VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Após o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, de que haveria redução de impostos, ainda que momentânea, para automóveis de até R$ 120 mil, como forma de estímulo às vendas que não estavam nada boas, imediatamente grande parte dos negócios por ora fechados foram cancelados, até que surgisse a definição sobre quais deduções fiscais ocorreriam, bem como a forma como seriam aplicadas.
Com a Medida Provisória finalmente publicada na segunda-feira, 5 de junho, quem se qualificava até o valor proposto teria redução de preço de R$ 2 mil a R$ 8 mil em relação a tabela, representando até 11,6% de descontos, desde que atendam aos seguintes critérios:
a) Valor do veículo: quanto mais barato for, maior será o desconto;
b) Eficiência energética: quanto menor for a emissão de poluentes no veículo e na linha de produção, maior será o desconto;
c) Densidade industrial: quanto mais peças e outros componentes produzidos no Brasil, maior será o desconto.
A entrada em vigor da MP 1175, que trata sobre o tema, reserva créditos de R$ 1,5 bilhão, distribuídos em R$ 500 milhões para automóveis, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus. O programa encerrará quando o total dos créditos forem esgotados ou daqui a quatro meses após o início, o que ocorrer primeiro. Quem vender o carro em menos de seis meses após a compra com o subsídio, terá que desembolsar a diferença, conforme inciso 2, artigo 11, da Medida Provisória 1.175, de 5 de junho de 2023.
Na opinião do especialista em Direito Tributário Marcelo C. Censoni Filho, a medida “é uma tentativa do atual governo agradar a classe média, tapando o sol com a peneira”. O tributarista diz que o anúncio do incentivo fiscal seguramente deixa o setor industrial contente, mas que sabem que apenas um ano de benefícios é uma medida paliativa. “Certamente daqui um ano haverá grande lobby do setor para prorrogar o prazo de vigência da MP”, acredita o advogado. Para Censoni Filho, o que realmente ajudaria o setor industrial, principalmente sobre a indústria de transformação, seria a reforma dos impostos e gastos indiretos gerados por benefícios e isenções concedidos pelo Governo em regiões e setores específicas do país.
Ou seja, na opinião deste escriba, a Medida Provisória é vista como um placebo, por não ser um remédio que cure o problema das vendas fracas, potencializado pelas dificuldades na obtenção de financiamentos e pela alta taxa de juros. Quando o programa acabar, o boom dos preços elevados dos veículos voltará, e com mais força. Algo dou como certo: muitas das vendas canceladas antes do vigoramento da MP serão reconquistadas, mas quem acabaria saindo mais no lucro é o segmento das Vendas Diretas, que “salvou a lavoura” do mercado automobilístico no acumulado do ano, poderão ver suas compras aumentarem, dado os empecilhos do Varejo, e absorvendo os benefícios fiscais.
Depois da divulgação do programa, várias montadoras promoveram uma queda generalizada nos preços dos seus modelos; algumas foram além do esperado e os descontos foram maiores. Vejamos a seguir quais marcas e modelos caíram de preço:
JEEP
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Renegade 1.3 T270 AT6 |
R$ 125.990 |
R$ 115.990 |
R$ 10.000 |
Renegade Sport 1.3 T270 AT6 |
R$ 134.990 |
R$ 115.990 |
R$ 19.000 |
Nota: para clientes que se enquadram como PcD, o Renegade sai por R$ 108 mil.
CITROËN
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
