sábado, 9 de julho de 2011

Rápidas da semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


TECNOLOGIA HÍBRIDA - O lançamento do Ford Fusion Hybrid introduziu no Brasil uma tecnologia inédita neste mercado: a tração híbrida que combina no mesmo veículo um motor elétrico e outro a gasolina. Com o início da comercialização do modelo, a Ford realizou o primeiro programa de treinamento desta tecnologia no País, reunindo técnicos da rede de distribuidores da marca e engenheiros de campo, responsáveis pela multiplicação do conhecimento para garantir a assistência pós-venda do novo produto. "A nossa área de Serviço ao Cliente realizou esta iniciativa inédita e o programa incluiu a desmontagem completa de um Fusion Hybrid para o treinamento minucioso de nossas equipes que estão na linha de frente com o cliente. Esse processo de desmontagem, chamado de 'tear down', permite também oferecer aos profissionais uma visão das últimas tecnologias aplicadas nos veículos modernos", diz Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford. Além de um exame geral da tecnologia híbrida, hoje muito utilizada nos Estados Unidos e Europa com foco na economia de combustível e sustentabilidade, o treinamento da Ford para os técnicos incluiu outras inovações introduzidas no mercado com o Fusion Hybrid.


EXPANSÃO DA IVECO - A Iveco foi a fabricante de veículos comerciais que mais cresceu no mercado nacional no primeiro semestre deste ano. A empresa vendeu no mercado acima de 2,8 toneladas de peso bruto total, 9.158 veículos nos primeiros seis meses de 2011 contra 6.014 comercializados no mesmo período do ano passado, registrando um crescimento de 52%, o maior entre suas concorrentes diretas. Enquanto isso, o mercado total de caminhões cresceu neste período 14%. Na comparação entre os dois períodos, a participação da Iveco no mercado nacional também cresceu, saltando de 6,8% no ano passado, para 9,1% neste ano. A empresa apresentou crescimento acima do mercado em todos os segmentos em que atua. O extrapesado Iveco Trakker foi o modelo que registrou, no comparativo dos dois primeiros semestres 2010/2011, o mais expressivo crescimento. Com 150 unidades comercializadas este ano, contra 60 no ano passado, o Iveco Trakker apresentou expansão de 150%, saindo de uma participação de 3,9% para 7,6% neste segmento.


HOTSITE DO CAPTIVA - Já está no ar o inédito hotsite da Chevrolet, para mostrar de maneira diferenciada todas as vantagens exclusivas do Captiva, o modelo mais completo do segmento de utilitários esportivos no mercado brasileiro. O conceito de comunicação de 360 graus, denominado "Captiva na Prática", é bastante interativo e, por meio de vídeos e imagens, demonstra ao consumidor os principais itens do veículo nos itens de desempenho e conforto. A estratégia de divulgação do modelo teve início com filmes para a televisão e anúncios para a mídia impressa, além de peças para decoração nos pontos de venda Chevrolet e comunicação pela Internet por meio de banners, links patrocinados, brand channel no You Tube e um site exclusivo. Ao acessar o hotsite, o usuário pode escolher a versão de locução do ponto de vista feminino ou masculino, com uma abordagem e atmosfera diferentes para cada gênero. São 14 vídeos demonstrando detalhadamente todas as vantagens exclusivas do Captiva. Eles apresentam desde as posições da transmissão automática de seis velocidades e modo "Ecodrive", até o exclusivo e prático freio de mão elétrico, acionado apenas pelo toque de um dedo. Abordam outros itens importantes como o controle de estabilidade que proporciona uma segurança extra ao motorista, e ainda o sistema de injeção direta SIDI e a nova tecnologia do motor, que proporcionam melhoria de performance, economia e redução da emissão de poluentes. A nova comunicação do modelo Captiva, criada pela AG2 Publicis Modem, pode ser verificada de perto por meio dos seguintes caminhos: www.chevroletcaptiva.com.br e pelo twitter @Chevroletbrasil.



RECORDE HISTÓRICO - A AUDI AG entregou mais de 652.950 veículos aos clientes ao redor do mundo nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2010. Especialmente a demanda por modelos SUV cresceu significativamente, também o Audi A1 e o A8 trouxeram crescimento adicional. "A primeira metade do ano foi claramente melhor do que esperávamos, acima de tudo, graças ao forte desempenho dos mercados europeus", comenta Peter Schwarzenbauer, vice-presidente mundial de Marketing e Vendas da AUDI AG. "Também estamos otimistas para os próximos meses, por que igualmente no segundo semestre, tradicionalmente mais fraco, lançaremos um bom número de modelos de volume, especialmente importantes para o mercado europeu, como o novo A6 Avant e o Q3". De janeiro a junho, as vendas totais na Europa aumentaram em 13,5% para 382.850 unidades. Este crescimento foi principalmente impulsionado pelo Audi A1 e o sedan de luxo A8, que, desde sua introdução no início do ano passado, aumentou continuamente a sua participação de mercado. Também com o Audi Q7, a marca das quatro argolas expandiu significativamente a sua presença na classe de luxo: na Europa, as vendas do SUV aumentaram 23,5% em relação ao ano passado.


NOVA GERAÇÃO - A Volvo está apresentando este mês a sua nova linha F de caminhões. Consagrados no mercado brasileiro por seu baixo consumo de combustível, elevado conforto e grande disponibilidade com elevada produtividade, os caminhões da marca chegarão ao mercado em 2012, com nova motorização e equipados com a tecnologia SCR, que permite atender as demandas legais de Proconve P7/Euro 5. “Nossos veículos, que já são uma referência no mercado, ficaram ainda melhores, com novas potências e ainda mais avanços técnicos”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. “É com orgulho que apresentamos uma nova linha equipada para garantir menos emissões de poluentes. Respeito ao meio ambiente, ao lado da qualidade e da segurança, é um dos valores essenciais de nossa marca”, diz o presidente.


PARA PAIS MOTORISTAS - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, tem uma dica bem original de presente para os pais motoristas no Dia dos Pais. Trata-se de um kit composto pelo Espelho Retrovisor DS7RT e pela Câmera de Estacionamento DS160, um conjunto com alta tecnologia que oferece conforto, praticidade e muita segurança nas manobras de estacionamento. Com o Espelho Retrovisor DS7RT, as imagens captadas na traseira pela câmera de ré podem ser vistas automaticamente no espelho durante as manobras de marcha à ré. O produto também funciona como um monitor comum passando imagens transmitidas a partir de um DVD player ou de um Receptor de TV digital. O aparelho vem equipado com microfone e a tecnologia Bluetooth, permitindo que o motorista utilize o celular (também equipado com Bluetooth) por meio do retrovisor, sem tirar as mãos do volante. O modelo DS7RT conta com entrada USB e SD Card e permite ao usuário transmitir áudio diretamente para os alto-falantes do veículo sem fios, por meio do recurso FM Transmiter. A Câmera de Estacionamento DS 160 pode ser facilmente instalada no para-choque traseiro do veículo. O modelo é à prova d’ água, possui ótima resolução e diâmetro de apenas 16,5 mm.


ATRATIVOS DE GRAMADO – O Hollywood Dream Cars é um verdadeiro lugar de sonho. O Museu conta com preciosidades que remetem à infância em uma construção projetada para abrigar um belo acervo de carros antigos. O Hollywood Dream Cars foi inaugurado em julho de 1997 e vem sendo aclamado como uma das mais lindas atrações de Gramado e do país. O Museu réune automóveis clássicos antigos e exibe os mais lindos e originais automóveis dos anos dourados de Hollywood e indústria automobilística americana das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, que encantaram artistas, presidentes e personalidades do mundo inteiro. Em uma área de aproximadamente 1000 m2 , encontram-se raridades como os Cadillacs, entre eles um modelo conversível de 1953, com vidros ray-ban elétricos, direção hidráulica, ar condicionado e motor V-8 de 230 HP. Também um FORD Victória 1956 conversível, sendo este único existente no Brasil, e tantas outras raridades como: Buick 1951, Roadmaster, Pontiac 1951, Ford modelo A do ano 1929, entre outros. Outro destaque do museu são as Harley-Davidson em exposição e disponíveis para quem quiser registrar um momento junto as mesmas. O Hollywood Dream Cars conta com uma loja de souverniers, uma estátua em cera de Elvis Presley, telões com DVD e musica ambiente, bem no clima de Hollywood das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. Abre todos os dias das 9h as 18h. http://hollywooddreamcars.com.br


MELHOR NEGÓCIO 2011 - O Citycom 300i, maxi scooter lançado pela DAFRA Motos em parceria com a SYM, foi escolhido o Melhor Negócio 2011, na categoria Scooter acima de 250 cm3, em prêmio concedido pela revista Motociclismo. De acordo com a publicação, o modelo se destacou porque une comodidade e custo benefício, já que conta com inúmeros atributos, como compartimento que acomoda dois capacetes sob o banco, injeção eletrônica, transmissão automática CVT, rodas de liga leve aro 16” – um grande diferencial entre os scooters - e freios a disco e pode ser adquirido por um valor muito inferior a outros modelos disponíveis no mercado. A revista ressaltou, ainda, a questão da baixa desvalorização do scooter e o menor custo de peças de reposição. Lançado em setembro de 2010 no Brasil – inaugurando uma nova categoria entre os scooters -, o Citycom 300i já era um sucesso em países como Espanha, França, Itália e Estados Unidos. No País, o modelo vem agradando consumidores de todo o País e conquistando reconhecimentos importantes da imprensa especializada.


