quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Em sua 20ª edição a competição universitária avaliou carros projetados e construídos por estudantes

 

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 As equipes Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG) e B'Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS-SP) repetiram a façanha de 2023 e foram as primeiras colocadas respectivamente nas categorias Combustão e Elétrico da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, realizada de 31 de julho a 04 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) em Piracicaba – SP.

Com a somatória de 918,8 pontos obtidos em provas estáticas e dinâmicas a Fórmula Cefast conquistou o quinto título na Fórmula SAE BRASIL, ocupando a primeira posição no pódio da categoria Combustão entre 42 equipes participantes, enquanto a B’Energy Racing registrou a maior pontuação na categoria Elétrico, de 637 pontos, entre 21 equipes participantes.


Pódio - A segunda colocada na soma geral de pontos na categoria Combustão foi a Fórmula SAE UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, com 747,9 pontos, seguida pela equipe Fórmula SAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (SP), que ficou em terceiro lugar com 740 pontos. Na categoria Elétrica a vice-liderança ficou com a equipe Ampera Racing,da Universidade Federal de Santa Catarina, com 282,5 pontos e a terceira colocada foi a EESC USP- Tupã, da Escola de Engenharia São Carlos USP- campus Tupã, com 225 pontos.


As equipes brasileiras com as melhores pontuações no computo geral poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos EUA pela SAE International.

20 anos – A apresentação dinâmica de um protótipo 100% autônomo pela equipe Ampera Racing, da Universidade Federal de Santa Catarina, foi destaque na comemoração dos 20 anos de avanços na competição estudantil, por onde já passaram 13.600 universitários desde a estreia em 2004, quando os carros ainda eram movidos exclusivamente a combustão. Da primeira competição com apenas sete equipes inscritas e um único protótipo funcional, a vigésima edição a Fórmula SAE BRASIL saltou para 70 equipes inscritas e 46 protótipos funcionais, 25 deles avaliados em provas estáticas e dinâmicas.


“A apresentação do protótipo da Ampera Racing para todas as equipes, representa o espírito do Fórmula SAE BRASIL, onde adversários são amigos e compartilham o conhecimento para que todos possam evoluir juntos”, lembra Renato Kazuo, entusiasta e diretor técnico da competição há 8 anos.

 

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

 

CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES POR CATEGORIA E PROVAS

 

COMBUSTÃO

Custos (avalia custos e viabilidade de manufatura, considerando a precisão do relatório e processos de fabricação do veículo)

1º lugar EESC-USP Formula SAE - Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

2ºlugar Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

3ºlugar Fórmula SAE UFMG – Universidade Federal de Minas

 

Design (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro)

1º lugar Fórmula Cefast- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

2º lugar EESC-USP Formula SAE - Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

3º lugar FSAE Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (SP)

 

Apresentação (avalia adequação do projeto para o mercado e atendimento a demandas econômicas de produção em larga escala)

1ºlugar PUCPR Racing

2ºlugar Fórmula UTFPR

3ºlugar FEB Racing

 

Aceleração

1º lugar Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

lugar Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

3ºlugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)

 

SkidPad (desempenho do veículo em curva)

1ºlugar Fórmula FEI - Centro Universitário FEI (SP)

2ºlugar Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

3ºlugar Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

 

Autocross (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem)

1ºlugar Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

2ºlugar Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

3ºlugar Fórmula FEI - Centro Universitário FEI (SP)

 

Enduro (desempenho, durabilidade e confiabilidade)

1º lugar Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

2º lugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)

3ºlugar EESC-USP Formula SAE - Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

 

Eficiência energética

1º lugar Fórmula CEM ICUFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

2ºlugar EESC-USP Fórmula SAE - Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

3º lugar Cheetah Racing Unifei - Universidade Federal de Itajubá (MG)

 

 

ELÉTRICO

Custos

1º lugar Faraday E-Racing - Universidade Federal Fluminense (RJ)

2º lugar B’Energy Racing Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

3º lugar Cheetah E-Racing - Universidade Federal de Itajubá (MG)

 

Design

1º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

2º lugar B’Energy Racing Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

3º lugar EESC-USP Tupã - Escola de Engenharia São Carlos USP- campus Tupã (SP)

 

Apresentação

1º lugar Formula ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

3º lugar E-Power UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)

 

Aceleraçâo

1º lugar B'Energy Racing - Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

3º lugar Faraday E-Racing - Universidade Federal Fluminense (RJ)

 

SkidPad

1º lugar B'Energy Racing - Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

3º lugar Faraday E-Racing - Universidade Federal Fluminense (RJ)

 

Autocross

1º lugar B'Energy Racing - Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

3º lugar Faraday E-Racing - Universidade Federal Fluminense (RJ)

 

Enduro

1º lugar B'Energy Racing - Centro Universitário FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

 

Eficiência energética

1º lugar B'Energy Racing - Centro Universitário FACENS (SP)

2º lugar Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

 

Fonte: Link Comunicação Empresarial & Editora

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