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O
tão esperado período de fim de ano chegou e muitos brasileiros
aproveitam para descansar e pegar a estrada. Para que a viagem seja de
fato especial, a atenção ao carro é um fator primordial, afinal
qualquer problema mecânico pode prejudicar ou até mesmo inviabilizar um
passeio, além do custo inesperado com o conserto.
Antes
de viajar, o ideal é levar o carro para uma manutenção veicular, que
fará um check up do veículo para sinalizar se está tudo em dia ou se há
necessidades de reparação e/ou troca de peças. A expressão “prevenir é
melhor do que
remediar” traduz a importância da revisão de veículos.
O
piloto da Stock Car, Bruno Baptista, costuma aproveitar o recesso de
fim de ano da categoria para viajar de carro. Ele lista problemas comuns
ocorridos no veículo em uma viagem e que podem ser evitados com ações
preventivas:
1 - Cuidado com trinca/fissura no para-brisa
Imagine ter o veículo multado e apreendido em plena viagem por conta de pequenos danos no para-brisa? O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa que pode haver, no máximo, dois danos em um pára-brisa, sendo que esses danos não podem ser superiores em de 4 cm de diâmetro em uma configuração circular ou qualquer outro dano acima de 10 cm de comprimento.
Não pode haver também nenhum dano na área crítica de visão do condutor. O descumprimento resulta em infração de natureza grave, cinco pontos na CNH, multa e retenção do veículo para regularização.
Em
vez de viajar com para-brisa trincado, o ideal é promover a
substituição do para-brisa, que pode ser solucionado no mesmo dia.
“Viajar
com a visão prejudicada no para-brisa é muito perigoso, ainda mais no
período noturno. Nesses casos, a substituição do equipamento é a melhor
alternativa e sua fixação é feita de forma eficiente com adesivos
poliuretanos, como o
Teroson Bond, possibilitando que o condutor volte a utilizar o veículo poucas horas depois”, explica Bruno Baptista, que venceu etapa recente na Stock Car.
2 - Motor higienizado evita problema e gasto extra
Os veículos estão sujeitos a acúmulo de
resíduos carbonizados dentro do motor, principalmente. A presença desses
resíduos ocorre geralmente pela queima inadequada de combustível.
“A carbonização excessiva nas áreas
internas do sistema do motor dificulta o fluxo de combustível e, em
consequência, gera consumo maior de combustível. Em uma viagem longa,
esse consumo desnecessário de combustível pode também pesar no
bolso”, salienta o piloto da Stock Car.
A higienização do motor deve ser feita na
manutenção por profissionais com o uso de descarbonizantes, como o
Loctite SF 7979, para a remoção de impurezas de bicos injetores,
pistões, válvulas de admissão e escape, carburadores e câmaras de
motores, entre outros.
3 - Atenção aos rolamentos
Os
rolamentos agem para que toda a mecânica flua em sincronia. Ocorre que a
má fixação dos rolamentos pode colocar em risco todo o sistema, podendo
até gerar superaquecimento, o que afeta diretamente o desempenho e
segurança do veículo
.
A análise do desempenho dos rolamentos e o do sistema na roda é feita
na manutenção veicular. A montagem correta pode ser realizada com o uso
de adesivos anaeróbicos Loctite, permitindo que seja aplicado a tensão
correta e que o componente trabalhe dentro de suas especificações.
4 - Cuidado com a suspensão
Depois
dos pneus, a suspensão é quem sente os impactos do asfalto. É comum
encararmos em períodos de férias vias de terra, esburacadas e cheias de
ondulações. O maior volume de chuvas de fim de ano pode prejudicar ainda
mais as
superfícies.
Para encarar tantas adversidades, é importante que os componentes de todo o sistema de suspensão estejam bem fixados. O afrouxamento e soltura de porcas e parafusos podem comprometer o funcionamento eficiente da suspensão, elevando o risco de acidente. Adesivos anaeróbicos, como o Loctite 277, costumam ser aplicados na manutenção veicular para o travamento de roscas e parafusos, garantindo maior segurança.
Fonte: inpresspni܂com܂
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