sábado, 30 de janeiro de 2010

Rápidas do final de semana

RECICLAGEM - A Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) assinaram ontem o contrato que dará início às atividades do Programa Nacional ABMACO de Reciclagem. O projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas que garantam a reutilização dos resíduos de compósitos – também chamados de plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV) – no próprio processo produtivo. Os compósitos são materiais resultantes da combinação entre resinas termofixas e reforços mecânicos, como fibras de vidro, carbono e aramida. Estão presentes em mais de 40.000 produtos, a exemplo de caixas d´água, telhas, tubos, autopeças e pás eólicas. O Programa Nacional ABMACO de Reciclagem é uma ação coletiva, do tipo consórcio. Os recursos necessários para a sua realização serão inicialmente bancados por 18 empresas investidoras: Ashland, Comil, Composites Brasil, Cray Valley, Edra Equipamentos, Elekeiroz, Fiacbras, Marcopolo, Morquímica, MVC, Novapol, Owens Corning, Piatex, Poliresinas, Redelease, Reichhold, Royal Polímeros e Tecnofibras. Boa parte desses investimentos será destinada à pesquisa e compra de um laboratório piloto de reciclagem. O prazo estimado para a execução do programa é de 20 meses. Com o apoio da equipe técnica da ABMACO, o IPT classificará as partículas que formam os resíduos dos compósitos, para daí indicar a melhor forma de reaproveitá-los. A seguir, as soluções desenvolvidas poderão ser exploradas comercialmente pelas empresas integrantes do programa. Para mais informações, acesse http://www.abmaco.org.br/



LOJA EXCLUSIVA - As motocicletas Ducati, legendária marca italiana e atual campeã mundial de Superbike, além de outros 16 títulos na categoria e de MotoGP, estão disponíveis na nova loja Ducati São Paulo, inaugurada recentemente no bairro do Itaim Bibi, na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com Rua Bandeira Paulista. A inauguração faz parte da nova estratégia da marca para o Brasil, um dos principais mercados fora da Europa, que inclui o realinhamento de preços e a nomeação, em 2010, de uma rede de concessionárias no País. Os principais modelos disponíveis para pronta-entrega e com preços menores – a partir de R$ 38.900 – são a família Monster, precursora do estilo “naked”, com as novas 696 e 1100, a Ducati 848, que tem performance de uma moto com motor de 1.000 cm3 e preço de uma de 600 cm3, a recém-lançada Superesportiva 1198 S e a Streetfighter 1098, motocicleta do ano na Itália no ano passado.



PARTICIPAÇÃO - A Honeywell Turbo Technologies fechou 2009 com produção superior a 200 mil turbos Garrett e a liderança na participação do mercado de veículos comerciais leves a diesel. Enquanto esse segmento apresentou crescimento de 3,2% em relação a 2008, de acordo com dados recentes divulgados pela ANFAVEA, a Honeywell ampliou ampliou a sua participação para 32%, com crescimento de 10 pontos percentuais (registrou 22% em 2008). Outra marca obtida pela Honeywell foi atingir a produção de 32 mil turbos para o motor MWM-International aplicado na pick-up S-10. Com gerenciamento eletrônico e turboalimentação Garrett, o motor da S-10 possui 140 cv e torque de 34,4 kgfm. O diretor-geral da empresa, José Rubens Vicari, informou que esses resultados foram atingidos em virtude de uma série de ações da empresa na área de engenharia, para o desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado. De acordo com Vicari, a empresa adotou um rigoroso programa de qualidade dos produtos, com foco em desempenho e em dirigibilidade dos veículos, assim como na redução de consumo de combustível e de emissão de gases.


