VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A
Hyundai Motor Company apresentasua visão para uma transformação movida a
hidrogênio e impulsionada por software para além das aplicações de
mobilidade na CES 2024. Sob o tema 'Ease every way’ (Facilitar
Todos os Caminhos), a empresa destaca seu plano futuro para um
ecossistema de energia a partir do hidrogênio e sua visão para software e
inteligência artificial (IA).
Em linha com a visão de marca da Hyundai Motor, "Progresso para a Humanidade", o tema "Ease every way" reflete o objetivo da empresa de criar um ambiente de vida confortável e pacífico, fornecendo três valores universais fundamentais de liberdade, segurança e justiça para a comunidade global. O conceito vai além do mero valor de utilidade física da tecnologia e atende à complexa vida diária das pessoas, proporcionando a liberdade de várias limitações, a segurança nas comunidades a partir da segurança de software e a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do hidrogênio, além da acessibilidade justa à energia limpa e seus serviços relacionados.
"Na Hyundai, acreditamos que ciência e humanidade são duas faces da mesma moeda; e que a tecnologia avançada também deve melhorar a vida das pessoas", disse Jay Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. "O hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares."
"Medimos o progresso com o impacto real e positivo que ele tem na humanidade", disse José Muñoz, presidente e COO global da Hyundai Motor Company. "Nosso tema para a CES 2024, 'Ease every way', é um desafio monumental. Mas o espírito desafiador embutido no DNA de nossa história de 56 anos seguirá avançando por meio das transformações de hidrogênio e software que revelamos hoje."
Uma solução inovadora para produção, armazenamento, transporte e utilização de hidrogênio
O Grupo Hyundai Motor já anunciou um compromisso para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, suportado por um claro caminho para atingir o RE100 (Programa global) que representa o uso focado em 100% de energia renovável em suas fábricas ao redor do mundo até 2045 e em todas as subsidiárias do Grupo até 2050. A energia a partir do hidrogénio desempenhará um papel proeminente no cumprimento desses objetivos.
Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai esteve na vanguarda do desenvolvimento do uso do hidrogênio, proporcionando muitas conquistas pioneiras, incluindo os primeiros veículos elétricos com célula de combustível (FCEVs) produzidos em massa no mundo. Atualmente, possui a maior participação de mercado do mundo nas vendas de veículos movidos a hidrogênio.
O
hidrogênio desempenha um papel crucial no roteiro de sustentabilidade
da Hyundai, pois é uma fonte de energia limpa, com a água sendo seu
único subproduto quando
usado como combustível. Também permite a maximização da utilização de
energia renovável em todo o mundo devido às suas vantagens em
armazenamento e distribuição. A Hyundai vê o hidrogênio como o caminho
para um futuro sustentável, pois é limpo e acessível.
As
soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio,
caminhões e ônibus, e incluem bondes, equipamentos especiais,
embarcações, geradores de energia
e mobilidade aérea avançada. A marca está conduzindo a transição
energética como um grande comprador garantido do hidrogênio.
A Hyundai não está sozinha em seu compromisso com a energia a partir do hidrogênio. Em junho de 2023, os EUA publicaram sua Estratégia e Plano Nacional de Hidrogênio Limpo para acelerar a produção, processamento, entrega, armazenamento e uso de hidrogênio limpo. Em dezembro, na COP28, o Fórum Internacional de Comércio de Hidrogênio e o Conselho de Hidrogênio lançaram um conjunto de iniciativas emblemáticas para acelerar a comercialização de hidrogênio e o distanciamento do uso dos combustíveis fósseis.
Para
enfatizar ainda mais seu compromisso com o hidrogênio, a Hyundai
destacou a expansão do HTWO, que evolui de uma marca de sistema de
célula de combustível para
a marca de negócios da cadeia de valor de hidrogênio do Grupo Hyundai
Motor. A HTWO agora abrange os negócios e as afiliadas do Grupo,
potencializando cada estágio de toda a cadeia de valor de hidrogênio
limpo, desde a produção e armazenamento até o transporte
e utilização. A HTWO representa o "Hidrogênio" e a "Humanidade", os
dois principais pilares do negócio de células de combustível da Hyundai.
“As
operações da HTWO alavancam as amplas competências do Grupo em vários
setores, como automóveis, peças, aço, construção, mobilidade aérea,
naval, robótica e tecnologias
futuras”, disse Ken Ramirez, vice-presidente executivo e chefe global
para Veículos Comerciais e Negócios de Hidrogênio. “O modelo se
concentra nas quatro áreas centrais da cadeia de valor de energia:
produção, armazenamento, transporte e utilização. As afiliadas
do Grupo estão posicionadas em toda a cadeia de valor, formando uma
rede de hidrogênio que permite o desenvolvimento de soluções
personalizadas de hidrogênio de ponta a ponta”.
