Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
FULL MOTOR - Neste domingo (09/01), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR vai apresentar o compacto Audi A1, o novo Renault Fluence, toda a tecnologia do Ford Fusion Hybrid e três lançamentos da Honda, as motos Shadow 750, Biz 125 Flex e CG Titan. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da Full Pneus (www.fullpneus.com.br).Para maiores informações, basta acessar o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.
BLITZ DA VIRADA - Mais de 350 motoristas foram surpreendidos, no dia 31 de dezembro, pela “Blitz da Virada 2010/2011”. A ação, fruto de iniciativa da Fundação Eichenberg e Transeich, em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente) e o Setcergs, aconteceu simultaneamente em Porto Alegre e em São Paulo. O objetivo da Blitz foi conscientizar de que álcool pode combinar com festa, mas não combina com direção. Na oportunidade os condutores receberam, ainda, lixinhos para carro, adesivos e material informativo.
ÓLEO GENUÍNO – O óleo lubrificante é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil do motor de um veículo. Sendo assim, com o objetivo de melhorar ainda mais a performance e durabilidade de seus produtos, a Moto Honda da Amazônia, através da sua Divisão de Peças, acaba de lançar o Óleo Genuíno Honda, desenvolvido e testado para uso em todas as motocicletas da marca. Uma evolução do óleo utilizado anteriormente nas motocicletas Honda, o produto é um lubrificante semissintético, de especificação SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, indicado para motores quatro tempos de alta rotação, movidos a gasolina e/ou etanol (álcool). Formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia, possui características de alto desempenho e proporciona excelente proteção para o motor, transmissão e embreagem, melhorando a vida útil destes componentes, além de contribuir para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo o consumo de combustível. A partir de janeiro de 2011, todas as motocicletas Honda já sairão de fábrica com o novo Óleo Genuíno. O Manual do Proprietário de todos os modelos da marca traz informações atualizadas sobre a especificação do produto e orientações de uso. Mais detalhes sobre o produto, que já está à venda nas quase 1.000 concessionárias da marca distribuídas por todo o País, poderão ser obtidos pelo telefone 0800 55 2221. Para outras informações sobre manutenção de sua motocicleta, os clientes poderão consultar www.honda.com.br/motos/pos-venda.
EM LAS VEGAS - Visteon Corporation (OTC: VSTO), uma líder global no fornecimento automotivo, está apresentando suas mais recentes inovações em eletrônica veicular na edição de 2011 da Exposição Internacional de Eletrônica de Consumo (International Consumer Electronics Show – CES) em Las Vegas, EUA, que acontece de 6 a 9 de janeiro. Os destaques incluem a apresentação à América do Norte do C-Beyond, o veículo de demonstração de tecnologias da Visteon, que traz mais de 40 produtos inovadores nas áreas de infotainment (informação e entretenimento), conectividade, climatização, sistemas para interiores e iluminação exterior − além de um novo veículo de demonstração de tecnologias desenvolvido com a 3M e voltado a consumidores em mercados em crescimento ao redor do mundo. Além destas demonstrações incorporadas aos veículos, a Visteon compartilhará inovações em eletrônica embarcada nos veículos e em interação homem-máquina – incluindo áudio, infotainment, conectividade, informações ao motorista e painéis de controle integrados – através de uma gama de displays interativos em sua exposição no Central Plaza (CP20), fora do Centro de Convenção de Las Vegas. A Visteon Corporation é uma importante fornecedora automotiva global que elabora, projeta e fabrica produtos inovadores nas áreas de climatização, eletrônica, interiores e iluminação para as empresas fabricantes de veículos. Com escritórios corporativos em Van Buren Township, Michigan (EUA); Xangai, China; e Chelmsford, Reino Unido; a empresa possui unidades em 26 países e emprega aproximadamente 26.500 pessoas. Saiba mais em www.visteon.com.
3ª COLOCAÇÃO NO RANKING - No mês de Dezembro, a DAFRA Motos conquistou a terceira posição no ranking nacional de emplacamentos, com 2,55% de share. No período, a marca registrou 23,31% de crescimento em comparação a Novembro de 2010, com mais de 5 mil unidades vendidas. “Nossa expectativa para 2011 é continuarmos evoluindo no ranking e consolidarmos ainda mais a posição da DAFRA Motos entre as principais montadoras do país”, afirma Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos. Dentre os modelos que impulsionaram as vendas em Dezembro estão a Apache RTR 150 e Speed 150, que somaram 2.848 unidades, o que corresponde a quase 60% dos emplacamentos da marca. Com relação à Apache, foram mais de 10 mil unidades comercializadas em 2010. A motocicleta, lançada em Março do ano passado em parceria com a TVS Motor Company, saltou do 21º lugar do ranking de emplacamentos em Abril (primeiro mês completo de vendas) para a 8ª colocação no acumulado até Dezembro, figurando entre as mais vendidas do país.
PRIMEIRO CAMPEONATO - Com o objetivo de valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de instalação, a Pósitron, marca da PST Electronics, promoveu o primeiro campeonato da categoria, o Superinstalador Pósitron. A equipe vencedora da competição realizou a instalação de um módulo de vidro SW 430 PS e um alarme Cyber PX 292 em 43 minutos. A segunda colocada finalizou a prova em 1 hora e 2 minutos; a terceira, em 1 hora e 3 minutos; e o quarto lugar, em 1 hora e 9 minutos. A inédita prova ocorreu em 14 de dezembro, dia do Instalador, data criada pela Pósitron para homenagear os profissionais do segmento. O evento foi realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os quatro integrantes da melhor equipe receberam como premiação um Netbook e terão seus nomes divulgados pela Pósitron. Os instaladores do segundo, terceiro e quarto lugares ganharam uma câmera digital Cybershot 5.0, um IPOD 16GB e um som portátil, respectivamente. Os finalistas receberam ainda alarmes e mochilas da Pósitron.