C3 Live 1.0 MT5 |
R$ 72.990 |
R$ 62.990 |
R$ 10.000 |
C3 Live Pack 1.0 MT5 |
R$ 80.990 |
R$ 70.990 |
R$ 10.000 |
C3 Feel 1.0 MT5 |
R$ 83.990 |
R$ 74.990 |
R$ 9.000 |
C3 Feel 1.6 MT5 |
R$ 91.990 |
R$ 84.990 |
R$ 7.000 |
C3 Feel Pack 1.6 AT6 |
R$ 97.790 |
R$ 93.790 |
R$ 4.000 |
C4 Cactus Feel 1.6 AT6 |
R$ 130.990 |
R$ 109.990 |
R$ 21.000 |
FIAT
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Mobi Like 1.0 MT5 |
R$ 68.990 |
R$ 58.990 |
R$ 10.000 |
Mobi Trekking 1.0 MT5 |
R$ 72.990 |
R$ 65.290 |
R$ 7.700 |
Argo 1.0 MT5 |
R$ 79.790 |
R$ 69.990 |
R$ 9.800 |
Argo Drive 1.0 MT5 |
R$ 83.190 |
R$ 75.190 |
R$ 8.000 |
Argo Trekking 1.3 MT5 |
R$ 89.990 |
R$ 83.990 |
R$ 6.000 |
Argo Drive 1.3 CVT |
R$ 92.990 |
R$ 87.990 |
R$ 5.000 |
Argo Trekking 1.3 CVT |
R$ 97.990 |
R$ 92.990 |
R$ 5.000 |
Cronos 1.0 MT5 |
R$ 84.790 |
R$ 71.990 |
R$ 12.800 |
Cronos Drive 1.0 MT5 |
R$ 88.890 |
R$ 78.190 |
R$ 10.700 |
Cronos Drive 1.3 MT5 |
R$ 89.990 |
R$ 83.990 |
R$ 6.000 |
Cronos Drive 1.3 CVT |
R$ 97.990 |
R$ 88.290 |
R$ 9.700 |
Cronos Precision 1.3 CVT |
R$ 109.890 |
R$ 100.190 |
R$ 9.700 |
Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT5 |
R$ 99.990 |
R$ 95.990 |
R$ 4.000 |
Strada Freedom Cabine Plus 1.3 MT5 |
R$ 105.990 |
R$ 100.990 |
R$ 5.000 |
Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 MT5 |
R$ 111.290 |
R$ 107.990 |
107.990 |
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 MT5 |
R$ 112.990 |
R$ 108.990 |
R$ 4.000 |
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 CVT |
R$ 118.990 |
R$ 114.990 |
R$ 4.000 |
Pulse Drive 1.3 MT5 |
R$ 100.990 |
R$ 89.990 |
R$ 11.000 |
Pulse Drive 1.3 CVT |
R$ 107.990 |
R$ 102.990 |
R$ 5.000 |
Pulse Audace T200 CVT |
R$ 119.990 |
R$ 109.990 |
R$ 10.000 |
Fiorino Endurance 1.4 MT5 |
R$ 111.990 |
R$ 106.740 |
R$ 5.250 |
CHEVROLET
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Onix 1.0 MT6 |
R$ 84.390 |
R$ 78.390 |
R$ 6.000 |
Onix 1.0 AT6 |
R$ 97.240 |
R$ 93.240 |
R$ 4.000 |
Onix LT 1.0 MT6 |
R$ 91.690 |
R$ 86.690 |
R$ 5.000 |
Onix LT 1.0 turbo MT6 |
R$ 97.890 |
R$ 92.890 |
R$ 5.000 |
Onix LT 1.0 turbo AT6 |
R$ 104.690 |
R$ 100.690 |
R$ 4.000 |
Onix LTZ 1.0 turbo AT6 |
R$ 107.190 |
R$ 103.190 |
R$ 4.000 |
Onix RS 1.0 turbo AT6 |
R$ 109.290 |
R$ 105.290 |
R$ 4.000 |
Onix Premier 1.0 turbo AT6 |
R$ 112.890 |
R$ 108.890 |
R$ 4.000 |
Onix Plus 1.0 MT6 |
R$ 96.390 |
R$ 90.390 |
R$ 6.000 |
Onix Plus 1.0 turbo AT6 |
R$ 102.890 |
R$ 97.890 |
R$ 5.000 |
Onix Plus LT 1.0 turbo MT6 |
R$ 103.640 |
R$ 98.640 |
R$ 5.000 |
Onix Plus LT 1.0 turbo AT6 |
R$ 110.340 |
R$ 105.340 |
R$ 5.000 |
Onix Plus LTZ 1.0 turbo AT6 |
R$ 112.990 |
R$ 107.990 |
R$ 5.000 |
Onix Plus Premier 1.0 turbo AT6 |
R$ 118.490 |
R$ 113.490 |
R$ 5.000 |
Spin LS 1.8 MT6 |
R$ 103.990 |
R$ 99.990 |
R$ 4.000 |
Spin LS 1.8 AT6 |
R$ 110.240 |
R$ 106.240 |
R$ 4.000 |
Spin LT 1.8 MT6 |
R$ 110.790 |
R$ 106.790 |
R$ 4.000 |
Montana 1.2 turbo MT6 |
R$ 118.690 |
R$ 114.690 |
R$ 4.000 |
VOLKSWAGEN
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Polo Track 1.0 MPI MT5 |
R$ 82.290 |
R$ 74.990 |
R$ 7.300 |
Polo 1.0 MPI MT5 |
R$ 86.390 |
R$ 78.390 |
R$ 8.000 |
Polo 1.0 TSI AT6 |
R$ 95.990 |
R$ 89.990 |
R$ 6.000 |
Polo Comfortline 1.0 TSI AT6 |
R$ 106.290 |
R$ 102.500 |
R$ 3.790 |
Polo Highline 1.0 TSI AT6 |
R$ 113.290 |
R$ 108.290 |
R$ 5.000 |
Virtus 1.0 TSI MT5 |
R$ 104.390 |
R$ 98.890 |
R$ 8.500 |
Virtus 1.0 TSI AT6 |
R$ 115.390 |
R$ 110.890 |
R$ 4.500 |
Saveiro Robust Cabine Simples 1.6 MT5 |
R$ 94.490 |
R$ 90.190 |
R$ 4.300 |
