quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Coluna do Ver-o-Carro l Cinema sobre rodas: BMW lança o novo Série 7, agora elétrico (i7) e com tela traseira de 31”

 

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 O suprassumo do luxo da BMW desembarca no Brasil de geração nova. Agora chamado de i7, com propulsão elétrica, o Série 7 sobe a régua em todos os quesitos, seja em luxo ou em entretenimento, tendo méritos para tal, e aquela pitada de Rolls-Royce, mesmo vindo da Alemanha, em versão única, xDrive60 M Sport.

Com encomendas iniciadas em toda a rede BMW por R$ 1.282.950, o sedã apresenta faróis full-LED matriciais bipartidos (com DRL em cima, nos moldes do Renault Kwid), maçanetas externas embutidas, lanternas tridimensionais e afiladas, grade frontal de duplo rim fechado e bordas iluminadas, e grandes rodas de liga-leve aro 21. O porta-malas de 500 litros conta com abertura elétrica ou por gestos, e se quiser abrir as portas do carro, você o faz com a Digital Key, para celulares iPhone ou Samsung Galaxy, automaticamente.

Na porção interna, aí que a BMW tratou de dar maior esmero aos ocupantes do i7. Se a tela que acomoda instrumentação (12,3”) e multimídia (14,9”) é algo trivial entre os novos carros da marca. Mas o espetáculo vai para o banco de trás, virando um cinema sobre rodas. Lá, uma televisão de 31”, a BMW Theater Screen, com resolução 8K e dispositivo Amazon Fire TV, garante entretenimento digno de primeira classe, aliado a um som Bowers&Wilkins de 36 alto-falantes e quase 2.000W. Reproduz conteúdos de streaming graças a conexão 5G e pacote de 20GB mensais durante um ano. Para variar, o assento direto traseiro reclina. Duas telas de 5,5” nas portas ajustam variadas funções.

Dois motores elétricos movimentam o BMW i7, e juntos, fazem 544 cv/75,9 kgfm, alcançando 479 km, segundo o Inmetro. Para carregar a bateria de 101,7 kWh, a bávara dispõe de três carregadores, sendo dois wallbox de 22 kW e um portátil de 11 kW. Em corrente contínua, abastece de 10 a 80% por volta de 34 minutos; o carro suporta até 195 kW de recarga. O sedã de luxo também vem com assistência à condução semiautônoma nível 3.

Novo Ford Territory estreia no Brasil, pronto para concorrer de igual para igual com Compass e cia.
De olho nos Jeep Compass e Commander, no Haval H6, no VW Taos e no Caoa Chery Tiggo 8, a Ford lança, finalmente no Brasil, a nova geração do Territory, já no showroom das concessionárias da marca. Embora usando a mesma plataforma do Territory anterior, o novo tem um quê de DNA Ford em seu visual, ao contrário do antecessor.

Chamado em outros países de Equator Sport, inclusive na China, de onde vem importado, o novo Territory adota faróis bipartidos, com DRL em cima e projetores e luzes de direção em baixo, grade frontal hexagonal, novas rodas de liga-leve de 19”, janelas mais largas e lanternas estreitas e horizontais com assinatura em forma de L.

Passando para o interior, o SUV entra para os que tem instrumentação e multimídia conjugadas numa única tela, cada uma com 12,3”. Além disso, leva console central elevado, iluminação ambiente, ar digital bizona com dutos traseiros, pareamento e carregamento de celular sem fio, câmera 360°, seis airbags, bagageiro de 448 litros com abertura elétrica, entre outros. Quem vai atrás não passa aperto, pois tem espaço de sobra.

Em mecânica, teve dedo da engenharia brasileira em tudo: o motor 1.5 turbo de antes foi mantido, agora mais potente e com mais torque: 169 cv/25,5 kgfm. Sai a letárgica caixa CVT, e entra uma automatizada DCT de dupla embreagem e sete marchas (Powershift, é você?), mas banhada a óleo, feita pela Getrag-Magna. Quatro modos de condução, suspensão e direção foram recalibrados para nós.