DEZEMBRO COM AUMENTO - Dezembro foi um mês histórico para a Nissan do Brasil. O total de vendas foi de 5.227 unidades que representaram um crescimento de 121% comparado a dezembro de 2009. Neste último mês, todos os modelos da Nissan bateram recordes comparados com o mesmo período do ano anterior. A família Livina vendeu 1.812 unidades (crescimento de 182%), Nissan Frontier 1.281 (crescimento de 66%), Nissan Sentra 824 (crescimento de 161%) e Nissan Tiida Hatch 860 unidades (crescimento de 44%). Lançado em julho de 2010, o Nissan Tiida Sedan fechou dezembro com 449 unidades vendidas. Em 2010, a Nissan comercializou 35.775 carros no Brasil, um aumento de 54,6% comparado a 2009. Nos últimos três meses do ano, a Nissan vendeu 12.708 carros no país, um aumento de 87,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este índice representa que a Nissan cresceu quatro vezes mais rápido do que o mercado brasileiro. “Conseguimos aumentar substancialmente nossas vendas mesmo sem lançarmos novos modelos nesse período. Isso é resultado das nossas táticas inovadoras de Marketing, do aprimoramento de processos internos, bom desempenho da nossa rede de concessionários e do intenso foco em nosso consumidor”, explica Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil.
BMW TRAZ GPUS – BMW e a NVIDIA anunciam parceria que coloca as unidades de processamento gráfico (GPUs) da NVIDIA nos sistemas de navegação e informação na próxima geração de carros BMW produzidos mundialmente. O anuncio foi feito durante a CES 2011 – Consumer Electronic Show, que acontece entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas – EUA. O sistema que usa a GPU da NVIDIA recebe o nome de iDrive, conceito de controle inteligente, que torna intuitivamente simples o ato de dirigir ao utilizar as facilidades de um veículo BMW. Os veículos BMW com iDrive contam com interface de última geração, navegação com gráficos detalhados, visor de alta resolução (1280 X 600), rápido tempo de resposta entre a interface e o usuário com relatórios de tráfego em tempo real e referências terrestres. Graças ao uso das GPUs NVIDIA , o sistema pode antecipar informações e facilitar decisões do motorista, permitindo que os proprietários de um BMW dirijam de modo mais seguro e se concentrem no prazer de dirigir. O iDrive estará disponíveis na linha Mini Cooper, Série 7, Série 5 e Série 3 e nos demais veículos BMW indicados para atividades esportivas. Mais informações sobre a BMW estão disponíveis no site www.bmwusa.com. Mais detalhes sobre a novidade da NVIDIA, basta acessar o link http://www.nvidia.com/object/tegra_automotive.html.
RECORDE DE VENDAS - O Ford Focus colecionou em dezembro novos resultados positivos. O automóvel da Ford obteve seu recorde histórico, com 4.380 unidades emplacadas no Renavam e ficou entre os dois veículos do segmento médio mais vendidos do mercado brasileiro. O Focus também foi escolhido pelos consumidores como o melhor hatch médio na pesquisa "Os Eleitos", da Quatro Rodas. Essa pesquisa mede a satisfação dos proprietários do veículo em diversos itens, que vão desde a aquisição até a assistência técnica, preços de peças, entre outros. "É uma satisfação ver o acerto deste lançamento que representa o melhor custo-benefício do segmento. O resultado de vendas e a boa imagem junto aos proprietários do Focus e na mídia demonstram as vantagens competitivas desse produto no segmento C, o mais disputado do mercado brasileiro", ressalta Adriana Carradori, gerente de Marketing da Ford. Na pesquisa "Os Eleitos", a revista Quatro Rodas entrevistou 3.308 proprietários dos 40 modelos mais vendidos do Brasil. O objetivo foi apontar qual o nível de satisfação em relação à expectativa que cada dono tinha antes de comprar seu automóvel. Na categoria de Hatches Médios o Ford Focus foi o grande vencedor com uma impressionante nota de 100,7, e se mostrou superior em 15 das 23 características analisadas, com destaque para espaço interno (107), design (104), modernidade do projeto (103), preço de compra (100) e preços de peças (95). Ele também foi um dos dois modelos mais bem avaliados de todo o mercado e o único que não recebeu críticas.
TEST-DRIVE PREMIADO - Com o objetivo de tornar seus veículos ainda mais conhecidos no mercado brasileiro, a Nissan do Brasil lançou em novembro de 2010 a campanha Test-Drive Premiado. Em referência aos cinco prêmios conquistados pelo Nissan Livina, a companhia sorteou cinco veículos zero quilômetro a consumidores que realizaram test-drive nas concessionárias Nissan ou adquiriram um modelo da marca. Dentre os mais de 13 mil participantes, os premiados no sorteio realizado nesta quarta-feira (5), em São Paulo, são William Souza Carvalho, de São Paulo (SP), Everaldo Ferreira da Silva de Campo Grande (MS), Michel Jeber Hamdan de Belo Horizonte (MG), Celso de Castro Santos de Juiz de Fora (MG) e Giovani Sales Ribeiro de Santo André (SP). “Eu já estava interessado em um Nissan Livina. Depois de fazer diversas pesquisas, comprovei que o modelo é o melhor da categoria. Acabei comprando um para minha esposa, fiz o test-drive e fui sorteado. O carro é excepcional, o melhor que já tive”, conta Michel Jeber Handam, um dos felizardos ganhadores da promoção que terminou no dia 21 de dezembro de 2010.
