quinta-feira, 11 de maio de 2023

Especial Dia do Automóvel (13/05): Qual é o carro ideal para mim ou para a minha frota?

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br 

 Ao chegar em uma concessionária ou locadora de veículos, você vai ver uma série de carros dos mais diferentes estilos. E é aí que uma pergunta vem à tona: qual é o carro ideal para mim? E para aminha frota? Para te ajudar a responder essa pergunta e escolher o modelo certo de carro para o seu dia a dia, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, fez uma lista com os principais tipos de veículo e um descritivo sobre cada um deles. Assim, você vai entender qual carro procurar e o que esperar dele, confira:

Veículos Utilitários

Esse tipo de carro une o transporte de carga com o transporte de pessoas; e isso não significa, necessariamente, a existência de caçamba ou compartimento externo. Além disso, eles podem rodar tanto em rodovias como em estradas rurais, pois alguns possuem tração adequada para isso. Outro fator a se levar em conta nos utilitários é que, diferente de caminhões, que não conseguem passar por vielas, os utilitários - por não serem tão grandes - dão conta do trabalho e são uma boa pedida para quem trabalha com entrega de produtos ou na indústria alimentícia.

Alguns exemplos de veículos utilitários são a famosa Volkswagen Kombi e a Fiat Fiorino.

Picape

Picapes também são um exemplo de veículos utilitários. Mas diferente do que foi dito no tópico anterior, nesse caso, o carro acompanha uma carroceria com caçamba, feita para o transporte de carga. O nome picape vem do inglês ‘pick-up’, que significa apanhar ou coletar. Esses veículos podem ter cabine simples, com uma ampla caçamba; cabine estendida, com espaço na cabine para pequenos volumes ou até com acomodações menores para passageiros; ou cabine dupla, com um banco traseiro convencional - nesse caso, o compartimento de carga é reduzido. As picapes são ideais para quem trabalha ou mora na zona rural, já que é feito para trafegar tranquilamente em estradas de terra.

Alguns exemplos de picape/caminhonete são a Chevrolet Saveiro e Volkswagen Amarok.

SUV

Apesar do nome Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo, em uma tradução livre), os SUV, atualmente, não exercem a mesma função que um veículo utilitário. O nome surgiu porque, originalmente, esse modelo de carro tinha um chassi de picape, mas uma carroceria sem caçamba, com banco traseiro e um porta-malas convencional.

Hoje em dia, são chamados de SUVs os veículos com maior altura do solo, teto elevado e tração dianteira e são projetados para trafegar no asfalto. Os SUVs são o modelo ideal para quem gosta de viajar com a família - e precisa de espaço para isso! Tanto é que os porta-malas desse modelo de carro são maiores do que os convencionais, vistos em veículos populares. Mas atenção: por serem mais pesados, é um carro que gasta mais combustível e também tem um custo elevado de manutenção. O seguro de um SUV também costuma ser mais caro em comparação a um modelo popular, por exemplo.

Alguns exemplos de SUV são o Jeep Compass e o Honda HR-V.

Carro Popular

Também conhecido como veículo de entrada, esse tipo de carro foi regulamentado em 1993 pelo Governo Federal, que tabelou em 0,1% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com até mil cilindradas - motor 1.0. Isso fez com que carros como o Uno (Fiat) e o Gol 1000 (Volkswagen) se tornassem mais acessíveis para o público. Porém, com o passar dos anos, o carro popular foi sumindo no Brasil. No geral, os veículos populares são menores e com um porta-malas mais compacto em comparação a um modelo SUV, por exemplo. Apesar disso, eles têm como benefício serem mais econômicos e terem um custo de manutenção mais baixo se comparados a outros tipos de carro.

Alguns carros populares conhecidos são o Renault Kwid e o Fiat Mobi.

Sedan

Conforto e sofisticação são palavras que descrevem bem os carros sedan. Uma de suas características principais é o porta-malas espaçoso, que fica em um compartimento separado do interior do veículo. Por isso, é um ótimo tipo de carro para quem gosta de viajar. Além disso, os sedans são a melhor escolha para uma frota executiva, por exemplo. O Toyota Corolla e o Honda Civic são dois sedans conhecidos no mercado.

Elétricos e híbridos

Quem está ganhando cada vez mais espaço são os veículos com baixa emissão, que podem ser os veículos elétricos ou ainda, os veículos híbridos. O primeiro funciona por meio de corrente elétrica - e não pela queima de combustível - e sua bateria é recarregável. Um de seus maiores benefícios é que o carro elétrico não gera poluentes; além de ser silencioso. Já o veículo híbrido, além de ter o motor de combustão interna, também tem um motor elétrico, e vai alternando o uso conforme a necessidade. O benefício é que, além de reduzir o consumo de combustível, também reduz consideravelmente a emissão de poluentes.

Alguns exemplos de veículos elétricos são o Renault Zoe e o Audi e-tron S Sportback; e de veículos híbridos são o Toyota Prius High e o Toyota Corolla Altis Hybrid

Luxo

E para quem quer sonhar alto - e ter um custo ainda maior - o modelo ideal são os carros de luxo. Esses automóveis têm um alto valor de mercado por causa de seu renome mundial. Geralmente, têm um motor com grande potência, e podem ter um design mais esportivo - embora seja comum vermos alguns modelos no estilo sedan.

Alguns exemplos são o Porsche 718 Cayman e o Audi Q3.

Conseguiu escolher o carro ideal para você? E para a frota da sua empresa?

Fonte:  EVCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.