VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Existe uma regra praticamente legendária no segmento de carros seminovos no Brasil: um modelo que venda bem zero km repetirá o feito no mercado de usados. Parece óbvio. E é mesmo. O carro que faz sucesso nas vendas de como zero km sempre irá reconfirmar essa façanha quando for usado, visto que o consumidor continua acalentando o desejo de adquiri-lo. Mas e quando convertemos essa regra para a prática, pesquisando dados e apontando as respectivas desvalorizações de cada modelo? Ou a eventual valorização?
Autotech do setor automotivo que mais cresceu em 2023 (aumento de 89% no faturamento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior) e um dos três maiores marketplaces de soluções para o setor automotivo do país, a Mobiauto acaba de realizar uma pesquisa em sua base de dados que apura as cotações de dez campeões de vendas no Brasil. A apuração foi bem simples: quanto esses carros zero km custavam – na média de todas as versões – em julho de 2022 e quais os valores que aqueles compradores que os adquiriram conseguem vendê-los hoje, como seminovos?
O levantamento verificou os preços de Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Argo, Mobi e Strada, Hyundai HB20 e Creta, Jeep Compass e VW Polo e T-Cross, sempre ano-modelo 2023.
O grande campeão está sempre frequentando o pódio dos modelos mais vendidos do país. “O Chevrolet Onix teve um resultado excepcional. Quem comprou esse carro há um ano, usou o modelo por todo esse período e, hoje, em média, possui um bem que vale cerca de 5% a mais”, comenta Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. O executivo ainda destaca as performances de Jeep Compass e Hyundai Creta, segundo e terceiros colocados na pesquisa. “São dois SUV´s que entregam tecnicamente o que o cliente espera e, mais do que isso, ainda rendem bons dividendos, visto que, atualmente, valem 4,24% e 3,18% a mais, respectivamente, do que quando foram tirados das concessionárias”, ressalta.
Esse resultado expressa, inclusive, os preços reais que os carros novos e seminovos são comercializados no país, algo que a Mobiauto se notabilizou em apurar com exatidão. “Dentre as centenas de milhares de anúncios que recebe em sua plataforma mensalmente, vindas de todos os Estados do país, a Mobiauto apura com exatidão os preços reais, desconsiderando os descontos escondidos em bônus, por exemplo”, explica Castro Jr.
Na outra ponta da tabela, os piores resultados vieram do VW T-Cross e do Fiat Mobi. Sant Clair explica. “Meses atrás, quando o governo federal criou a desoneração triburária para impulsionar as vendas de carros novos por um período definido, esses dois modelos foram atingidos em cheio e tiveram bons volumes de vendas em virtude das reduções. Mas, como o 0 km caiu de preço, o usado também caiu. E essa queda mais acentuada se mantém até hoje, o que explica um delta percentual tão significativo frente ao que ele custava zero km há um ano”, diz.
Fonte: eduardopincigher@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.