terça-feira, 8 de setembro de 2009

Antigos em Copacabana









Texto e fotos Marcus Lauria
Ocorreu entre os dias quatro e sete de Setembro o XX Encontro de automóveis Antigos do Rio de Janeiro, no Forte de Copacabana onde foi comemorado os 90 anos da Citroën e o ano da França no Brasil. Junto com a organização do Veteran Car Clube do Brasil o evento foi realizado em parceria com o fabricante francês. Foram mais de 200 modelos de marcas e anos diferentes, entre nacionais e importados reunidos em um só lugar e com uma paisagem de dar inveja a qualquer um, junto ao mar de Copacabana. O blog CarPoint News foi gentilmente convidado pela assessoria de imprensa da PSA e do Forte de Copacabana, através do Sr. Sérgio.










A 20ª edição do evento mais esperados pelos amantes de carros antigos, no Rio de Janeiro, foi contemplado por famílias inteiras e turistas que tiveram a oportunidade de ver de perto relíquias em quatro rodas espalhadas pelo gramado do Forte de Copacabana. A inauguração contou com a presença do cônsul francês Hugues Goisbault, do vice-presidente da Veteran Car Clube, Gustavo Tostes, entre outros membros importantes do antigomobilismo brasileiro, e os clubes como o Opala Clube do Rio de Janeiro e o Puma Clube. No primeiro dia do evento (4), foi lançado a revista "O Radiador", no sábado (5) foram dadas palestas do lendário Bird Clemente. No domingo (6) foi a vez da FEI fazer uma palestra.











Entre os mais de 200 modelos expostos o destaque dessa exposição ficou por conta dos carros franceses, entre modelos da Peugeot e da Citroën. Foram mais de 40 modelos das marcas francesas que ficaram em destaque em uma tenta feita exclusivamente para "eles". Estavam lá também motos e bicicletas antigas que com certeza chamaram a atenção dos saudosistas e colecionadores. Os expositores concorrem a 26 prêmios em 15 categorias. Os critérios de escolha foi a originalidade, a raridade, o estado de conservação e a expressividade do veículo.








Entre os modelos da Citroën que podemos destacar no evento foram: o Traction, que foi fabricado entre os anos de 1934 e 1957 o famoso 2 cv (1949 a 1990) e o revolucionário DS lançado em 1955 no Salão de Paris daquele ano, com a famosa suspensão oleopneumática. Estavam lá veículos nacionais como os Karman-Ghia, Fuscas, Kombi, Corcel, Opalas entre outros. E modelos clássicos dos anos 50 como os Chevrolet's, Oldsmobile, Jaguar, Mini Morris, Porsche, BMW e Mercedes-Benz. Além do protótipo FEI X3 Livinia. Um evento repleto de história.







4 comentários:

  1. Não fuuuuuui!!!!! Uma pena, queria levar meu fusquinha pra passear!! Bela matéria!!

    Um abração!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Lauria, teu site tá show de bola! As matérias sào bastante completas, visito direto. Muito legais as fotos do encontro no forte, mas tinha que colocar fotos de uns Peugeots antigos! :) Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tem fotos no Orkut do Blog, só passar lá para ver.

    ResponderExcluir
  4. Vleu! Lá eu tinha visto! Um abraço.

    ResponderExcluir

Comente, opine.