Saveiro Trendline Cabine Simples 1.6 MT5 |
R$ 99.380 |
R$ 95.080 |
R$ 4.300 |
Saveiro Robust Cabine Dupla 1.6 MT5 |
R$ 108.780 |
R$ 104.480 |
R$ 4.300 |
T-Cross Sense 1.0 TSI AT6 |
R$ 116.550 |
R$ 107.550 |
R$ 9.000 |
HYUNDAI
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
HB20 Sense 1.0 MT5 |
R$ 82.290 |
R$ 69.990 |
R$ 12.300 |
HB20 Comfort 1.0 MT5 |
R$ 85.590 |
R$ 77.590 |
R$ 8.000 |
HB20 Limited 1.0 turbo AT6 |
R$ 90.690 |
R$ 82.690 |
R$ 8.000 |
HB20 Comfort 1.0 turbo AT6 |
R$ 104.590 |
R$ 98.590 |
R$ 6.000 |
HB20 Platinum 1.0 turbo AT6 |
R$ 110.590 |
R$ 104.590 |
R$ 6.000 |
HB20 Platinum Plus 1.0 turbo AT6 |
R$ 119.590 |
R$ 113.590 |
R$ 6.000 |
HB20S Comfort 1.0 MT5 |
R$ 91.890 |
R$ 83.890 |
R$ 8.000 |
HB20S Limited 1.0 turbo AT6 |
R$ 97.090 |
R$ 89.090 |
R$ 8.000 |
HB20S Comfort 1.0 turbo AT6 |
R$ 110.890 |
R$ 104.890 |
R$ 6.000 |
HB20S Platinum 1.0 turbo AT6 |
R$ 117.390 |
R$ 111.390 |
R$ 6.000 |
HB20S Platinum Plus 1.0 turbo AT6* |
R$ 126.590 |
R$ 120.590 |
R$ 6.000 |
Creta Comfort 1.0 turbo AT6* |
R$ 132.890 |
R$ 127.890 |
R$ 5.000 |
Creta Limited 1.0 turbo AT6* |
R$ 143.890 |
R$ 138.890 |
R$ 5.000 |
Nota: as diferenças contidas na tabela da Hyundai contemplam somatória da dedução do governo federal (de R$ 2 mil a R$ 6 mil) e a dada pela própria Hyundai (de R$ 2 mil a R$ 6,3 mil).
*Modelos com descontos dados pela marca, por terem preços acima do teto de R$ 120 mil.
PEUGEOT
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
208 Like 1.0 MT5 |
R$ 69.990 |
R$ 62.990 |
R$ 9.000 |
208 Style 1.0 MT5 |
R$ 86.990 |
R$ 75.990 |
R$ 11.000 |
208 Active 1.6 AT6 |
R$ 94.990 |
R$ 88.190 |
R$ 6.800 |
208 Allure 1.6 AT6 |
R$ 99.990 |
R$ 90.990 |
R$ 9.000 |
208 Roadtrip 1.6 AT6 |
R$ 101.990 |
R$ 92.990 |
R$ 9.000 |
208 Griffe 1.6 AT6 |
R$ 109.990 |
R$ 103.190 |
R$ 6.800 |
2008 Allure 1.6 AT6 |
R$ 102.990 |
R$ 98.990 |
R$ 4.000 |
2008 Style 1.6 AT6 |
R$ 106.990 |
R$ 102.990 |
R$ 4.000 |
2008 Roadtrip 1.6 AT6 |
R$ 107.990 |
R$ 103.990 |
R$ 4.000 |
Partner Rapid Business Pack 1.4 MT5 |
R$ 110.990 |
R$ 106.990 |
R$ 4.000 |
TOYOTA
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Yaris XL |
R$ 97.990 |
R$ 94.990 |
R$ 3.000 |
Yaris XS |
R$ 109.290 |
R$ 106.290 |
R$ 3.000 |
Yaris Sedan XL |
R$ 97.990 |
R$ 93.990 |
R$ 4.000 |
Yaris Sedan XS |
R$ 112.790 |
R$ 108.790 |
R$ 4.000 |
CAOA CHERY
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Tiggo 5X Sport 1.5 turbo CVT |
-------- |
R$ 119.990 |
-------- |
Tiggo 5X Pro 1.5 turbo CVT* |
R$ 149.990 |
R$ 139.990 |
R$ 10.000 |
Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive 1.5 turbo CVT* |
R$ 164.990 |
R$ 159.990 |
R$ 5.000 |
*Modelos com descontos dados pela marca, por terem preços acima do teto de R$ 120 mil.
NISSAN
MODELO |
VALOR ANTIGO |
VALOR ATUAL |
DIFERENÇA |
Kicks Active 1.6 CVT |
R$ 112.990 |
R$ 109.990 |
R$ 3.000 |
Kicks Active 1.6 CVT (com multimídia) |
R$ 114.990 |
R$ 111.990 |
R$ 3.000 |
Kicks Sense 1.6 CVT |
R$ 123.690 |
R$ 115.290 |
R$ 8.400 |
Até o fechamento desta coluna, a Renault informou apenas o valor do Kwid na versão de entrada Zen, saindo de R$ 58.990 para R$ 58.990, queda de R$ 10 mil, sem dar mais detalhes sobre os demais modelos. Honda não se posicionou.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver
o carro com a gente!
GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro / E-mail: verocarro.pa@gmail.com
Instagram: @verocarro.pa / YouTube: youtube.com/VeroCarro / Blog: verocarropa.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.