quinta-feira, 26 de junho de 2014

Revisão da suspensão antes das férias evita transtornos


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Printer Press Comunicação Corporativa

As férias de julho se aproximam e junto com elas o tão desejado descanso de inverno. Para evitar contratempos durante a viagem e garantir a folga com tranquilidade, a Monroe, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de amortecedores, alerta sobre a importância de checar os itens do sistema de suspensão antes de colocar o carro na estrada.

“Como componente do conjunto da suspensão, o amortecedor é um dos principais itens de segurança do automóvel e pode oferecer riscos quando desgastado. Sua função é controlar as oscilações da carroçaria, suavizando os movimentos produzidos pelas molas, proporcionando estabilidade, conforto e boa dirigibilidade”, explica Juliano Caretta, Coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

A Monroe recomenda que a verificação dos amortecedores aconteça no máximo a cada 10 mil quilômetros, quando qualquer problema na suspensão for notado, ou ainda, conforme especificações do fabricante. O período para a sua substituição pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel e das estradas pelas quais o motorista costuma trafegar, daí a importância da revisão.

Ao realizar a troca desses componentes, é importante consultar o fabricante sobre a aplicação correta para cada tipo de veículo. Apesar de semelhantes, as peças têm diferenças no tamanho, na pressão de trabalho, no sistema de fixação e no ângulo de encaixe.

Sinais de desgaste

O especialista da Monroe elenca alguns sinais que podem significar necessidade de revisão preventiva ou substituição dos amortecedores. “O condutor vai perceber maior probabilidade de aquaplanagem, desgaste irregular dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos acidentados, oferecendo riscos para os ocupantes do veículo.”

Revisão segura


A recomendação da multinacional é que a realização das revisões periódicas dos amortecedores seja realizada em lojas credenciadas Monroe, onde o condutor irá encontrar profissionais capacitados, que garantem o manuseio correto dos componentes. Também é preciso ficar atento aos procedimentos e instrumentos usados durante a troca. Ferramentas como marreta ou martelo, alicate de pressão, talhadeira e similares, dependendo da situação, podem evidenciar uma instalação inadequada.         

Após a montagem, é importante exigir a nota fiscal de venda e os certificados de garantia           dos amortecedores devidamente preenchidos, atestando sua procedência. Em casos de dúvidas, o serviço de atendimento ao cliente da Monroe – 0800 166004 – indica as revendas credenciadas, assegurando a qualidade do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.