segunda-feira, 12 de setembro de 2022

É campeão e vice! Team Brasil faz história na Europa

 VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

Um novo livro da atual história brasileira na motovelocidade internacional vem sendo escrito e chama-se “AD78 Team Brasil”. O capítulo “Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022”, se encerrou neste fim de semana e tem um final feliz!

No tradicional Circuito de Nevers Magny-Cours, pela primeira vez dois brasileiros fazem dobradinha na disputa por um título europeu, quando Enzo Valentin #39 tornou-se o campeão e Kevin Fontainha #26 o vice-campeão na R3 Cup Europa.

A rodada francesa também contou com o destaque de Gustavo Manso #80, que emplacou duas fantásticas vitórias, e Eduardo Burr #88, que comemorou sua melhor prova da temporada na quarta colocação.

Pelo Campeonato Mundial de Supersport 300, que segue em disputa, na França, Humberto Maier #12, o Turquinho, garantiu dois nonos lugares e bons pontos para a classificação geral no campeonato; enquanto Ton Kawakami foi sétimo na Corrida 1, partindo de 15° do grid.

Drama, suspense e emoção. A saga em busca do título europeu

Em clima de decisão, a ansiedade e expectativa tomou conta da atmosfera pelos paddocks da rodada francesa, que teve todos os holofotes apontados para o Team Brasil, o favorito, para um início eletrizante logo na sexta-feira de treino livre e Superpole. Valentin puxou o ritmo ao conquistar a pole position para o grid de largada das duas corridas do sábado, com Manso em segundo, Fontainha em décimo e Burr em 17°.

Naquele momento, 41 pontos de vantagem separavam o líder Valentin, para o italiano Devis Bergamini, segundo na classificação e que largaria em 12°; únicos com chances para o título de campeão. Na pontuação, o brasileiro precisava somar apenas um sexto lugar, caso o italiano vencesse a primeira prova, o que já garantiria o título para Valentin com uma prova de antecedência, ou, caso o italiano nem chegasse entre os três primeiros, o brasileiro nem precisaria pontuar para ser o campeão.

Mas o que se viu na Corrida 1 foi Valentin largar bem, dominar as primeiras voltas na liderança junto com Manso, seguidos por Bergamini. Até que, na quinta volta, em uma manobra desesperada, o italiano tenta ultrapassar três pilotos de uma só vez na longa freada do "harpin" e atinge Valentin, que sofre a queda, sem consequências físicas.

Naquele momento em que Bergamini seguiu em frente na segunda colocação, o time e torcida ficaram atônitos com o acontecimento. Um suspense no ar e ansiedade, sobretudo se haveria uma punição pela atitude desastrada do italiano na corrida. Logo, a resposta da direção de prova foi enviada: Bergamini sofreu como punição uma "long-lap", que até o final da prova não cumpriu, e por fim, perdeu três posições na classificação final da prova.

A sensação de alívio para o time e torcida foi imediato, mas só se confirmou quando se formou o parque fechado, com Bergamini fora dele. Valentin acabava de tornar-se, aos 18 anos de idade, Campeão europeu de R3, em sua primeira temporada.

Gustavo Manso venceu com Fontainha em segundo no pódio e Burr em quarto, após largar em 17°. O Brasil tinha motivos de sobra para festejar.

Drama (parte 2): missão em dobro!

No sábado, com um gap de cerca de três horas entre a Corrida 1 e Corrida 2 e grande emoção de todos pelas conquistas, o Ad78 Team Brasil pouco comemorou, pois ainda havia uma missão a ser cumprida: o título de vice-campeão para o jovem talento Kevin Fontainha.

Com os resultados da Corrida 1, Fontainha estava empatado com Bergamini na classificação com 157 pontos e precisava chegar apenas uma colocação à frente do italiano; os únicos com chances matemáticas do segundo título.

Logo no início da Corrida 2, Valentin assumiu a liderança, com Fontainha perdendo contato com os líderes, era o oitavo colocado em busca de superar Bergamini em sexto, que avançava entre as três primeiras colocações. Conhecido por uma pilotagem muito agressiva, Bergamini de novo recebeu uma punição de duas "long-lap" por "pilotagem irresponsável" e mais uma vez não respeitou, cruzando a linha de chegada em quarto. Fontainha finalizou em nono, sem ele, nem o time, nem a torcida novamente saberem o veredito sobre a classificação da corrida.

