos preço. Com a alta de carros zero km desde o início da pandemia, em que a consequência imediata foi a valorização nas cotações dos usados, essa lógica, de certa forma, se manteve. Hoje, você pode verificar não quem perdeu mais preço. Mas aquele que mais ganhou.

A Mobiauto acaba de fazer um curioso levantamento que mostra o ano-modelo 2003 (carros fabricados em 2002) como o campeão de valorização. Tomando-se como base a imensa lista de anúncios da plataforma do site, com centenas de milhares de modelos à venda, a equipe de Estatísticas apurou que, dos carros 2001 a 2022, adotando-se o recorte de “preços médios de junho a agosto de 2021” versus o mesmo período de 2022, a média geral de valorização foi de 9,87%.

“Quando você apura a média dos anúncios de carros ano-modelo 2003, por exemplo, o valor atual é de R$ 19.428,79. E isso corresponde a um crescimento de 16,65% de um ano para cá, o que tornam esses carros com 19 anos de uso como os campeões da valorização”, explica Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, com mais de 9 milhões de acessos mensais, a empresa apurou outro dado interessante. Recentemente, o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) divulgou que a idade média da frota nacional é de 10 anos. Ou seja, estamos falando de carros 2012. “De acordo com nossa pesquisa, os modelos 2012 tiveram um reajuste de 9,77%, percentual muito próximo à media geral de 9,87% de toda a pesquisa. Isso significa que a Mobiauto está extremamente sintonizada com todos os estratos do mercado de usados, servindo, de fato, como uma grande fonte de tendências de alterações no comportamento de preços de carros de todos os anos. Na média geral, nós batemos o nosso número exatamente com a média nacional da frota de veículos”, garante Castro Jr.

Os carros que tiveram a menor valorização foram, naturalmente, os mais novos, até porque eles já começam a sofrer uma redução, conforme Mobiauto também apurou em recente levantamento.

Fonte: eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.