VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A Michelin e seus parceiros comemoram este mês o centenário das 24 Horas de Le Mans, a competição automobilística mais difícil e célebre do mundo. A empresa francesa celebra este marco revendo as inúmeras inovações que a clássica prova de 24 horas contribuiu para desenvolver nos últimos 100 anos.
1923 – Triunfo para Chenard & Walcker com pneus Michelin desmontáveis
1951 – Primeiro pneu radial a competir na categoria de topo
1967 – Primeira aparição de pneus slick com banda de rodagem lisa
2005 – Pneus para o Audi R10 TDI, primeiro protótipo Diesel a competir em Le Mans
2014 – Pneus para os protótipos LMP1 (5 a 6 cm mais estreitos, 15% mais leves)
2014 – Pneus slick intermediários MICHELIN Hybrid
2021 – Pneus para a nova categoria Hypercar desenvolvidos integralmente no simulador
Ao longo de décadas, a Michelin considera as 24 Horas de Le Mans um desafio capaz de acelerar a aparição de inovações sustentáveis. Mais do que nunca, o motorsport serve como um importante campo de testes e acelerador das principais inovações. As condições extremas próprias das corridas oferecem a oportunidade perfeita de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, conceber novas soluções e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiem a todos.
Para a edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, a Michelin promove a sua nova campanha #WeRaceForChange (#CorremosPorMudanças). O objetivo é explicar em que medida o motorsport contribui para a inovação e conta com aquela que é, provavelmente, a trajetória mais completa e brilhante desta modalidade. Porém, a principal razão para apostar na competição é para dar forma à mobilidade do futuro, desenvolvendo pneus 100% sustentáveis e não simplesmente para conseguir títulos e troféus.
Durante a prova, o stand da Michelin trará as inovações da empresa francesa. Entre os produtos expostos, destaque para o novo pneu desenvolvido para o protótipo de competição a hidrogénio H24 GreenGT, que incorpora 63% de materiais sustentáveis. Este pneu cumpre com perfeição a meta da Michelin de utilizar materiais sustentáveis em toda a sua gama, cumprindo com o objetivo do Grupo de utilizar exclusivamente matérias-primas de origem biológica, recicladas ou renováveis em todo o seu portfólio até 2050.
Para as pistas, a Michelin desenvolveu uma nova gama de pneus para a categoria Hypercar, concebida exclusivamente em simulador. A capacidade da Michelin para reproduzir com precisão o comportamento dos seus pneus em formato digital deve-se à sua ampla base de dados e à sua capacidade para processar dados inteligentes, utilizando os mais avançados algoritmos matemáticos.
Mais de duas décadas de experiência em tecnologia de simulação avançada ajudaram a Michelin a produzir a Tame Tire, uma ferramenta única, patenteada e codificada de modelagem para o desenvolvimento de pneus. Ao reproduzir dinamicamente os efeitos que as flutuações de temperatura têm sobre as matérias-primas e sobre a pressão dos pneus no circuito, a Tame Tire contribui de forma significativa para o desenvolvimento não só dos pneus de competição, mas também dos utilizados nos automóveis de passeio. Além disso, permite analisar a forma como os pneus e o chassis interagem à medida que os fabricantes apostam mais na eletrificação de veículos, incluindo a forma como a distribuição do peso, e as características de carga, dos seus respetivos modelos variam durante a utilização.
Para reforçar ainda mais a sua capacidade digital, a Michelin adquiriu recentemente a empresa britânica Canopy Solutions, especialista em simulação de tempo de volta. A sua experiência é reforçada pelo simulador de trajetória desenvolvido para acrescentar à equação um fator de “piloto virtual” de alto desempenho. Graças a estes conhecimentos, a Michelin pode acelerar o seu programa de desenvolvimento, atribuindo a estes “pilotos virtuais” tarefas padronizadas, que atualmente são realizadas por pilotos reais em simuladores dinâmicos.
Cem anos depois da sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1923, a capacidade de inovação da Michelin continua a acelerar e a competição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma estratégia baseada no progresso tecnológico.
Guia da gama de pneus Michelin para as 24 Horas de Le Mans 2023:
Nova gama de pneus Hypercar da Michelin compete pela primeira vez em Le Mans
Três cores para os pneus MICHELIN Pilot Sport:
Marca branca no flanco: composto MACIO,
Marca amarela no flanco: composto MÉDIO,
Marca vermelha no flanco: composto DURO.
Novo pneu MICHELIN Pilot Sport de CHUVA, único e especialmente versátil, para os protótipos Hypercar, em lugar das duas opções anteriormente disponíveis para piso molhado
Gama Michelin para os LM GTE Am idêntica à de 2022
37 dos 62 carros inscritos no centenário das 24 Horas de Le Mans competem com pneus MICHELIN
8 mil pneus MICHELIN disponíveis para as 24 Horas de Le Mans de 2023
Fonte: textual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.