Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
FULL MOTOR - Neste domingo (12/12), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa Full Motor vai continuar mostrando a cobertura do 26º Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, nesta edição as novidades da Ford e Peugeot. Mostramos também uma nova tecnologia que está sendo utilizada na produção de baterias para automóveis e a 13ª Etapa do Carioca de Turismo 2010, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da Full Pneus (www.fullpneus.com.br).Para maiores informações, basta acessar o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.
DEFINIÇÕES JÁ - O País inteiro já se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014. Por ser uma das cidades-sede do mundial a cidade de São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Para o evento são aguardados pelo menos 500 mil visitantes. A realização de um mundial desse porte atrai a atenção de 240 países, 500 estações televisivas, além dos quase 30 bilhões de espectadores, ou seja, será uma grande vitrine para o Brasil e um fator expressivo na geração econômica do País. De acordo com dados da São Paulo Turismo (SPTuris), pelo menos 11,3 milhões de turistas visitam a cidade anualmente. E não é para menos, São Paulo apresenta a melhor infraestrutura em aeroportos e em malha rodoviária, é referência em hospedagem, gastronomia e é muito ativa culturalmente. Para os jogos da Copa, as expectativas são tão grandes, que os investimentos que já estão sendo realizados na cidade desde 2007. Tudo para atender a demanda turística com tranquilidade, planejamento adequado e segurança vai garantir maior credibilidade para receber os jogos mundiais. De acordo com informações da São Paulo Visitors & Bureau, a cidade já tem a maior oferta hoteleira da América do Sul e conta com as principais redes de hotelarias nacionais e internacionais. São 410 hotéis e pelo menos 42 mil apartamentos disponíveis. Até 2014, essa oferta pode chegar a 50 mil quartos – número estimado pela FIFA para todo o território nacional. Siga no http://twitter.com/@linkportal
MAIS UMA - A rede de concessionárias Eurobike tem uma forte história no automobilismo. O grupo patrocina o piloto Lucas di Grassi, na Fórmula1, Otavio Mesquita na Porsche GT3 Cup, Vitor Genz no MINI Challenge Cup e Henry Visconde, Omilton Visconde Jr., Ricardo Landi e Tiel de Andrade no 500km de Interlagos. Além disso, a Eurobike também oferece o Volvo Advanced Driving School, curso de pilotagem que acontece em alguns períodos do ano e habilita os alunos para competições do automobilismo brasileiro. Para abranger ainda mais sua participação em esportes, a Eurobike também começará a fazer parte da Copa Audi Driver com 16 carros Audi A3 Sport Turdo, o total de carros do grid de largada. A nova categoria, DTCC (Driver Touring Car Cup), que foi criada pela revista Driver, tem previsão de início para março de 2011. O campeonato contará com seis etapas que passarão pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Rio Grande do Sul. Os carros poderão ter um ou dois pilotos e a novidade é que apenas pilotos graduados B e iniciantes é que podem participar da competição. Para mais informações sobre a nova modalidade acesse o site: www.dtcc.com.br
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL - A Ford promoveu, em São Paulo, a cerimônia de entrega do 15º Prêmio Ford de Conservação Ambiental aos vencedores de suas seis categorias. Os premiados são: Angelo Paccelli Cipriano Rabelo (Conquista Individual), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Energias Renováveis - IDER (Negócios em Conservação), Associação Mico-Leão-Dourado (Ciência e Formação de Recursos Humanos), Colégio Dom Bosco (Meio Ambiente nas Escolas), Wabco do Brasil (Fornecedor) e Cycosa (Distribuidor). "É uma satisfação poder reconhecer pessoas e instituições que estão à frente do trabalho de conservação no Brasil, mostrando novos caminhos para o desenvolvimento