Tradicionalmente,
as montadoras têm se concentrado na utilização de veículos, enquanto
outras indústrias cobrem a produção, armazenamento e transporte de
energia. Essa
abordagem levou a um lento e desafiador processo de transição
energética. A Hyundai pretende superar essas limitações, combinando e
integrando suas competências de hidrogênio em todo o Grupo para
revolucionar a transição energética e acelerar o estabelecimento
de uma sociedade baseada no hidrogênio.
A
nova identidade da Hyundai como um protagonista da sustentabilidade se
constrói a partir de sua identidade central como uma empresa
automobilística. Um dos objetivos
da marca é contribuir para o estabelecimento de sociedade baseada no
Hidrogênio, incentivando compras garantidas deste combustível renovável.
Por meio da marca HTWO, o Grupo Hyundai Motor projeta que comprará, de
maneira garantida, 3 milhões de toneladas de
hidrogênio por ano a partir de 2035, impulsionando negócios, como
logística limpa, produção de aço verde e geração de energia.
Durante
a apresentação, Chang Hwan Kim, vice-presidente sênior e chefe de
Desenvolvimento de Células de Combustível de Hidrogênio e Baterias,
explicou que a Hyundai
também está desenvolvendo competências para fabricação de
eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM) com capacidade em
escala de megawatts para a produção de hidrogênio verde, que deve ser
comercializada nos próximos anos. A Hyundai, por meio do
compartilhamento de componentes de sistemas de células de combustível,
planeja alcançar um preço competitivo em comparação com as tecnologias
PEM existentes. Embora o preço de mercado atual dos eletrolisadores PEM
esteja por volta de 1,5 vezes mais alto que
o dos eletrolisadores alcalinos, a empresa está confiante de que esse
valor cairá abaixo dos eletrolisadores alcalinos por meio do
compartilhamento de componentes.
Além
disso, o Grupo está se concentrando na tecnologia de produção de
hidrogênio a partir de recursos recicláveis que visa transformar
poluentes ambientais em hidrogênio
limpo. A tecnologia de recursos recicláveis em que a Hyundai se
concentra inclui duas abordagens: Waste-to-Hydrogen (W2H) e
Plastic-to-Hydrogen (P2H). O W2H envolve a fermentação de resíduos
orgânicos, como alimentos, lodo e esterco de gado, para gerar biogás.
Esse biogás é então tratado para capturar dióxido de carbono e produzir
hidrogênio. O P2H, por outro lado, envolve o derretimento de resíduos
plásticos que não podem ser reciclados, gaseificando os plásticos
fundidos e produzindo hidrogênio ao remover elementos
desnecessários.
A
Hyundai está ativamente envolvida em vários projetos de hidrogênio
globalmente, começando pela Indonésia. O país tem mostrado um interesse
crescente no hidrogênio
como um caminho crucial para alcançar a neutralidade de carbono. Existe
a necessidade de iniciar a adoção do hidrogênio em nível local para
promover a aceitação regional desta nova fonte de energia e impulsionar o
estabelecimento de um ecossistema de hidrogênio
em todo o país asiático.
Na
Indonésia, a Hyundai está começando com o Waste-to-Hydrogen, por meio
da utilização de resíduos de comunidades locais, permitindo que a cidade
estabeleça seus próprios
minicentros de produção de hidrogênio, eliminando a dependência do
transporte e armazenamento do produto. Com vários compradores garantidos
entrando em cena, a região testemunhará a formação de um polo
industrial de hidrogênio ao redor do centro de produção
do insumo, promovendo assim o crescimento de uma Sociedade baseada no
Hidrogênio.
Atualmente, em parceria com a Indonésia, a Hyundai está buscando ativamente o local certo em Java Ocidental para implantar a grade de soluções HTWO. Isso não só beneficiará a Indonésia, mas também os mercados da ASEAN no longo prazo, onde o hidrogênio poderá desempenhar um papel significativo na condução do movimento rumo a neutralidade de carbono e o desenvolvimento econômico.
A
Hyundai também está ativamente envolvida em projetos de demonstração
relacionados ao hidrogênio nos EUA, onde planeja aplicar a grade de
soluções HTWO com foco na
utilização prática. Isso inclui a participação no projeto NorCAL ZERO
no norte da Califórnia, que envolve 30 caminhões Hyundai XCIENT movidos a
célula de combustível para apoiar a descarbonização do Porto de
Oakland. O Grupo também fará parte do programa 'Regional
Clean Hydrogen Hubs' (Centros Regionais de Hidrogênio Limpo), que é
parte de uma iniciativa do governo dos EUA de US$ 7 bilhões para o
desenvolvimento de infraestrutura de hidrogênio.
