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O mercado de carros elétricos e eletrificados vem ganhando tração nos últimos anos. Dados do Barômetro de Frotas e Mobilidade do Arval Mobility Observatory, recém-divulgados, mostram que 10% das empresas brasileiras já estão usando tecnologias de energia alternativas nas suas frotas. As soluções variam entre veículos PHEV (híbrido recarregável plug-in), HEV (rodam com motor à combustão, mas possuem bateria sem plug-in) e 100% BEV (possuem bateria recarregável na tomada).
Ainda segundo o Barômetro de Frotas e Mobilidade Arval 2024, não há
diferença entre as modalidades de energia alternativa para os carros de
passageiros. O cenário é melhor em relação aos veículos comerciais leves
(LCVs): 1 em 5 companhias brasileiras já usam ou pretendem usar
veículos 100% BEV e/ou Fuel Cell (movidos a hidrogênio) nos próximos
três anos.
Em termos gerais de mercado, os veículos elétricos ou eletrificados estão ganhando a confiança dos brasileiros. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) os chamados VE representaram 1% das vendas de carros em 2023, com 19.310 unidades vendidas. Para 2024, é esperada a comercialização de 24.100 unidades, com margem de 1,04% entre todos os veículos vendidos no país.
Diante desse cenário, a Arval, empresa especialista em
soluções de mobilidade do Grupo BNP Paribas, lançou o Guia para
Condutores de Carros Elétricos. Escrito em linguagem acessível e com
design atraente, o Guia se propõe a ajudar na condução e carregamento do
VE, para uma melhor experiência.
O Guia a Arval reforça o
seu papel de disseminar informações sobre a jornada de transição
energética para condutores e para as empresas.
" Como empresa especialista em soluções de mobilidade sustentável, é
nosso dever explorar todas as alternativas para impulsionar novas formas
de locomoção, entre as quais o VE se destaca. Queremos que os
condutores experimentem todas as suas vantagens desta tecnologia: zero
emissões de CO2, ruído mínimo, sem cheiro, sem vibração, potência ideal
para arranque, entre outras", diz Julio Cesar Meneghini, gerente de
marketing da Arval Brasil.
O Guia é dividido em três grandes tópicos: Especificações
(informações gerais da bateria); Carregamento e Condução. Confira abaixo
algumas dicas:
Velocidade de carregamento:
O tempo de carregamento do veículo depende da capacidade da
bateria, do estado da carga da bateria, da velocidade do ponto de
carregamento, da capacidade do carregador de bordo e da temperatura
ambiente.
Quais conectores devo usar:
A escolha do conector irá depender do tipo de corrente elétrica usada:
O carregamento lento (nível 1) usa
conector do tipo A (20 A). É indicado para ambientes domésticos ou
qualquer tomada elétrica padrão. Tem potência de 2-2,5kW e demora de 8 a
20 horas para carregar a bateria.
Recarga Moderada (nível 2) –
Usa conector tipo 2. A potência de carregamento mais comum é 7 kW, mas
está disponível também com potências de 3,7kW,11kW e 22kW. Demora de 3 a
8 horas para carregar e está disponível em casas com estações de
carregamento dedicadas, local de trabalho e em estações de carregamento
públicas.
Carregamento rápido (Sistema de Carregamento Combinado (CCS), Supercharger Tesla) –
Tem 50 KW de potência e demora de 30 a 60 minutos para carregar a
bateria, dependendo da sua capacidade e infraestrutura do carregamento.
Disponível nas áreas de descanso das autoestradas, estações de
carregamento públicas e alguns locais de trabalho.
Carregamento Ultrarrápido (CCS, Tesla Supercharger V3) –
Potência de 150 kW a 350 kW, carrega a bateria entre 20 a 40 minutos,
dependendo da sua capacidade e da infraestrutura de carregamento. É o
tipo de estação que mais cresce nas rodovias e em alguns locais de áreas
urbanas.
Como preservar a autonomia e a vida útil da bateria:
Importante observar alguns indicadores:
- O nível ideal da carga é entre 20% e 80%. O tempo de carregamento aumenta significativamente abaixo de 20% e acima de 80%, especialmente com um carregador rápido.
- Utilize o sistema inteligente disponível na maioria dos veículos elétricos para parar automaticamente de carregar assim que a bateria estiver 80% carregada.
- De tempos em tempos, realize uma recarga completa da bateria para equilibrar seus elementos internos. Reserve estas cargas completas para viagens mais longas.
- Opte por sessões de carregamento mais curtas e frequentes, em vez de sessões de carregamento longas.
- Prefira o carregamento lento e reserve o carregamento rápido para viagens mais longas.
- Se não utilizar o veículo durante muito tempo, carregue-o a, pelo menos 50%. Algumas características ou circunstâncias utilizam a bateria mesmo quando o veículo está desligado.
Como carregar com segurança e poupar tempo e dinheiro em casa:
Carregue
sempre que possível em casa/ escritório – tenha em mente que o
carregamento público, especialmente o tipo rápido e super-rápido, é
muito mais caro do que o carregamento doméstico.
Sempre que
possível, carregue o veículo elétrico a partir de uma estação de
carregamento dedicada, em vez de uma tomada doméstica, ou use pelo menos
um plugue reforçado; aproveite as horas fora de pico, se estiverem
disponíveis no seu fornecedor de energia.
Como maximizar a duração da bateria:
Adote um estilo de condução ecológica, mantenha velocidade moderada e
um ritmo constante, minimize acelerações bruscas e antecipe a travagem;
Utilize o limitador de velocidade ou o controle de velocidade de cruzeiro nas estradas e ative o modo eco na cidade;
Utilize
a recarga regenerativa (permite recuperar energia durante a
desaceleração), ideal para ambientes urbanos, engarrafamentos e estradas
montanhosas;
Remova itens desnecessários do seu veículo,
especialmente cargas pesadas e aquelas que afetam a aerodinâmica, como
racks de teto e porta-malas externos;
Evite deixar o seu veículo elétrico parado durante várias semanas.
Como preservar a autonomia e a vida útil da bateria em temperaturas extremas:
O desempenho do veículo elétrico é influenciado pelas condições
ambientais e especialmente pela temperatura, mas pode ser gerido com
medidas preventivas;
Tempo Frio
Pré-aqueça o carro enquanto está ligado. Desta forma, é a energia da
rede que é usada, e não a bateria. Ligar de 10 a 15 minutos antes da
hora da partida;
Utilize opções de aquecimento energeticamente
eficientes, como bancos aquecidos e volantes, para reduzir a utilização
de um aquecimento regular menos eficiente.
Tempo Quente
Estacione à sombra, mesmo que
isso signifique estar um pouco mais longe do seu destino. Evite carregar
durante período de calor intenso, conduza de forma ainda mais suave,
abra as janelas quando conduzir a baixas velocidades (mas evite em
estradas, pois o vento irá atuar na aerodinâmica e reduzir a
velocidade).
agencianb.com.br
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