VÍTIMAS NO HAITI - Com o objetivo de contribuir para as operações de reconstrução do Haiti, após o terremoto que devastou a região, o Grupo Fiat mobilizou uma série de recursos para ajudar a população local, fornecendo equipamentos e recursos técnicos e financeiros, totalizando 1 milhão de dólares. Do Brasil, seguirão duas ambulâncias Fiat Fiorino e cinco picapes Fiat Strada, que se somam aos veículos Daily da Iveco e às máquinas de construção da Case e da New Holland, além de pessoal técnico baseado no Haiti. Em estreita colaboração com as Nações Unidas, a Cruz Vermelha Internacional e a Fundação Francesca Rava, as empresas do Grupo Fiat mobilizaram-se imediatamente após o terremoto, disponibilizando máquinas e recursos humanos logo na primeira fase dos socorros. A CNH ofereceu cinco máquinas para movimentação de terra e, graças aos concessionários da Case Construction no Haiti e da Iveco, New Holland e Kobelco na República Dominicana, foi dado suporte operacional já nas primeiras horas seguintes à tragédia. O Grupo Fiat oferecerá ainda uma contribuição financeira de US$ 250 mil e mantém-se em contínuo contato com as organizações internacionais que estão gerenciando o socorro à população haitiana, disponibilizando-se para atuar em futuras necessidades.



GOODYEAR APRESENTA - De 08 a 12 de fevereiro acontece a 22ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel - Paraná e, mais uma vez, a Goodyear participará do evento com a apresentação de lançamentos como: o G677 MSD (Mixed-Service Drive Aplication), para aplicação no serviço misto em eixos de tração, e o G686 MSS (Mixed-Service Steer Aplication), para aplicação no serviço misto em eixos direcionais e livres. Este último modelo também pode ser utilizado nos eixos de tração moderada. Além destes dois pneus para aplicação no serviço misto, será apresentado também o G677 OTR (Off the Road Service Drive Aplication), que é um pneu de tração robusto, exclusivo para o serviço fora de estrada. Outra novidade é a Banda Pré-Curada G600EL, desenvolvida para aplicação no serviço regional e rodoviário, produto ideal para o uso em carretas, rodotrens, treminhões e demais aplicações em eixos livres. A Coopavel representa um evento muito importante porque tem como principal objetivo dar visibilidade para novas tecnologias que possam aumentar e melhorar a produtividade. "Por isso, a Goodyear como em anos anteriores, estará mais uma vez presente e traz, além dos últimos lançamentos na linha de pneus para caminhões e ônibus de uso misto (asfalto e terra), a sua já consagrada linha de produtos agrícolas e fora de estrada, que são voltados para melhoria do desempenho e rendimento” explica Eduardo Gualberto, Gerente de Marketing Pneus Comerciais da Goodyear.



CONSORCIADOS - Mais utilizado no Brasil em épocas de incerteza na economia, o consórcio, que oferece a opção de disciplinar uma poupança, planejar a compra de um bem e diversificar os investimentos, vem conquistando novos adeptos. Para o primeiro semestre de 2010, a GMAC projeta um aumento de até 50% no número de entregas de veículos por meio da modalidade. Segundo Felipe Ferrera, nos últimos anos, os consórcios vêm conquistando os consumidores brasileiros: “A expectativa é que um número maior de pessoas utilize os consórcios nos próximos dois anos. A GMAC espera dobrar sua carteira de clientes até 2012. A atual situação economica brasileira comprovou a maturidade dos consumidores, que reavaliaram as atuais opções disponíveis de crédito e poupança, encontrando no consórcio uma excelente solução para adquirir bens de uso duráveis e, também, poupar”, afirma Felipe. No Brasil, a modalidade surgiu na década de 60, auxiliando na expansão da indústria automobilística. Em 1979, as empresas começaram a oferecer consórcios para aquisição de motocicletas, caminhões e eletroeletrônicos. Para mais informações visite http://www.bancogmac.com.br/



RECOMENDADOS - A Kia Motors América anunciou que os modelos Kia Rio e Kia Carens (conhecido como "Rondo" em alguns mercados) foram selecionados pelo Guia do Consumidor Automotivo 2010 por oferecer combinação de qualidade, conforto, funcionalidade e valor. Além disso, a Carens foi citada na lista de ‘Melhores Carros para Famílias até US$ 20 mil’ do site About.com, uma respeitada fonte de pesquisa on-line para consumidores americanos. "Receber a designação do Guia do Consumidor Automotivo é uma homenagem à contínua evolução e melhoria da marca Kia," disse Michael Sprague, vice-presidente de marketing da Kia Motors América. "Um destaque como esse, vindo de uma fonte de pesquisa automotiva tão confiável, reforça com os consumidores nosso compromisso em oferecer veículos de alta qualidade, com excelente design, valor, itens de segurança, utilidade e praticidade". Os editores do Guia do Consumidor Automotivo selecionaram os melhores veículos em 18 categorias. Por mais de 40 anos, o Guia do Consumidor orienta consumidores a comprar com confiança e recebe 2,6 milhões de visitantes por mês. Já o site About.com analisou veículos 2009 e 2010 e então selecionou os dez melhores carros que ofereciam às famílias conforto e capacidade por menos de US$ 20 mil.