O
Grupo está desenvolvendo ativamente soluções de hidrogênio adaptadas às
necessidades específicas dos clientes. Na Geórgia, trabalha no Projeto
de Logística Limpa,
que gira em torno do desenvolvimento de uma cadeia de valor de
mobilidade de hidrogênio na Meta-fábrica do Grupo Hyundai Motor na
América (HMGMA). Esta fábrica dedicada a veículos elétricos (EV) em
construção no estado americano espera produzir até 300.000
EVs anualmente. Por meio do Projeto Logística Limpa, a Meta-fábrica
integrará uma cadeia de valor abrangente de hidrogênio, começando com a
implantação de caminhões XCIENT movidos a célula de combustível para
gerenciar a logística da planta. A Hyundai está
iniciando este projeto através da utilização prática, apoiada pelos
seus parceiros do Grupo, com o objetivo de estabelecer as bases de uma
infraestrutura de hidrogénio.
A
colaboração da Hyundai com várias indústrias e setores na Geórgia está
preparada para gerar um impacto significativo, atraindo uma gama
diversificada de partes interessadas
para participar da cadeia de valor do hidrogênio. A previsão é que essa
colaboração estimule o crescimento econômico e crie oportunidades de
emprego no estado.
"A
história de sucesso da Hyundai com o hidrogénio dá aos georgianos uma
imagem mais clara e uma melhor compreensão desta oportunidade notável
que temos diante de nós,
à medida que promovemos a posição da Geórgia na vanguarda desta
indústria emergente", disse Pat Wilson, comissário do Departamento de
Desenvolvimento Económico da Geórgia. "Esses avanços impulsionarão o
crescimento econômico e as oportunidades de emprego em
nosso estado, e estamos ansiosos para colaborar e focar na expansão da
tecnologia limpa em uma variedade de indústrias e setores. Tendo visto
as aplicações no mundo real já sendo colocadas em prática pela Hyundai,
estamos entusiasmados que a Geórgia faça parte
do futuro proposto pela empresa"
SDx:
Construindo um ecossistema de mobilidade centrado no usuário ao
viabilizar veículos, frotas e sistemas de transporte definidos por
software e IA
A
Hyundai está passando por uma transformação orientada por software
conduzida por todo o Grupo. Como fornecedora de soluções de mobilidade
inteligente, a Hyundai reconhece
a importância do software e da IA (Inteligência Artificial) na criação
de um ecossistema de mobilidade centrado no usuário. Na CES, a empresa
anunciou sua estratégia "Software-defined Everything" (SDx) (Tudo
Definido por Software), que visa transformar todos
os dispositivos em movimento, frotas e ecossistemas em ativos valiosos
por meio de softwares avançados e IA.
Com
sua estratégia SDx, o Grupo busca desenvolver um ecossistema de
mobilidade que atenda às necessidades dos usuários a qualquer hora e em
qualquer lugar. Para conseguir
isso, o Grupo está fazendo a transição de tudo para uma abordagem
definida por software, desde o desenvolvimento de veículos até a
construção de um ecossistema completo de mobilidade. A Hyundai acredita
que o software e a IA são facilitadores para alcançar
essa visão por fornecer experiência holística ao usuário sem limitações
e está dedicada a entregar serviços e soluções de mobilidade que
priorizam a conveniência e a segurança.
A
estratégia do Grupo começa com o desenvolvimento de "veículos definidos
por software" (SDV). Isso significa incorporar métodos de
desenvolvimento por software ao
desenvolvimento automotivo, o que implica em dissociar hardware e
software para permitir atualizações independentes e o avanço de cada um
destes. A rede e os controladores são projetados dentro da estrutura
SDV, aumentando a agilidade e eficiência do desenvolvimento.
Isso eleva a flexibilidade e a escalabilidade do sistema de
desenvolvimento do veículo, permitindo atualizações mais rápidas de
recursos centrados no usuário e melhoria contínua dos dispositivos.
Para
melhorar a experiência do usuário, o Grupo planeja desenvolver um novo
sistema de infoentretenimento que suporte um mercado de aplicativos
veiculares. Também serão
fornecidos kits de desenvolvimento de software (SDKs) para
desenvolvedores criarem aplicativos “matadores” (aplicativo que torna um
produto altamente desejado pelas pessoas). Além disso, o Grupo pretende
integrar seu próprio modelo de linguagem expandida (LLM)
em seu assistente de IA e sistema de navegação. Essa integração
permitirá uma interação e experiência do usuário mais natural e
conveniente, com maior segurança para o usuário.