sustentável e ajudando a difundir a consciência ambiental", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, que participou da premiação ao lado de outros executivos, jornalistas e convidados. Segundo ele, em seus 15 anos de existência, o Prêmio Ford vem cumprindo o papel de incentivar as ações preservacionistas em diferentes setores da sociedade, representados nas seis categorias. "A conservação ambiental é uma tarefa de todos e para ter sucesso depende tanto de grandes projetos como de pequenas atitudes no dia a dia. Por isso, é importante reconhecer e dar visibilidade aos bons exemplos." O programa de premiação incluiu um test-drive do Fusion Hybrid com a participação dos vencedores e membros do júri. Lançado agora no Brasil, com motores a combustível e elétrico, o veículo representa a tecnologia veicular mais avançada voltada à sustentabilidade. Este ano, o Prêmio Ford de Conservação Ambiental recebeu 229 inscrições, o segundo maior número de toda a história, apenas dois a menos que o recorde de 2003. Além do troféu, ele distribui um total de R$100 mil aos vencedores. "O alto nível dos trabalhos inscritos tornou a seleção mais difícil", diz Ana Rita Pereira Alves, diretora da Sociedade Civil Mamirauá, que compôs o júri ao lado de Eric Stoner, diretor de meio ambiente da Usaid, Adalberto Marcondes, diretor do site Envolverde, Flávio Camargo Schuch, acadêmico da Área Ambiental, e Célio Costa Pinto, superintendente do IBAMA na Bahia.
DE MAIOR PRESTÍGIO - A Volkswagen do Brasil conquistou, pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar da categoria “Veículos” do ranking “As 100 Empresas de Maior Prestígio no Brasil”, do anuário “Época NEGÓCIOS 100”. Além disso, assim como em 2009, a empresa foi a única montadora a aparecer entre as ‘top ten’ do ranking geral, que analisa 237 marcas de 30 setores. Os vencedores foram revelados na noite de ontem durante o evento de lançamento da edição especial da revista no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente Finanças e Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil, Carsten Isensee, que dividiu a conquista com os cerca de 23 mil funcionários da empresa, “fundamentais na produção de veículos nos quais os brasileiros confiam”. No evento de ontem foram homenageadas as dez primeiras do ranking das 100 empresas de maior prestígio, no qual a Volkswagen aparece em quinto lugar, mesma posição conquistada na segunda edição do anuário. Para a elaboração do ranking, leva-se em conta a visão geral do consumidor sobre a marca, independentemente de seu setor de atuação.
CONFIRMADA A PRESENÇA - Já está tudo pronto para mais uma edição do Capacete de Ouro, considerado o ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro. A quase totalidade dos pilotos brasileiros da Fórmula 1, Fórmula Indy e as principais estrelas das categorias nacionais já confirmaram presença para a solenidade que acontecerá segunda-feira (13/12), a partir das 19h30, na Via Funchal (Rua Funchal, 65 - Vila Olímpia), em São Paulo (SP). A festa anual recebe pilotos, navegadores, preparadores, dirigentes, empresários do setor automobilístico, artistas e esportistas de outras modalidades. Além de premiar os melhores pilotos das categorias Fórmula 1, Top, Internacional, Nacional, Trofeo Fiat Línea, Fórmula Future Fiat, Itaipava GT, Porsche GT3, Turismo, Truck, Fórmula, Kart, Revelação e também os navegadores das modalidades Rali e Off Road, este ano o Capacete de Ouro contará com atrações extras. Haverá a homenagem especial "Ayrton Senna 50 anos", com a presença de Viviane Senna, irmã de nosso eterno campeão, e a presença de Rubens Barrichello que será homenageado pelos seus 300 GP’s de Fórmula 1. Também será feita uma homenagem para Graziela Fernandes, uma das primeiras pilotos brasileiras. O Capacete de Ouro é uma realização da revista Racing, patrocínio de Fiat, Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink, com apoio de FPT, Inarco, Sparco, Viña Santa Carolina e CBA.
