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A Marcopolo registrou
receita líquida de R$ 1,9 bilhão no 2T24, crescimento de 43,4% em
relação ao 2T23. O valor reflete o melhor desempenho do mercado em todos
os segmentos de produtos, com aumento no volume de
vendas e crescimento da produção. No período, a produção consolidada
companhia foi de 3.998 unidades, com crescimento de 32,8%, sendo 3.355
unidades feitas no Brasil, 36,4% superior à do 2T23, enquanto no
exterior foram 643 unidades, 16,7% superior
às unidades produzidas no mesmo trimestre do ano anterior.
A produção do 2T24 marca
uma etapa importante no processo de recuperação de volumes no mercado
brasileiro, com destaque para os modelos rodoviários, que mantiveram uma
carteira de pedidos saudável devido aos investimentos de clientes em
renovação
de frotas. O movimento é justificado pela demanda crescente de pessoas
que optam por viajar de ônibus tanto em trajetos de longa distância,
como no turismo e transporte público.
“Buscamos alcançar resultados ainda melhores, para isso investimos continuamente no aprimoramento de nossos produtos, com soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis. O setor de mobilidade está em constante evolução e, ao longo de nossos 75 anos de história, nos preparamos para acompanhar essas transformações”, pontua José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores.
No 2T24, o lucro bruto
foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, contra R$ 276,2 milhões e
margem de 20,2% no 2T23. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões no segundo
trimestre de 2024 – margem de 19,5%. No 2T23, o EBITDA foi de R$ 158
milhões e
margem de 11,6%. Os números são explicados pelo crescimento de vendas e
melhora no desempenho das operações internacionais da companhia.
A companhia também
aplicou recursos na modernização das instalações industriais, com uma
nova Central de Infamáveis, em Caxias do Sul (RS), que contou com
investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, além do desenvolvimento
de novos produtos,
como os modelos elétricos. A Marcopolo segue ainda com a ampliação da
fábrica localizada em São Mateus (ES), que deve ser concluída no segundo
semestre de 2024, onde serão instaladas as linhas de montagem de
chassis elétricos.
Caminho da Escola
No segundo trimestre
deste ano, a empresa entregou 959 veículos ao programa Caminho da
Escola. Desse total, foram 500 micros e 459 Volare. Com o grande volume
de entregas, a companhia dedicou parte de sua linha de produção de
ônibus urbanos para a
fabricação dos modelos escolares.
Atuação internacional
As operações
internacionais da companhia registraram números crescentes e
consistentes. A Marcopolo Austrália (Volgren) alcançou números recorde
no 2T24, fruto de uma carteira de pedidos saudável e bom ritmo de
produção. A fabricação de
veículos local cresceu 40,9% na comparação entre o 2T24 e o 2T23,
chegando em 162 unidades.
O México também é
destaque, com um avanço gradual nas vendas de urbanos e rodoviários,
entre eles o G8 que passou a ser fabricado no país e já tem entregas
previstas para o final de 2024 e início de 2025.
Na África do Sul, a MASA
avançou com as boas perspectivas de vendas, principalmente com o
lançamento do G8 na região. A unidade fabricou 134 veículos 2T24,
crescimento de 52,3% em relação ao 2T23.
Enquanto na Argentina,
com a Metalsur, a companhia identificou sinais de recuperação, com
aumento de unidades produzidas e entregues na comparação com o 1T24. A
partir dos próximos trimestres, a companhia espera uma melhoria no
desempenho,
justificada pelo processo de revitalização das frotas, após longos anos
de subrenovação.
“Diante dos números apresentados, projetamos bons resultados para o segundo semestre de 2024. Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas”, pontua José Antonio Valiati.
Crédito da imagem: Divulgação Marcopolo / Secco Consultoria de Comunicação
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