À
medida que os SDVs se tornam mais comuns e padronizados, a gestão de
frotas de grande escala se tornará mais fácil e eficiente. Além dos
veículos individuais, o Grupo
está expandindo suas soluções para incluir frotas definidas por
software conforme o tipo de negócio. Essas soluções oferecem serviços
personalizados de gerenciamento de frota, análise de dados em tempo real
e interfaces administrativas amigáveis, permitindo
que os clientes B2B operem veículos com mais eficiência e resolvam
problemas em tempo real. O Grupo oferecerá dados de veículos, serviços
avançados de gerenciamento de frota, análise de dados e insights
valiosos para clientes B2B com diferentes requisitos
de hardware e software, tudo sem a necessidade de dispositivos
telemáticos adicionais.
À
medida que veículos, frotas e a mobilidade em geral são definidos e
desenvolvidos por software, eles podem então ser definidos por IA. O
Grupo prevê veículos evoluindo
para "máquinas de IA" que aprendem continuamente a atender melhor os
clientes e realizam operações de aprendizado de máquina (MLOps)
otimizadas. A transformação de veículos em máquinas de IA permitirá ao
Grupo automatizar a manutenção e as atualizações de
veículos, simplificar ou eliminar tarefas tediosas, fornecer dados
transparentes, prevenir e resolver prontamente possíveis problemas,
personalizar as experiências do usuário e acelerar o aprimoramento de
serviços e soluções para oferecer maior valor agregado
aos usuários. Isso contribuirá para a operação estável e eficiente não
apenas de dispositivos, mas também de mobilidade, logística e sistemas
operacionais urbanos em geral.
O
objetivo final é criar um conceito chamado "Transporte em Nuvem", onde
software, dispositivos definidos por IA e mobilidade se unem para criar
um ecossistema de mobilidade
em que o transporte seja facilmente acessível a todos. Esse conceito,
conhecido como "transporte como serviço", permite que os usuários
acessem livremente os serviços de transporte e mobilidade, conforme
necessário. Todos, juntamente com dispositivos e a infraestrutura
das cidades, estarão interconectados dentro de um ecossistema,
permitindo o acesso sob demanda ao transporte e aumentando
automaticamente a inteligência das soluções de mobilidade ao longo do
tempo. O Grupo está atualmente operando vários serviços avançados
de mobilidade, como transporte responsivo à demanda e táxis autônomos, e
coletando dados para evoluir ainda mais a tecnologia SDV, incluindo
condução autônoma, para estabelecer a base para o Transporte em Nuvem.
"Como
um provedor de soluções de mobilidade, nossa visão vai além dos
veículos", disse Chang Song, presidente e chefe da Divisão SDV do Grupo
Hyundai Motor. "Trata-se
de empoderar um ecossistema de mobilidade. Vemos o movimento como uma
nova fonte de conhecimento e inovação. E nossas soluções e dispositivos
tornam esse conhecimento universalmente útil."
O
Grupo apresentou sua recente parceria com a Tenstorrent, uma empresa
especializada em projetar unidades de processamento neural (NPUs),
reforçando ainda mais o compromisso
do Grupo com os avanços de software e IA.
"A
Tenstorrent está construindo um futuro de silício que você pode
possuir. Nossos hardware e software de código aberto permitirão que você
crie os produtos que quiser",
disse Jim Keller, da Tenstorrent. "A Hyundai está construindo carros,
fábricas, robôs, autonomia, infoentretenimento e sistemas inteligentes. A
Tenstorrent está alinhada com cada parte dessa visão. Estamos
entusiasmados em nos juntar à Hyundai para ganhar
a independência para vencer a corrida da tecnologia de alto risco."
Em
suas considerações finais, o Presidente Song destacou a dedicação
contínua do Grupo à conveniência e segurança do usuário, que têm sido
valores fundamentais desde
sua criação. A filosofia de desenvolvimento de software do Grupo,
"Definido por serviço, projetado para segurança", reflete sua missão de
fornecer experiências de mobilidade sem complicações com dispositivos
confiáveis e seguros. Ao alavancar software e IA,
o Grupo visa desenvolver serviços e soluções que atendam às
necessidades dos usuários de forma responsiva, ao mesmo tempo em que
assume a responsabilidade de garantir a segurança em todos os aspectos
da mobilidade, incluindo a estabilidade dos dispositivos,
a proteção de dados e a segurança cibernética.
