DUAS RODAS - Balanço divulgado nesta sexta-feira pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, aponta uma recuperação de produção de motocicletas no mês de agosto. Segundo os dados, o setor produziu 154.714 unidades, contra 127.297 em julho: um aumento de 22%. As vendas para concessionárias também tiveram expressiva alta: 14%. Foram 140.702 unidades comercializadas ante 122.736 em julho.“Já com relação às vendas no varejo, os números devem ser inferiores aos da indústria, porém superiores aos do mês de julho. As projeções já apontavam uma recuperação gradativa neste segundo semestre e os dados mostram que as previsões estavam corretas, com o mercado reagindo positivamente, embora o setor ainda acumule perda sensível”, comenta Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.A entidade trabalhou nos últimos meses em busca de soluções alternativas para reaquecer o mercado, como isenções em impostos e liberação de financiamentos públicos. As ações parecem começar a dar resultados. O mercado, no entanto, ainda se recente de maior facilidade para financiamento de produtos.
TRÊS MIL - Marca eleva suas vendas em 17,7% de julho para agosto e vê novo sedan estrear com quase três mil unidades emplacadas num curto espaço de tempo. Enquanto a indústria automotiva registrou uma queda de 9,5% em comparação com julho deste ano, o grupo emplacou 10.698 unidades e teve crescimento de 17,7%. Boa parte desse desempenho se deve ao sucesso de vendas do recém-apresentado Honda City.O novo sedan da Honda teve início de sua comercialização no final de julho e já conquistou um número expressivo. Em agosto o modelo atingiu 2.538 unidades emplacadas. No acumulado entre janeiro e agosto de 2009, a Honda Automóveis chegou ao número de 81.367 unidades emplacadas, o que significa um acréscimo de 9,5% em comparação com o mesmo período do ano passado e a consolidação como a quinta maior fabricante --até o momento, tem 4,3% de share do mercado.
FÁBRICA - A Keko, líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, inicia em setembro as obras de instalação de sua nova planta industrial em Flores da Cunha (RS). Após 23 anos, a empresa prepara a mudança para sua primeira sede própria em um terreno de 10 hectares. A completa infraestrutura de um legítimo distrito industrial exclusivo, aliada ao custo do terreno, foram importantes fatores na decisão. O investimento direto na implantação de 19.500 m² de área construída - neste primeiro momento - será de R$ 14 milhões, sendo R$ 10 milhões financiados pela Caixa RS e o restante de recursos próprios da Keko. A inauguração está prevista para o início do segundo semestre de 2010. O faturamento da empresa em 2009 deve chegar à R$ 70 milhões e o prognóstico é de R$ 83 milhões para 2010, com crescimento de 18%. Atualmente a Keko está alocada em diversos prédios. Mais informações no site http://www.keko.com.br/
PROGRAMA - A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, oferece aos colaboradores que cursaram o ensino médio um curso complementar com disciplinas do ensino médio técnico. A proposta faz parte do projeto de Capacitação das Áreas Técnicas e já conta com 470 funcionários inscritos nos treinamentos. Os colaboradores que atuam nas áreas técnicas dos departamentos de compras, engenharia, qualidade e manufatura podem se inscrever para as aulas. As disciplinas são ministradas na empresa, pelo SENAI e instituições de tecnologia. O projeto tem duração de dois anos e as matérias possuem carga horária entre 40 e 60 horas. Para o diretor de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, Paulo Borba, o investimento no colaborador permite o desenvolvimento de novas habilidades e eleva a qualificação da equipe. “Assim que implementamos essa oportunidade, percebemos o interesse dos nossos colaboradores em participar. Já temos quase 25% dos funcionários da planta de Santo Amaro inscritos na capacitação”, explica Borba.
PERSONALIDADE - Paulo Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, recebeu no dia 2 de setembro, em Porto Alegre, a distinção Personalidade Top Ser Humano 2009, concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O empresário foi eleito por suas ações para o desenvolvimento do capital humano, tanto na empresa quanto na sociedade gaúcha. Para o presidente da ABRH-RS, Pedro Luiz Fagherazzi, a escolha de Paulo Bellini como Personalidade Top Ser Humano 2009 é de extrema importância por ser um empresário de inestimável valor para a economia do Estado. "A gaúcha Marcopolo é referência nacional e internacional. E Paulo Bellini sempre demonstrou uma sábia e legítima preocupação com as pessoas que atuam na empresa", afirma. “Ser eleito pelo foco que sempre dedicamos na Marcopolo ao colaborador e ao desenvolvimento do capital humano é fundamental para a valorização ainda maior dessas ações e para a continuidade nos investimento em formação, qualificação e elevação da qualidade de vida dos nossos funcionários”, destacou Paulo Bellini. (Crédito da Foto: Valmor Behenck)
EXPOINTER 2009 - Em visita ao estande da Agrale durante a Expointer 2009, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, conheceu de perto os tratores da empresa para o segmento destinado à agricultura familiar, com destaque para o lançamento do 5065.4 Compact, que irá ampliar a oferta de produtos para o Programa Mais Alimentos. A companhia é a que oferece a sua linha mais completa de tratores, com oito modelos entre 15 cv até 75 cv de potência. Flavio Crosa, diretor de vendas e marketing da Agrale, destacou que o Programa Mais Alimentos está colaborando de maneira importante com o setor agrícola brasileiro, com ganhos para todo o País. “O sucesso do Mais Alimentos impediu que o segmento registrasse forte queda este ano e está permitindo o desenvolvimento de produtos específicos e o crescimento da agricultura familiar”, comenta o executivo. O grande diferencial do novo trator Agrale 5065.4 Compact é a sua versatilidade. As diversas opções de rodados e regulagens permitem a sua utilização em diferentes culturas e nas diversas aplicações de uma propriedade rural, como a de hortifrutigranjeiros. Sua menor largura em relação aos modelos convencionais, faz dele o mais estreito do seu segmento (largura total de 1,3 m e bitola de 1.060mm), também o torna adequado ao trabalho em áreas com espaçamentos reduzidos, como cafezais, parreirais e pomares, trafegando sem danificar as culturas.