CHALLENGE BIBENDUM - A próxima edição do Michelin Challenge Bibendum será realizada, pela primeira vez, no continente sul-americano. O Rio de Janeiro (RJ), cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, receberá de 30 de maio a 02 de junho de 2010 representantes da classe política, empresários, dirigentes industriais, pesquisadores e jornalistas do mundo inteiro para debater sobre os desafios da mobilidade rodoviária sustentável. O Challenge Bibendum é um esforço conjunto dos envolvidos no mundo dos transportes. A proposta é oferecer, aos representantes das classes política e econômica e formadores de opinião, informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos. Essas inovações permitem uma mobilidade rodoviária sustentável, ou seja, mais limpa, mais segura e mais eficiente permitindo maior acesso à mobilidade. O evento dá ainda a oportunidade para a indústria automotiva e diversos outros setores mostrarem a capacidade de recuperação e de mudança, por meio de uma mobilidade sustentável inserida em novas realidades econômicas e de mercado pós-crise. O Challenge Bibendum buscará continuar os debates sobre as mudanças climáticas que foram apresentados em dezembro de 2009 pela ONU, na cidade de Copenhague.



MAIOR FÁBRICA - A fábrica da Pirelli em Campinas, no interior de São Paulo, completa neste mês quatro décadas em atividade. Com 110 mil m² de área construída, a unidade é especializada na fabricação de pneus para os segmentos Car, SUV e Van. Esta planta é atualmente a maior do Grupo no mundo e produziu, no último ano, 99 mil toneladas de pneus. A meta é encerrar 2010 com uma produção anual 18% superior. A unidade é também referência dentro do Grupo na produção dos modelos radiais das linhas passeio, light truck e competições. Graças à grande variedade de produtos em seu portfólio, esta fábrica atende diretamente a 13 montadoras de automóveis. “O crescimento da fábrica é expressivo. Hoje, há um mix muito variado de produtos, com forte representatividade no Brasil e nos mercados norte-americano, argentino e mexicano, em relação à exportação para equipamento original, por exemplo”, diz Luiz Banzato, diretor industrial da Pirelli. “Tendo em vista o nível de exigência destes mercados e a importância do mix produzido, temos trabalhado no constante aprimoramento da unidade oferecendo treinamento a todos os funcionários”, adiciona.


MAIS ALIMENTOS - Os caminhões Agrale foram incluídos no Programa Mais Alimentos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com isso, o agricultor integrante do projeto pode contar com linha de crédito especial para adquirir os veículos, o 6000 E-mec e o 8500 E-mec. O financiamento tem valor proporcional ao preço do produto agrícola cultivado pelo trabalhador, com limite de R$ 100.000,00, juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos. Os caminhões Agrale 6000 E-mec e 8500 E-mec têm, respectivamente, PBT de 6.100 kg e 8.000 kg. Ambos possuem motor MWM 4.10 TCA Euro III (4 cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm, torque de 392 Nm a 1.500 rpm, caixa de câmbio EATON de 5 marchas, direção hidráulica e embreagem tipo monodisco à seco. Os caminhões Agrale são reconhecidos por sua economia, durabilidade, força e agilidade, apresentando baixo custo de manutenção.


INDY 300 - Os fãs de velocidade que esperam ansiosamente pela primeira edição da São Paulo Indy 300, etapa de abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy, receberam uma excelente notícia. Os ingressos, que valem para os treinos do dia 13 de março e para a corrida do dia seguinte, começam com o valor de R$ 100. O valor é bem inferior ao praticado no Brasil por outras competições automobilísticas de nível internacional. Isto significa que os estudantes, crianças entre cinco e 12 anos acompanhadas pelos responsáveis, e idosos acima de 65 anos poderão assistir ao show da categoria de monopostos mais rápida do mundo por apenas R$ 50. A arquibancada será descoberta, montada em estrutura tubular, localizada entre a saída da curva 6 e a curva 7, exatamente onde ficará a saída dos boxes. Os demais setores, que também terão meias-entradas, ficam localizados, principalmente, no Sambódromo. Lá será dada a bandeirada verde de início de prova e a bandeirada de chegada, além da realização da cerimônia do pódio com os três primeiros colocados. Os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial da São Paulo Indy 300 (www.saopauloindy300.com.br) ou pelo endereço eletrônico da Livepass (www.livepass.com.br) a partir desta segunda-feira, 01 de fevereiro.



