quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

CES 2024: Hyundai Motor apresenta sua visão sobre energia a partir do hidrogênio e soluções de software para além da mobilidade

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br   

A Hyundai Motor Company apresentasua visão para uma transformação movida a hidrogênio e impulsionada por software para além das aplicações de mobilidade na CES 2024. Sob o tema 'Ease every way’ (Facilitar Todos os Caminhos), a empresa destaca seu plano futuro para um ecossistema de energia a partir do hidrogênio e sua visão para software e inteligência artificial (IA).

Em linha com a visão de marca da Hyundai Motor, "Progresso para a Humanidade", o tema "Ease every way" reflete o objetivo da empresa de criar um ambiente de vida confortável e pacífico, fornecendo três valores universais fundamentais de liberdade, segurança e justiça para a comunidade global. O conceito vai além do mero valor de utilidade física da tecnologia e atende à complexa vida diária das pessoas, proporcionando a liberdade de várias limitações, a segurança nas comunidades a partir da segurança de software e a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do hidrogênio, além da acessibilidade justa à energia limpa e seus serviços relacionados. 

"Na Hyundai, acreditamos que ciência e humanidade são duas faces da mesma moeda; e que a tecnologia avançada também deve melhorar a vida das pessoas", disse Jay Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. "O hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares."

 "Medimos o progresso com o impacto real e positivo que ele tem na humanidade", disse José Muñoz, presidente e COO global da Hyundai Motor Company. "Nosso tema para a CES 2024, 'Ease every way', é um desafio monumental. Mas o espírito desafiador embutido no DNA de nossa história de 56 anos seguirá avançando por meio das transformações de hidrogênio e software que revelamos hoje."

Uma solução inovadora para produção, armazenamento, transporte e utilização de hidrogênio

O Grupo Hyundai Motor já anunciou um compromisso para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, suportado por um claro caminho para atingir o RE100 (Programa global) que representa o uso focado em 100% de energia renovável em suas fábricas ao redor do mundo até 2045 e em todas as subsidiárias do Grupo até 2050. A energia a partir do hidrogénio desempenhará um papel proeminente no cumprimento desses objetivos. 

Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai esteve na vanguarda do desenvolvimento do uso do hidrogênio, proporcionando muitas conquistas pioneiras, incluindo os primeiros veículos elétricos com célula de combustível (FCEVs) produzidos em massa no mundo. Atualmente, possui a maior participação de mercado do mundo nas vendas de veículos movidos a hidrogênio. 

O hidrogênio desempenha um papel crucial no roteiro de sustentabilidade da Hyundai, pois é uma fonte de energia limpa, com a água sendo seu único subproduto quando usado como combustível. Também permite a maximização da utilização de energia renovável em todo o mundo devido às suas vantagens em armazenamento e distribuição. A Hyundai vê o hidrogênio como o caminho para um futuro sustentável, pois é limpo e acessível.

As soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio, caminhões e ônibus, e incluem bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. A marca está conduzindo a transição energética como um grande comprador garantido do hidrogênio.

A Hyundai não está sozinha em seu compromisso com a energia a partir do hidrogênio. Em junho de 2023, os EUA publicaram sua Estratégia e Plano Nacional de Hidrogênio Limpo para acelerar a produção, processamento, entrega, armazenamento e uso de hidrogênio limpo. Em dezembro, na COP28, o Fórum Internacional de Comércio de Hidrogênio e o Conselho de Hidrogênio lançaram um conjunto de iniciativas emblemáticas para acelerar a comercialização de hidrogênio e o distanciamento do uso dos combustíveis fósseis.

Para enfatizar ainda mais seu compromisso com o hidrogênio, a Hyundai destacou a expansão do HTWO, que evolui de uma marca de sistema de célula de combustível para a marca de negócios da cadeia de valor de hidrogênio do Grupo Hyundai Motor. A HTWO agora abrange os negócios e as afiliadas do Grupo, potencializando cada estágio de toda a cadeia de valor de hidrogênio limpo, desde a produção e armazenamento até o transporte e utilização. A HTWO representa o "Hidrogênio" e a "Humanidade", os dois principais pilares do negócio de células de combustível da Hyundai.