TESTE - A Iveco realizou no dia 2, em conjunto com a Priore, concessionária da marca em São José do Rio Preto, seu primeiro Trakker Test Drive. O evento foi realizado na Usina Cerradinho, localizada em Catanduva (SP), que recentemente adquiriu sete veículos Trakker configurados como cavalo-mecânico. O teste de direção teve por objetivo apresentar o modelo extrapesado a 75 usineiros e membros de 10 associações fornecedoras de cana-de-açúcar da região, permitindo aos convidados pilotar o Trakker carregado em um circuito preparado dentro da própria usina. Também pela primeira vez em sua história, no Brasil, a Iveco levou um piloto de corrida de caminhões para fazer um test drive com um caminhão completamente carregado e preparado para o trabalho dentro de uma usina. O piloto Beto Monteiro, que dirige o Iveco Stralis de número 88 da Scuderia Iveco no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, foi o escolhido. Em breve, Monteiro dará suas impressões sobre a diferença entre pilotar um caminhão fora de estrada e um modelo de corrida. Contratado no início do ano pela Iveco, Monteiro já conquistou dois pódios para a marca: o quarto lugar na etapa de São Paulo (SP), em julho e o quinto lugar em Londrina (PR), no mês passado.
NOTA 10 - Em vez de teorias acadêmicas, o contato com experientes profissionais da indústria automobilística. No lugar da sala de aula, um espaço interativo, aberto a discussões sobre o desafio de produzir e vender um novo automóvel. Durante três dias, 1.200 alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desviaram-se da rotina escolar atraídos pela primeira edição do “Renault Experience”, encerrada neste dia 2 de setembro. Os universitários lotaram o Teatro Universitário Católico (TUCA), localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) na iniciativa inédita da Renault do Brasil, que mostrou com sucesso, como aproximar a indústria com o ambiente universitário. Esse foi o “Sandero Story”, primeiro “case” prático apresentado pelos executivos da Renault aos alunos, que conheceram detalhes da bem-sucedida trajetória do Sandero, primeiro automóvel concebido pela marca fora do continente europeu. “Os universitários das mais diversas áreas, como Engenharia Mecatrônica e Publicidade, se interessam por novos desafios. Além disso, estão de olho no futuro, atentos ao mercado de trabalho”, observou Calcagnotto, que também é professor universitário e se surpreendeu com o entusiasmo dos alunos. “Eles merecem nota 10”, afirmou Antonio Calcagnotto, Diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil. Os estudantes, por sua vez, descobriram que fabricar e vender um automóvel com sucesso em mercados tão competitivos, como o brasileiro, não é uma tarefa fácil. “É importante participar de um evento como esses para observar a quantidade de tecnologia investida. O que chama atenção é o tamanho da empresa e todo o seu investimento em ações de marketing para aproximação com os clientes”, afirmou Diego Gonçalves, 20 anos, que está no 6º período de Engenharia Mecânica.
INFLAÇÃO - A Inflação do Carro, calculada pela Agência AutoInforme, teve alta de 0,85% em agosto, a maior do ano. É a confirmação da tendência de alta iniciada no mês passado, depois de três meses em baixa (veja gráfico). No acumulado do ano a inflação é menor: 0,48%. São pesquisados mensalmente todos os serviços, peças de reposição, combustíveis, seguros e impostos que o motorista tem que pagar para andar e fazer a manutenção preventiva do carro. Até itens como lavagem, estacionamento e seguro obrigatório são considerados para o cálculo da Inflação do Carro. O balanceamento (+ 6,2%) e o alinhamento (+ 5%) foram os itens da cesta que mais subiram no mês. Também tiveram altas expressivas a correia dentada (+ 4,8%) e a pastilha de freio, que subiu 4,32%. O item que mais caiu de preço foi a lona de freio, com – 2,1%. Filtro de óleo, bateria e óleo de motor também figuram entre os serviços e peças que mais perderam preço em agosto.