PARA CLIENTES - A Mercedes-Benz, com base no êxito do ano passado, iniciou uma nova etapa do "Encontro Mercedes". Esta ação itinerante de relacionamento com clientes de veículos comerciais tem como objetivo principal ampliar a divulgação de produtos e serviços de pós-venda oferecidos pela Rede de Concessionários. O ônibus-estande do "Encontro Mercedes", preparado especialmente para essa finalidade, faz suas paradas em pontos de grande concentração de motoristas e frotistas, como postos de combustíveis e unidades do CEASA. Até o mês de dezembro, essa etapa 2011 do programa irá percorrer 46 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Neste mês de julho, o calendário prevê ações nas cidades paranaenses de Curitiba (de 7 a 13), Ponta Grossa (dia 15), Guarapuava (18 e 19), Francisco Beltrão (25 e 26) e Campo Mourão (28 e 29), além de Chapecó, em Santa Catarina (21 e 22).


APACHE MANUTENÇÃO ZERO - A partir de julho, a DAFRA Motos lança uma campanha inédita no mercado: a Apache Manutenção Zero. Os clientes que adquirirem uma Apache RTR 150 (campanha válida apenas para Apache RTR 150 ano 2012) no decorrer da ação promocional terão suas revisões garantidas e sem custos por um ano. Nesse período, a DAFRA, em confiança total aos produtos e serviços que oferece, arcará com custos de mão de obra, troca de óleo e troca de peças expressamente previstas no programa de revisões. É importante lembrar ainda que não haverá limite no número de revisões grátis no período, mas que elas vão variar de acordo com a quantidade de quilômetros rodados por cada cliente, sendo que, na DAFRA, essas revisões ocorrem nas quilometragens 1 mil, 3 mil e, em seguida, a cada 3 mil quilômetros rodados, conforme previsto no programa de revisões do manual dessa motocicleta. E não é só o novo proprietário da Apache que terá vantagens. Os consumidores antigos que possuem os modelos 2010 e 2011 da moto poderão adquirir, durante o período da campanha, peças originais de troca frequente, tais como kit relação e sapatas e pastilhas de freio a preços super baixos, de acordo com a lista de peças disponibilizada em nosso site www.daframotos.com.br.


TEM QUEDA - Uma boa notícia para o motorista: o custo para andar e fazer a manutenção preventiva do carro caiu 3,27% em junho, conforme levantamento da Inflação do Carro da Agência AutoInforme. Diversos itens ficaram mais baratos no mês passado, provocando a segunda deflação do ano (veja gráfico): maio já tinha registrado uma inflação negativa de 0,75%. As principais quedas no mês foram do álcool (-8,6%), limpeza do bico injetor, cujo preço caiu 7,1% e o estacionamento, que ficou 6,7% mais barato. A pastilha de freio foi o item que mais subiu: +2,3%, seguida pelo jogo de amortecedores, com alta de 1,3%, e bateria, que ficou 1,1% mais cara. Essa deflação alivia um pouco o bolso do motorista, que, no entanto, está pagando mais caro este ano para andar de carro e fazer a manutenção preventiva. Mesmo com a queda de junho, a Inflação do Carro acumulada de janeiro a junho é de +4,32%.


UNIVERSO FEMININO - Sistema de manutenção, pneus, amortecimentos e molas, alinhamento e balanceamento, freios e fluídos são termos que estão cada vez mais comuns ao universo feminino. Com foco no crescente interesse desse público pelo mercado automotivo, a Goodyear promove a 3ª edição do Curso de Mecânica para Mulheres, ministrado pela piloto de rally Helena Deyama, percorrendo 8 cidades brasileiras no segundo semestre de 2011. Com a expectativa de atender em média 120 mulheres por etapa, o curso visa a transmitir conhecimento sobre os principais componentes do veículo e seu funcionamento, além dos procedimentos técnicos recomendados para sua manutenção, para que as mulheres possam compreender melhor a função de cada componente do carro e aplicar em seu dia-a-dia. Para utilizar uma linguagem próxima do cotidiano das alunas, que vão de profissionais da área de transportes a donas de casa, a piloto do rally Helena Deyama foi a escalada para ministrar os cursos. Em seu currículo, ela acumula experiência de 17 anos no automobilismo e 11 participações na segunda maior competição off-road do mundo, o Rally dos Sertões. O grande diferencial das aulas é a metodologia utilizada, que aborda informações técnicas transmitidas por gráficos e filmes, além da apresentação de exemplos práticos e experiências vividas pela própria instrutora.


RALLY TRANSCATARINA - O Rally Transcatarina está entre os maiores e mais aguardados ralis de regularidade do País. A 3ª edição do evento acontecerá de 13 a 16 de julho, entre a serra e o litoral, passando pelas cidades de Fraiburgo, São Cristóvão do Sul, Lages, Otacílio Costa, Rio do Sul, Apiúna e Balneário Camboriú, em um total de 800 quilômetros, que passarão por 30 municípios catarinenses. Com seis categorias - Super Máster, Graduados, Jeep, Júnior, Turismo Light e Turismo Adventure -, o grid está fechado em 147 duplas. Como em um bom rali, o roteiro mesclará todos os obstáculos off-road possíveis e imagináveis, que em uma prova de longa duração testarão a habilidade, a inteligência e o equilíbrio físico e emocional de pilotos e navegadores, que acima de tudo, precisarão cuidar do equipamento para evitar quebras ou até mesmo abandonos.


WARNER LEVA BATMÓVEL - O que Recife, Maceió, Salvador, Fortaleza, Belém e Manaus têm em comum? Além do calor, das praias e da cultura extremamente rica, as cidades foram escolhidas para receber o carro mais famoso do cinema: o Batmóvel, dirigido pelo personagem na série animada “Batman – Os Bravos e Destemidos”. Até o início de 2012, a réplica fiel do veículo rodará alguns dos principais shoppings de cada cidade, onde serão criados espaços temáticos e interativos para a garotada. Além de jogos do Batman para Nintendo Wii em televisores LCD, as crianças poderão ainda se divertir em uma brinquedoteca com atividades de recreação, lâminas de pintura e uma linha completa de brinquedos licenciados do personagem. No espaço Batgirls, as meninas poderão se maquiar, pintar as unhas e usar fantasias de super-heróis. Na área da exposição do Batmóvel – com cenário totalmente ambientado em Gothan City, o público encontrará painéis contando a história e a evolução do super-herói, com detalhes da origem e da personalidade do Batman, além da história de seus principais aliados e inimigos.


MOTO 1000 GP - A Mobil Rush Racing Team participará do Moto 1000 GP, já com quatro de suas motos na primeira etapa do novo campeonato nacional, organizado pelo ex-piloto de MotoGP Alexandre Barros e patrocinado pela Petrobras, neste domingo. Correrão pela equipe os pilotos Eduardo “Rush” Costa Neto, vice-campeão antecipado da Pirelli Mobil Superbike Series Supersport 600 Pro, com a mesma pontuação do campeão Massao Nishimoto, e Sergio de Laurentys, terceiro colocado, também antecipado. Além dos dois, que correrão de Kawasaki Ninja ZX-6R, estão inscritos Maurício Zanella, com Honda CBR 1000 e Luiz Marques, com uma Triumph Daytona 675. Os primeiros treinos livres serão corridos a partir hoje, classificação para o grid de largada no sábado e corrida no domingo, com transmissão pela TV Record , Record Internacional e Internet. A equipe participará das seis etapas do Moto 1000 GP, duas delas em São Paulo, duas em Londrina/PR, uma em Cuitiba e a final no Rio de Janeiro. A Mobil Rush Racing Team poderá aumentar o número de pilotos nas próximas etapas.