URUTU RENASCE - Dado como acabado, já que as unidades existentes há anos estavam estacionadas nos pátios dos batalhões do Exército Brasileiro, o blindado Engesa EE-11 Urutu pode estar iniciando sua volta à ativa. O veículo, destinado ao transporte de tropas, também tem como uma das suas principais características o fato de ser anfíbio. Mesmo pesando de 13 toneladas. Essas particularidades construtivas justificaram, em grande parte, sua aceitação pelas forças armadas de inúmeros outros países da América Latina. Com atributos únicos e importância indiscutível o Exército Brasileiro optou por reativar os 226 Urutus e mais de 600 Cascavel (blindado de concepção mecânica semelhante à do Urutu) que estão em inatividade. Com powertrain bastante ultrapassado, uns com câmbio manual e outros com câmbio automático, porém em grande defasagem em relação à tecnologia existente no momento, deverão passar por uma grande reformulação para voltar à atividade. Com essa reforma os veículos militares estarão aptos para operar por, no mínimo, mais 15 anos. Isso é o que garantem as empresas que estão envolvidas no processo de restauração dos blindados, e que fizeram um protótipo para avaliação do exército. No modelo atualizado o antigo motor Mercedes-Benz OM 352 foi substituído pelo OM 366 LA militarizado, o que proporcionou um grande ganho de potência (de 158 cv para 230 cv) e, consequentemente, mobilidade. A caixa de marchas original Mercedes G3-36 mecânica foi substituída por uma transmissão automática Allison da série 3000, gerenciada eletronicamente, que vem acoplada à caixa de transferência Engesa que foi totalmente revisada. Nos primeiros testes realizados o protótipo alcançou a velocidade máxima de 110 km/h em terrenos livres e se mostrou apto a chegar aos 80 km/h em situação off-road. Sua autonomia também aumentou significativamente, passando de 750 para 950 quilômetros.



RECICLAGEM 2 - A General Motors do Brasil atingiu um objetivo de extrema importância na área de meio ambiente. Ou seja, a empresa já recicla 97% dos resíduos industriais gerados a partir de seus processos produtivos no país e trabalha fortemente para alcançar a marca de 100%. Atualmente, todas as unidades da GM no Brasil geram cerca de 163.000 toneladas de resíduos por ano. "Há mais de 20 anos, quando não se falava no assunto, a GM já iniciava processos para reciclagem de resíduos industriais em suas fábricas. Hoje, existem 45 operações no mundo que já conseguem reciclar 100% do resíduo, entre elas a GM Powertrain, em Rosario, Argentina, na região do Mercosul", comemora Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. A receita deste sucesso na área de meio ambiente deve-se, sobretudo, a um importante trabalho de conscientização junto aos funcionários dentro das unidades. Ou seja, transformar a reciclagem como uma cultura de quem trabalha na empresa. Mas também há uma série de adaptações realizadas nesses locais, para a correta e eficiente coleta do resíduo para reciclagem.



PRÊMIO AUTOMOTIVE - Mary Ann Wright, vice-presidente da Johnson Controls e diretora-geral do programa de desenvolvimento de avançadas soluções de energia da empresa, foi distinguida com o prêmio Automotive Hall of Fame de 2009, por relevante contribuição para a indústria automobilística durante o ano passado. A executiva é a responsável pelo programa de desenvolvimento e produção de baterias de íons de lítio, na fábrica da empresa, em construção na cidade de Holland, no estado de Michigan (EUA), para fornecimento às montadoras de veículos híbridos e elétricos. O tradicional prêmio da indústria automobilística norte-americana, instituído em 1940, distinguiu o presidente da Ford Motor Company, Allan Mulally, como o líder industrial de 2009 e também mais os seguintes executivos: John Krafcik, presidente e CEO da Hyundai Motor America; Timothy M. Manganello, chairman e CEO da Borg Warner Inc.; Rodney O’Neal, CEO e presidente da Delphi Corporation, e Jack Roush, chairman da Rousch Enterprises Inc..