CAFÉ FRANCÊS - Um Renault Sandero Stepway será o companheiro de um grupo de motociclistas franceses, que, por ocasião do Ano da França no Brasil, vêm ao país para uma aventura pelas regiões que marcaram a história do café brasileiro. A viagem inédita, batizada de "O Caminho do Café", acontecerá entre São Paulo e Minas Gerais, de 8 à 17 de setembro. O grupo de franceses conta com os especialistas em café do Brasil, Bertrand e Bruno Bouvery, o restaurateur Ivan Tiberghien e o fazendeiro Tanguy Delarue. Segundo a organização, o Sandero Stepway tripulado por Claude Martin Vaskou, ex-diplomata francês em São Paulo, e pela brasileira Eliana Minillo, artista plástica e fotógrafa, terá o papel de carro de apoio, garantindo a tranqüilidade e o conforto dos participantes desta aventura, graças, principalmente, à robustez, suspensão reforçada e ampla altura livre em relação ao solo, que o credenciam para enfrentar com tranqüilidade as mais adversas condições de rodagem que encontramos nas ruas e estradas brasileiras. O objetivo da expedição francesa é revisitar a história do café brasileiro sob a luz das contribuições regulares da França ao desenvolvimento da cultura deste grão, até hoje é tão importante para a economia do país: de sua introdução no século XVIII, através da Guiana Francesa, até sua extraordinária modernização, sob influência dos avanços tecnológicos oriundos da agricultura francesa. A aventura terá como ponto de partida o porto de Santos, que foi o primeiro porto mundial exportador de café. O destino final é a cidade de Guaxupé, no sul de Minas Gerais, capital de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Brasil. No caminho a dupla passará por regiões que tiveram papel de destaque na cultura do café durante o período imperial como Parati, Vassouras, Barra do Piraí, Valença e Varginha. Também fazem parte do roteiro as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto Tiradentes, Congonhas e São João Del Rey.
AMPLIAÇÃO - As vendas responderam por 25% do mercado brasileiro de automóveis e veículos comerciais leves em agosto, reforçando a liderança da marca no País. Os emplacamentos de veículos da marca somaram 61.857 unidades, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados hoje pela Anfavea. O desempenho da Fiat em agosto representa um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo mês no ano passado. O Fiat Palio registrou 17.180 emplacamentos enquanto o Mille registrou 13.906 unidades, continuando como os automóveis líderes de vendas da marca. Entre os comerciais leves, a picape Strada, agora coma gama reforçada pela versão Adventure Cabine Dupla, acumulou vendas de 7.415 unidades no mês, líder isolada em seu segmento. Na soma de janeiro a agosto, a Fiat acumula 472.787 veículos emplacados, com 24,7% de participação no total de vendas de automóveis e comerciais leves, o que representa mais de 23.700 unidades à frente do segundo colocado. Em comparação com o mesmo período de 2008, as vendas da Fiat subiram 2,7%.
DESTAQUE - Conhecer o mercado, o cliente e saber identificar suas necessidades são recursos fundamentais para obter sucesso nas vendas. Ciente da importância do conhecimento para manter a liderança em seu mercado de atuação, a ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) promoveu o 7º Encontro Nacional dos Profissionais de Vendas da Rede VWCO. Com o tema “O novo caminho do sucesso passa por novos hábitos, novos conhecimentos e superação”, o evento também destacou ações que contribuem para o melhor atendimento aos clientes. “Para nós, o cliente é o mais importante. Manter exclusividade no atendimento, entender o consumidor e oferecer vantagens únicas são fatores essenciais para garantir a sua satisfação”, afirma Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV. Dividido em quatro etapas, mais de 900 profissionais de vendas de todo o Brasil estiveram presentes no evento, que ressaltou ainda a previsão de início da recuperação do setor de caminhões em 2009. Segundo a consultora Tereza Maria Dias da Silva, o segmento deve fechar este ano com 110 mil unidades comercializadas. Já no próximo ano, as vendas serão impulsionadas, principalmente, pelas áreas que necessitam de transporte de carga, como o setor agrícola e de construção civil.
LOGISTICA - A Art-Services, empresa líder nos segmentos de logística de material promocional e ações no ponto de venda, foi fundada em 2000 e atende aos mercados de marketing, trade marketing, merchandising e eventos, oferecendo serviços completos em todas as etapas logísticas e operacionais de uma campanha promocional. O grande diferencial da Art-Services é integrar por meio de tecnologia todos os processos (armazenagem, transporte e implementação no ponto de venda) de uma campanha de marketing promocional em uma única gestão, tornando-o mais rápido e eficiente. A empresa operacionaliza todos os tipos de campanha promocional, proporcionando significativas reduções de orçamento para seus clientes. Atualmente, a Art-Services atua em escala nacional, abrangendo todos os estados brasileiros e possui 45.000 m² de áreas destinadas à armazenagem na matriz (Alphaville – São Paulo). Há, ainda, 80 bases estratégicas distribuídas por todo o país.