Cadeia de valor do hidrogênio e tecnologias de software em exibição na CES 2024
A Hyundai está apresentando sua produção de hidrogênio a partir de resíduos e a cadeia de valor de hidrogênio, bem como tecnologias SDV e conceitos de mobilidade futura, na CES 2024. Os interessados podem visitar o estande de exposição da empresa no Centro de Convenções de Las Vegas, Ala Oeste, de 9 a 12 de janeiro.
A exposição gira em torno do tema "Ease every way" (Facilitar Todos os Caminhos), com foco em um futuro centrado no ser humano que virá por meio da aplicação de energia a partir do hidrogênio e tecnologias de software. Na entrada, o processo “hidrogênio a partir do plástico”, no qual resíduos plásticos são transformados em energia limpa de hidrogênio, pode ser visto em um grande display imersivo de três lados.
No
meio do estande, há várias soluções de aplicações HTWO e projetos de
demonstração da cadeia de valor de hidrogênio em exibição que abrangem o
Grupo Hyundai Motor,
incluindo Hyundai Motor, Hyundai Rotem, Hyundai E&C, Hyundai
Engineering, Hyundai Glovis e Hyundai Steel. As soluções de hidrogênio e
projetos de demonstração cobrem todas as soluções da cadeia de valor de
hidrogênio: produção, armazenamento, transporte e
utilização, incluindo a produção de hidrogênio a partir de recursos
recicláveis (por exemplo, W2H e P2H), produção de hidrogênio verde,
distribuição e logística do hidrogênio, navios movidos a amônia, bondes
por célula de combustível, aço verde, caminhões
elétricos por célula de combustível e geradores móveis por célula de
combustível.
Duas
exposições físicas que aumentam a compreensão dos visitantes sobre o
negócio de hidrogênio também podem ser encontradas no estande. Em
exibição, um modelo seccional
explica o princípio de funcionamento de um gerador por célula de
combustível móvel, que pode ser usado em situações de emergência, áreas
remotas onde a energia é difícil de obter e eventos em corridas de
veículos elétricos (por exemplo, eTCR). Há também um
diorama explicando o processo de transformação de resíduos em
hidrogênio, ilustrando como o biogás gerado a partir de resíduos é
convertido em energia de hidrogênio.
A
Hyundai também está apresentando as principais tecnologias SDV em
desenvolvimento pelo “Global Software Center 42dot” do Grupo. Isso
inclui uma demonstração da nova
arquitetura E&E para SDV, um sistema que separa hardware de
software para aumentar a flexibilidade e escalabilidade. A nova
arquitetura simplificada conta com um HPVC (High-Performance Vehicle
Computer – Computador Veicular de Alta Performance) centralizado
e controladores de zona responsáveis por gerenciar sensores e atuadores
com uma arquitetura tolerante a falhas.
Além
disso, há filmes explicando as principais tecnologias SDV desenvolvidas
até o momento, abrangendo redes de veículos de próxima geração
administradas por SDV OS,
direção autônoma, veículos projetados para segurança, tecnologias SDV
que se estendem para cidades inteligentes com gerenciamento de frota de
alta fidelidade e assistente de IA baseado em LLM. A Hyundai também
apresentará um filme sobre serviços de mobilidade
definidos por software já em funcionamento equipados com tecnologias
avançadas operadas por várias empresas do Grupo.
O
estande da marca também exibe vídeos que mostram grandes projetos de
demonstração relacionados ao hidrogênio, bem como os valores esperados
para os clientes a partir
da visão da Hyundai para um futuro baseado em hidrogênio e software.
Por
fim, três exposições de mobilidade futura em grande escala e o robô
"Stretch" da Boston Dynamic destacam como as experiências dos clientes
mudarão com base em
tecnologias de hidrogênio, software e robótica. Estas exposições
incluem mobilidade pessoal (DICE: Digital Curated Experience –
Experiência com Curadoria Digital), mobilidade social (SPACE: Spatial
Curated Experience – Experiência com Curadoria Espacial) e
mobilidade comercial (CITY POD).
Hyundai Motor promove engajamento digital: Roblox Hyundai Map e transmissão ao vivo da CES 2024 para o público global
O
hidrogênio, a robótica e as futuras atividades relacionadas à
mobilidade da Hyundai podem ser indiretamente experimentadas não apenas
no estande de exposição da CES,
mas também por meio da plataforma digital do metaverso chamada "Roblox Hyundai Map".
A Hyundai Motor mostra ainda mais tecnologias inovadoras e visões de futuro transmitindo os principais anúncios da marca na CES 2024 por meio do canal global da empresa no YouTube.
Hyundai Motor Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.