VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Estão
em operação no Chile os primeiros conjuntos totalmente elétricos de semirreboques
e caminhões para o transporte de cargas das Américas. O marco histórico é
resultado de uma parceria formada pela Randon, maior fabricante de
semirreboques da América Latina, e pela mineradora chilena SQM. A empresa
concretiza a entrega de unidades da exclusiva linha Hybrid R, equipada com
pioneira tecnologia de tração auxiliar e-Sys, da Suspensys, para aplicação no
transporte do processo de extração de minério no Chile.
Entre
as novidades da operação, está o desenvolvimento de um modelo elétrico de
semirreboque Tanque para o transporte de salmoura de lítio, em uma configuração
customizada para a complexidade do processo produtivo em que está aplicado. O
outro modelo, que também já está em operação, é um Basculante para o transporte
de minério, que obteve significativos resultados na redução de consumo de
combustível e desgaste dos componentes quando combinado com um caminhão com
motor a combustão.
A entrega foi oficializada em evento na região chilena de Antofagasta, nesta quarta-feira, 20 de dezembro, com a presença de lideranças das empresas envolvidas no projeto e autoridades da região. A parceria também conta com a mediação da distribuidora Epysa, representante da Randon no mercado chileno, e da transportadora Nazar, que irá realizar a operação dos conjuntos totalmente elétricos na área de mineração.
A SQM, uma das líderes mundiais na produção de lítio e que possui a menor emissão de carbono do mercado, adquiriu os conjuntos de equipamentos elétricos de acordo com seu Plano de Sustentabilidade, onde se compromete a ser neutro em carbono em todas as suas linhas de negócios até 2040 – no caso específico do lítio até 2030. A utilização dos semirreboques da Randon equipados com tecnologia e-Sys permite que a companhia chilena tenha alguns dos primeiros conjuntos de transporte de cargas 100% elétricos do mundo, já que a empresa possui caminhões elétricos de alta tonelagem na frota de suas operações. Com o uso dos modelos Hybrid R, a estimativa é de uma redução significativa nos custos operacionais para o cliente.
“Mais
uma entrega que confirma o potencial de transformação global que essa tecnologia
sustentável pode oferecer para a logística e o transporte. Acreditamos que a
cooperação e a construção de soluções disruptivas são o caminho para a evolução
da eletromobilidade. Nos orgulha estarmos na vanguarda dessa trajetória, juntos
com parceiros estratégicos para execução desse desafio”,
celebra o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.
Com conceito inovador e sustentável, a linha Hybrid R conta com o exclusivo sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem, para aplicação complementar como força extra na tração do conjunto. Este movimento pode gerar até 207 cv de potência adicional para contribuir na tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor geração de resíduos e emissão de gases no meio ambiente, com forte impacto também na competitividade do negócio. A solução completa foi desenvolvida de forma pioneira pela Randoncorp por meio de parceria entre Randon, Suspensys e Centro Tecnológico Randon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.