COM CRESCIMENTO - A Porsche encerrou o ano de 2010 com um balanço extremamente positivo no Brasil. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca para o País, comercializou 911 unidades ao longo do ano - um aumento de 65% em relação a 2009, quando foram vendidos 552 Porsche. Esse desempenho permitiu à Stuttgart Sportcar manter pelo segundo ano consecutivo a condição de maior importador da Porsche na América Latina. O Cayenne, com 476 unidades comercializadas, manteve a condição de modelo mais vendido da Porsche no Brasil e também o primeiro entre os SUV premium equipados com motores a gasolina. O Panamera, lançado no final de 2009, encerrou seu primeiro ano de participação no mercado com 128 unidades - igualmente líder no nicho formado pelos GTs de quatro portas e pelos sedãs esportivos. A linha 911 teve 129 unidades comercializadas, sendo a mais vendida na faixa de carros esporte de alto desempenho. Completam a linha Porsche o roadster Boxster (118 unidades vendidas) e o cupê de dois lugares Cayman (61 unidades).
MAIS DE 66 MIL MOTOCICLISTAS - Em 2010, os Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), e os Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), distribuídos por todo o País, treinaram mais de 66 mil motociclistas, superando o número obtido em 2009, quando mais de 50 mil pessoas tiveram acesso aos cursos de pilotagem com segurança ministrados pela Honda. Desde 1998 já foram treinadas pela Honda e sua rede de concessionárias mais de 240.000 pessoas. Os treinamentos foram oferecidos a profissionais de órgãos públicos e frotistas como: policia militar, bombeiro, exército, guardas municipais, AmBev, Schincariol, Coca-cola e membros da sociedade em geral. Além disso, os CETH’s oferecem cursos voltados especificamente à formação de novos instrutores da rede de concessionárias que após a conclusão do módulo são responsáveis pela difusão dos conhecimentos aos motociclistas de sua região. Os cursos têm como objetivo aprimorar a habilidade de pilotagem dos motociclistas, para que eles possam enfrentar com desenvoltura diversas situações que ocorrem em seu dia a dia. Também é abordada a importância dos equipamentos de segurança, tanto para profissionais que utilizam a motocicleta em sua rotina de trabalho diária quanto para os cidadãos que fazem uso do veículo em seu dia a dia, para locomoção.
1 MILHÃO DE ACESSOS - A Iveco, montadora de caminhões que mais cresce no país, apresentou recordes de visitas em suas páginas brasileiras na Internet. Foram 1.004.547 visitas entre 1º de janeiro e 20 de dezembro de 2010, em oito sites que incluem a página oficial da montadora, hotsites de produtos e o blog da Iveco, o primeiro blog de uma montadora de caminhões. Esse resultado reflete a linha de investimentos da empresa em inovação e comunicação digital, o que vem transformando a Iveco em pioneira no relacionamento online com seus clientes. “O crescimento em acessos prova que a comunicação digital é apropriada para este segmento”, conta Hellen Santos, analista de Comunicação Digital da Iveco. “Investimos estrategicamente nesta área desde 2007 e os resultados crescem a cada ano”. Somente o portal oficial da montadora, www.iveco.com.br, obteve quase 400 mil visitas, crescimento de 12,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. Com o lançamento do novo Iveco Stralis NR, em março de 2010, o hotsite do produto, www.ivecostralis.com.br, apresentou um crescimento de mais de 290% nos acessos, que chegou a quase 84 mil visitantes únicos. Outra novidade apresentada pela montadora também movimentou outro site de produto: a garantia de 3 anos oferecida para a linha Daily aqueceu ainda mais as entradas na página, que contabilizou cerca de 88 mil, um aumento de 83,7%.
TRAINEES 2011 - A Mercedes-Benz abre na próxima quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, as inscrições para o CAReer - Programa Mundial de Trainees. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de trabalhar na unidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde são fabricados caminhões e ônibus da marca, além de agregados, como motores, câmbios e eixos. A Empresa está recrutando 27 jovens para as áreas: Engenharia, Pesquisa & Desenvolvimento; Produção & Funções Relacionadas; Compras; Vendas & Marketing; Finanças & Controlling; Tecnologia da Informação; Recursos Humanos e Comunicação. Os candidatos devem ser graduados há, no máximo, três anos e ter inglês fluente. Pró-atividade, comprometimento, foco em resultados, empreendedorismo, motivação e interesse em trabalhar na área automobilística também compõem o perfil esperado dos candidatos. O programa tem duração de 12 a 15 meses, período no qual os trainees terão a oportunidade de desenvolver três projetos, sendo no mínimo um internacional. Também estão incluídos estágios na produção e em um concessionário da marca. O conteúdo das atividades é planejado em conjunto com cada trainee. Há ainda dois módulos de treinamentos internacionais. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de fevereiro no site www.mercedes-benz.com.br/carreira. Além da avaliação de currículo, testes on-line, entrevista e dinâmicas de grupo, há também a fase Assessment Center, na qual em um dia, os candidatos realizam diversas tarefas, assistidos pelos gestores das possíveis áreas de atuação.