PRESIDENTE - Em setembro, o Brasil recebe com orgulho e honra o presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, para as comemorações da data nacional brasileira, o 7 de setembro, em um evento que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil. Sarkozy irá se reunir com o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma grande homenagem às relações de amizade entre os dois países. O evento também recorda a comemoração do Ano do Brasil na França, quando o presidente Lula foi à França para homenagear o 14 de julho, data nacional da França. O Dia da Pátria contará com a presença da Banda da Marinha Francesa,do1° Regimento de Infantaria da Guarda Republicana Francesa, do 3° Regimento de Infantaria da Legião Estrangeira e da Patrulha Acrobática da França, esquadrilha francesa de caças de demonstração aérea. A vinda de Sarkozy traz luz a esta França contemporânea e diversa que o Brasil recebe ao longo de 2009. É a França da bailarina e coreógrafa Carolyn Carlson, que se apresenta em 5 de setembro em São Paulo, e também da artista conceitual Sophie Calle, cuja exposição termina no dia 7 de setembro em São Paulo e reabre no dia 22 do mesmo mês em Salvador. É o país cuja cultura se reinventa, se moderniza e agrega, do Museu do Louvre ao grafite, de Claude Debussy ao DJ Laurent Garnier, de Yves Saint Laurent e Christian Lacroix a Sakina M’Sa. O Ano da França no Brasil começou oficialmente em 21 de abril e se encerra em 15 de novembro. Mais informações: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/
MAIS PERTO - O potencial cliente do novo scooter da Honda, o Lead 110, é dinâmico e diversificado. São homens, mulheres, jovens, adultos, estudantes, executivos, motociclistas iniciantes e usuários de automóveis que buscam mais agilidade e praticidade em seu dia a dia. De olho nessas características peculiares de seus consumidores, a Honda elaborou uma estratégia diferenciada de apresentação do modelo: além oferecê-lo nas mais de 700 concessionárias de todo o Brasil, a marca também esta levando o Lead 110 para mais perto das pessoas. Essa estratégia de marketing diferenciada acontece em duas frentes. Uma consiste numa blitz, realizada nos meses de agosto e setembro em parques, bares, restaurantes, clubes e academias da capital paulista. Os freqüentadores destes locais são abordados por uma equipe de divulgação, que os convida a participar de um rápido quiz. Na entrada dos estabelecimentos, as quatro cores do Lead ficam expostas, para que o público possa ter contato direto com o modelo. Diariamente, a ação aborda cerca de mil pessoas, totalizando mais de 20 mil potenciais consumidores no período.
SUPER PRÊMIOS - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes, por meio da marca Mobil, lança a promoção Mobil Super Prêmios. Para participar, é preciso responder a frase “Qual o lubrificante que mantém você em alta performance?” e depositar nas urnas espalhadas por toda a rede ESSO, autopeças, oficinas e super trocas cadastradas na promoção. Na compra dos produtos da linha Mobil, o cliente ganha um número correspondente de cupons e concorre a três carros (um Honda Civic, um Honda CRV ou um Honda Fit) e 300 iPods Nano. A promoção tem abrangência nacional e é válida para compras entre 31/08 e 30/11. O sorteio acontece dia 30/12.
DESTAQUE 2 - O Grupo ZF, líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo, criou em seu website uma área dedicada exclusivamente à Tecnologia Híbrida. São apresentadas as soluções desenvolvidas e disponíveis internacionalmente para veículos comerciais e automóveis, como transmissões híbridas, módulo Dynastart e o eixo excêntrico elétrico para ônibus. De acordo com o gerente de marketing da ZF América do Sul, Alexander Greif, o objetivo é tornar mais conhecidas todas as ações e os desenvolvimentos que a ZF realiza com relação à tecnologia híbrida e ao futuro do setor automobilístico, com ganhos de eficiência e, ao mesmo tempo, preservação ambiental. “O Grupo ZF é um dos fabricantes que mais requerem patentes de novos produtos/tecnologias no mundo e, entre essas, estão as soluções híbridas, ainda pouco conhecidas no Brasil”, destaca o executivo. Para entrar na página da empresa e conhecer a tecnologia híbrida da ZF, o internauta deve acessar o endereço: http://www.zf.com.br/site/zf/pt/tecnologia_hibrida/tecnologia_hibrida.aspx
PROGRAMA MUNDIAL - A Bosch dá início, em setembro, à implantação do programa Bosch Service Excellence em todas as oficinas credenciadas da Rede Bosch Service no Brasil. Este programa mundial da Bosch tem por objetivo capacitar as oficinas da rede nas áreas de gestão da empresa, alinhar e padronizar o atendimento. Aqui no Brasil, o pontapé inicial será dado por cursos de Atendimento ao Cliente e Gestão Financeira, a serem aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O conteúdo dos treinamentos está sendo desenvolvido em conjunto pela Bosch e pelo Senac, consideran do as diretrizes do Bosch Service Excellence e a experiência do Senac, referência nacional em educação profissional. Inicialmente, serão aplicados treinamentos-piloto para participantes de 20 oficinas da Rede Bosch Service, com módulos via web e presencial, na unidade Nove de Julho do Senac, em São Paulo. Depois, os treinamentos serão estendidos às outras oficinas da Rede em todo o Brasil. Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site http://www.boschservice.com.br/.
REVISTA - A revista oficial do 17º Rally Internacional dos Sertões já está nas bancas. A publicação é assinada pela Art Plus Editora, especializada em revistas do segmento off-road. A edição é um registro detalhado dos 5.045 quilômetros da maior aventura brasileira, realizada entre 23 de junho e 3 de julho, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Natal (RN). Nas dez etapas que compuseram o Sertões 2009, a prova cruzou o território de sete Estados do país – Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. "É uma oportunidade de o público conhecer e, de certa forma, participar do Rally dos Sertões. A revista traz informações sobre todos os pilotos e equipes”, destacou o jornalista Arilo de Alencar Junior, editor-chefe da revista. "A revista oficial conseguiu resumir bem o que foi o Rally dos Sertões em 2009, por meio de uma ótima combinação de fotos e textos. Além da parte competitiva, a revista também mostra as outras áreas que formam este evento, que movimenta uma caravana de 1.700 profissionais de diversas nacionalidades e centenas de veículos pelo sertão adentro”, disse Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organiza a corrida. Na revista, o próprio Moraes faz um balanço da competição e adianta algumas novidades para a edição 2010 desta que é a segunda maior corrida do tipo cross-country do mundo. Revista Oficial do Rally dos Sertões: Art Plus Editora (68 páginas) preço: R$ 8,80.
