VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
O
livro Fitti 1, o Fórmula 1 brasileiro: reescrevendo a história, escrito
por Lemyr Martins, está disponível, revisado, na plataforma Kindle da
Amazon, em português e inglês, para compra por R$
24,99. O livro, escrito sob encomenda da Dana, uma das empresas líderes
no setor automotivo mundial, como parte do programa de recuperação dos
carros da equipe Fittipaldi, publicado em 2005 e com a sua edição
impressa esgotada, conta a história da
única equipe brasileira de Fórmula 1 e agora também inclui partes sobre o
icônico modelo FD-04, além de passagens com Emerson Fittipaldi sobre o
movimento que ele ao sair da McLaren e ingressar na Copersucar
Fittipaldi, em 1976.
O
livro Fitti 1, o Fórmula 1 brasileiro: reescrevendo a história conta
detalhes pouco conhecidos sobre o resgate da saga da equipe Fittipaldi e
sua aventura pelos mais importantes autódromos do mundo, parte do
projeto de valorização dos ícones
brasileiros da mobilidade, que culminou, em 2004, com o restauro dos
monopostos de Fórmula 1 FD-01 e FD-04, pilotados pelos irmãos Fittipaldi
nos anos 70.
Lemyr relata como foi a criação do primeiro carro brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo mundial, uma trajetória que envolveu sonhos, empenho, perigo, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas. Também conta em detalhes todo o processo de reconstituição do FD-01, ou Fitti-1, retratando como os colaboradores da Dana Brasil rodaram o mundo atrás de componentes e fragmentos para refazer com toda a autenticidade o quebra-cabeça de 6 mil peças de um Fórmula-1.
Além
de narrar a recuperação dos primeiros modelos da equipe Fittipaldi e a
reapresentação do Fitti-1 restaurado no autódromo de Interlagos, o autor
volta no tempo e desvenda o início da paixão dos irmãos Fittipaldi pelo
automobilismo, na época
em que, ainda adolescentes, fabricavam volantes esportivos. Depois
passaram a preparar karts, que entraram no Brasil em 1960, e a criar
outros protótipos de sucesso nas pistas brasileiras, como o
Fitti-Porsche e o surpreendente Volks
bimotor.
Em
um dos capítulos do livro, Lemyr relata como Wilson Fittipaldi Jr.,
decepcionado com as constantes falhas internas da Brabham, time pelo
qual competia na Fórmula 1, em 1973, teve a ideia de construir um F-1
legitimamente brasileiro. A partir desse
ponto, o autor narra toda a trajetória da equipe e do carro, desde seu
projeto por Ricardo Divila, passando pela apresentação ao então
presidente Ernesto Geisel em Brasília, até a estreia no GP da Argentina
em 1975.
Outra
passagem interessante é a que descreve a ida de Emerson Fittipaldi, na
época bicampeão mundial, para a equipe brasileira, em 1976. Emerson foi
acusado de inimigo dos próprios interesses, por deixar a McLaren, com
claro potencial de um
tricampeonato mundial, para pilotar o F-1 da família, ainda na fase de
afirmação. "Ao contrário do que disseram na época, minha decisão de
deixar a McLaren não foi para ganhar mais na Copersucar. Fui ganhando
menos, porém muito motivado em guiar
nosso carro”, declara Emerson no livro.
Lemyr
Martins também dedica algumas páginas de seu livro ao radialista
esportivo Wilson Fittipaldi, o Barão, e aos que participaram ativamente
da equipe, mecânicos, projetistas e os pilotos Ingo Hoffmann, Arturo
Merzario, Alex Dias Ribeiro, Keke
Rosberg e Chico Serra.
O
empenho das empresas que contribuíram com a realização do sonho da
equipe brasileira também é lembrado, como a Embraer, que cedeu seu túnel
de vento para os primeiros testes com o carro, a então Albarus (Dana),
que desenvolveu e forneceu os
semieixos para o Fitti-1, além das patrocinadoras Copersucar e Skol.
O
livro traz ainda as fichas técnicas de todos os modelos e os resultados
da equipe Fittipaldi nas temporadas de 1975-82, a colocando no mesmo
nível de tradicionais equipes como Williams e Ferrari.
As Melhores Fotos e O voo do Jahu
Além
desse livro, Lemyr Martins tem outros 3 publicados na plataforma Kindle
da Amazon: a versão em inglês do livro do Fitti 1; “As Melhores Fotos”,
no qual o premiado repórter esportivo conta as histórias de 50 de seus
principais registros
fotográficos, incluindo imagens inéditas, como do ex-presidente João
Goulart, “Jango”, em plena campanha da legalidade no Palácio Piratini em
Porto Alegre, em 1964 nas costas de Lemyr, além de fotos incríveis do
Pelé, Maradona e; e O voo do
Jahu, contando a história da travessia e da recuperação do famoso avião,
o primeiro da história a fazer a travessia aérea do Atlântico Sul sem
escalas, em 1927.
Crédito das imagens: Divulgação Dana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.