RECORDES HISTÓRICOS - A Volkswagen do Brasil encerrou 2010 consolidando sua posição de maior fabricante de veículos do País, com produção recorde de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. Mantendo sua trajetória de crescimento sustentável, a empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela montadora no País em todos os tempos. O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos. Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento da ordem de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.
NO SALÃO BIKE SHOW - A Kasinski deverá expor sua linha de motocicletas, entre 110 e 650 cm3 de cilindradas, num espaço de 120 metros quadrados no Riocentro (RJ). Os visitantes da 1ª edição do Salão Bike Show poderão conhecer de perto alguns dos modelos elétricos que começam a ser fabricados ainda este ano pela Kasinski no Rio de Janeiro. A cidade de Sapucaia irá sediar a primeira fabricada de motos e scoteres elétricos do país, que tem data de inauguração prevista para o início do segundo semestre de 2011. Outra novidade da marca no setor de energia alternativa é a demonstração de “postos de abastecimento”. A Kasinski já se prepara para oferecer uma opção prática de abastecimento para os consumidores dos novos produtos. Um exemplo é o posto de abastecimento solar. O projeto, ainda em desenvolvimento, prevê a instalação de diversas unidades do posto de abastecimento para o fornecimento gratuito de energia alternativa aos usuários de motocicletas elétricas. A unidade em desenvolvimento tem placa fotoelétrica de 3 metros quadrados, dimensão capaz de captar e armazenar energia em baterias suficiente para recarregar um modelo de 2 mil watts (Kasinski Prima Electra). O tempo de recarga completa é de aproximadamente 6 horas. Neste período é possível carregar um modelo de 2 mil watts, ou 4 de 500 watts, ou 6 de 300 watts. O modelo funciona com bateria solar e elétrica.
COMEMORA SUCESSO - O mês de dezembro significou para a marca Citroën a conquista de três recordes absolutos em toda a história de suas operações no Brasil. O melhor resultado mensal com 9.992 unidades, a melhor participação de mercado com 2,7% das vendas de automóveis e comerciais leves e o fechamento do volume anual de 84.059 veículos vendidos, com um crescimento de 21,29% sobre o resultado do ano anterior. Ivan Ségal, diretor geral da Citroën do Brasil, festeja esses resultados auspiciosos com a certeza de que “a marca soube aproveitar as imensas oportunidades no varejo com uma estratégia agressiva de comunicação ao longo do ano, uma rede em contínua e rápida ascensão, uma linha de produtos avançada, moderna e enriquecida com a chegada do Aircross nos últimos meses do ano”.
ENCERRA 2010 - Os emplacamentos de veículos somaram 5.444.387 unidades em 2010, ante 4.842.736 unidades no ano anterior, numa alta de 12,42%. “O bom desempenho da economia brasileira, com taxas de juros atrativas, prazos acessíveis para pagamentos, fluxo abundante de recursos para financiamentos, bem como o maior poder de compra dos consumidores, estimularam as vendas de veículos em 2010”, afirmou Sergio Reze, presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Entre novembro e dezembro, o crescimento do setor foi ainda maior, atingindo 19,02%, passando de 498.233 unidades para 593.013 unidades. Segundo Reze, embora tenha sido necessário reduzir a liquidez e inibir eventuais bolhas no volume de crédito no início de dezembro, as recentes medidas do Banco Central – aumento dos depósitos compulsórios e o aperto nas regras de financiamento de carros – poderão reduzir as vendas de veículos ao longo do ano. No entanto, a comercialização no mês de dezembro registrou crescimento expressivo. “As medidas do Banco Central ainda não perturbaram o mercado”, comentou Reze. Para 2011, a previsão é de crescimento de 5,20% para o setor automobilístico (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos), de acordo com as estimativas da MB Associados, consultoria econômica parceira da Fenabrave. As vendas de veículos devem chegar a 5.595.722 unidades. Só automóveis e comerciais leves devem contabilizar 3.468.995 unidades comercializadas, num crescimento de 4,20% em relação a 2010. As vendas de caminhões podem chegar a 181.593 unidades, atingindo alta de 15,20% e os ônibus a 31.234 unidades (10,30%). Já a evolução das motos pode atingir 6,10%, totalizando 1.913.900 unidades.
MELHORES FORNECEDORES - A MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator, divulga os ganhadores do Prêmio Aliança 2010. Entregue aos fornecedores que mais se destacaram ao longo do ano, a premiação ocorreu durante o 6º Encontro de Fornecedores da empresa. A Debony, companhia de usinagem de precisão, foi a grande campeã de 2010, levando os prêmios de Melhor Fornecedor do Ano e Destaque Qualidade. “Foi uma conquista muito comemorada. É uma satisfação este reconhecimento em meio a outros fornecedores de primeira linha”, afirma Manoel Augusto da Silva Gomes, diretor Comercial da Debony. As outras empresas premiadas foram a Elismol, na categoria Destaque em Logística, a IBT Plásticos (Destaque em Desenvolvimento), e a Eldorado (Destaque em Compas). Já o prêmio Melhor Fornecedor de Serviços foi entregue à Transdamasceno, e a Melhor Fornecedora de Materiais Indiretos foi a Festo Brasil.