APLICATIVO - Prever as condições de tráfego nas estradas brasileiras ficou mais fácil, rápido e cômodo. A Fazion oferece gratuitamente, entre suas soluções, o “RodoviasBR”, aplicativo que permite a consulta on-line das rodovias federais brasileiras por meio do celular. O software oferece informações em tempo real sobre as condições das rodovias federais brasileiras de todos os estados do país. A Fazion é uma das principais desenvolvedoras de sistemas inteligentes para redes de dispositivos móveis do Brasil e oferece aplicativos similares de uso corporativo para agilizar processos de comunicação e aumentar o fluxo de informações de seus clientes, além de ações promocionais. “Criamos um serviço de utilidade pública para mostrarmos a capacidade de nossos serviços e suas aplicações e a facilidade que ele oferece para os usuários”, afirma Mauro diretor geral da Fazion. A pesquisa no celular abrange todo Brasil e as principais rodovias. As informações são fornecidas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte) de forma clara e rápida para auxiliar os usuários do software. Para baixar o aplicativo com o celular, basta entrar no site da empresa (http://www.fazion.com.br/) e clicar no Menu "downloads" e selecionar "RodoviasBR" e realizar o download. É necessário um celular com tecnologia GSM/GPRS e suporte a Java (MIDP 2.0). A transmissão dos dados é extremamente segura e confiável.
OS PROCURADOS - Com o objetivo de incentivar as vendas de veículos comerciais em toda a Rede de Concessionários, o Banco Mercedes-Benz lança a campanha de incentivo “Os Procurados”. Direcionada aos vendedores, assistentes e gerentes de vendas, a iniciativa vai “procurar” e premiar os profissionais que obtiverem os melhores resultados nas vendas de caminhões, ônibus e Sprinters. A ação teve início no dia 1º de agosto e é válida até 30 de novembro. “Com ‘Os Procurados’, pretendemos ampliar a participação do Banco em financiamentos de caminhões, ônibus e vans da marca. Queremos, com isso, motivar as equipes dos Concessionários, além de fazer com que o Banco seja a principal opção de financiamentos da Rede. Pretendemos também consolidar a participação do Banco nas vendas da Montadora, que atualmente é de 35,4%, contra uma meta de 25%”, explica Gustavo Ganges, gerente de Marketing e Produtos. O critério de avaliação é diferente para cada profissional da Rede de Concessionários. Para os vendedores, corresponde ao seu desempenho em vendas financiadas pelo Banco Mercedes-Benz. Os assistentes de vendas são avaliados pela somatória de todos os financiamentos do Grupo ao qual pertencem e os gerentes de vendas, pela soma das vendas financiadas pelo Banco oficial da marca.
APOIO - Após apresentar um ótimo desempenho no Campeonato Mundial de GT1, pelo Sangari Team Brazil, no último final de semana, em Budapeste, na Hungria, Enrique Bernoldi já retoma o seu calendário de competições neste sábado (05). Desta vez pela Fórmula Superliga e com o carro do Flamengo – motor Ménard V12 de 750 cv instalado em um chassi fabricado pela Élan –, o piloto disputa a quarta rodada dupla da temporada 2009 no autódromo de Estoril, em Portugal. "Estou animado e quero manter o bom momento, já que fiz uma boa prova na semana passada, na GT1, e quase cheguei à vitória. Gosto bastante da pista e vamos atrás de um bom resultado. Após os treinos de sábado, saberemos melhor quais serão as chances”, comentou Enrique, que terminou a corrida da GT1 na terceira colocação. Clube mais popular do Brasil, o Flamengo contou com representantes de sua imensa torcida em Donington Park, na Inglaterra, onde aconteceu a terceira rodada dupla da Fórmula Superliga (01 e 02 de agosto). Em Portugal, Bernoldi espera receber novamente os fãs do rubro-negro carioca e retribuir o carinho com um bom desempenho.
MAIS VENDAS - Os modelos Kia Soul e o Kia Cerato, recém-lançados no mercado brasileiro, auxiliaram a Kia Motors do Brasil a estabelecer novo recorde mensal de vendas no País, em seus 17 anos de atuação. Em agosto, as vendas no atacado alcançaram a marca de 2.704 unidades. De outra parte, o número de veículos emplacados da importadora em agosto registrou crescimento de 9,54% em relação ao mês anterior – foram 2.239 unidades emplacadas contra 2.044 em julho. Enquanto isso, o mercado apresentou queda de 9,53% no mesmo período. Segundo dados de emplacamentos divulgados pelo Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavan, apenas três dos 15 maiores players do mercado brasileiro apresentaram crescimento no mês de agosto, entre eles a Kia Motors do Brasil. A empresa esteve à frente da Suzuki (-3,04%), Ford (-7,38%), Volkswagen (-8,95%), Mercedes Benz (-9,40%), Fiat (-9,90%), General Motors (-9,99%), Renault (-12,30%), Hyundai (-13,16%), Citroën (-17,60%), Mitsubishi (-20,65%), Toyota (-21,30%) e Peugeot (-24,24%). Além da Kia Motors, Honda (17,67%) e Nissan (0,82%) mostraram taxas de crescimento. Entre os modelos da Kia Motors disponíveis no país, os seguintes tiveram número maior de emplacamentos: Soul (159,12%), Cerato (98,28%), Mohave gasolina (62,50%), Mohave diesel (57,14%), Bongo 4x4 (37,14%), Carens (29,92%), Opirus (21,43%), Sorento (11,02%) e Bongo 4x2 (3,17%). A Kia Motors do Brasil prevê fechar o ano com 25 mil unidades comercializadas, 25% mais em relação a 2008.