CLÁSSICO MAIS PROCURADO - O Volkswagen Fusca, veículo usado mais comercializado em todo o país segundo a Fenabrave, é o clássico mais procurado no portal WebMotors, que recebe cerca de oito milhões de usuários únicos por mês. O modelo, que deixou a linha de produção pela primeira vez em 1986 e depois, em 1996 com a versão Itamar, recebeu mais de 56 mil buscas durante o mês de novembro. “Mesmo 14 anos após sair de linha pela segunda vez, o Fusca ainda é um dos carros mais comercializados no mercado de usados, e se transformou num clássico, e portanto, colecionável, por ter manutenção muito simples e peças fáceis de se encontrar no mercado de reposição”, finaliza Ronaldo Rondinelli, superintendente executivo da WebMotors O segundo colocado entre os clássicos é o Chevrolet Opala, fabricado entre 1969 e 1992, que recebeu 51 mil buscas, seguido pelo Ford Maverick (1973 a 1979), que teve 22 mil buscas. O segundo colocado entre os clássicos é o Chevrolet Opala, fabricado entre 1969 e 1992, que recebeu 51 mil buscas, seguido pelo Ford Maverick (1973 a 1979), que teve 22 mil buscas.
FORA DO CARGO - Depois de quase 14 anos como presidente e CEO da Volvo, Leif Johanson deixará o cargo. Ele comunicou sua intenção de se aposentar por ocasião de seu 60º aniversário, em agosto de 2011. “Meus anos na Volvo foram um período fantástico em minha vida e esta não foi uma decisão fácil. Porém, sempre chega o momento de se despedir”, disse Johansson. “O momento é bom, tanto em relação à minha vida pessoal quanto à situação mais estável da empresa”, disse. “Leif Johansson realizou um trabalho impressionante durante seus anos na Volvo e, apesar de eu lamentar sua decisão, eu a respeito por seus muitos anos de trabalho duro”, destacou Louis Schweitzer, presidente da Diretoria da Volvo. “A Diretoria está agora focando em encontrar seu sucessor”. Com sua aposentadoria, Johansson também deixará a Diretoria da AB Volvo. “Fiz esta comunicação agora, pois quero dar à diretoria bastante tempo para realizar um processo de substituir organizado,” disse Leif Johansson. Leif Johansson é CEO e presidente da Volvo desde 1997. Além destas posições, ele também detém outros cargos na alta administração com empresas e organizações, entre as quais as diretorias da Bristol Myers Squibb e SCA. Atualmente ele é presidente da European Round Table of Industrialists.
FEIRÃO DA VIRADA - A Chevrolet repetirá nos próximos sábado e domingo (11 e 12/12/2010), o ‘Feirão da Virada’, em uma área interna da General Motors do Brasil na unidade de São Caetano do Sul (Região do ABCD), devido ao grande sucesso desta iniciativa de varejo no último final de semana. Este será o último feirão de fábrica neste ano de 2010. Estarão disponíveis no feirão um estoque de cerca de cinco mil unidades de veículos ‘zero quilômetro’, ainda relativos ao ano-modelo 2010/2011 - antes da chegada, a partir de janeiro próximo, dos veículos ano-modelo 2011/2011. Os descontos poderão chegar a até R$ 5.000,00, dependendo do modelo. Toda a linha Chevrolet poderá ser adquirida por meio de planos de financiamentos oferecidos pelo Banco GMAC, que incluem prazos de pagamento de até 60 meses, vendas sem entrada e redução de 50% nas 12 primeiras parcelas.
