segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Quais os carros usados mais fáceis de revender?

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br    

 Autotech do setor automotivo que mais cresceu no primeiro semestre de 2023 (aumento de 89% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar uma lista diferente. De todos os milhares de modelos e versões que são diariamente inseridos pelos vendedores com a expectativa de revenda rápida, quais seriam os carros que nem “esquentam” e já são retirados, em um claro indicativo de êxito?

Não é a primeira vez que a empresa promove esse tipo de pesquisa. Em julho de 2022, a lista dos modelos com menor permanência no site da Mobiauto continha uma lista bem eclética, com modelos mais acessíveis, picapes e SUV´s importados de luxo. Veja o top ten da época.

 


Desta vez, a lista não fugiu à regra e continuou mesclando seminovos de todos os segmentos, indicando que todos os estratos do mercado de seminovos estão aquecidos, embora sempre existam alguns veículos que, aparentemente, são vendidos mais rapidamente. E são justamente eles que aparecem nessa lista abaixo, com pesquisa realizada entre janeiro e setembro de 2023.Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, acredita que essa pluralidade não advém de uma explicação única. 

Há motivos diversos, segundo ele, para explicar o sucesso de um Fiat Uno Mille e um Ford Bronco Sport. “Temos que separar esses dez modelos em algumas categorias. Uma delas é a dos carros mais acessíveis, que, apesar da oferta numerosa de classificados à venda, possui uma procura altíssima. É o caso de Mille, Polo Track e Mobi”, esclarece.


Bem como ocorreu no levantamento realizado em 2022, a lista dos ‘dez mais” inclui uma picape. Mas não a S10, como no passado, e sim a Toyota Hilux. “Chama a atenção o fato de a versão melhor ranqueada ser a Cabine Simples. Isso ocorre porque para cada classificado de Cabine Simples, você tem seis de Cabine Dupla. Ou seja, o fato de Hilux Cabine Simples ser anunciada e vendida tão rapidamente é um claro indicativo de que a oferta é menor do que a demanda”, diz.

De acordo com o consultor, a lista de modelos mais bem colocados ainda inclui o rol de SUV´s recém-lançados, que, claramente, possuem pouca oferta de seminovos (Pulse e Bronco Sport), bem como de modelos desse mesmo segmento, mas com compradores bem específicos e que esbarram na mesma questão da pequena amostragem de veículos à venda (CR-V, Grand Vitara e Dodge Journey).

“O mercado de seminovos é um organismo vivo, que sofre influências sazonais todo o tempo. Ele pode variar em razão da flutuação de preços de veículos zero km, da maior ou menor oferta de crédito de financiamento e mesmo com a entrada de novos concorrentes. É importante mencionar isso, pois esse levantamento nada mais é do que uma fotografia do mercado nesse momento. Tudo pode mudar nos próximos meses”, adverte. “Mas a Mobiauto estará atenta para continuar informando o consumidor de quais os melhores negócios em cada segmento de mercado”, promete o CEO da empresa.

Fonte: eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.