NOVA EQUIPE - A categoria mais popular do automobilismo sul-americano começa o ano com uma grande novidade. A partir da primeira etapa dos campeonatos Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck, uma nova equipe estará alinhando no dia 27 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul (RS): AJ5 Motorsport. Depois de 19 anos na Stock Car, o piloto Adalberto Jardim foi em 2006 para a Fórmula Truck, aonde se destacou nestas cinco últimas temporadas. Agora vai pilotar em sua equipe própria. "Estou realizando um objetivo profissional e pessoal. Acho que com a experiência de mais de 20 anos como piloto e preparador conseguirei fazer um equipamento competitivo", assegura Jardim, que está seguindo o exemplo de Renato Martins (Volkswagen) e Djalma Fogaça (Ford), que ao mesmo tempo em que correram, comandaram as suas equipes vencedoras.
CORRIDA DE CALHAMBEQUES - Faltando pouco mais 20 dias para a Corrida de Calhambeques, na cidade de Franca, o evento “Pé na Tábua” ganha mais um patrocinador: O grupo Couro & Arte. Já afamado por toda a região do Triângulo Mineiro o Grupo Couro & Arte é uma empresa especializada em estofamentos de couro para carros novos e antigos. Tem sede na cidade paulista de Franca e possui filiais nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, e também na capital de Goiás, Goiânia. Com 15 anos de fundação e mais de 300 modelos de revestimentos em couro, a Couro & Arte também se torna importante para o segmento dos Hot Rods, onde o proprietário sempre busca exclusividade em seu projeto. Na parceria firmada com o evento Pé na Tábua o Grupo Couro & Arte ainda irá produzir os “já cobiçados” capacetes dos “Ases do Volante” dos anos 20. No site da Couro & Arte o cliente tem até a opção de personalizar virtualmente um banco de couro. Acesse www.couroearte.com.br e divirta-se. As inscrições para carros até 1936 estão abertas. Cada equipe deverá inscrever pelo menos duas pessoas e o kit de cada equipe contará com duas camisas “competidor”, dois gorros “Ases do Volante”, kit de adesivos para colar no carro, troféu de participação e 10 pulseiras de “área vip” para distribuir para a família e para os amigos sócios que irão ao evento para torcer. O valor da inscrição será de R$150 para o piloto e R$150 para o co-piloto e o valor total pode ser dividido em 2x. O 1° lote de inscrições se esgotou logo no início deste mês e mais 20 inscrições de carros foram abertas até o dia 20 de janeiro. Os interessados deverão entrar em contato pelo corridapenatabua@gmail.com
PRIMEIRA LOJA AUDI - São Paulo contará com mais uma revenda Eurobike a partir de março de 2011. A nova loja nomeada Audi Eurobike ficará situada no bairro da Vila Olimpia, ponto estratégico de seu público alvo. “A abertura deste ponto de venda é uma etapa muito importante em nosso projeto de expansão, pois São Paulo tem um mercado bastante competitivo e será um desafio. Com o aquecimento do mercado automotivo, concluimos que este era o momento certo de investir em mais uma revenda na capital.” Explica Henry Visconde, presidente da Eurobike, que espera comercializar 600 carros com a nova loja durante o próximo ano.
NOVO SITE - Atenta às necessidades dos clientes, a Tenneco, representada no Brasil pela Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores; pela Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão; e pela Walker, fabricante de sistemas de exaustão, acaba de colocar no ar seu novo site (www.sa-tenneco-automotive.com). “Investimos na reformulação da homepage para otimizá-la, deixá-la mais dinâmica e com fácil navegação”, explica Cibele Cozer, do departamento de Marketing da Tenneco no Brasil. Um dos destaques do site da Tenneco é a facilidade com que o internauta encontra as informações sobre o histórico da empresa, fábricas, produtos e dicas para a segurança do automóvel, entre outros dados. Além disso, para os revendedores da marcas Monroe e Monroe Axios, há uma seção exclusiva sobre o programa de fidelidade Monroe Club, na qual constam informações sobre treinamentos para os profissionais da área, pontos de venda e promoções.
MAIS LEMBRADA - A SACHS foi a marca de embreagens para veículos leves mais lembrada do setor de autopeças, com 42,95% dos votos, segundo a pesquisa Destaque Automotivo Ceará 2010. Líder no segmento de embreagens no mercado brasileiro e maior fabricante na América do Sul, a ZF Sachs se destaca pelo suporte das equipes de campo locais, além do constante investimento em tecnologia, sobretudo para mercado de reposição. “O atendimento ZF Sachs, somado à qualidade do produto e constância de lançamentos, são os fatores principais para conquistarmos a confiança dos profissionais do setor automotivo e sermos líderes em embreagens automotivas”, destaca Patricia Micolaiciunas, coordenadora de Marketing da empresa. Promovida entre outubro e novembro deste ano pela revista Auto Magazine Ceará, a pesquisa Destaque Automotivo Ceará 2010 foi realizada em oficinas, autocentros, autopeças, distribuidores e usuários no Estado do Ceará, em um total de 635 entrevistas. O levantamento, realizado com o objetivo de apresentar às empresas e profissionais do setor os destaques do mercado de autopeças do Ceará, conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças-CE) e da Associação da Indústria e Comércio de Veículos, Peças e Serviços (Assopeças-CE).