“As operações da HTWO alavancam as amplas competências do Grupo em vários setores, como automóveis, peças, aço, construção, mobilidade aérea, naval, robótica e tecnologias futuras”, disse Ken Ramirez, vice-presidente executivo e chefe global para Veículos Comerciais e Negócios de Hidrogênio. “O modelo se concentra nas quatro áreas centrais da cadeia de valor de energia: produção, armazenamento, transporte e utilização. As afiliadas do Grupo estão posicionadas em toda a cadeia de valor, formando uma rede de hidrogênio que permite o desenvolvimento de soluções personalizadas de hidrogênio de ponta a ponta”.

Tradicionalmente, as montadoras têm se concentrado na utilização de veículos, enquanto outras indústrias cobrem a produção, armazenamento e transporte de energia. Essa abordagem levou a um lento e desafiador processo de transição energética. A Hyundai pretende superar essas limitações, combinando e integrando suas competências de hidrogênio em todo o Grupo para revolucionar a transição energética e acelerar o estabelecimento de uma sociedade baseada no hidrogênio.

A nova identidade da Hyundai como um protagonista da sustentabilidade se constrói a partir de sua identidade central como uma empresa automobilística. Um dos objetivos da marca é contribuir para o estabelecimento de sociedade baseada no Hidrogênio, incentivando compras garantidas deste combustível renovável. Por meio da marca HTWO, o Grupo Hyundai Motor projeta que comprará, de maneira garantida, 3 milhões de toneladas de hidrogênio por ano a partir de 2035, impulsionando negócios, como logística limpa, produção de aço verde e geração de energia.

Durante a apresentação, Chang Hwan Kim, vice-presidente sênior e chefe de Desenvolvimento de Células de Combustível de Hidrogênio e Baterias, explicou que a Hyundai também está desenvolvendo competências para fabricação de eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM) com capacidade em escala de megawatts para a produção de hidrogênio verde, que deve ser comercializada nos próximos anos. A Hyundai, por meio do compartilhamento de componentes de sistemas de células de combustível, planeja alcançar um preço competitivo em comparação com as tecnologias PEM existentes. Embora o preço de mercado atual dos eletrolisadores PEM esteja por volta de 1,5 vezes mais alto que o dos eletrolisadores alcalinos, a empresa está confiante de que esse valor cairá abaixo dos eletrolisadores alcalinos por meio do compartilhamento de componentes. 

Além disso, o Grupo está se concentrando na tecnologia de produção de hidrogênio a partir de recursos recicláveis que visa transformar poluentes ambientais em hidrogênio limpo. A tecnologia de recursos recicláveis em que a Hyundai se concentra inclui duas abordagens: Waste-to-Hydrogen (W2H) e Plastic-to-Hydrogen (P2H). O W2H envolve a fermentação de resíduos orgânicos, como alimentos, lodo e esterco de gado, para gerar biogás. Esse biogás é então tratado para capturar dióxido de carbono e produzir hidrogênio. O P2H, por outro lado, envolve o derretimento de resíduos plásticos que não podem ser reciclados, gaseificando os plásticos fundidos e produzindo hidrogênio ao remover elementos desnecessários.

A Hyundai está ativamente envolvida em vários projetos de hidrogênio globalmente, começando pela Indonésia. O país tem mostrado um interesse crescente no hidrogênio como um caminho crucial para alcançar a neutralidade de carbono. Existe a necessidade de iniciar a adoção do hidrogênio em nível local para promover a aceitação regional desta nova fonte de energia e impulsionar o estabelecimento de um ecossistema de hidrogênio em todo o país asiático.

Na Indonésia, a Hyundai está começando com o Waste-to-Hydrogen, por meio da utilização de resíduos de comunidades locais, permitindo que a cidade estabeleça seus próprios minicentros de produção de hidrogênio, eliminando a dependência do transporte e armazenamento do produto. Com vários compradores garantidos entrando em cena, a região testemunhará a formação de um polo industrial de hidrogênio ao redor do centro de produção do insumo, promovendo assim o crescimento de uma Sociedade baseada no Hidrogênio.

Atualmente, em parceria com a Indonésia, a Hyundai está buscando ativamente o local certo em Java Ocidental para implantar a grade de soluções HTWO. Isso não só beneficiará a Indonésia, mas também os mercados da ASEAN no longo prazo, onde o hidrogênio poderá desempenhar um papel significativo na condução do movimento rumo a neutralidade de carbono e o desenvolvimento econômico. 