NOVO DIRETOR - A Nissan do Brasil anuncia a contratação de Carlos Murilo Moreno como novo diretor de marketing da empresa, que chega com o desafio de tornar a marca ainda mais reconhecida, como uma das melhores opções de compra do consumidor, depois de um ano de importantes lançamentos e grandes conquistas. O executivo possui 24 anos de experiência na área de marketing e comunicação, período em que também trabalhou com empresas do setor automotivo. Entre 1996 e 2002 foi gerente e chefe de publicidade e promoções na Fiat, quando a empresa assumiu a liderança de vendas do mercado nacional. Foi também diretor-geral das contas da Fiat e Renault nas agências de publicidade por onde passou, entre elas a Ogilvy & Mather e NeogamaBBH. Murilo também atuou em outras grandes empresas como a Shell Brasil, SBT, Sistema Globo de Rádio e, antes de assumir esse cargo na Nissan, na The Marketing Store, como diretor de novos negócios. Mineiro, formou-se em publicidade na Universidade Federal de Minas Gerais e é Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina.



VENCEDORES DO DAKAR - Amortecedores e embreagem especialmente desenvolvidas pela ZF SACHS para a competição equiparam os Touareg. Os amortecedores, dois por roda e com três regulagens de "bound e rebound (movimentos de compressão e distensão), contaram com inédito sistema cinético para garantir desempenho contínuo, mesmo em quaisquer condições de uso e a temperaturas de até 200º Celsius. Já a embreagem SACHS MFZ 430 foi projetada com três discos de cerâmica para permitir leveza e robustez. Somente na 12ª etapa – considerada a mais difícil – foram 1.540 trocas de marcha. A Volkswagen, que já havia se tornado a primeira fabricante de automóveis com motor diesel a ganhar o Rali Dakar, em 2009, com o Touareg, repetiu a conquista e dominou o pódio, garantindo as três primeiras colocações. Outro grande destaque foi o sétimo lugar na classificação geral conquistado por uma pick-up Amarok, da dupla G. de Villers e D. von Zitzewitz, que terminou pouco mais de cinco horas atrás dos vencedores. A pick-up foi equipada com diversos componentes da ZF e ZF SACHS, como a transmissão, amortecedores e sistema de suspensão.


METALLICA EXIGE - Preocupados com a segurança durante a permanência no Brasil, os integrantes da banda Metallica incluíram entre as inúmeras exigências contratuais que o transporte deles na capital paulista seja feito com carros da Volvo. A marca sueca é referência internacional em segurança veicular. Contatada pela T4F Entretenimento, empresa responsável pela produção e organização das apresentações da banda em São Paulo, a Volvo Automóveis cedeu gratuitamente cinco veículos – dois Volvo XC60, dois Volvo XC90 e um XC70 –, um para cada integrante e outro para o empresário do grupo. Formado em 1981, em Los Angeles (EUA), o Metallica apresenta nos dias 30 e 31 deste mês no Estádio do Morumbi o show da turnê mundial de divulgação do álbum Death Magnetic, que já alcançou a marca de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.



PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO - A Linces, líder absoluta no mercado de vistoria, inicia um programa para fidelização de clientes com as seguradoras. O objetivo é garantir o relacionamento direto entre segurados e seguradoras e fazer com que o consumidor permaneça com a empresa, principalmente no momento da troca do veículo seminovo. Geralmente, o cliente recebe outras propostas e pode migrar de seguradora ao adquirir outro carro. A SulAmérica Seguros e Previdência é a primeira empresa a fazer parte do programa de fidelização. Agora, todo motorista que possuir Seguro SulAmérica Auto tem direito a 20% de desconto no Linces Garantido, vistoria que visa a dar garantia de procedência do veículo comprado após a análise de mais de 70 itens, apoiando o segurado. “Temos como tarefa diária a constante busca por benefícios que sejam realmente um diferencial para o cliente. Por isso, acreditamos nessa parceria. A Linces está conosco desde 2000 e é uma grande aliada nesse processo”, afirma o diretor de Automóveis da SulAmérica, Anderson Mello. Sites: www.linces.com.br e http://www.dekra.com.br/


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

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