FULL MOTOR - Neste domingo (09/01), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR vai apresentar o compacto Audi A1, o novo Renault Fluence, toda a tecnologia do Ford Fusion Hybrid e três lançamentos da Honda, as motos Shadow 750, Biz 125 Flex e CG Titan. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da Full Pneus (www.fullpneus.com.br).Para maiores informações, basta acessar o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.
BLITZ DA VIRADA - Mais de 350 motoristas foram surpreendidos, no dia 31 de dezembro, pela “Blitz da Virada 2010/2011”. A ação, fruto de iniciativa da Fundação Eichenberg e Transeich, em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente) e o Setcergs, aconteceu simultaneamente em Porto Alegre e em São Paulo. O objetivo da Blitz foi conscientizar de que álcool pode combinar com festa, mas não combina com direção. Na oportunidade os condutores receberam, ainda, lixinhos para carro, adesivos e material informativo.
ÓLEO GENUÍNO – O óleo lubrificante é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil do motor de um veículo. Sendo assim, com o objetivo de melhorar ainda mais a performance e durabilidade de seus produtos, a Moto Honda da Amazônia, através da sua Divisão de Peças, acaba de lançar o Óleo Genuíno Honda, desenvolvido e testado para uso em todas as motocicletas da marca. Uma evolução do óleo utilizado anteriormente nas motocicletas Honda, o produto é um lubrificante semissintético, de especificação SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, indicado para motores quatro tempos de alta rotação, movidos a gasolina e/ou etanol (álcool). Formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia, possui características de alto desempenho e proporciona excelente proteção para o motor, transmissão e embreagem, melhorando a vida útil destes componentes, além de contribuir para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo o consumo de combustível. A partir de janeiro de 2011, todas as motocicletas Honda já sairão de fábrica com o novo Óleo Genuíno. O Manual do Proprietário de todos os modelos da marca traz informações atualizadas sobre a especificação do produto e orientações de uso. Mais detalhes sobre o produto, que já está à venda nas quase 1.000 concessionárias da marca distribuídas por todo o País, poderão ser obtidos pelo telefone 0800 55 2221. Para outras informações sobre manutenção de sua motocicleta, os clientes poderão consultar www.honda.com.br/motos/pos-venda.
EM LAS VEGAS - Visteon Corporation (OTC: VSTO), uma líder global no fornecimento automotivo, está apresentando suas mais recentes inovações em eletrônica veicular na edição de 2011 da Exposição Internacional de Eletrônica de Consumo (International Consumer Electronics Show – CES) em Las Vegas, EUA, que acontece de 6 a 9 de janeiro. Os destaques incluem a apresentação à América do Norte do C-Beyond, o veículo de demonstração de tecnologias da Visteon, que traz mais de 40 produtos inovadores nas áreas de infotainment (informação e entretenimento), conectividade, climatização, sistemas para interiores e iluminação exterior − além de um novo veículo de demonstração de tecnologias desenvolvido com a 3M e voltado a consumidores em mercados em crescimento ao redor do mundo. Além destas demonstrações incorporadas aos veículos, a Visteon compartilhará inovações em eletrônica embarcada nos veículos e em interação homem-máquina – incluindo áudio, infotainment, conectividade, informações ao motorista e painéis de controle integrados – através de uma gama de displays interativos em sua exposição no Central Plaza (CP20), fora do Centro de Convenção de Las Vegas. A Visteon Corporation é uma importante fornecedora automotiva global que elabora, projeta e fabrica produtos inovadores nas áreas de climatização, eletrônica, interiores e iluminação para as empresas fabricantes de veículos. Com escritórios corporativos em Van Buren Township, Michigan (EUA); Xangai, China; e Chelmsford, Reino Unido; a empresa possui unidades em 26 países e emprega aproximadamente 26.500 pessoas. Saiba mais em www.visteon.com.
3ª COLOCAÇÃO NO RANKING - No mês de Dezembro, a DAFRA Motos conquistou a terceira posição no ranking nacional de emplacamentos, com 2,55% de share. No período, a marca registrou 23,31% de crescimento em comparação a Novembro de 2010, com mais de 5 mil unidades vendidas. “Nossa expectativa para 2011 é continuarmos evoluindo no ranking e consolidarmos ainda mais a posição da DAFRA Motos entre as principais montadoras do país”, afirma Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos. Dentre os modelos que impulsionaram as vendas em Dezembro estão a Apache RTR 150 e Speed 150, que somaram 2.848 unidades, o que corresponde a quase 60% dos emplacamentos da marca. Com relação à Apache, foram mais de 10 mil unidades comercializadas em 2010. A motocicleta, lançada em Março do ano passado em parceria com a TVS Motor Company, saltou do 21º lugar do ranking de emplacamentos em Abril (primeiro mês completo de vendas) para a 8ª colocação no acumulado até Dezembro, figurando entre as mais vendidas do país.
PRIMEIRO CAMPEONATO - Com o objetivo de valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de instalação, a Pósitron, marca da PST Electronics, promoveu o primeiro campeonato da categoria, o Superinstalador Pósitron. A equipe vencedora da competição realizou a instalação de um módulo de vidro SW 430 PS e um alarme Cyber PX 292 em 43 minutos. A segunda colocada finalizou a prova em 1 hora e 2 minutos; a terceira, em 1 hora e 3 minutos; e o quarto lugar, em 1 hora e 9 minutos. A inédita prova ocorreu em 14 de dezembro, dia do Instalador, data criada pela Pósitron para homenagear os profissionais do segmento. O evento foi realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os quatro integrantes da melhor equipe receberam como premiação um Netbook e terão seus nomes divulgados pela Pósitron. Os instaladores do segundo, terceiro e quarto lugares ganharam uma câmera digital Cybershot 5.0, um IPOD 16GB e um som portátil, respectivamente. Os finalistas receberam ainda alarmes e mochilas da Pósitron.
