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 A Goodyear, que é reconhecida pela qualidade e tecnologia na sua linha 
de pneus para caminhões e ônibus, resolveu divulgar as principais dicas 
sobre recapagem, afinal, o processo é um grande aliado e muito seguro 
para prolongar a vida útil dos pneus e assim reduzir de forma 
significativa o custo para o transportador e motorista autônomo. 
Atenta
 a essa questão, a Goodyear destaca alguns fatores relevantes na hora da
 recapagem, que é uma das formas mais eficazes de reduzir o custo por 
quilometro rodado para o transportador. Outro detalhe é que o valor 
médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo,
 mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar 
que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por 
certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, 
Qualidade e Tecnologia). 
A
 recapagem é também ambientalmente mais correta, pois preserva os 
recursos naturais uma vez que a recapagem consome um terço do volume de 
recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão. 
No
 caso da Goodyear, todos os modelos de pneus para caminhões saem de 
fábrica com sua estrutura projetada e dimensionada para receber várias 
recapagens. Os modelos Goodyear da família Max Series, por exemplo, usam
 novas tecnologias de construção da carcaça, contam com quatro cintas de
 aço que proporcionam durabilidade e robustez. Um bom exemplo são os 
pneus da família Max Series, que tem sete anos de garantia na vida total
 do pneu, independentemente do número de recapagens (quando recapados 
com produtos Goodyear). 
Ao
 oferecer a estratégia de ciclo completo, a Goodyear dispõe aos seus 
clientes, bandas précuradas desenvolvidas especificamente para cada tipo
 de aplicação, com vários modelos que atendem todas os segmentos e cada 
aplicação seja eixos de tração ou livres. Para manter-se próxima dos 
caminhoneiros e frotistas, a
 Goodyear, inclusive, conta com uma extensa rede de revendedores 
oficiais de pneus e recapadores autorizados em todo o Brasil - para 
encontrar a melhor opção, é possível consultar a unidade mais próxima no
 portal da marca: http://goodyear.com.br/revendedores/. 
O que avaliar antes de fazer a recapagem? 
•
 Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba 
suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca 
renomada; 
•
 O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado
 e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador 
escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem. 
Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de 
qualidade, 
•
 Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de
 modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova 
utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de 
raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem . 
•
 O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação 
do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima
 vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos 
livres; 
•
 O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo
 com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a
 que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade 
superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas 
condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento... 
emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo
 de trabalho e manutenção. 
Fonte: Goodyear do Brasil - Relações Públicas  

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