FORD RACING TRUCKS - A equipe Ford Racing Trucks anunciou que está desenvolvendo um caminhão equipado com a cabine do Novo Cargo 2012 para disputar a Fórmula Truck. O veículo está em fase de testes, mas ainda sem data definida de estreia. "A perspectiva futura para o caminhão na competição é muito boa em função da aerodinâmica aprimorada da nova cabine do Ford Cargo", diz Djalma Fogaça, chefe de equipe da Ford Racing Trucks. O anúncio foi feito após a corrida do último fim de semana, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O caminhão Ford Cargo no 70, pilotado por Danilo Dirani largou na primeira fila, registrou a melhor volta e chegou a liderar em determinado trecho, mas perdeu a posição ao derrapar numa mancha de óleo na pista. "Logo após eu perder a tração no óleo espalhado pela pista, houve a entrada do safety-car no circuito, embaralhando as posições. Mas, em toda a corrida e nos treinos, o Ford Cargo foi muito bem", afirmou Dirani. O piloto terminou a prova em quarto lugar e manteve a vice-liderança da Ford no Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck, que será decidido no dia 4 de setembro, em Buenos Aires.


SEXTA POSIÇÃO - A Hyundai Caoa vem se fortalecendo cada vez mais no mercado brasileiro. Além de ocupar a sexta posição mês a mês desde abril desse ano, a marca consolidou também o sexto lugar no acumulado do ano. De janeiro a junho de 2011, as vendas somaram 54.464 unidades o que representa um market share de 3,33% do mercado nacional. Esse bom desempenho também pode ser observado no mês de junho quando a empresa vendeu 9.634 veículos e obteve um market share de 3,36%. Em junho, a Hyundai Caoa alcançou o segundo melhor resultado de 2011. Comparando com o mesmo período do ano passado, a empresa registrou um aumento de 23%. Toda a linha de veículos Hyundai apresenta bons resultados de vendas. Destaques para o i30 que de janeiro a junho de 2011 cresceu 27% comparado ao primeiro semestre de 2010.


MELHORES FORNECEDORES - Como parte dos planos de crescimento na América Latina, o Grupo PSA Peugeot Citroën vem desenvolvendo a parceria com os fornecedores da região. Para reconhecer e incentivar este trabalho em conjunto, a Diretoria de Compras América Latina promoveu ontem à noite, no Rio de Janeiro, o “Suppliers’ Awards Latin America 2011” (Prêmio Fornecedores do Ano América Latina). Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina, Jean-Baptiste Formery, Diretor Mundial de Compras de Peças de Carroceria, e Stéphane Martinez, Diretor de Compras América Latina, além de outros executivos da PSA Peugeot Citroën, entregaram os troféus para os representantes das 12 empresas vitoriosas da edição deste ano. Adotando critérios mundiais do Grupo PSA, a premiação foi dividida em cinco categorias e também teve dois prêmios especiais do júri. “O trabalho em conjunto com os fornecedores da região é fundamental para atingirmos nossos objetivos de crescimento com qualidade e inovação no Brasil e na América Latina. Esta premiação demonstra que bons frutos são colhidos quando se atua em parceria, buscando uma relação onde todos ganham”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.


145% EM JUNHO - A Nissan do Brasil fechou o mês de junho com vendas de 5.024 veículos, total que representa aumento de 145% em relação às 2.061 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. Comparado ao mês de maio de 2011, quando 4.600 unidades foram vendidas, o crescimento da marca foi de 9,7%. “O índice de 145% de crescimento alcançado em apenas um ano prova que nossa estratégia da expansão é bastante sólida. Em paralelo, estamos nos preparando fortemente para a chegada do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil, produto que vai impulsionar nosso crescimento significativamente”, disse o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier.


OSCAR DA INDÚSTRIA - O presidente da Neobus, Edson Tomiello acaba de receber o Troféu Ítalo Victor Bersani, concedido neste 04 de julho, pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (RS), em comemoração aos seus 110 anos de existência. A Neobus recebeu a premiação na categoria Indústria, através das indicações dos associados da entidade de classe mais expressiva do interior do Rio Grande do Sul. "É com muito orgulho que recebo o Oscar da indústria caxiense”, destacou Edson Tomiello em seu pronunciamento. “Conseguimos superar muitos obstáculos nesses 20 anos de empresa. A Neobus é comprometida com o que faz e trabalha para desenvolver a região", salientou. Um dos motivos que levaram a Neobus a ser premiada pela CIC foi o recente lançamento da linha de veículos urbanos Mega BR, que sintetiza a evolução do universo do ônibus no Brasil. Considerado o maior ônibus do mundo, o Mega BR possui 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 2,20 metros de altura interna. O Troféu Ítalo Victor Bersani é uma homenagem ao primeiro presidente da CIC. Que nasceu em 8 de julho de 1901 com o nome de Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul.


MANTÉM CRESCIMENTO - A Citroën assumiu em junho a sétima posição no ranking de vendas do mercado automobilístico brasileiro, à frente das marcas Honda e Toyota. Com 8.272 unidades emplacadas e um crescimento de 0,99% sobre o mês de maio (em um mercado total negativo em -4,54%), a Citroën conquistou em junho 2,89% de participação no mercado VP + VU (Veículos de Passeio + Veículos Utilitários). No acumulado do ano, a Citroën registrou 46.558 unidades comercializadas, um crescimento de 28,45% sobre o mesmo período de 2010 e três vezes maior que o crescimento médio apresentado pelo mercado brasileiro no período – de 9,18%. “Nossas estratégias comerciais e de produto estão nos trazendo bons resultados, mesmo em um período de alta competitividade”, comemora o presidente da marca, Ivan Ségal. Em junho, o compacto premium C3, carro-chefe da marca, obteve 3.998 unidades registradas, conquistando 10,47% de participação e mantendo-se na terceira posição no competitivo segmento B Premium Hatch. No acumulado, o modelo já apresenta 19.801 unidades comercializadas, um crescimento de 12,06% sobre o primeiro semestre de 2010.


COM MOTOR DIANTEIRO - A Volvo do Brasil está lançando um chassi de ônibus com motor dianteiro, o primeiro da companhia, desde que a começou a produzir ônibus no País em 1979. O modelo, batizado de B270F, é voltado para o segmento de ônibus semipesados com configuração de eixos 4x2. “O mercado pediu, nós atendemos”, resume Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, acrescentando que o novo veículo inaugura uma nova fase na história da marca no Brasil. Até então, a Volvo só produzia no Brasil ônibus pesados com motor traseiro ou central. Equipado com um motor de 7 litros, molas parabólicas, volante ajustável e chassi em aço especial que fazem dele o mais leve de sua categoria, o novo veículo teve seu projeto inteiramente desenvolvido no Brasil, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, segurança, e respeito ao meio ambiente que constituem os valores essenciais da marca. Atualmente a Volvo comercializa no Brasil e países da América Latina uma gama de ônibus que atende aos segmentos de ônibus pesados, cujas vendas totais são de 4 mil unidades ao ano. Ao ingressar neste mercado, a marca passará a competir também em um segmento com volumes da ordem de 12 mil unidades anuais.