O novo Ford Territory vem com preço sugerido de R$ 209.990, 10 mil a menos que a geração anterior.

BYD Seal chega mais barato que BMW Série 3 e mais potente que M3
Líder mundial na produção de veículos elétricos, a BYD dá início as vendas do Seal, seu mais novo modelo no mercado brasileiro. É o segundo modelo da família Ocean e sob a plataforma e-Platform 3.0, produzido e vendido aqui, juntando-se ao Dolphin, e no início de 2024, terá a companhia do Seagull.

Um grande trunfo do novo Seal é a moderna tecnologia CTB, na qual a bateria Blade faz o papel de assoalho do carro, sendo realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. A potência máxima de recarga da bateria chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia; ao todo, são 372 km no ciclo Inmetro (520 km no WLTP). Sua aparência remete a movimento, por conta da dianteira com linhas dinâmicas e DRL de LED em forma de X, e das maçanetas embutidas na carroceria quando em movimento.

A lista de equipamentos do BYD Seal é extensa. Podemos citar o teto panorâmico, seis airbags, head-up display, rodas de liga-leve de 19”, faróis de LED, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, câmera 360º com imagem HD, multimídia rotativa de 15,6” com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos de 10,25”, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, Isofix, atualizações remotas OTA, conexão 4G, chave presencial NFC, acesso e partida sem chave, assistente de estacionamento, quatro modos de condução, itens de assistência à condução, entre outros.

Tem preço sugerido de R$ 296.800, pronto para atacar clientes de carros premium, como o BMW 320i, dado o custo-benefício praticado. Doravante, a BYD estipula revisões grátis durante cinco anos ou 100 mil quilômetros, em intervalos de 20 mil. Nas primeiras 24 horas, 70 unidades foram negociadas, uma média de um carro a cada 20 minutos.

EXPRESSO MOTORIZADO
• Tendo iniciado as reservas ainda no mês de abril, é hora da Porsche entregar e promover a estreia da nova geração do Cayenne no Brasil, SUV e SUV cupê de grande êxito da alemã. Por sua vez, abre as reservas das novíssimas versões Turbo E-Hybrid, que entregam até 739 cv/96,8 kgfm combinados, 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 295 km/h; entregas em 2024. Os preços começam em R$ 690 mil na E-Hybrid, R$ 810 mil na S, R$ 1.135.000 na Turbo E-Hybrid e R$ 1.385.000 na Turbo GT.

• Volvo dá início aos testes do inédito chassi elétrico BZL em Curitiba, nas linhas Inter 2 e Interbairros II, da Viação Sorriso. A medida serve para avaliar diversos pontos-chave do veículo, como consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade. O BZL tem 271 cv/42,3 kgfm, alimentado por bateria de 94 kWh e autonomia estimada em 300 km. Já a carroceria, um Marcopolo Attivi, tem 12,6 m de comprimento e capacidade para 80 passageiros.

• Ainda em setembro, a Nissan fará o relançamento do Kicks X-Play, em seu terceiro ano consecutivo, limitado a 1.000 unidades. Fabricado em Resende (RJ), o SUV da japonesa nesta versão especial foi criado em 2021 combinando Branco Diamond perolizado com teto vermelho, mais uma arte em NFT criada por um artista brasileiro. Em 2022, combinou cinza com teto vermelho. O deste ano chegará nas próximas semanas.

• Tem dúvidas sobre o que é um wallbox? Carro elétrico dá choque na chuva? Posso rodar com um híbrido quando acaba a bateria? Perguntas como essas serão respondidas pela GWM em outubro, em uma websérie com a participação de Juliette. É a oportunidade de explicar ao público leigo sobre a eletrificação, sem a necessidade de uma abordagem técnica do especialista, usando modelos sucessos de vendas como Haval H6 e o recém-lançado Ora 03.

Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!

GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
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