RENAULT SPORT F1 - A Renault anuncia a criação da Renault Sport F1, divisão esportiva que será responsável pelo compromisso da Renault na Fórmula 1 como fornecedora de motores e tecnologia em 2011 e nos anos seguintes. A Renault Sport F1 será fornecedora de três equipes em 2011, ou seja, 25% da categoria. Além do fornecimento dos motores, a Renault Sport F1 conduzirá pesquisas avançadas com os seus parceiros, assim como programas de engenharia em áreas como transmissões e sistemas de regeneração de energia cinética (KERS). Esta divisão proporcionará uma resposta tecnológica ao desafio da nova regulamentação sobre motores. Ela será um laboratório para desenvolver tecnologias comprometidas com o meio ambiente, tanto térmicas quanto elétricas, e aplicáveis aos veículos produzidos em série. A Renault Sport F1 concentrará suas atividades em sua fábrica localizada na cidade de Viry-Chatillon, a base técnica histórica da Renault na F1. O seu presidente será Bernard Rey, que faz parte do Comitê de Direção da Renault. A criação da Renault Sport F1 segue a decisão da Renault de vender as suas partes minoritárias da equipe Renault F1 Team à Genii Capital. A Renault continuará a dar um forte apoio a equipe de Enstone, tanto como fornecedora de motores como com sua expertise em tecnologia e engenharia. A Renault se apóia nas 29 temporadas de participação na F1, coroadas por 9 títulos de campeã do mundo de construtores, sendo o último deles em conjunto com a escuderia Red Bull Racing, em 2010. Os motores da Renault estiveram 23 vezes no pódio em 2010, com uma tripla vitória histórica no Grande Prêmio de Mônaco, além de terem conquistado 3 dos seis últimos campeonatos mundiais.
LEAF TRANSPORTA DELEGAÇÕES - A Nissan forneceu 20 modelos do 100% elétrico Nissan LEAF para o transporte oficial dos líderes e delegações presentes à Conferência do Clima (COP16), que termina sexta-feira (10) em Cancun (México). A companhia participou também do fórum de Soluções Verdes, no qual Carlos Tavares, presidente da Nissan Americas, forneceu informações de como a Nissan, uma companhia cidadã, está na liderança da indústria automotiva ao fazer do segmento mobilidade com zero de emissão uma realidade para consumidores no mundo todo. A COP16 é a 16ª edição da Conferência do Clima mantida pelas Nações Unidas (ONU) com o objetivo de gerar ações que favoreçam a cooperação global a fim diminuir os efeitos das mudanças climáticas. O evento teve início no dia 29 de novembro e termina na próxima sexta-feira, 10 de dezembro. Já o fórum de Solução Verdes foi aberto no último domingo (5) e vai até hoje (8). Tavares participou das discussões sobre o papel das companhias na luta contra as mudanças climáticas. A presença da Nissan, co-patrocinadora do evento, está centrada no anúncio de estratégias corporativas executadas no mundo todo com o objetivo de desenvolver uma indústria automotiva sustentável, capaz de minimizar os impactos ao meio ambiente e também contribuir com a redução de emissões de CO2.
NOVA GESTÃO - Franco Ciranni, CEO da FPT - Fiat Powertrain Tecnologies para a América do Sul, e Antonio Carlos Botelho Megale, diretor-adjunto de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, assumem no próximo dia 1º de janeiro como presidente e vice-presidente, respectivamente, para mandato de dois anos (2011-2012), da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, em substituição a José Edison Parro e Luis Afonso Pasquotto. Com três meses de antecedência, no entanto, a nova diretoria já iniciou seus trabalhos de planejamento para o biênio. O primeiro grande passo é a realização de um sólido processo de reestruturação orientado a ampliar ao máximo, sempre de forma autônoma e imparcial, os debates técnicos de temas fundamentais ligados ao futuro do setor automotivo com a participação de profissionais da indústria, universidades e órgãos governamentais. Esta é apenas uma das ações da AEA para triplicar o número de associados nos próximos dois anos. “Pretendemos ampliar a representatividade de nossa entidade, ao captar novos associados de toda a cadeia automotiva brasileira”, argumenta Franco Ciranni, para quem “com o fortalecimento da associação, teremos oportunidade de revigorar as comissões técnicas e oferecer à comunidade da engenharia da mobilidade mais eventos e cursos de qualidade”.