MELHOR COMPRA 2011 - Dois modelos da família Livina foram eleitos os melhores em suas categorias pela pesquisa “Melhor Compra 2011”, organizada anualmente pela revista Quatro Rodas. O Livina 1.6 S e o Grand Livina 1.8 SL automático foram escolhidos pela publicação como destaques em “Minivan Compacta” e “Minivan Média”, respectivamente. Esta é a segunda indicação consecutiva do Nissan Livina, eleito a “Melhor Compra 2010”. O Nissan Livina 1.6 S é o veículo mais completo do segmento em sua categoria. De série, traz direção com assistência elétrica, travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, ar-condicionado, airbag para motorista e passageiro, para-choques na cor do veículo, luz central interna, rádio CD Player com função MP3, rodas de liga leve de 15, pneus 185/65, grade cromada e alarme ao preço de R$ 46.490,00. O modelo também se destaca pelo seguro, com valor médio de R$ 1.328,90*¹, e pelo preço das revisões, com valor médio de R$ 136,00*². Em sua 11ª edição, o “Melhor Compra” indica os melhores carros com base em pontos decisivos na hora da compra pelo consumidor: preço, desvalorização, seguro, rede, reparabilidade, equipamentos, revisões, ficha técnica e peças. Ao todo, a redação da revista avaliou 78 veículos novos em 15 categorias.


VENCE MAIS UM - O Ford F-4000 mostrou que está preparado para mais um desafio no Rally dos Sertões, a prova mais difícil das Américas e um dos mais exigentes do mundo, que começa no dia 9 de agosto. O caminhão leve da Ford venceu no último fim de semana o Rally Cuesta Off-Road, em Botucatu, SP, e garantiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country com o trio formado por Rafael de Souza Martinez-Conde, José Papacena e Leandro Mota, da equipe Autoliner. O 19º Rally dos Sertões terá largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), no dia 19 de agosto. Considerado o mais técnico de todos os tempos, ele terá 10 etapas com um percurso total de mais de 4.000 km. Por ser o último desafio antes do Rally dos Sertões, o Rally Cuesta Off-Road foi também uma oportunidade para as equipes realizarem os últimos ajustes visando à competição. O Ford F-4000 é o atual hexacampeão do Rally dos Sertões. Na edição de 2010, dominou os três primeiros lugares do pódio na categoria Leves (de 3.500 a 4.800 kg).


RECORDE HISTÓRICO 2 - A Mercedes-Benz conquista em junho o recorde histórico de vendas de automóveis importados no País. Foram comercializados 1.016 veículos, resultado que deu à marca a liderança no segmento de luxo no Brasil no mês passado. Os números de junho representaram um crescimento de 62% na comparação com o mesmo mês de 2010, e 47% quando comparado com maio de 2011. No acumulado do primeiro semestre do ano, com 3.942 unidades comercializadas, a Mercedes-Benz alcançou um crescimento de 16% na comparação com o primeiro semestre de 2010 - ano em que a marca registrou seu melhor resultado no País. O aumento nas vendas foi alavancado pelo lançamento da nova geração da Classe C, que teve a versão C 180 Turbo chegando às concessionárias em junho e atingiu 560 unidades vendidas. No total, a Classe C teve 714 veículos comercializados no último mês. O modelo dobrou suas vendas quando comparadas com maio de 2011 e registrou um aumento de 90% no comparativo com junho de 2010.


AJUSTA PRODUÇÃO - A Toyota Mercosul irá ajustar temporariamente sua produção nas plantas de Indaiatuba (Brasil) e Zárate (Argentina), por conta do gerenciamento de peças disponíveis fornecidas pelo Japão, como consequência do terremoto e tsunami que afetaram aquele país em 11 de março de 2011. Na planta de Indaiatuba, onde produz o sedã médio Corolla, a empresa vai suspender a produção por um dia, em 8 de julho de 2011. Na planta de Zárate, onde produz a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4, o segundo turno será suspenso no dia 15 de julho. Nos dias 20, 21 e 22 de julho os dois turnos de produção serão suspensos. O ajuste não afetará o nível de emprego nas fábricas da Toyota Mercosul. Atualmente, a Toyota emprega mais de 7.100 pessoas nos dois países. Ao mesmo tempo, a construção da nova fábrica da Toyota do Brasil, em Sorocaba (SP), bem como a ampliação da capacidade produtiva da planta de Zárate da Toyota Argentina não sofrerão alterações em seus cronogramas. Após esses ajustes na produção em julho, as operações da Toyota Mercosul retornarão aos seus níveis normais.


AMPLIA LINHA - A MWM International, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, está expandindo linha de produção dos motores MaxxForce 4.8H e 7.2H, em Santo Amaro (SP), com investimentos que atingirão US$ 76 milhões. A companhia amplia as atuais instalações, adquirindo modernas linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e implantando alta tecnologia na linha de montagem para atender a demanda para os motores Euro V. De acordo com o presidente da empresa, José Eduardo Luzzi, a linha será totalmente atualizada para a produção da nova geração de motores. “Além do atendimento aos novos padrões de emissões de poluentes, o desempenho e o consumo de combustível dos motores MaxxForce 4.8 e 7.2 serão uma nova referência na sua categoria, garantindo a satisfação do cliente com qualidade assegurada”, ressalta o presidente. Um dos principais diferenciais é o Common Tracking System, sistema desenvolvido pela empresa para monitorar o processo produtivo com o objetivo de prevenir falhas, além de armazenar todos os dados necessários para a total rastreabilidade do processo e dos componentes. “O sistema detecta eventuais desvios de processo em tempo real possibilitando a correção antes que o motor deixe a linha de produção”, afirma Luzzi.


25 MIL QUILÔMETROS - Um sonho que começou a se tornar realidade no dia 1 de julho. Alessandro Fabrício, de 40 anos, embarcou em uma viagem solitária de 35 dias e 25 mil quilômetros, a bordo de uma KTM 990 Adventure. De Miami, EUA, ele tem como destino a cidade mais importante do Alasca: a baia de Prudhoe Bay, no Oceano Ártico, limite norte do continente americano. "Pretendo passar pelo Círculo Polar Ártico e chegar até o último município possível de se alcançar por 'estrada' no Alasca. Foram oito anos de pesquisas, em busca de todas as informações: clima, estradas, abastecimentos, dificuldades, problemas e soluções, costumes regionais, fauna (ursos), geografia etc", contou um pouco Fabrício, sobre o planejamento desta grande aventura. "Conversei com muita gente, neste universo das duas rodas, a maioria das pessoas está disposta a ajudar, dar dicas e relatar experiências vividas", completou. O roteiro cruzará 20 estados americanos e uma parte do Canadá. Após a partida de Miami, na Flórida, Alessandro Fabrício seguirá pelos estados do Alabama, Mississipi, Louisiana, Texas, Novo México, Arizona, Utah, Califórnia, Oregon, Washington, British Columbia, Yukon (ambos no Canadá), e por fim, o Alasca. Durante a viagem, Alessandro Fabrício abastecerá seu blog com informações dessa incrível experiência. Acompanhem pelo http://alascahighway.zip.net.


NO SHOPPING VILLA-LOBOS - Com o pioneirismo característica da marca, a Mitsubishi Motors do Brasil inova mais uma vez e inaugura no mês de junho a primeira loja de veículos do grupo Brabus num shopping center, o Shopping Villa-Lobos, na cidade de São Paulo. "Estamos iniciando uma nova tendência para as concessionárias. Hoje, com o mercado imobiliário aquecido, as grandes áreas são cada vez mais disputadas pelas incorporadoras. O shopping será naturalmente uma tendência para a venda de veículos, e estamos sendo pioneiros com essa iniciativa", explica Christiana Novis, diretora do grupo Brabus. A nova loja terá uma decoração moderna e hi-tech, que garantirá conforto e elegância ao ambiente. No estacionamento do shopping foi criada uma área para que os clientes possam fazer um test drive nos veículos Mitsubishi. O Shopping Villa Lobos está localizado na Av. das Nações Unidas, 4.777 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SP.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

2° Salão Bike Show 2012 no RJ já tem 40% da área reservada

Por Marcus Lauria

Depois do sucesso da primeira edição do Salão Bike Show que aconteceu em janeiro deste ano, a 2ª edição já está confirmadíssima para 2012 e vai acontecer entre os dias 26 e 29 de janeiro, no Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina. Faltando mais de 6 meses para o evento aproximadamente 40% da área já foi reservada para as empresas do setor, sendo que muitas delas participaram da primeira edição e ficaram contentes com a ótima repercussão do evento.

No Salão Bike Show foram registrados mais de 28.000 visitantes, onde 70 expositores e 200 marcas estiveram presentes e puderam mostrar seus produtos e fechar muitos negócios durante os quatro dias de evento, foi um sucesso de público e crítica. Para a próxima edição é esperada a participação de um numero maior de montadoras, empresas de acessórios e equipamentos e também de serviços. O Salão Bike Show é uma realização da Indigo Brasil e tem como principais parceiros a montadora Octaplan, com o apoio da FMCRJ - Federação de Moto clubes do Rio de Janeiro e da AMO-RJ - Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro.

