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O tempo passa, mas o Fusca ainda tem uma legião de fãs e segue sendo considerado um dos carros mais queridos dos brasileiros. Esse ano será ainda mais especial, pois completará 65 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil. A partir dessa data, iniciou-se uma nova era na produção de automóveis no país. Apenas no primeiro ano foram 8.406 Fuscas produzidos, se tornando líder de vendas no mercado nacional durante 24 anos.
O Fusca é tão especial para os apaixonados
por carros no Brasil, que existe até o Dia Nacional do Fusca, celebrado
em 20 de janeiro, com eventos em várias localidades. Segundo o Denatran
(Departamento Nacional de Trânsito), quase 2 milhões de Fuscas ainda
circulam pelas ruas do país atraindo os olhares de todos. Vale ainda
destacar o fato de ser um dos veículos de passeio com maior tempo de
produção no país, com 30 anos dividido em dois períodos (1959 a 1986 e
depois de 1993 a 1996).
Apesar de muitos terem o carro como uma
peça de colecionador, boa parte dos proprietários ainda utilizam o
carro para o dia a dia, principalmente para curtos deslocamentos. O
popular Fusquinha segue como uma ótima alternativa por ter uma
manutenção econômica e não ser tão complexa, ao ponto dos “mecânicos de
final de semana” conseguirem fazer os reparos sem dificuldades. Veja
algumas dicas do Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes
da Henkel, Célio Renato Ruiz, para cuidar do Fusca com menos custo e
mantê-lo sempre em atividade.
Cuidados com o motor
Por ser um carro com 65 anos, o Fusca precisa de uma manutenção mais frequente. Muitas vezes o motor já está desgastado e a questão da vedação é de extrema importância. Encontrar as juntas originais do Fusca pode ser um desafio, além de pesar no bolso. Mas para isso existem as vedações anaeróbicas.
“Dependendo do caso, as juntas originais podem não ser encontradas e com isso podem ser substituídas por uma junta líquida. Produto homologado e comprovado pela indústria automobilística para ser utilizado em uma bomba d’água, uma bomba de óleo, em um fechamento de cabeçote, entre outros”, detalha Célio Renato Ruiz. Um dos exemplos dessas juntas líquidas é o Loctite 518, vedante de alta resistência desenvolvido para uso em superfícies metálicas como alumínio, aço, inox, zinco, níquel e cromados.
Conservação e embelezamento do xodó
Normalmente, o proprietário de um Fusca gosta muito de fazer a manutenção do próprio carro, por não ser uma mecânica complexa, e sempre deixá-lo com ótima aparência. “Quem possui um Fusca e utiliza em sua rotina no dia a dia sempre quer deixá-lo bonito, mas também quer economizar na manutenção. É diferente do colecionador, que utiliza o carro com o propósito de exposição e até para desfilar”, comentou Célio Renato Ruiz, gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.
Com a aplicação de um revestimento transparente sobre a pintura, que protege e restaura, o veículo fica com aparência renovada. O Loctite PC 4400 reúne essas características e pode ser utilizado por meio de um spray. A tinta antiga, desbotada do veículo, fica com aspecto de nova.
Amplie os conhecimentos
Se você é um desses proprietários de Fusca que se dedica e aprecia realizar a manutenção do próprio veículo e deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como as soluções adesivas podem ser benéficas para o seu veículo, a Henkel oferece de forma gratuita a plataforma de e-learning Loctite Xplore, que pode auxiliar a aprofundar seus conhecimentos e aprimorar a manutenção do seu xodó.
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