EXCLUSIVA - A primeira temporada do Racing Festival, novo campeonato do esporte a motor no Brasil, acontecerá entre os meses de abril e setembro de 2010, com etapas em diversos autódromos em todo o País. O evento terá duas categorias de automobilismo, que terão rodadas duplas sempre aos sábados e domingos: o Trofeo Linea e Fórmula Future Fiat. Os carros serão equipados exclusivamente com pneus PZero, mesmo modelo utilizado em outros campeonatos na América Latina. Este será o vigésimo evento no continente que contará com o apoio da marca, que atualmente é a maior fornecedora de pneus para competições. O contrato assinado entre Pirelli e RM Racing Events (organizadora do Racing Festival) é valido até 2012. “Como maior fomentadora do esporte a motor no Brasil, a Pirelli não poderia ficar de fora do Racing Festival, campeonato que com certeza será um dos mais importantes do nosso calendário de competições e contará com o apoio de outros grandes parceiros”, diz o gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli, Fábio Lopes. “Vamos entregar um equipamento confiável, tanto em termos de performance, quanto de segurança para contribuir no desempenho de carros e pilotos, ajudando a tornar o campeonato mais emocionante”, informa Lopes.
PRESENÇA - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, está fornecendo originalmente a série de vela de ignição Iridium para o recém-lançado Honda City e para a nova Ford Ranger. Este modelo de vela possui o eletrodo central com dois degraus, que tem característica anticarbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus possibilitam microdescarga secundária, que queima o carvão depositado na ponta do isolador assim que ele se forma, evitando o acúmulo do resíduo. Outras características da série Iridium são mais eficiência e potência para o motor e redução da emissão de poluentes devido a uma melhor ignibilidade. Esses benefícios ocorrem devido ao seu desenho exclusivo, com eletrodo central superfino, o que diminui a voltagem requerida, permitindo centelha mais forte. Além disso, a utilização do Irídio, com características antioxidantes, anticorrosivas e alta temperatura de fusão, minimiza o desgaste e o aumento da folga entre os eletrodos da vela, proporcionando maior vida útil à peça.
ROUBO - De acordo com a Federação Nacional dos Seguros Gerais, Fenaseg, o percentual de sinistros sobre as cargas seguradas (roubadas) atingiu 90% de janeiro a maio. No primeiro semestre do ano, houve 23% a mais de ocorrências do que no mesmo período em 2008. “Muitas seguradoras saem da área ou se recusam a fazer apólices de empresas dos setores como eletroeletrônicos, celulares e medicamentos. O índice de recuperação de um caminhão rastreado é de 98%. Na Europa e nos EUA, o rastreamento está muito voltado para logística e controle, visando otimizar a rentabilidade das operações de transporte. No Brasil, o uso deste tecnologia ainda está muito vinculado a segurança do caminhão e da carga, já que muitas empresas do ramo de transporte não fazem seguro, e as gerenciadoras de risco exigem a instalação dos dispositivos nos caminhões”, afirma o diretor comercial da Chipsat, Álvaro Ederich Jr. No final de outubro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, divulgou uma resolução obrigando as montadoras de automóveis a instalar dispositivos antifurto nos veículos. “Toda iniciativa que estimule o uso de sistemas de segurança remoto é bom para o mercado, já que quanto maior o número de usuários, a tendência é que os preços caiam. Da frota total (em torno de 57 milhões), apenas 2,5% são rastreados. Em caminhões, a porcentagem sobe para 9,5%. Isso mostra que há muito a ser trabalhado”, diz o diretor.
COMPÓSITOS - No próximo dia 16 de setembro, na Troller/Ford, em Fortaleza, a ABMACO – Associação Brasileira de Materiais Compósitos promoverá o 1º Workshop sobre a utilização dos plásticos termofixos reforçados para a aplicação na indústria automotiva e transporte. O programa será realizado ao longo deste segundo semestre e 2010 em algumas das principais montadoras e consumidoras de Compósitos instaladas no Brasil, como: Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz, General Motors, Ford, Volvo, Busscar, Ciferal, Comil, Induscar, Marcopolo, Neobus, Agco, John Deere e New Holland. O objetivo da ABMACO é criar intercâmbio com as empresas, passar conhecimento sobre processos, materiais, aplicações e tendências, e discutir de forma prática, técnica, cientifica e aberta o desenvolvimento de produtos em Compósitos. As vantagens e benefícios deste material no design automotivo será outro foco importante. Também será apresentado o recém-criado Programa Nacional de Reciclagem, em parceria com o IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, e que já conta com a adesão de 12 empresas.