Atrações do Programa Full Motor neste domingo 10/07


Por Marcus Lauria

Neste domingo (10/07), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar os destaques da Ford no Salão de Buenos Aires, o Audi A1, as primeiras imagens do utilitário esportivo Renault Duster que chega em novembro, os novos caminhões Ford Cargo e as emoções da 4ª Etapa do Carioca de Automobilismo 2011, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Avaliação - Mini Cooper S Cabrio 2011


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Ontem (5), chegou o Mini Cooper S Cabrio para avaliação de cinco dias, o carrinho se mostrou bem esperto no caminho da concessionária Caltabiano do Recreio, até o bairro do Maracanã. As acelerações são excelentes, afinal, são 184 cv de potência, a suspensão é bem acertada e a posição de dirigir é fácil de achar, enfim, um verdadeiro Kart. O único porém, ficou por conta do barulho vindo da parte traseira. O teste sai na segunda, hoje vou fazer as fotos para a matéria.




segunda-feira, 4 de julho de 2011

MINI Challenge Cup – 5ª etapa, Rio de Janeiro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Assessoria de Imprensa Mini
Fotos: Divulgação/Marcus Lauria

A 5ª etapa do MINI Challenge Cup, disputada neste fim de semana, no Rio de Janeiro, contou com muitas disputas e vitória na última volta, e foi um prova quente, e garantimos, não foi só os 30º que estavam no Rio de Janeiro que permitiram isso não!

No primeiro dia, o piloto Rogério Nassralla conquistou sua primeira vitória na categoria, após ultrapassar o então líder da prova Davi Dal Pizzol. Apesar de deixar escapar a vitória nos últimos instantes, Davi Dal Pizzol demonstrou felicidade e decepção ao mesmo tempo. “Para mim são dois sentimentos distintos, alegria e tristeza. Vinha fazendo uma corrida muito boa apesar do carro se comportar irregular por conta do desgaste excessivo dos pneus”

Na primeira bateria, o pódio ainda foi formado pelos pilotos Rodrigo Hanashiro na quarta posição e Vitor Genz, o quinto colocado.

Já na segunda bateria, no domingo, quem se saiu melhor foi o piloto Rolf Gemperli, que usou toda a sua experiência no automobilismo e garantiu a vitória na corrida. Para o piloto nada melhor como um dia após o outro. “Ganhar hoje depois do forte acidente que sofri ontem na 1ª bateria é comemorar em dobro. São nessas horas que a experiência ajuda. Consegui fazer uma corrida de cabeça e estou muito feliz com a vitória,” disse o piloto.

O pódio também foi formado por Rodrigo Hanashiro na segunda posição, Patrick Gonçalves em terceiro, Felipe Tozzo em quarto e Bruno Henriques na quinta colocação.

O próximo encontro com a MINI Challenge Cup já está marcado, será nos dias 6 e 7 de agosto, no Autódromo de Interlagos, novamente em São Paulo. E fique esperto, amanhã divulgaremos todas as fotos da 5ª bateria!



Muitas mulheres bonitas nos camarotes

sábado, 2 de julho de 2011

Rápidas da semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

NO FESTIVAL DE INVERNO - No estande da Hyundai os visitantes podem conferir a linha de utilitários esportivos brancos, o lounge do Programa Amaury Júnior, além de apreciar mostra de artes plásticas.A tecnologia, inovação e elegância dos carros da Hyundai estão presentes em mais um Festival de Inverno de Campos do Jordão. No tradicional centro de Capivari, em uma área de mais de 500 m², os visitantes podem conhecer o estande, apreciar e comprar os modelos da marca, onde está sendo exposta a linha completa da montadora. O grande diferencial é a exposição de utilitários esportivos brancos da Hyundai. Para os clientes que procuram exclusividade e sofisticação a marca exibe três modelos: ix35, Santa Fe e Vera Cruz. Os veículos de cores convencionais como prata e preto, também estão sendo expostos. Além desses atrativos, o recém lançado Kit Multimídia de fábrica para os modelos ix35 e Santa Fe está sendo apresentado pelos vendedores aos clientes que procuram agilidade, tecnologia e versatilidade.

OS POLE DO MINI CHALLENGE - Na tarde dessa sexta-feira foram definidos os grids de largada para a 5ª etapa do MINI Challenge Cup. Tarde com clima bem agradável na capital carioca com sol predominando e temperatura na média dos 30º C. Agradável também foi a tarde dos pilotos Maurício Gallian e Patrick Gonçalves. Com o tempo de 1.34.216, Gallian conquistou a pole position da 1ª bateria que será disputada nesse sábado (2/7). O paulista divide a primeira fila com Davi Pizzol. Os pilotos Rolf Gemperli, Patrick Gonçalves, Rodrigo Hanashiro e Eduardo Sheer completam os seis primeiros no grid. “Estou super feliz por conquistar a minha primeira pole na categoria. Até aqui chegamos nos 50% do nosso objetivo, o restante, claro é a vitória,” diz Maurício Gallian que disputa o campeonato em dupla com Aleandro Fortunato com o MINI número 4. Já a segunda bateria que será disputada no domingo (3), tem o baiano Patrick Gonçalves como pole position. O piloto registrou o tempo de 1.34.051, e conquistou mais uma pole na categoria. “Foi uma pole difícil de conquistar, pois não vinha registrando bons tempos nos treinos. A pista também é difícil, o asfalto é muito abrasivo e consome muito os pneus, por isso devemos ter cuidado com isso para conseguir um bom resultado e manter a liderança no campeonato.” O grid ainda conta com Rodrigo Hanashiro, que larga em segundo, Rolf Gemperli em terceiro, Felipe Tozzo em quarto e Raphael Abbate na quinta posição. As duas baterias da 5a etapa do MINI Challenge Cup, serão exibidas ao vivo no canal por assinatura Band Sports.


FITTIPALDI NO GOODWOOD - O campeão Emerson Fittipaldi participa do famoso Goodwood Festival of Speed 2011, que acontece na Inglaterra no primeiro fim de semana de julho. Nesta edição, o festival homenageará as 500 milhas de Indianápolis e já é citado como a maior celebração da prova fora dos Estados Unidos. O evento promove exposições e desfiles com clássicos automotivos de rua e de corrida desde a década de 20 até os dias atuais. Fittipaldi, que participou no último ano a bordo de duas lendas: McLaren de 1974 e Lotus de 1972, nesta edição desfila com dois Penskes com os quais correu em Indianápolis. Emerson correu em Indianápolis de 84 a 95 e venceu nos anos de 89 e 93 e ele vai desfilar nos três dias de evento. Você também pode ver a programação e os demais pilotos que participarão no site: http://www.goodwood.co.uk/home.aspx


NOVO WEBSITE - O website da Pirelli – www.pirelli.com.br – passou por reformulação e, a partir de hoje, apresenta mais interatividade com os internautas e integração com as redes sociais, como Twitter, Facebook e YouTube. Agora o consumidor encontrará com mais facilidade uma quantidade maior de informações sobre pneus para carros, motocicletas, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. Um novo conteúdo com gráficos, vídeos e animações foi elaborado para ajudá-lo a escolher o equipamento ideal para cada aplicação, seja para o uso diário ou esporádico, lazer ou profissional. O site também ficou mais educativo, com dicas de utilização correta e manutenção dos pneus, para ajudar os motoristas a extrair o máximo de performance e segurança tanto na terra quanto no asfalto. A linha de pneus ecológicos Green Performance teve o conteúdo ampliado com vídeos que ilustram seus benefícios, como economia de combustível e melhor frenagem em piso molhado.


PORSCHE VOLTA - A Porsche voltará às 24 Horas de Le Mans em 2014 com um protótipo dfa categoria LMP1, onde se enquadram os carros mais potentes do grid. Com 16 vitórias no geral e mais de 100 entre as diversas categorias, a Porsche é a montadora de maior sucesso em Le Mans. A mais recente vitória na classificação geral ocorreu em 1998, com o Porsche 911 GT1. A Porsche tornou-se uma referência na categoria LMP2 com o esporte protótipo RS Spyder, que foi bem-sucedido nos Estados Unidos de 2006 até 2008 com a Penske, com apoio da fábrica, e até 2010 com vários clientes pelo mundo. "O automobilismo sempre foi uma parte essencial da marca Porsche", afirma Matthias Müller, presidente do conselho executivo da Porsche AG. "Então, para nós, é apenas uma questão de tempo antes de retornarmos como fábrica ao topo das corridas. O sucesso da Porsche em Le Mans é incomparável. Queremos continuar assim e obter nossa 17ª vitória."