A Hyundai também está ativamente envolvida em projetos de demonstração relacionados ao hidrogênio nos EUA, onde planeja aplicar a grade de soluções HTWO com foco na utilização prática. Isso inclui a participação no projeto NorCAL ZERO no norte da Califórnia, que envolve 30 caminhões Hyundai XCIENT movidos a célula de combustível para apoiar a descarbonização do Porto de Oakland. O Grupo também fará parte do programa 'Regional Clean Hydrogen Hubs' (Centros Regionais de Hidrogênio Limpo), que é parte de uma iniciativa do governo dos EUA de US$ 7 bilhões para o desenvolvimento de infraestrutura de hidrogênio. 

O Grupo está desenvolvendo ativamente soluções de hidrogênio adaptadas às necessidades específicas dos clientes. Na Geórgia, trabalha no Projeto de Logística Limpa, que gira em torno do desenvolvimento de uma cadeia de valor de mobilidade de hidrogênio na Meta-fábrica do Grupo Hyundai Motor na América (HMGMA). Esta fábrica dedicada a veículos elétricos (EV) em construção no estado americano espera produzir até 300.000 EVs anualmente. Por meio do Projeto Logística Limpa, a Meta-fábrica integrará uma cadeia de valor abrangente de hidrogênio, começando com a implantação de caminhões XCIENT movidos a célula de combustível para gerenciar a logística da planta. A Hyundai está iniciando este projeto através da utilização prática, apoiada pelos seus parceiros do Grupo, com o objetivo de estabelecer as bases de uma infraestrutura de hidrogénio.

A colaboração da Hyundai com várias indústrias e setores na Geórgia está preparada para gerar um impacto significativo, atraindo uma gama diversificada de partes interessadas para participar da cadeia de valor do hidrogênio. A previsão é que essa colaboração estimule o crescimento econômico e crie oportunidades de emprego no estado.

"A história de sucesso da Hyundai com o hidrogénio dá aos georgianos uma imagem mais clara e uma melhor compreensão desta oportunidade notável que temos diante de nós, à medida que promovemos a posição da Geórgia na vanguarda desta indústria emergente", disse Pat Wilson, comissário do Departamento de Desenvolvimento Económico da Geórgia. "Esses avanços impulsionarão o crescimento econômico e as oportunidades de emprego em nosso estado, e estamos ansiosos para colaborar e focar na expansão da tecnologia limpa em uma variedade de indústrias e setores. Tendo visto as aplicações no mundo real já sendo colocadas em prática pela Hyundai, estamos entusiasmados que a Geórgia faça parte do futuro proposto pela empresa"

SDx: Construindo um ecossistema de mobilidade centrado no usuário ao viabilizar veículos, frotas e sistemas de transporte definidos por software e IA 

A Hyundai está passando por uma transformação orientada por software conduzida por todo o Grupo. Como fornecedora de soluções de mobilidade inteligente, a Hyundai reconhece a importância do software e da IA (Inteligência Artificial) na criação de um ecossistema de mobilidade centrado no usuário. Na CES, a empresa anunciou sua estratégia "Software-defined Everything" (SDx) (Tudo Definido por Software), que visa transformar todos os dispositivos em movimento, frotas e ecossistemas em ativos valiosos por meio de softwares avançados e IA. 

Com sua estratégia SDx, o Grupo busca desenvolver um ecossistema de mobilidade que atenda às necessidades dos usuários a qualquer hora e em qualquer lugar. Para conseguir isso, o Grupo está fazendo a transição de tudo para uma abordagem definida por software, desde o desenvolvimento de veículos até a construção de um ecossistema completo de mobilidade. A Hyundai acredita que o software e a IA são facilitadores para alcançar essa visão por fornecer experiência holística ao usuário sem limitações e está dedicada a entregar serviços e soluções de mobilidade que priorizam a conveniência e a segurança.

A estratégia do Grupo começa com o desenvolvimento de "veículos definidos por software" (SDV). Isso significa incorporar métodos de desenvolvimento por software ao desenvolvimento automotivo, o que implica em dissociar hardware e software para permitir atualizações independentes e o avanço de cada um destes. A rede e os controladores são projetados dentro da estrutura SDV, aumentando a agilidade e eficiência do desenvolvimento. Isso eleva a flexibilidade e a escalabilidade do sistema de desenvolvimento do veículo, permitindo atualizações mais rápidas de recursos centrados no usuário e melhoria contínua dos dispositivos.

Para melhorar a experiência do usuário, o Grupo planeja desenvolver um novo sistema de infoentretenimento que suporte um mercado de aplicativos veiculares. Também serão fornecidos kits de desenvolvimento de software (SDKs) para desenvolvedores criarem aplicativos “matadores” (aplicativo que torna um produto altamente desejado pelas pessoas). Além disso, o Grupo pretende integrar seu próprio modelo de linguagem expandida (LLM) em seu assistente de IA e sistema de navegação. Essa integração permitirá uma interação e experiência do usuário mais natural e conveniente, com maior segurança para o usuário.