5 MILHÕES - A indústria automobilística brasileira precisa de um mercado interno forte e produzir pelo menos cinco milhões de veículos por ano para ganhar competitividade. O alerta é do presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini, que apresentou a palestra de abertura do Simpósio Tendências e Inovação, promovido pela SAE BRASIL dia 31 de agosto, em São Paulo. O dirigente afirmou que há muitos desafios importantes para o setor, como o estímulo à formação de engenheiros, a criação de pólos de pesquisa e desenvolvimento, a utilização de energias renováveis e o desenvolvimento de carros mais eficientes. Belini revelou que no ano passado 43 mil engenheiros saíram das universidades brasileiras, contra 430 mil da Índia e 440 mil da Rússia. “O Brasil caminha para ser o segundo maior mercado entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), mas ainda faltam política industrial integrada e investimentos em inovação. As oportunidades de crescimento são boas, já que o Brasil tem um veículo para pouco mais de sete habitantes. Para chegar à mesma situação da Europa, por exemplo, precisamos elevar a nossa frota em 75 milhões de veículos", destacou.
TEMPO REAL - Com múltiplas possibilidades, tais como proteção anti-furto e seqüestro, detecção de cargas e controle de menores ou idosos, o GPS Tracker chega ao mercado brasileiro com a função de monitorar e localizar qualquer sujeito ou objeto em tempo real. Inovador e portátil, o aparelho realiza os comandos de forma rápida e segura pessoas ou produtos, que tenham a necessidade de serem transportados para locais distantes. Tudo para evitar possíveis transtornos. Com alta tecnologia agregada, o dispositivo envia sinais de dois em dois minutos informando seu posicionamento, horário, data, velocidade (se estiver no carro), nome de ruas ou avenidas e, inclusive, o som ambiente. Para receber os dados, é necessário apenas cadastrar um número de celular no aparelho para onde serão direcionadas as coordenadas. Disponível na loja virtual http://www.timevision.com.br/, funciona com chip de qualquer operadora, com exceção da operadora Vivo, e está à venda pelo preço de R$ 1.399,99.
GRÁTIS - Neste mês, os consumidores que adquirirem as motocicletas Speed 150 e Kansas 150, ano/modelo 2009/2009, terão emplacamento gratuito em toda a rede de concessionárias DAFRA. A street Speed 150, modelo de maior sucesso da marca, possui preço público sugerido à vista de R$ 4.910,00 e pode ser financiada em até 48 parcelas a partir de R$ 178,00 mensais. Já a Kansas 150, a custom mais vendida do País, tem preço público sugerido à vista de R$ 6.110,00 e pode ser adquirida por financiamento em até 48 vezes, com parcelas a partir de R$ 221,00 ao mês. No site http://www.daframotos.com.br/, o consumidor pode calcular qual modelo DAFRA se encaixa melhor no seu orçamento, fazendo um comparativo entre o valor gasto atualmente em transporte e os valores das parcelas do financiamento. Também é possível simular a compra de qualquer modelo da linha por meio do Consórcio Nacional DAFRA, que oferece planos de 60 meses.
SUPERAÇÃO - A partir de 1º de janeiro de 2010, 60% dos veículos de passageiros e comerciais leves nacionais terão de sair da linha de produção – e, por consequência, os carros importados – o sistema OBDBr-2, responsável por acusar por meio do LIM (Lâmpada Indicadora de Mau Funcionamento) o estado real dos níveis de emissão de poluentes de motores movidos à gasolina, a álcool, flex fuel e a GNV (gás natural veicular). A partir de 1º de janeiro de 2011, 100% dos carros de passeio e comerciais leves deverão estar equipados com o dispositivo. A Instrução Normativa Nº 24, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que estabelece especificações e critérios de verificação e certificação dos sistema OBDBr-2, foi aprovada na última sexta-feira, 28 de agosto, e publicada ontem no Diário Oficial da União, teve por base o estudo desenvolvido pela Comissão Técnica de Emissões de Veículos Leves – OBDBr, coordenada por Renato Linke, da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. “Com a instalação da Instrução Normativa Nº 24 do Ibama, ganha a sociedade brasileira, ganha o proprietário de veículo automotor e ganha a engenharia automotiva nacional”, anima-se Renato Linke, “pois as manutenções de veículos deixam de ser apenas no visual para ter uma leitura fiel do real estado do sistema de injeção e passa a ser um instrumento poderoso, no futuro, do controle de emissões veiculares”.
OFERTAS - A Peugeot do Brasil iniciou no dia 2 de setembro sua nova campanha de varejo, que chega com uma série de vantagens para o consumidor que pretende aproveitar o último mês de redução do IPI para compra de veículos novos. O benefício, concedido há nove meses pelo Governo, será reincorporado pelas montadoras de forma gradativa a partir de 01 de outubro. Assim, quem deseja ter um Peugeot 206 1.4 Flex poderá adquiri-lo por R$ 25.990,00. Já o Peugeot 207 Hatch é oferecido por R$ 34.990,00, com cinco portas e uma configuração completa, que traz de série ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. O Peugeot 207 Passion, referência no concorrido segmento dos sedãs compactos, está disponível a partir de R$ 36.990,00. Para a linha 307 a promoção contempla as versões Hatch e Sedan, comercializadas com preços a partir de R$ 49.900,00 (307 Presence 1.6 Flex) e que oferecem uma extensa relação de itens de série, tornando o modelo ainda mais atraente em função da ótima relação custo x benefício. Os detalhes da promoção estão disponíveis em sua integralidade no hotsite exclusivo da campanha, que pode ser acessado pelo link direto: www.peugeot.com.br/multidao ou por meio do site institucional da Marca (http://www.peugeot.com.br/).
