VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
O grupo dinamarquês de engenharia Danfoss completou uma jornada épica com um de seus caminhões elétricos, viajando mais de 1.300 quilômetros (800+ milhas) da Dinamarca até Le Mans, na França, para coincidir com o evento da corrida de 24 horas, juntamente com 48 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento participou do que os organizadores chamaram de "a maior viagem rodoviária elétrica do mundo".
Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss, disse: "48% de todos os caminhões na Dinamarca percorrem menos de 300 quilômetros por dia e 62% de todas as viagens de caminhões pesados na UE são inferiores a 400 km. Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas para a conversão para caminhões totalmente elétricos. Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, de modo que o tempo de carregamento seja igual ao tempo de carga. É por isso que enviamos um de nossos caminhões elétricos a Le Mans para provar que é possível percorrer distâncias maiores atualmente. Em outras palavras, para uma grande parte dos caminhões, não há razão para ter ansiedade de alcance e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado fará uma contribuição significativa para a transição verde."
O caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participou da jornada de três dias para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem atualmente. O caminhão contém vários componentes essenciais da Danfoss, que teve um crescimento significativo em seu negócio de eletrificação nos últimos anos.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhão de toneladas de CO2 anualmente em 2020. No entanto, 45% de todas as mercadorias transportadas por estrada na Europa percorrem menos de 300 km. Ao tomar as medidas para eletrificar o que é alcançável, é possível obter uma grande economia de emissões com a tecnologia que já está disponível.
A viagem foi organizada como um evento sem fins lucrativos pela empresa GodEnergi, com o objetivo de dissipar a ansiedade em relação à autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte em uma extensão muito maior do que a comumente percebida atualmente.
"Somos 115 participantes dessa viagem que adoram automobilismo e carros e, ao mesmo tempo, queremos provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. A tecnologia e as oportunidades estão aí. Temos o prazer de contar com a Danfoss e seu caminhão elétrico, pois é uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação", diz Jan Darville, CEO da GodEnergi.
Eletrificado desde Nordborg, na Dinamarca, até Le Mans, na França
A viagem elétrica composta por 48 carros elétricos e um caminhão elétrico partiu oficialmente da sede da Danfoss em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho.
De Nordborg, a delegação cruzou a fronteira com a Alemanha e chegou à Holanda no mesmo dia para uma parada.
Em 13 de junho, a delegação seguiu da Holanda, passando pela Bélgica, até o destino final: Le Mans, na França. Todo o comboio era composto inteiramente por veículos elétricos, e todos os aspectos da viagem foram eletrificados. Os membros dependiam da energia dos carros participantes para seus acampamentos, inclusive para cozinhar seus alimentos em churrasqueiras elétricas.
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.