À medida que os SDVs se tornam mais comuns e padronizados, a gestão de frotas de grande escala se tornará mais fácil e eficiente. Além dos veículos individuais, o Grupo está expandindo suas soluções para incluir frotas definidas por software conforme o tipo de negócio. Essas soluções oferecem serviços personalizados de gerenciamento de frota, análise de dados em tempo real e interfaces administrativas amigáveis, permitindo que os clientes B2B operem veículos com mais eficiência e resolvam problemas em tempo real. O Grupo oferecerá dados de veículos, serviços avançados de gerenciamento de frota, análise de dados e insights valiosos para clientes B2B com diferentes requisitos de hardware e software, tudo sem a necessidade de dispositivos telemáticos adicionais.

À medida que veículos, frotas e a mobilidade em geral são definidos e desenvolvidos por software, eles podem então ser definidos por IA. O Grupo prevê veículos evoluindo para "máquinas de IA" que aprendem continuamente a atender melhor os clientes e realizam operações de aprendizado de máquina (MLOps) otimizadas. A transformação de veículos em máquinas de IA permitirá ao Grupo automatizar a manutenção e as atualizações de veículos, simplificar ou eliminar tarefas tediosas, fornecer dados transparentes, prevenir e resolver prontamente possíveis problemas, personalizar as experiências do usuário e acelerar o aprimoramento de serviços e soluções para oferecer maior valor agregado aos usuários. Isso contribuirá para a operação estável e eficiente não apenas de dispositivos, mas também de mobilidade, logística e sistemas operacionais urbanos em geral.

O objetivo final é criar um conceito chamado "Transporte em Nuvem", onde software, dispositivos definidos por IA e mobilidade se unem para criar um ecossistema de mobilidade em que o transporte seja facilmente acessível a todos. Esse conceito, conhecido como "transporte como serviço", permite que os usuários acessem livremente os serviços de transporte e mobilidade, conforme necessário. Todos, juntamente com dispositivos e a infraestrutura das cidades, estarão interconectados dentro de um ecossistema, permitindo o acesso sob demanda ao transporte e aumentando automaticamente a inteligência das soluções de mobilidade ao longo do tempo. O Grupo está atualmente operando vários serviços avançados de mobilidade, como transporte responsivo à demanda e táxis autônomos, e coletando dados para evoluir ainda mais a tecnologia SDV, incluindo condução autônoma, para estabelecer a base para o Transporte em Nuvem.

"Como um provedor de soluções de mobilidade, nossa visão vai além dos veículos", disse Chang Song, presidente e chefe da Divisão SDV do Grupo Hyundai Motor. "Trata-se de empoderar um ecossistema de mobilidade. Vemos o movimento como uma nova fonte de conhecimento e inovação. E nossas soluções e dispositivos tornam esse conhecimento universalmente útil."

O Grupo apresentou sua recente parceria com a Tenstorrent, uma empresa especializada em projetar unidades de processamento neural (NPUs), reforçando ainda mais o compromisso do Grupo com os avanços de software e IA.

"A Tenstorrent está construindo um futuro de silício que você pode possuir. Nossos hardware e software de código aberto permitirão que você crie os produtos que quiser", disse Jim Keller, da Tenstorrent. "A Hyundai está construindo carros, fábricas, robôs, autonomia, infoentretenimento e sistemas inteligentes. A Tenstorrent está alinhada com cada parte dessa visão. Estamos entusiasmados em nos juntar à Hyundai para ganhar a independência para vencer a corrida da tecnologia de alto risco."

Em suas considerações finais, o Presidente Song destacou a dedicação contínua do Grupo à conveniência e segurança do usuário, que têm sido valores fundamentais desde sua criação. A filosofia de desenvolvimento de software do Grupo, "Definido por serviço, projetado para segurança", reflete sua missão de fornecer experiências de mobilidade sem complicações com dispositivos confiáveis e seguros. Ao alavancar software e IA, o Grupo visa desenvolver serviços e soluções que atendam às necessidades dos usuários de forma responsiva, ao mesmo tempo em que assume a responsabilidade de garantir a segurança em todos os aspectos da mobilidade, incluindo a estabilidade dos dispositivos, a proteção de dados e a segurança cibernética.