FINANCIAMENTO - Estatísticas da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) apontam crescimento de 12,3% no acumulado das carteiras de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Leasing para financiamento de veículos pelas pessoas físicas, passando de R$ 132,9 bilhões em julho do ano passado para R$ 149,4 bilhões no mesmo mês de 2009. Desse montante, o saldo da carteira de Leasing corresponde a R$ 65,5 bilhões, refletindo um crescimento de 33,5% sobre o ano passado, quando estava em R$ 49 bilhões. Já a carteira de CDC se manteve estável nesses doze meses, com saldo de R$ 83,9 bilhões. O saldo do crédito para aquisição de veículos pelas pessoas físicas, R$ 149,4 bilhões, corresponde a 5,1% do PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, representa 33,8% do total do crédito destinado às pessoas físicas. O levantamento da Anef também mostra que o plano máximo disponibilizado pelos bancos aos consumidores para financiamento de veículos está em 80 meses ante 72 meses de julho de 2008. Em relação aos planos médios, a marca registrada no período foi de 41 meses frente a 42 meses no comparativo com julho do ano passado. Já a inadimplência acima de 90 dias para as operações de CDC chegou a 5,3% em julho, o que corresponde a uma retração na comparação com o mês de junho, quando estava em 5,5%.
CONSCIÊNCIA - Não é incomum ver ações promovidas tanto por entidades representantes do setor, quanto por iniciativas públicas ou privadas que busca a conscientização dos motociclistas sobre a importância da direção segura, contribuição da manutenção da moto para a prevenção de acidentes e emissão de poluentes. Essas ações representam fontes confiáveis de informação aos motociclistas, além de verificarem a condição dos veículos e dos itens de segurança, como capacetes. “A informação é a principal arma para a conscientização dos motociclistas. Por isso as ações organizadas para tratar de temas como a segurança, manutenção e meio ambiente fazem tanto sucesso. A busca do motociclista por essas fontes de informação representa um grande avanço na questão da conscientização”, afirma o diretor do portal Moto e Cia, Antonio Carlos Lopes. Os problemas mais freqüentes verificados em mais de 13 mil motocicletas avaliadas foram encontrados no freio traseiro e na relação (pinhão, corrente e coroa), que apresentam deterioração em quase 50% dos veículos avaliados. O desgaste do freio dianteiro apareceu em terceiro lugar, segundo dados da Abraciclo.
DAFRA ZIG - A DAFRA Motos lança no mercado brasileiro a ZIG, modelo de estreia da marca na categoria CUB, ideal para o consumidor que busca uma motocicleta para o transporte diário ou para o lazer. Além de manter o conceito DAFRA de moto completa de fábrica, com partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira, entre outros itens, a ZIG é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, alcançando 7,8 cv aos 7.500 rpm de potência máxima, e já está enquadrada à norma PROMOT 3, nova regulamentação para emissão de poluentes. “O lançamento da ZIG está alinhado ao compromisso da DAFRA em oferecer ao mercado nacional novas opções de produtos, desenvolvidos e testados para atender ao exigente consumidor brasileiro, com qualidade e tecnologia de ponta”, explica o diretor comercial da empresa, Haroldo Barroso. “Além de representar o crescimento de nossa linha de produtos, a ZIG marca a entrada da DAFRA num segmento importante no setor de duas rodas do País, que ainda possui um especial potencial a ser trabalhado”, diz. Desenvolvida sob os mais altos padrões internacionais de engenharia e submetida a rigorosos testes, a ZIG será produzida na fábrica da DAFRA em Manaus (AM) e poderá ser adquirida em toda a rede de concessionárias da marca a partir do final de setembro. Com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico com disposição horizontal, quatro tempos e duas válvulas, a DAFRA ZIG alcança 7,8 cv aos 7.500 rpm e torque de 8,1 N.m a 6.000 rpm. Mais informações: http://www.daframotos.com.br/
NAVEGAR - Acontece de 25 a 27 de setembro no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá – SP, o 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, realizado pela FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais e empresários dos setores de transporte e turismo, a programação do evento traz assuntos como economia, motivação, sustentabilidade, políticas públicas, turismo rodoviário, transporte clandestino e empreendedorismo. No dia 25, os participantes poderão acompanhar a apresentação “Navegar é Preciso...em Prosa, Verso e Riso” de Tony Correia, diretor da Adepi - Arte e Desenvolvimento Profissional e Interpessoal, que abordará os descobrimentos das novas terras com as caravelas. Segundo Correia, “esse período histórico é de suma importância para a humanidade, pois os homens passaram a sonhar mais e trabalhar para alcançá-los”. Ao traçar um paralelo com os dias atuais, a apresentação levará a plateia a ver que na atualidade, como no tempo dos descobrimentos, para alcançar os objetivos ou sonhos, sejam pessoais ou empresariais, é fundamental “deixar a área de conforto”. Informações sobre inscrições e valores podem ser obtidas pelo 0800 773 2060 ou pelo e-mail: secretaria@fresp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.