segunda-feira, 26 de junho de 2023

Chegada da nova Montana causa reviravolta nos preços de concorrentes seminovas. Saiba quem mais perdeu

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br 

Foto: Marcus Lauria 

 Start-up do setor automotivo que mais cresceu em 2022 (aumento de 130% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto acaba de produzir um levantamento a respeito de um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: o das picapinhas. Construídas com carroceria monobloco, as caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios só existem no nosso mercado e representam pouco mais de 8% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país.

A novidade recente foi a chegada da nova Chevrolet Montana, no início deste ano, o que agradou rapidamente os compradores desse segmento: ela ultrapassou a VW Saveiro e já é a terceira picapinha mais vendida do mercado, atrás da dupla da Fiat (Strada/Toro). Mas será que essa performance nas versões zero km terá se repetido entre as seminovas?

Recém-incorporada ao menu corporativo do Banco Pan, a Mobiauto utilizou sua base de dados para pesquisar unidades seminovas (anos-modelos 2020, 2021 e 2022) de todas as concorrentes desse segmento, comparando as cotações de preços entre janeiro e maio de 2022 contra o mesmo período deste ano. De acordo com o departamento de Estatísticas da Mobiauto, a estratégia da General Motors deu muito certo: de todas as picapinhas, as duas que mais sofreram com a estreia da nova Montana foram a Fiat Toro (um degrau acima da picape da GM) e a VW Saveiro (um degrau abaixo).

“Pode haver resultado mais expressivo do que esse?”, questiona o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Ele explica que houve reflexos, sim, e imediatos, nos preços da concorrência logo que a nova Montana foi apresentada. “Tanto a Fiat como a Volks tiveram que reposicionar a Toro e a Saveiro, respectivamente, no mercado de zero km. E isso logo repercutiu entre as seminovas. De todas as picapinhas desse segmento, as duas foram as que tiveram maior variação, ambas ano-modelo 2022. A Toro caiu 12,9% de um ano pra cá, enquanto a Saveiro perdeu 13,69%. Isso não é nada além de uma nova política de preços dos modelos zero km que impactou nas seminovas”, deduz Castro Jr.

No topo do ranking, registrando a menor desvalorização no último ano, segue a líder de vendas: a Fiat Strada 2020 perdeu pouco mais de 1,3%. “Mesmo se considerarmos que modelos de até três anos de uso são seminovos, o levantamento mostra que, nesse tipo de pesquisa, os carros com um ano de uso sofrem muito mais com a variação do zero km. Todas são seminovas, mas quem acabou de sair da concessionária, digamos assim, perde percentuais maiores”, esclarece.

Veja a lista completa de todos os modelos de picapinhas pesquisados pela Mobiauto:


FOnte: eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.