DEZEMBRO COM AUMENTO - Dezembro foi um mês histórico para a Nissan do Brasil. O total de vendas foi de 5.227 unidades que representaram um crescimento de 121% comparado a dezembro de 2009. Neste último mês, todos os modelos da Nissan bateram recordes comparados com o mesmo período do ano anterior. A família Livina vendeu 1.812 unidades (crescimento de 182%), Nissan Frontier 1.281 (crescimento de 66%), Nissan Sentra 824 (crescimento de 161%) e Nissan Tiida Hatch 860 unidades (crescimento de 44%). Lançado em julho de 2010, o Nissan Tiida Sedan fechou dezembro com 449 unidades vendidas. Em 2010, a Nissan comercializou 35.775 carros no Brasil, um aumento de 54,6% comparado a 2009. Nos últimos três meses do ano, a Nissan vendeu 12.708 carros no país, um aumento de 87,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este índice representa que a Nissan cresceu quatro vezes mais rápido do que o mercado brasileiro. “Conseguimos aumentar substancialmente nossas vendas mesmo sem lançarmos novos modelos nesse período. Isso é resultado das nossas táticas inovadoras de Marketing, do aprimoramento de processos internos, bom desempenho da nossa rede de concessionários e do intenso foco em nosso consumidor”, explica Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil.
BMW TRAZ GPUS – BMW e a NVIDIA anunciam parceria que coloca as unidades de processamento gráfico (GPUs) da NVIDIA nos sistemas de navegação e informação na próxima geração de carros BMW produzidos mundialmente. O anuncio foi feito durante a CES 2011 – Consumer Electronic Show, que acontece entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas – EUA. O sistema que usa a GPU da NVIDIA recebe o nome de iDrive, conceito de controle inteligente, que torna intuitivamente simples o ato de dirigir ao utilizar as facilidades de um veículo BMW. Os veículos BMW com iDrive contam com interface de última geração, navegação com gráficos detalhados, visor de alta resolução (1280 X 600), rápido tempo de resposta entre a interface e o usuário com relatórios de tráfego em tempo real e referências terrestres. Graças ao uso das GPUs NVIDIA , o sistema pode antecipar informações e facilitar decisões do motorista, permitindo que os proprietários de um BMW dirijam de modo mais seguro e se concentrem no prazer de dirigir. O iDrive estará disponíveis na linha Mini Cooper, Série 7, Série 5 e Série 3 e nos demais veículos BMW indicados para atividades esportivas. Mais informações sobre a BMW estão disponíveis no site www.bmwusa.com. Mais detalhes sobre a novidade da NVIDIA, basta acessar o link http://www.nvidia.com/object/tegra_automotive.html.
RECORDE DE VENDAS - O Ford Focus colecionou em dezembro novos resultados positivos. O automóvel da Ford obteve seu recorde histórico, com 4.380 unidades emplacadas no Renavam e ficou entre os dois veículos do segmento médio mais vendidos do mercado brasileiro. O Focus também foi escolhido pelos consumidores como o melhor hatch médio na pesquisa "Os Eleitos", da Quatro Rodas. Essa pesquisa mede a satisfação dos proprietários do veículo em diversos itens, que vão desde a aquisição até a assistência técnica, preços de peças, entre outros. "É uma satisfação ver o acerto deste lançamento que representa o melhor custo-benefício do segmento. O resultado de vendas e a boa imagem junto aos proprietários do Focus e na mídia demonstram as vantagens competitivas desse produto no segmento C, o mais disputado do mercado brasileiro", ressalta Adriana Carradori, gerente de Marketing da Ford. Na pesquisa "Os Eleitos", a revista Quatro Rodas entrevistou 3.308 proprietários dos 40 modelos mais vendidos do Brasil. O objetivo foi apontar qual o nível de satisfação em relação à expectativa que cada dono tinha antes de comprar seu automóvel. Na categoria de Hatches Médios o Ford Focus foi o grande vencedor com uma impressionante nota de 100,7, e se mostrou superior em 15 das 23 características analisadas, com destaque para espaço interno (107), design (104), modernidade do projeto (103), preço de compra (100) e preços de peças (95). Ele também foi um dos dois modelos mais bem avaliados de todo o mercado e o único que não recebeu críticas.
TEST-DRIVE PREMIADO - Com o objetivo de tornar seus veículos ainda mais conhecidos no mercado brasileiro, a Nissan do Brasil lançou em novembro de 2010 a campanha Test-Drive Premiado. Em referência aos cinco prêmios conquistados pelo Nissan Livina, a companhia sorteou cinco veículos zero quilômetro a consumidores que realizaram test-drive nas concessionárias Nissan ou adquiriram um modelo da marca. Dentre os mais de 13 mil participantes, os premiados no sorteio realizado nesta quarta-feira (5), em São Paulo, são William Souza Carvalho, de São Paulo (SP), Everaldo Ferreira da Silva de Campo Grande (MS), Michel Jeber Hamdan de Belo Horizonte (MG), Celso de Castro Santos de Juiz de Fora (MG) e Giovani Sales Ribeiro de Santo André (SP). “Eu já estava interessado em um Nissan Livina. Depois de fazer diversas pesquisas, comprovei que o modelo é o melhor da categoria. Acabei comprando um para minha esposa, fiz o test-drive e fui sorteado. O carro é excepcional, o melhor que já tive”, conta Michel Jeber Handam, um dos felizardos ganhadores da promoção que terminou no dia 21 de dezembro de 2010.