PINK FLOYD AO VOLTANTE - Apaixonado por automobilismo, o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, será mais uma vez o convidado de honra do “Goodwood Festival of Speed”, realizado na Inglaterra entre os dias 01 e 03 de julho. O evento reúne os principais veículos de corrida do século passado que influenciaram a indústria de motores no mundo. O legendário músico, que possui um acervo particular de carros de competição antigos, irá pilotar pela quinta vez o Auto Union Type D, da Audi. Projetado em 1939, o modelo ficou famoso como o “flecha de prata”. Além de Nick Mason, o ex-piloto de Formula 1 e vencedor das legendárias 24 Horas de Le Mans, Hans-Joachim Stuck, estará a bordo de um “Auto Union Silver Arrow”. Marco Werner, que já venceu três vezes em Le Mans, representará a história recente do esporte a motor da Audi e participará do evento pilotando um R10 TDI. O R10 foi o primeiro carro à diesel a vencer em Le Mans. O público esperado é de 150.000 visitantes.


MUNDIAL DE MECÂNICOS – A equipe Avesta Cruising Club, da Suécia, é a vencedora da final do Vista 2011, uma maratona mundial da Volvo para escolher os melhores mecânicos e pessoal de pós-venda que trabalham na corporação. Os vencedores disputaram com 13,7 mil participantes de 75 países e cinco continentes onde a rede global de atendimento da Volvo Trucks e da Volvo Buses está presente. Os técnicos e mecatrônicos participam, há mais de 50 anos, de provas para resolver problemas teóricos e práticos e reparar eventuais falhas que ocorrem nos veículos – caminhões e ônibus. “Existem tantas boas equipes aqui que, apesar de saber que tínhamos uma boa equipe, não achei que acabaríamos em primeiro”, disse o membro da equipe Håkan Eriksson. “Nossa responsabilidade para com nossos clientes não termina quando entregamos as chaves de seu veículo, mas continua por todo o ciclo de vida do caminhão. Para honrar este compromisso, dependemos de nosso pessoal altamente qualificado”, disse Staffan Jufors, presidente e CEO da Volvo Trucks, durante a cerimônia de premiação.


COMPLETA UMA DÉCADA - A Henkel, líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfície, comemora, em 2011, 10 anos de patrocínio ao piloto Nonô Figueiredo. Com a parceria, a Henkel está presente na principal corrida da categoria de automobilismo do Brasil. Neste domingo, dia 03 de julho, a sexta etapa da Stok Car acontece no autódromo Nelson Piquet, em Japarepaguá, no Rio de Janeiro. Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, o mercado esportivo está bastante aquecido no país. Muitas companhias começaram a investir neste campo para gerar visibilidade para a marca. A Henkel acredita, investe e incentiva a área esportiva há uma década, e percebe os resultados positivos alcançados com a ação de patrocínio, como a fidelização de clientes, reconhecimento da marca e marketing direcionado. “Com o patrocínio do piloto, a Henkel está presente na Stock Car e tem a oportunidade de testar os produtos em diversas condições e, assim, comprovar a sua qualidade”, comenta Sergio Redondo, gerente de negócios Indústria Geral – Mercosul.


INVESTE EM MARKETING - A Cardif Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas, inova na comunicação do Autofácil, o seguro de automóveis da companhia, que possui cobertura exclusiva para roubo e furto. Com o objetivo de aproximar ainda mais seu produto do consumidor e conquistar novos clientes, a empresa lança o novo site do seguro (www.seguroautofacil.com.br), acompanhado de uma estratégia focada no ambiente online. “Nosso desafio é levar o Autofácil a um público que até então não considerava ou não tinha condições de segurar seu automóvel, o que representa aproximadamente 70% da frota brasileira. Grande parte deste público está na internet e o uso da linguagem e de ferramentas certas são fatores de extrema importância para que tenhamos êxito”, comenta Emerson Luccas, Superintendente de Marketing e Inovação da Cardif Brasil. Criado pela agência Media Factory, o novo site do Autofácil foi desenhado sobre uma plataforma que permite maior dinamismo, facilitando customizações e integração às redes sociais. Junto com o novo site, o planejamento também conta com um forte investimento em links patrocinados, reforçado por uma campanha de banners nos principais portais, otimização de buscas orgânicas (SEO) e uma gestão do blog e redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube.


PARCERIA NO MOTOGP - Em comemoração pela etapa italiana do campeonato mundial da MotoGP, neste final de semana em Mugello, a Ducati, ícone italiano de arte, estilo e tecnologia, e a lendária Tudor, fabricante de relógios esportivos de grande prestígio esportivo, apresentam sua parceria. O resultado é o lançamento do Fastrider, marcando a campanha Parceiros do Tempo. Um cronógrafo em aço inoxidável, incorporado na linha 7753 Tudor, um automático com reserva de energia de impressionantes 46 horas, montado numa capa polida e impermeável. São várias versões, com pulseiras de couro, de aço inoxidável ou tira de tecido preto com três listras coloridas, tipicas das motocicletas de séries especiais da Ducati, presente também nos mostradores. O espírito de competição da Ducati se realça ainda mais na versão preta PVD, o cronômetro com os botões de acionamento fixados na carcaça parecendo os pistões de um motor.


COM PILOTO AUTOMÁTICO - Os kits de Piloto Automático Dalgas agora podem ser instalados nos principais modelos da montadora SsangYong. O acessório é compatível com os modelos Actyon e Kyron 2.3L Gasolina e 2.0L Diesel. A novidade chega para ampliar a gama de equipamentos de segurança e comodidade nos veículos da marca. Com o Piloto Automático Dalgas, é possível manter a velocidade programada automaticamente, sem que o condutor precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. O motorista pode evitar cansaço na estrada, multas por descuido na velocidade e a tradicional preocupação com o velocímetro. Além disso, o acessório colabora com a economia de combustível. O acessório possui comando de alavanca fixado na coluna de direção e três botões que permitem o controle das funções do piloto com a ponta dos dedos. A instalação dos kits de Piloto Automático Dalgas não exige cortes na fiação do carro, pois eles são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, garantindo praticidade e maior rapidez na instalação.


EM IJUÍ-RS - O grupo Gambatto inaugurou nesta quarta-feira, 29, a concessionária Mont Blanc Missões de Ijuí, no Rio Grande do Sul, com investimentos totais de R$1,5 milhão e a geração de cerca de 30 empregos diretos e indiretos. Essa é a terceira casa Citroën do grupo empresarial que já está presente em Passo Fundo e Chapecó, sendo Ijuí o terceiro município mais populoso da região Noroeste/Missões do Estado do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Passo Fundo e Erechim. A concessionária Mont Blanc Missões vai atender não apenas aos consumidores de Ijuí, mas também aos municípios de Santo Ângelo, Crus Alta, Santa Rosa, Panambi, Três de Maio, Horizontina, São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões entre outros, numa região que acumula emplacamentos de cerca de 7.000 novos veículos por ano. Rosa Maria de Marco, diretora do grupo empresarial, acredita que “por meio do atendimento personalizado e diferenciado, aliado a uma gama de produtos que reúne tecnologia e design, atingiremos às expectativas e necessidades de nossos clientes e de potenciais consumidores, ampliando ainda mais as vendas na região”.


AUMENTA PRODUÇÃO - No ano em que comemora 55 anos de atividades no Brasil e 60 anos na Argentina, a Mercedes-Benz anuncia a contratação de 1.250 colaboradores para trabalhar nas plantas de São Bernardo do Campo, no Brasil, e de Buenos Aires, na Argentina. Na unidade brasileira, a contratação de 950 profissionais impactará na abertura do terceiro turno para produção de caminhões, que contará com 542 profissionais. Os demais colaboradores contratados pela Empresa no Brasil irão atuar em diversas áreas produtivas de caminhões, agregados e Renov, além de áreas administrativas na fábrica de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Segundo o executivo, tanto a criação do terceiro turno como as novas contratações fazem parte da estratégia de crescimento da Empresa. Em 2010, a Mercedes-Benz iniciou um programa de investimentos de R$ 1,5 bilhão que deverá ser concluído em 2013, tendo como resultado o aumento da capacidade de produção da fábrica de São Bernardo Campo e a transformação da planta de Juiz de Fora para integração dessa ao sistema de produção de caminhões da Mercedes-Benz a partir de 2011.


