SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/
Foto Marcella Moran (Divulgação)
Uma exposição que mantém viva a história de forças policiais brasileiras: 12 viaturas antigas são a mais nova atração do Complexo Dream Car de São Roque (SP). Entre elas, também está um típico caminhão de bombeiros norte-americano. Os veículos chegaram no dia 23 de fevereiro e permanecerão até abril no segundo pavimento do Dream Car Museum. As novidades podem ser conferidas inclusive no feriadão de carnaval, pois o maior polo de entretenimento de veículos antigos do Brasil funcionará normalmente no período. Além de museu com 165 veículos antigos, conta com shopping (23 lojas e restaurantes), parque de diversões temático e kartódromo, onde ocorrem apresentações gratuitas de drift todos os finais de semana.
Algumas viaturas se enquadram na categoria tributo, pois são réplicas fiéis de modelos utilizados entre as décadas de 1960 e 1990 por forças policiais, a exemplo das duas “Baratinhas”, Fuscas que marcaram época em São Paulo. Outras, porém, foram utilizadas para valer no combate ao crime, como o Corcel 1977, o Gurgel X12 ano 1988, o Opala 1990, o Envemo Camper 1993 e o scooter Bajaj Ava/Avajet Classic 1997, todos usados pela Polícia Militar de São Paulo. Já o Gol Patrulheiro 2001 serviu inicialmente à Brigada Militar e depois aos Bombeiros do Rio Grande do Sul. Na lista há também um ilustre estrangeiro, o caminhão de bombeiros Pierce ano 1991, que ajudou a combater incêndios e a salvar vidas nos Estados Unidos.
Parceria com o Clube das Viaturas
A exposição é uma parceria com Clube das Viaturas, que foi fundado em 2012 e tem sede na capital paulista. “Contamos com 25 associados e 40 veículos. Nosso objetivo é preservar e divulgar a história desses modelos junto às novas gerações”, explica o presidente, Dionne Andrade de Brito, sub-tenente aposentado da Polícia Militar de São Paulo.
Confira um breve histórico e informações técnicas de cada uma das viaturas expostas no Dream Car Museum. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br.
Foto: Réplica do Fusca 1965 da Polícia Militar de SP - O
Volkswagen Fusca 1965 era equipado com motor 1.200 de 36 cv e 8 kgfm de
torque, porém este tributo recebeu, em 2020, um propulsor 1.600, também
de 4 cilindros e refrigerado a ar, mas que rende 65 cv e 12 kgfm de
torque, acoplado ao câmbio de 4 marchas. Apelidado de “Baratinha”, o
modelo foi utilizado pela Força Pública, que em 8 de abril de 1970,
através Decreto Lei nº 217, constituiu a Polícia Militar do Estado de
São Paulo. A “Baratinha” laranja e preta marcou época de 1963 até 1979.
Este exemplar é uma réplica: após ser restaurado, recebeu pintura
laranja e preta, bem como diversos acessórios, a exemplo de sirene
Rontam 12 volts e radiocomunicador Motorola “Patrulheiro II”. Um dos
equipamentos que mais chamam a atenção é um farol instalado do lado
externo na porta do motorista, permitindo ao policial direcioná-lo para
facilitar buscas realizadas à noite. A própria Polícia Militar de São
Paulo mantém no seu acervo uma réplica da viatura.
Fonte: Assessor de Imprensa do Complexo Dream Car – São Roque (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.