CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A Chevrolet
apresenta o Blazer EV, o carro que simboliza o início do período de
maior transformação da marca no país. O modelo chega para reimaginar o
conceito de automóvel e de experiência do
usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o
cockpit virtual com Google built-in.
O SUV elétrico premium da marca estreia na
configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com
acabamento RS, tração traseira, 347 cv e bateria de 102 kWh. É prazeroso
e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto,
espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia
da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h
em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5
vezes mais eficiente que EVs
tradicionais.
Com estilo premiado internacionalmente, o Blazer EV conta com acabamento esportivo tanto por dentro como por fora. Destaque para as linhas atléticas, rodas aro 21 com apliques e proporções únicas para um SUV - mais comprido, largo e com teto mais baixo que o padrão. A bordo, a sensação é de estar em um carro do futuro. Tem ignição automática (sem chave ou botão), ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz. Entre os vários sistemas de assistência, vale ressaltar o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos, conjunto exclusivo no segmento.
Outro pilar de inovação está na
conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas
telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que
conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o
Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o
myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não
depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite
conexão com um número superior de
serviços e pode interagir com casas inteligentes.
O Blazer EV encanta também pelo conteúdo, superior até ao de SUVs elétricos de altíssimo luxo, inclusive com funcionalidades que só ele oferece. Este pacote inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.
Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.
A pré-venda está planejada para começar em
agosto, quando será divulgado o preço sugerido para o modelo. O Blazer
EV fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com
nível máximo de proteção balística permitido para uso civil
(III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede
de concessionárias da marca.
Reimaginando a experiência ao volante
O Blazer EV fica pronto para o motorista
assim que ele embarca com a chave no bolso, bastando pressionar o pedal
do freio e engatar a marcha para partir. Não há botão de ignição. Também
não é necessário parear um smartphone para projetar
aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita
previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da
agenda, sugerir o trajeto e indicar um ponto de recarga, caso a energia
da bateria seja
insuficiente.
O painel de instrumentos é configurável.
São diversas opções de setup, com informações que vão desde estatísticas
acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo
até a capa do álbum que está tocando no sistema de
áudio high definition da grife Bose.
Existem três modos pré-definidos de
condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico
do carro. Para os entusiastas, tem ainda um modo customizável para a
sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador
– como nos melhores simuladores de vídeo game. Até o sistema One Pedal,
que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem níveis de
calibração. No estágio de recuperação intensa é possível praticamente
conduzir sem pressionar o
pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.
O condutor ainda tem o auxílio do controle
de cruzeiro adaptativo, que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o
alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira.
Sem dúvida a segurança faz parte do DNA do Blazer EV. O
alerta de ponto cego para bicicletas permanece ativo após o carro ser
desligado para continuar monitorando o perímetro durante o desembarque.
A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma
pitada extra de requinte com as luzes ambiente que decoram as saídas de
ar do painel, alusivas as do Camaro. No caso do Blazer EV, são 26
opções de cores.
Reimaginando o SUV
Cada traço da carroceria do SUV elétrico da
Chevrolet foi pensado para que o modelo exale esportividade e
elegância. A aparência atlética faz menção à tradição americana dos
muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo
coeficiente aerodinâmico e as proporções perfeitas para equilibrar
beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436
litros). Outra razão para que as linhas do Blazer EV sejam tão
conectadas com o gosto local é que designers
brasileiros fizeram parte da concepção do carro.
A proposta estética arrojada do Blazer EV
realmente se reflete na prática, com acelerações e retomadas vigorosas
para o porte do carro. Apesar dos 4,88 metros de comprimento, 1,98
metros de largura e 2.495 kg, o modelo vai de 80 a 120 km/h em apenas
4,8s, excelente número para ultrapassagens confiantes na estrada. Tudo
num silêncio surpreendente.
Outra característica perceptível é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma e o teto é ligeiramente rebaixado – o veículo tem 1,65 metros de altura, somando o rack. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente, assim como o tamanho das rodas, algo comum a carros-conceito. Na pista, sua performance lembra a de um cupê potente.
Reimaginando os elétricos
O Blazer EV foi
projetado desde o início para ser um veículo zero emissão. Seu
diferencial está na tecnologia Ultium, modular e flexível. Suas baterias
possuem uma composição química avançada para maior capacidade de
armazenamento de
energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior
durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais
ágil e conveniente.
A configuração de
baterias do SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo,
composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem
autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro – o que traz
tranquilidade
para viagens longas.
Para o Blazer EV, a
velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Na prática, é
possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos. Tudo
isso posiciona o produto em uma outra classe de elétricos, muito mais
evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.
Reimaginando a conectividade
Além da inovadora plataforma Ultium, outro
destaque tecnológico do SUV elétrico da Chevrolet está no mais alto
nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google
built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e
funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.
O Google built-in agrega, entre outros,
Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se
automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde
os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda
pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.
Ainda possibilita comandar itens como o
ar-condicionado dual zone e o sistema de áudio do carro por comando de
voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência
artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras
buscas.
Por meio deste sistema também é possível se
conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar
em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para
abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas
baseadas no GPS do veículo.
Mais uma vantagem: o Google built-in é
potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e
serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música,
mapas online e plataforma de mensagens.
É possível definir diversos perfis, um para
cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e
protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o
acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos
usuários.
O veículo conta com os recursos do OnStar e
do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o
planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do
caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda
consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto
tempo na tomada será necessário para completar a viagem.
O Blazer EV é o quarto dos seis lançamentos anunciados pela Chevrolet para 2024. O próximo é o Equinox EV. A marca trabalha em uma renovação integral de seu portfólio, bem como o desenvolvimento de tecnologias e produtos ainda inéditos no Brasil.
Fonte: General Motors do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.