REDE SOCIAL EXCLUSIVA - A Toyota anuncia a formação de uma aliança estratégica com a empresa Salesforce.com para o desenvolvimento da Toyota Friend, rede social privada para os clientes da marca. O serviço estará disponível a partir de 2012, inicialmente no Japão, começando pelos veículos elétricos e híbridos da Toyota. Uma ampla gama de produtos e serviços de informação será oferecida na Toyota Friend. Além disso, dicas essenciais de manutenção tornam a experiência com o carro ainda mais rica. Se um veículo elétrico ou híbrido estiver com o nível da bateria baixo, por exemplo, a Toyota Friend alertará o motorista sobre a necessidade de recarga. Os clientes poderão interagir também com seus contatos de redes sociais como Twitter e Facebook por meio da Toyota Friend. O serviço poderá ser acessado por meio de smart phones, tablets e outros dispositivos móveis.


ESPAÇO TEMÁTICO - A lendária marca Harley-Davidson conta com um empreendimento feito especialmente em sua homenagem no Brasil. Único na América Latina, o Harley Motor Show é como um museu de uma das marcas mais cultuadas em todo o mundo. O Museu está instalado em um dos principais pólos turísticos do Sul do Brasil: Gramado/RS. O Harley Motor Show (HMS) é o primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley-Davidson. A cultura Harley-Davidson está muito bem representada em uma área de quase 1.000 m2. O HMS ou Harley Motor Show apresenta mais de 20 motos Harley-Davidson incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. A imagem de Paul Teutul Sr. da Orange County Choppers (http://www.orangecountychoppers.com), da famosa série OCC da TV a Cabo norte-americana, também está presente no Harley Motor Show em forma de boneco de cera. O HMS conta com máquinas iguais às usadas pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia do Exército. Há ainda uma Night Road, que foi projetada em parceria com a Porsche, e outros modelos dos anos 20 aos anos 70 do século XX.


AMPLIA ESTRUTURA - A Harley-Davidson anuncia a ampliação de sua estrutura comercial no Brasil com o início das atividades de vendas e pós-vendas da IESA Harley-Davidson, em Porto Alegre, e a nomeação de mais uma concessionária na cidade de São Paulo, a Aba Harley-Davidson, que a princípio realizará apenas a prestação de serviços de assistência técnica. A IESA Harley-Davidson, localizada na Avenida Sertório, 5.455, no Jardim Lindóia, em Porto Alegre, já estava em funcionamento como centro de assistência técnica e, agora, passa a comercializar toda a linha de motocicletas Harley-Davidson disponível no País, além de peças genuínas, acessórios, motorclothes e equipamentos de segurança. Já a Aba Harley-Davidson, que fica na Avenida Marquês de São Vicente, 1.930, na Barra Funda, é a segunda concessionária na cidade de São Paulo e, por enquanto, realizará apenas serviços de assistência técnica aos clientes.


NOVO LAYOUT - O caminhão do piloto Guido Salvini, do navegador Flávio Bisi e do copiloto Fernando Chwaigert sempre chama a atenção das pessoas. Grande, robusto e imponente, o Mercedes-Benz Atego 1725 chega para o 4º Rally Cuesta Off-Road com novo visual. Nos dias 01 a 03 de julho, o trio desfilará o veículo pelas ruas de Botucatu, SP, e na hora certa, acelerará pelas trilhas da região, atravessando propriedades de reflorestamento de eucalipto e a Serra da Cuesta, com paisagens que prometem empolgar os competidores. Para conquistar pontos para os campeonatos Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country, a Salvini Racing exigirá toda a potência e robustez deste caminhão. Os participantes terão dois dias de disputas e 256 quilômetros de especiais, que trarão como desafios pedras, lombadas, poças, areia, grama, subidas e descidas, e muito mais.


ESPERA CRESCIMENTO - A MWM INTERNATIONAL, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, estima crescimento de 17% nas exportações de motores este ano. Em 2010 foram exportados 30 mil propulsores, para 2011 a expectativa é de 35 mil unidades. A empresa também aumentou a exportação de blocos Big Bore MaxxForce de 11 e 13 litros para os Estados Unidos e atualmente envia 25 mil unidades/ano com expectativa de crescimento para 2012, quando finalizará a implementação da nova fase de ampliação da linha de usinagem. A empresa investirá no total cerca de US$ 45 milhões desde a inauguração da linha de usinagem dos blocos em ferro grafite compactados (CGI) dos motores Big Bore, para a implementação da terceira fase serão cerca de US$ 5,2 milhões. Em 2008, a companhia venceu uma concorrência mundial para fornecer os blocos usinados para a fábrica de motores da Navistar, em Hutsville, Alabama, nos Estados Unidos.


KIT TÉCNICO - O carro mais vendido no Brasil em 2010, o Novo Uno é o destaque do mais novo produto lançado no mercado pela Sete Produtora de Vídeos, pela série VideoCarro. Voltado para oficinas mecânicas e curiosos sobre o funcionamento do carro, o curso de Injeção Eletrônica do Novo Uno traz dicas importantes sobre a manutenção nos veículos com motor 1.0 e 1.4 8V EVO. Em suas 2 horas de duração, o DVD aborda os seguintes temas: informações sobre a central do sistema de injeção; informações sobre localizações, testes dinâmico e estático sobre os sensores e atuadores do sistema Magnteti Marelli 7GF com motores 1.0 e 1.4L de 8V; dicas de procedimentos e reparos de defeitos mais comuns relativos ao sistema de injeção eletrônica e mecânica; dados sobre o sistema de imobilizador, sistema de alarme original e acessórios, entre outros. O Kit ainda inclui um Manual Técnico e pode ser adquirido através do site www.setenet.com.br ou pela Central de Atendimento 0800.970.7790.


EM ALPHAVILLE - A noite desta quarta-feira, 29, marca o início das operações da Eurobike em Alphaville. A rede oferecerá um coquetel de inauguração para clientes e convidados, que irão conferir em primeira mão a nova loja BMW Eurobike. O show-room de Alphaville promete surpreender seus visitantes. Ao entrar na concessionária o cliente encontrará uma criação especial com alusão às grades frontais dos carros BMW, uma das principais características da marca. O show-room terá em exposição os modelos mais modernos à disposição, e já contará com dois modelos 2012. A unidade de Alphaville também terá um espaço para venda de seminovos e oficina para assistência técnica e serviços de pós-venda. “Nosso principal foco é a satisfação do cliente, desta forma optamos por oferecer todos os serviços no mesmo local, para uma maior comodidade de nossos clientes.”, afirma Henry Visconde, presidente da Eurobike. Segundo Alexandre Gaeta, sócio diretor da Eurobike a região de Alphaville tem um enorme potencial e a Eurobike espera vender nesta região cerca de 20% do que é vendido na loja de São Paulo-capital, aproximadamente 20 unidades por mês. A nova loja conta com aproximadamente 30 funcionários e está localizada na Al. Amazonas, 832.


SENSORES DE ROTAÇÃO - A VDO, marca do Grupo Continental, inova mais uma vez e lança 18 novos modelos de sensores de rotação ampliando o portfólio existente atingindo cobertura de 85% do mercado atendendo às principais montadoras e modelos de veículos circulantes no Brasil e América Latina. O sensor de rotação tem importância fundamental no funcionamento do sistema de injeção eletrônica. Sua função é gerar sinal de freqüência em relação à rotação do motor, informando a central eletrônica (ECU) a posição da árvore de manivelas (virabrequim). Através deste sinal são calculados ou corrigidos o tempo de injeção, a frequência de abertura das válvulas injetoras, o avanço de ignição, o sincronismo da injeção com a ignição. Para mais informações técnicas sobre produtos e aplicações, acesse o site www.vdo.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 77 00 107).


