sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Aston Martin e Brough Superior revelam a nova superbike AMB 001 Pro de rua

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

A Aston Martin e a Brough Superior estão jogando uma marcha para cima com o lançamento da AMB 001 Pro, uma potente supermoto de pista de 997 cm³ inspirada pelo hipercarro Valkyrie AMR Pro. O modelo foi apresentado no EICMA Milão Moto Show, o mais importante salão de motociclismo do mundo.

Com produção estritamente limitada, a AMB 001 Pro é o mais recente fruto da colaboração entre as duas marcas, uma parceria do lendário desenho da Aston Martin com a reconhecida qualidade da motorização da Brough Superior.

Oferecida numa única especificação Pro, a sucessora da AMB 001 – que teve todas as unidades vendidas – foi inspirada pelo hipercarro Valkyrie AMR da Aston Martin, um veículo de pista de regulamento livre. A exemplo de seu inspirador, a AMB 001 Pro leva a performance aos limites, com seus 225 cavalos produzindo uma relação peso-potência de 1,29 cv/kg, similar a um carro de Fórmula 1.

“Estamos empolgados com o lançamento da AMB 001 Pro”, disse Thierry Henriette, executivo-chefe da Brough Superior. “O êxito de sua antecessora, combinado com o incrível Aston Martin Valkyrie AMR Pro, foi a inspiração que conduziu a esta nova associação para criar uma nova supermoto – e que vai agradar em cheio aos nossos clientes. Estamos particularmente orgulhosos do novo tipo de motor, com bloco totalmente fabricado com alumínio sólido, algo totalmente único na produção de motocicletas. Esse aumento de potência coloca a AMB 001 Pro no mundo das hipermotos.”

Vice-presidente executivo e chefe da área de criação da Aston Martin, Marek Reichman elogiou o produto final. “É uma forma lindamente simples. Desenho + tecnologia = performance. Quando você leva algo aos limites da capacidade, e o faz com perfeição, o resultado alcançado é de tirar o fôlego. Não há distinção entre os materiais avançados, o desenho e a capacidade técnica da moto. Foi o que conseguimos novamente com a Brough Superior para aqueles que desejam uma supermoto de pista como nenhuma outra. O piloto é parte dessa escultura móvel e se sentirá totalmente integrado quando estiver montado na AMB 001 Pro.”

Foi no EICMA que a AMB 001, primeira moto da história da Aston Martin, foi apresentada em 2019. A união da Aston Martin e da Brough Superior, duas icônicas e históricas marcas inglesas de performance, originou uma única, moderna, leve e potente moto esportiva, limitada a somente 100 unidades, todas vendidas.

A nova AMB 001 Pro é uma evolução da AMB 001 e leva a excitação pela condução em pista ao extremo. O aumento de potência foi obtido pelo novo  motor CNC de dois cilindros de 997 cm³, totalmente fabricado em alumínio sólido AL 5000. As propriedades ideais do material aumentam a rigidez da estrutura do motor, enquanto o novo desenho do cilindro com camisas de cilindro úmidas ajudam a ampliar a refrigeração.

A pressão aerodinâmica foi aumentada pelo spoiler frontal e as asas laterais, com a cobertura dianteira agora fixada no chassi para gerar downforce na parte dianteira da moto. Um efeito túnel direciona o ar acima o piloto. O fluxo de ar entra por uma grande entrada de ar integrada à asa dianteira, passando depois pela nova cobertura dianteira, para então ser dispersado pelo para-brisa. Uma aleta traseira com estabilizador aerodinâmico amplia o refinamento das atualizações aerodinâmicas.

A AMB 001 Pro está disponível numa única especificação, apresentando uma decoração de corrida que combina o verde-jade da Aston Martin com fibra de carbono com acabamento em branco acetinado no acabamento e o preto Cerakote do motor e da suspensão. Tudo isso realçado pelos detalhes em Photon Lime, prestando homenagem à linhagem vencedora dos modelos de corrida.

Em comum com outros modelos de alto desempenho e extremo luxo da Aston Martin, a AMB 001 Pro é equipada com o logo das asas enlaçadas. Projetado pelo programa Aston Martin Valkyrie, o logotipo gravado em alumímio químico é 99,4% mais leve que o tradicional logo esmaltado, e com somente 70 microns de espessura, é 30% mais fino que um cabelo humano. Será aplicado no bico e no tanque, sobre o acabamento pintado mas coberto por uma camada de laca perfeitamente lisa.

As primeiras encomendas da limitada edição da AMB 001 Pro já foram recebidas. Ela será produzida na fábrica da Brough Superior em Toulouse, na França. As entregas iniciais deverão acontecer no último quadrimestre de 2023. Ela virá para o Brasil mediante pedido de cliente.

Fonte: UK Motors - LetraNova Comunicação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.