sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Avaliação – Nissan Livina Night & Day 1.6 16v 2010



Por Marcus Lauria (texto e fotos)

A vida é feita de momentos bons e ruins, isso todo mundo já sabe. O que todos talvez não saibam é que temos que aproveitar a experiência desses dois momentos ao máximo. Comecei a matéria dizendo esta frase, porque com a Nissan Livina Night & Day, que fiquei avaliando por uma semana e exatos 230 quilômetros em uso urbano, com o tanque cheio de etanol, tendo ótimas impressões do modelo, mas com alguns defeitos que poderiam ser sanados pela montadora em um carro que vem crescendo no mercado nacional em vendas. A Livina foi lançada em março do ano passado e acumulou 6.126 unidades até dezembro de 2010, somente este ano, foram comercializadas 10.661 unidades, um aumento considerável, visto que a concorrência é grande. Para conseguir mais admiradores, a Nissan resolveu lançar uma série limitada e apresentou a versão Night & Day, que está a vendas nas lojas desde a última semana de novembro.



O Nissan Livina Night & Day tem um excelente custo/benefício, o modelo vem completo de fábrica. A versão limitada trás itens de conforto e segurança como direção elétrica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado e air bag para motorista e passageiro, entre outros. O modelo se posiciona entre as versões “S” e a “SL”, mantendo um preço competitivo com um pacote bem recheado. A única diferença em relação a essas versões está a utilização de uma roda de liga leve exclusiva, a grade cromada frontal (que também é oferecida na versão “SL”) e uma faixa horizontal cromada na tampa do porta-malas, com o adesivo Night & Day, destacando a séria limitada, além de um rack estrutural no teto como item de série. Por dentro, o destaque são os acabamentos das portas em couro, assim como os bancos, que utilizam o mesmo material. Tudo isso por apenas $ 1.000 adicionais e mais R$ 1.000 de pintura metálica, custando R$ 47.990.


Medindo 2,60 metros de entre-eixos e 4,18 metros de comprimento, o NIssan Livina tem um porta-malas de 449 litros, suficiente para carregar a bagagem de até cinco pessoas com folga. O espaço interno é suficiente para carregar todos os ocupantes sem aperto, para os que vão atrás, o modelo oferece espaço de sobra, com bastante conforto para as pernas. O bancos em couro são confortáveis e não cansam o motorista e passageiros, o carro trás regulagem de altura do volante e o banco que pode ser regulado tanto em altura e profundidade, regulagens essas ajudam a achar a exata posição de dirigir sem muito problema. O volante tem um ótimo diâmetro e é agradável ao toque, assim como a maioria dos materiais do acabamento interno do monovolume japonês. Na parte interna, foi incômodo conviver com o barulho massacrante que vinha do porta-malas, onde o bagagito ficava batendo o tempo todo contra a base de plástico do bagageiro. Além do barulho do motor, que invade o habitáculo, mostrado a despreocupação da Nissan em proteger os ocupantes do veículo dos decibéis que partem do capô.



Equipado com um motor Flex, 1.6 litros 16V do Livina Night & Day entrega 104 cavalos a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina e 108 cv, na mesma faixa de rotação, com etanol. Seu torque está na faixa 14,9 kgfm e 15,3 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm, já a sua taxa de compressão é de 10,0:1. Apesar de parecer suficiente, o motor deixa a desejar em certas situações, seja nas retomadas ou mesmo em uma acelerada mais forte. Em um situação de subida de serra, o modelo foi bem exigido e precisou muito esforço para cumprir o sobe e desde do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Da mesma forma que ele peca em desempenho, o consumo não fica para trás, com o tanque de 50 litros cheio de etanol, o Livina Night & Day conseguiu percorrer com muito esforço, em uso totalmente urbano, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, apenas 230 quilômetros, chegando quase a reserva, na hora da entrega do veículo à concessionária, chegando a fazer 7 Km/l. Entre prós e contras, o Livina cumpre seu papel esse mostrou equilibrada para continuar na briga dos monovolumes sem deixar a peteca cair.




*FICHA TÉCNICA:


CARROCERIA: Monovolume em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos. Oferece duplo airbag frontal de série na versão. Não oferece airbag laterais ou de cortina.
Peso: 1.207 kg em ordem de marcha com 403 kg de carga útil.

MOTOR: Flex, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não dispõe de controle de tração.

TRANSMISSÃO: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não dispõe de controle de tração.

DIREÇÃO: Elétrica com assistência variável

FREIOS: Dianteiros a discos ventilados e traseiros a tambor. Oferece ABS, EBD e assistente de frenagem de emergência como opcional.

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Não dispõe de ESP. Pneus: 185/65 R15 em rodas de liga leve.

PORTA-MALAS: 449 litros.

TANQUE: 50 litros.

CONSUMO
Cidade (km/l) 10 (g) / 7 (a)
Estrada (km/l) 9,9 (g) / 8,3 (a)


PREÇO: O Nissan Livina Night & Day 1.6 16V é vendido em versão única por R$ 47.990.

* Dados de fábrica

6 comentários:

  1. é um carro justo avaliando o custo/beneficio. Acho que mts montadoras cobram caro por terem "marca" no brasil, e infelizmente como mt gente compra carro pelo desenho bonito ao inves de levar em conta o projeto, esses carros caros vendem. Acho uma pena o Sentra não vender tanto como um um Civic ou um Corolla

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  2. o carro pode ateh ser bom, n duvido, masss..... vai ser feio assim lah no inferno! o sentra tb eh outro bom mas feio que nem o capeta chupando limão .nissan precisa de gente competente no design pq tah feia ae a coisa nessa area...

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  3. precisa melhorar o design, concordo, mas o brasileiro precisa deixar de ser superficial. olhar carros somente por aparencia é um defeito grave, principalmente na proposta de veiculo familiar onde o mote principal é espaço interno, conforto, segurança. veja q nem o desempenho é elevado, mas diante dos preços q sao praticados no brasil o carro entrega a proposta por um bom preço.

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  4. o dia q brasileiro deixar de ser superficial.... deixa de ser brasileiro kkkkkkkk ..... mas n eh verdade q brasileiro compra carro pela beleza n, soh ver o agile batendo records d venda ae. o fato eh q brasileiro eh preconceituoso com tudo o q eh 1 pouko diferente e no fim das contas soh compra gol e uno msm.....

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  5. Esse carro nunca teve regulagem de altura dos bancos....

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  6. Eu tenho o modelo 1.8 SL automático, Top de Linha. O carro é muito ruim. A suspensão bate toda e chega a lembrar uma carroça. Os revestimentos internos também parecem soltos e, como o repórter falou, a tampa do bagagito é solta e incomoda muito. Tive que colocar varios pesinhos atrás para melhorar apenas parcialmente. Nas ruas esburacadas do Brasil o carro chega a dar raiva de tantos barulhos e trepidação, além de pular feito um canguru. Tomara que a Nissan tenha resolvido isso pois, para um carro deixa faixa de preço não se admite isso.

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