MELHOR DO MUNDO - Stephanie Laier nasceu em 1985, uma alemanzinha loirinha que aos cino anos de idade fez a sua primeira corrida de moto. Aos três havia corrido de bicicleta. Agora, aos 25, piloto oficial da KTM no mundial feminino de motocross, é a sensação, o fenômeno das pistas. Está dominando o mundial de WMX, o feminino do Motocross desta temporada, em busca do seu quarto título. Mas vem de longe seu domínio no cenário do motocross. Antes de ser tri-campeã mundial no WMX, foi tri também no AMA, o maior campeonato das Américas, em 2001, 2002 e 2003. E seguiu com os títulos no mundial WMX em 2005, 2009 e 2010. Steffi Laier vem de mais duas vitórias seguidas no mundial, em Castigilone de Lago na Itália e em Senkvice na Eslováquia, quinta etapa, onde já alcançou uma pequena folga de 9 pontos na classificação do mundial. E larga de novo como favorita em Oreoha Vas, na Eslovênia, no próximo dia 17 de julho.


TROLLER NO RALLY - A 19ª edição do Rally dos Sertões, que acontecerá entre 9 e 19 de agosto, contará com mais um time oficial de fábrica, a equipe Troller Racing/Território Motorsport, de Tatuí/São Paulo. A equipe disputará a competição pela categoria Production T2 com dois Trollers T4. "Estamos de volta ao Rally dos Sertões para vencer. A parceria com a Território Motorsport vem para marcar esse retorno da Troller como equipe de ponta, pois juntamos a excelência do produto com a experiência de quem conhece muito dos Sertões", diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente-geral da Troller. Após quase 10 anos afastada do grid da competição, a equipe oficial da Troller resolveu se unir com a equipe Território Motorsport que tem uma trajetória de mais de uma década na prova e que já conquistou quatro títulos consecutivos de Campeã, na categoria Caminhões, com os F4000 Território 4x4 (2007 a 2010).


2° PRÊMIO MUNDIAL - A equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën conquistou mais um prêmio mundial e inédito, o segundo em apenas um mês. O projeto de desenvolvimento de condensadores de alto desempenho, criado por engenheiros da equipe de motores do país, foi o vencedor da categoria inovação da primeira edição do “PSA Excellence Awards”. Trata-se de uma competição mundial do Grupo PSA Peugeot Citroën que visa reconhecer projetos de melhoria realizados por equipes de funcionários em diferentes áreas e que resultam em ganhos significativos de qualidade, custos, eficiência ou condições de segurança, entre outros. Após superar trabalhos de diversos países, os brasileiros disputaram a final com duas equipes francesas. O projeto vencedor, desenvolvido por equipes do Latin America Tech Center (o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo do Grupo PSA na América Latina), resultou em peças de “alto desempenho” inéditas e de custo mais baixo do que as usadas atualmente. Este equipamento será usado em futuros veículos produzidos no país pela PSA Peugeot Citroën. A conquista desta primeira edição do PSA Excellence Awards é mais uma confirmação da evolução, competência e capacidade de inovação das equipes locais de Pesquisa e Desenvolvimento. Em maio, outro grupo de engenheiros do Brasil superou mais de mil projetos e foi apontado como o vencedor da edição 2011 do Grande Prêmio Mundial de Inventores do Grupo PSA Peugeot Citroën pela criação do sistema de abertura do braço de suporte do estepe do Citroën Aircross.


NA STOCK CAR – A empresa gaúcha FuelTech, com sede em Porto Alegre, foi escolhida para ser a fornecedora oficial das injeções eletrônicas dos carros que disputam a temporada 2011 da Copa Montana, que este ano utilizam o etanol como combustível no lugar do motor V8 carburado a gasolina. O trabalho de desenvolvimento de produto e testes envolveu 25 pessoas. Foram centenas de horas de teste e acerto em dinamômetro e pista em Interlagos (SP) e Piracicaba que resultaram no FuelTech FTsport, um modulo especifico para a categoria. O diretor da FuelTech, Anderson Dick, relatou que a experiência de uma década em competições de automobilismo mais o fornecimento de injeções para a antiga categoria Pick-up Racing foram decisivos para a escolha da Vicar, promotora da categoria. "Outro diferencial é a eficiência e agilidade no desenvolvimento em curto prazo de da empresa em mapeamento e monitoramento dos motores", explicou.


PIKES PEAK INTERNATIONAL - Pelo segundo ano consecutivo a Ducati Multistada 1200 venceu o lendário Pikes Peak International Hill Climb, prova de montanha disputada desde 1916, nas Montanhas Rochosas, em Colorado Springs, nos EUA. Pilotada por Carlin Dunne, de 28 anos de idade e dono da Ducati Santa Barbara, na Califórnia, além de largar na pole-position, estabeleceu o novo recorde da prova, com 11 min 11 seg 32/100. Vencer de novo o desafiador Pikes Peak International Hill Climb, também conhecido como a "Corrida das Nuvens", sublinhou a versatilidade para qualquer uso e terreno da Ducati Multistrada. São 20 Km de corrida, partindo de 2.862 metros de altitude, para a linha de chegada a 4.300 metros. A Ducati Multistrada 1200 enfrentou o penoso percurso contando com os seus quatro diferentes modos para acertos da suspensão, potência do motor e controle de tração, alcançados a um toque de botão no guidon, o mesmo sistema tecnológico embarcado em todas as Ducati Multistrada 1200, com as alternativas Sport, Touring, Urban e Enduro Riding. A Multistrada 1200, tida como um marco na indústria motociclística, começa a reescrever a história do Pikes Peak International Hill Climb, uma das mais antigas e difíceis provas de moto do mundo, competição vencida anteriormente por outra motocicleta da marca de Borgo Panigale, a Ducati Hypermotard 1100.


COISAS VINTAGE - A loja Certas Coisas Vintage oferece diversas opções para os amantes da cultura Harley-Davidson. A lendária marca americana é idolatrada por milhões de pessoas no mundo inteiro. A marca nasceu em 1903 em Wisconsin, Milwaukee, e foi criada por Arthur Davidson e Willian S. Harley. Com o estilo vintage em evidência, muitas peças retrô vieram a tona e com isso diversas peças e quadros com a temática Harley-Davidson estão sendo produzidas. Estas peças podem ser encontradas na Certas Coisas Vintage. Para quem tem aversão a objetos antigos, mas adora a moda vintage, nada melhor que encontrar produtos novos e de ótima qualidade na loja Certas Coisas Vintage! Vale a pena conferir! A loja Certas Coisas Vintage fica na Rua Rocha Pombo, 843, Juvevê! Informações: (41) 3359-1960 ou http://certascoisasvintage.com.br.


TRIUNFO HISTÓRICO - A Porsche obteve uma vitória brilhante em uma das mais emocionantes e dramáticas edições da 24 Horas de Nürburgring. Diante de 220 mil espectadores que compareceram ao lendário Nordschleife (o circuito de 25 km formado pela junção dos 4,5 km do traçado inaugurado em 1984 com os 20,5 km nos quais a Fórmula 1 correu até 1976), o Porsche 911 GT3 RSR da equipe Manthey Racing, pilotado pelo quarteto Marc Lieb/Lucas Luhr/Timo Bernhard/Romain Dumas, recebeu a bandeirada em primeiro lugar, pouco mais de 4 minutos (nesse traçado, o equivalente a menos de meia volta) à frente do BMW M3 GT tripulado por Augusto Farfus/Jörg Müller/Uwe Alzen/Pedro Lamy. Foi a quinta vitória da Porsche e da equipe Manthey Racing nas últimas seis edições da 24 Horas de Nürburgring. No total, a Porsche tem 11 vitórias na prova, realizada pela primeira vez em 1970. Com o Porsche 911 GT3 RSR (o GT de corrida mais bem sucedido dos últimos anos), o quarteto da Porsche assumiu a liderança às 23:25 minutos de sábado (a largada foi dada às 16:00 do mesmo dia) e manteve a posição até receber a bandeirada no domingo. Nas 16 horas e 35 minutos seguintes à tomada da liderança, foram percorridas 108 voltas sob imensa pressão em um dos circuitos mais difíceis do mundo. O Porsche vencedor estabeleceu um novo recorde de distância ao completar 156 voltas, equivalentes a 3.958,968 km percorridos. A prova teve 202 carros na largada, dos quais 135 percorreram a distância mínima necessária para serem considerados classificados.