O HEXACAMPEONATO - alta muito pouco para a Salvini Racing soltar oficialmente o grito de "é campeã". O piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o copiloto Fernando Chwaigert conquistaram por antecipação o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country de 2010, e enfim, poderão comemorar o saldo após o término do Rally dos Amigos, disputa que acontece neste sábado, 11 de dezembro, em Itatinga, SP. A competição é válida pela 10ª etapa do certame nacional para Caminhões, e também valerá pela 6ª etapa do Sertões Series, da qual o trio ocupa a segunda posição. Tradicionalmente, o Rally dos Amigos encerra a temporada do calendário cross-country, e por isso, costuma ser uma das provas mais duras e exigentes do ano, embora, seja curta.
PÉ NA TÁBUA - O evento “Pé na Tábua”, que trará a “Corrida de Calhambeques” durante os dias 29 e 30 de Janeiro de 2011 na cidade paulista de Franca, não para de trazer novidades para a corrida. O local da prova, o Speed Park Franca, já está pronto com equipamentos de telemetria e todo o aparato necessário para este espetáculo. O “Pé na Tábua” já recebeu o apoio de mais de 10 clubes de carros antigos, inclusive clubes tradicionais como o Clube do Fordinho e o Chevrolet Clube do Brasil, da capital paulista, além do apoio incondicional da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) que já colocou o evento no calendário oficial desta Federação. Clubes de outros Estados, como Goiás e Minas Gerais, já confirmaram suas equipes e o evento passa a ter caráter nacional. Com a intenção de já definir as categorias participantes, a organização liberou as inscrições para as primeiras 50 equipes participantes. Cada equipe deve inscrever pelo menos duas pessoas (que podem ser dois sócios do clube ou não) e o kit de cada equipe contará com duas camisas “competidor”, dois gorros “réplicas” dos pilotos dos anos 20, o kit de adesivos para colar no carro, o troféu de participação e 10 pulseiras para distribuir para a família e para os amigos sócios que irão ao evento para torcer. O valor da inscrição será de R$150 para o piloto e R$150 para o co-piloto e o valor total pode ser dividido em 2x. O 1° lote de inscrições já esta disponível desde o dia 06 de dezembro e irá até dia 16 do mesmo mês. Os interessados deverão entrar em contato pelo corridapenatabua@gmail.com
EM EXPOSIÇÃO - MINI Art Nights, projeto cultural da MINI Brasil, reuniu em 2010 os artistas Mauricio Eça, Eduardo Kobra, Gustavo Rosa e Graziela Pinto. A cada evento, convidados receberam a proposta de reinventar a arte através do MINI Cooper em noites inspiradoras. Durante o mês de dezembro, a MINI decidiu levar ao público do shopping Cidade Jardim uma parte desse projeto. No espaço “Jardim Zen” estão o MINI customizado por Graziela Pinto e as miniaturas em gesso criadas pelos convidados e artistas durante o evento cultural. As obras estão à venda e a renda será revertida para ONG Vida Jovem.
ENTRA NO MERCADO - Com a competitividade acirrada no mercado automotivo, as montadoras buscam lançar veículos cada vez mais acessíveis ao consumidor. Com isso, grande parte dos automóveis chegam às concessionárias sem muitos acessórios complementares. Há algumas décadas o consumidor que adquiria um carro básico era obrigado a equipar seu veículo com acessórios de procedência diversa e até mesmo duvidosa. Com o decorrer do tempo o mercado foi se profissionalizando, as concessionárias começaram a participar desse mercado e posteriormente as próprias montadoras viram no mercado de acessórios uma oportunidade de negócio. Passaram a homologar, ou seja, testar os acessórios na própria fábrica e oferecer, através de suas concessionárias, acessórios homologados para que o consumidor pudesse equipar seu veículo com produtos de qualidade. Com isso, surgiu nas montadoras uma nova visão para o aftermarket. Com o crescimento desse mercado, há dois anos, a Kostal, fornecedora de sistemas elétricos e componentes elétricos, eletrônicos e mecatrônicos para montadoras começou a investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos para o aftermarket. Para isso foram feitos grandes investimentos em engenharia, marketing do canal, sistemas, PCP, logística e crédito. O objetivo inicial da multinacional alemã era desenvolver acessórios automotivos, de forma que o consumidor pudesse equipar seu automóvel, desenvolvendo produtos para o consumidor com a mesma qualidade dos fabricados para as montadoras.