Resultado que veio apenas minutos depois da bandeirada, quando a direção da prova anunciou a classificação oficial, com o italiano penalizado em seis posições; desta vez, o dobro da corrida anterior por ser reincidente em não cumprir a punição primária. Fontainha subiu para oitavo, Bergamini caiu para 11°, com isso, Fontainha sagrou-se o Vice-campeão da categoria, também, assim como Valentin, em sua primeira temporada internacional.
O AD78 Team Brasil recebeu prêmio de Melhor Equipe da Europa de R3.

Um fim de semana histórico e com a certeza de missão cumprida, por parte do time, pilotos M78 e torcida, que puderam gritar: "É campeão, e vice!", em pleno solo francês.

Mundial de Supersport 300: brasileiros escalam no grupo principal

Na categoria mais disputada da série do World Superbike, a rodada francesa é considerada uma das mais difíceis pela sequência de curvas que não favorece para que pilotos, ou pequenos grupos, busquem uma escapada na liderança.

Disputada com piso seco e trechos úmidos, na Superpole, Ton Kawakami cravou o 15° melhor tempo, e Turquinho, o 16°.

Na Corrida 1, de sábado, Turquinho largou bem e avançou para décimo já na segunda volta. Kawakami sofreu penalização por cinco setores lentos e largou da última posição (P29) e passou na primeira volta em 20°. Numa prova de recuperação incrível, na terceira volta já era o 16°; na sexta volta o 12° e, na volta oito, escalou seis posições para finalizar em sétimo! Turquinho seguiu Kawakami junto ao primeiro pelotão, chegou a estar em sétimo e finalizou em nono.

No mais alto nível de performance dos pilotos, a Corrida 2, no domingo, teve início com Kawakami largando bem de sua posição conquistada na Superpole (P15), avançando para 11° já na segunda volta. Turquinho em décimo também escalava o primeiro pelotão, até que Kawakami sofreu uma queda à frente do companheiro de equipe. Turquinho avançou para sexto, quando fez a melhor volta da prova a cinco voltas do fim, cruzando a linha de chegada em nono.

Com dois nonos lugares, Turquinho completa a rodada somando 14 pontos importantes e boas experiências junto ao grupo principal em seu ano de estreia. Kawakami com um sétimo soma nove pontos, sem lesões, segue em busca de sua primeira vitória na categoria.

O Mundial de Supersport 300 vai para Barcelona, Espanha, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, quando os jovens talentos disputam a sétima rodada da temporada 2022.

Nas redes sociais @missao_78, notícias, atualizações e novidades da temporada.

Todos pilotos M78 são formados no Brasil, na Yamalube R3 bLU cRU Cup South America: Eduardo Burr (16 anos), Enzo Valentin (18 anos), Gustavo Manso (17 anos), Humberto Maier (16 anos), Kevin Fontainha (16 anos), Ton Kawakami (21 anos).

Resultados - Yamaha R3 bLU cRU European Cup:

Corrida 1
1° Gustavo Manso
2° Kevin Fontainha
4° Eduardo Burr
18° Enzo Valentin

Corrida 2
1° Gustavo Manso
4° Enzo Valentin
5° Eduardo Burr
8° Kevin Fontainha

Classificação após seis rodadas duplas:
1° Enzo Valentin - Campeão
2° Kevin Fontainha - Vice-campeão
4° Gustavo Manso
11° Eduardo Burr

Premiação pelos títulos de campeão e vice-campeão:

1° Enzo Valentin - Vaga no Mundial de Supersport 300 2023.
2° Kevin Fontainha - Uma vaga em uma prova como wildcard no Mundial de 300 e 50% da temporada R3 Cup Europa 2023.

Resultados - World Supersport 300:

Corrida 1
7° Ton Kawakami
9° Humberto Maier, Turquinho

Corrida 2
9° Humberto Maier, Turquinho
NC Ton Kawakami

Classificação após seis rodadas duplas:
15° Humberto Turquinho
19° Ton Kawakami

Fonte:  VGCOM - SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.