Cadeia de valor do hidrogênio e tecnologias de software em exibição na CES 2024

A Hyundai está apresentando sua produção de hidrogênio a partir de resíduos e a cadeia de valor de hidrogênio, bem como tecnologias SDV e conceitos de mobilidade futura, na CES 2024. Os interessados podem visitar o estande de exposição da empresa no Centro de Convenções de Las Vegas, Ala Oeste,  de 9 a 12 de janeiro. 

A exposição gira em torno do tema "Ease every way" (Facilitar Todos os Caminhos), com foco em um futuro centrado no ser humano que virá por meio da aplicação de energia a partir do hidrogênio e tecnologias de software. Na entrada, o processo “hidrogênio a partir do plástico”, no qual resíduos plásticos são transformados em energia limpa de hidrogênio, pode ser visto em um grande display imersivo de três lados. 

No meio do estande, há várias soluções de aplicações HTWO e projetos de demonstração da cadeia de valor de hidrogênio em exibição que abrangem o Grupo Hyundai Motor, incluindo Hyundai Motor, Hyundai Rotem, Hyundai E&C, Hyundai Engineering, Hyundai Glovis e Hyundai Steel. As soluções de hidrogênio e projetos de demonstração cobrem todas as soluções da cadeia de valor de hidrogênio: produção, armazenamento, transporte e utilização, incluindo a produção de hidrogênio a partir de recursos recicláveis (por exemplo, W2H e P2H), produção de hidrogênio verde, distribuição e logística do hidrogênio, navios movidos a amônia, bondes por célula de combustível, aço verde, caminhões elétricos por célula de combustível e geradores móveis por célula de combustível.

Duas exposições físicas que aumentam a compreensão dos visitantes sobre o negócio de hidrogênio também podem ser encontradas no estande. Em exibição,  um modelo seccional explica o princípio de funcionamento de um gerador por célula de combustível móvel, que pode ser usado em situações de emergência, áreas remotas onde a energia é difícil de obter e eventos em corridas de veículos elétricos (por exemplo, eTCR). Há também um diorama explicando o processo de transformação de resíduos em hidrogênio, ilustrando como o biogás gerado a partir de resíduos é convertido em energia de hidrogênio.

A Hyundai também está apresentando as principais tecnologias SDV em desenvolvimento pelo “Global Software Center 42dot” do Grupo. Isso inclui uma demonstração da nova arquitetura E&E para SDV, um sistema que separa hardware de software para aumentar a flexibilidade e escalabilidade. A nova arquitetura simplificada conta com um HPVC (High-Performance Vehicle Computer – Computador Veicular de Alta Performance) centralizado e controladores de zona responsáveis por gerenciar sensores e atuadores com uma arquitetura tolerante a falhas.

Além disso, há filmes explicando as principais tecnologias SDV desenvolvidas até o momento, abrangendo redes de veículos de próxima geração administradas por SDV OS, direção autônoma, veículos projetados para segurança, tecnologias SDV que se estendem para cidades inteligentes com gerenciamento de frota de alta fidelidade e assistente de IA baseado em LLM. A Hyundai também apresentará um filme sobre serviços de mobilidade definidos por software já em funcionamento equipados com tecnologias avançadas operadas por várias empresas do Grupo.

O estande da marca também exibe vídeos que mostram grandes projetos de demonstração relacionados ao hidrogênio, bem como os valores esperados para os clientes a partir da visão da Hyundai para um futuro baseado em hidrogênio e software.

Por fim, três exposições de mobilidade futura em grande escala e o robô   "Stretch" da Boston Dynamic destacam como as experiências dos clientes mudarão com base em tecnologias de hidrogênio, software e robótica. Estas exposições incluem mobilidade pessoal (DICE: Digital Curated Experience – Experiência com Curadoria Digital), mobilidade social (SPACE: Spatial Curated Experience – Experiência com Curadoria Espacial) e mobilidade comercial (CITY POD). 

Hyundai Motor promove engajamento digital: Roblox Hyundai Map e transmissão ao vivo da CES 2024 para o público global

O hidrogênio, a robótica e as futuras atividades relacionadas à mobilidade da Hyundai podem ser indiretamente experimentadas não apenas no estande de exposição da CES, mas também por meio da plataforma digital do metaverso chamada "Roblox Hyundai Map".

A Hyundai Motor mostra ainda mais tecnologias inovadoras e visões de futuro transmitindo os principais anúncios da marca na CES 2024 por meio do canal global da empresa no YouTube.

Hyundai Motor Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.