EXIGE CONTRATAÇÃO - As ECVs são as empresas com licença para a prestação de serviços que trata a Resolução CONATRAN nº 282/2008. Essas empresas executam serviços como a Inspeção Veicular e em algumas localidades realizam também as vistorias de transferência de veículos. A maior corretora de seguros dessa natureza, a P.V. Seguros alerta da importância da contratação do Seguro de R. C. Profissional ou E&O exigidos pelo DENATRAN. As vantagens não estão apenas em cumprir a exigência da lei, que determina que uma ECV deve ter um seguro de no mínimo 300 mil reais de Importância Segurada. O seguro também garante ao empresário uma maior tranqüilidade quanto as suas operações, pois o R. C. Profissional, pode ser acionado se porventura sua ECV emitir um laudo errado e este erro cause prejuízo a terceiros. A P.V. Seguros, oferece o produto exigido pelo DENATRAN, que cobre erros profissionais que porventura a EVC venha cometer e além de cumprir as exigências, esse seguro foi transformado pela corretora numa facility, ou seja, facilidade para contratar e agilidade no recebimento da documentação para enviar ao DENATRAN. Disponibiliza aos interessados as mais diversas informações em seu site: www.pvseguros.com.br. E a contratação também pode ser realizada on-line.
409 ÔNIBUS - Os ônibus serão montados na planta da Volvo Buses em Tultitlán, na região metropolitana da Cidade do México, capital do país. O ônibus é o principal meio de transporte para longas distâncias usado pela população local. Os ônibus 9700 são equipados com o novo motor Volvo de 13 litros, em conformidade com as exigentes demandas da Euro V para emissões de gases de escapamento. No México, a Euro V ainda não é uma exigência legal, mas, em respeito ao meio ambiente, as empresas afilidas à IAMSA optaram por assumir a liderança nesta área e escolheram os motores com o mais baixo nível de emissões. “O principal motivo de termos conquistado esta venda é a nossa cooperação com a IAMSA e suas operadoras”, informa Per Gabell, presidente da Volvo México. “Sempre trabalhamos em conjunto para encontrar as melhores soluções para eles”, observa. “A Omnibus de México já vinha usando nossos ônibus rodoviários com o novo motor há algum tempo e está muito satisfeita com sua confiabilidade, desempenho e consumo de combustível”, diz o executivo. “Isto contribuiu para a decisão da Omnibus e das outras operadoras de fazer este grande pedido”, conclui o presidente.
MULHERES SE DESTACAM - Quando foi contratada para integrar a equipe da Tietê Veículos, concessionária VW – Man Latin America presente na Grande São Paulo, Guarulhos e Campinas, em 2003, Rosângela Silvino era a primeira mulher da concessionária a trabalhar com vendas de caminhões. Formada em educação física, ela já tinha experiência na área por trabalhar com outra marca de caminhões. O lado comercial aflorou quando trabalhou como recepcionista para um evento de uma montadora de veículos pesados. O seu talento foi descoberto e depois Rosângela nunca mais saiu da área de vendas. Ela conta que no começo não foi fácil, teve de enfrentar os preconceitos de uma profissão que era dominada por homens e conquistar o seu espaço. Hoje, depois de 15 anos no setor, Rosângela tem bom relacionamento com os clientes e também com a equipe de profissionais da empresa. A Tietê Veículos tem 27 mulheres na sua equipe de vendas, sendo 12 vendedoras, 9 operadoras de telemarketing e 6 assistentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.