COM CRESCIMENTO - A Porsche encerrou o ano de 2010 com um balanço extremamente positivo no Brasil. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca para o País, comercializou 911 unidades ao longo do ano - um aumento de 65% em relação a 2009, quando foram vendidos 552 Porsche. Esse desempenho permitiu à Stuttgart Sportcar manter pelo segundo ano consecutivo a condição de maior importador da Porsche na América Latina. O Cayenne, com 476 unidades comercializadas, manteve a condição de modelo mais vendido da Porsche no Brasil e também o primeiro entre os SUV premium equipados com motores a gasolina. O Panamera, lançado no final de 2009, encerrou seu primeiro ano de participação no mercado com 128 unidades - igualmente líder no nicho formado pelos GTs de quatro portas e pelos sedãs esportivos. A linha 911 teve 129 unidades comercializadas, sendo a mais vendida na faixa de carros esporte de alto desempenho. Completam a linha Porsche o roadster Boxster (118 unidades vendidas) e o cupê de dois lugares Cayman (61 unidades).
MAIS DE 66 MIL MOTOCICLISTAS - Em 2010, os Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), e os Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), distribuídos por todo o País, treinaram mais de 66 mil motociclistas, superando o número obtido em 2009, quando mais de 50 mil pessoas tiveram acesso aos cursos de pilotagem com segurança ministrados pela Honda. Desde 1998 já foram treinadas pela Honda e sua rede de concessionárias mais de 240.000 pessoas. Os treinamentos foram oferecidos a profissionais de órgãos públicos e frotistas como: policia militar, bombeiro, exército, guardas municipais, AmBev, Schincariol, Coca-cola e membros da sociedade em geral. Além disso, os CETH’s oferecem cursos voltados especificamente à formação de novos instrutores da rede de concessionárias que após a conclusão do módulo são responsáveis pela difusão dos conhecimentos aos motociclistas de sua região. Os cursos têm como objetivo aprimorar a habilidade de pilotagem dos motociclistas, para que eles possam enfrentar com desenvoltura diversas situações que ocorrem em seu dia a dia. Também é abordada a importância dos equipamentos de segurança, tanto para profissionais que utilizam a motocicleta em sua rotina de trabalho diária quanto para os cidadãos que fazem uso do veículo em seu dia a dia, para locomoção.
1 MILHÃO DE ACESSOS - A Iveco, montadora de caminhões que mais cresce no país, apresentou recordes de visitas em suas páginas brasileiras na Internet. Foram 1.004.547 visitas entre 1º de janeiro e 20 de dezembro de 2010, em oito sites que incluem a página oficial da montadora, hotsites de produtos e o blog da Iveco, o primeiro blog de uma montadora de caminhões. Esse resultado reflete a linha de investimentos da empresa em inovação e comunicação digital, o que vem transformando a Iveco em pioneira no relacionamento online com seus clientes. “O crescimento em acessos prova que a comunicação digital é apropriada para este segmento”, conta Hellen Santos, analista de Comunicação Digital da Iveco. “Investimos estrategicamente nesta área desde 2007 e os resultados crescem a cada ano”. Somente o portal oficial da montadora, www.iveco.com.br, obteve quase 400 mil visitas, crescimento de 12,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. Com o lançamento do novo Iveco Stralis NR, em março de 2010, o hotsite do produto, www.ivecostralis.com.br, apresentou um crescimento de mais de 290% nos acessos, que chegou a quase 84 mil visitantes únicos. Outra novidade apresentada pela montadora também movimentou outro site de produto: a garantia de 3 anos oferecida para a linha Daily aqueceu ainda mais as entradas na página, que contabilizou cerca de 88 mil, um aumento de 83,7%.
TRAINEES 2011 - A Mercedes-Benz abre na próxima quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, as inscrições para o CAReer - Programa Mundial de Trainees. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de trabalhar na unidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde são fabricados caminhões e ônibus da marca, além de agregados, como motores, câmbios e eixos. A Empresa está recrutando 27 jovens para as áreas: Engenharia, Pesquisa & Desenvolvimento; Produção & Funções Relacionadas; Compras; Vendas & Marketing; Finanças & Controlling; Tecnologia da Informação; Recursos Humanos e Comunicação. Os candidatos devem ser graduados há, no máximo, três anos e ter inglês fluente. Pró-atividade, comprometimento, foco em resultados, empreendedorismo, motivação e interesse em trabalhar na área automobilística também compõem o perfil esperado dos candidatos. O programa tem duração de 12 a 15 meses, período no qual os trainees terão a oportunidade de desenvolver três projetos, sendo no mínimo um internacional. Também estão incluídos estágios na produção e em um concessionário da marca. O conteúdo das atividades é planejado em conjunto com cada trainee. Há ainda dois módulos de treinamentos internacionais. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de fevereiro no site www.mercedes-benz.com.br/carreira. Além da avaliação de currículo, testes on-line, entrevista e dinâmicas de grupo, há também a fase Assessment Center, na qual em um dia, os candidatos realizam diversas tarefas, assistidos pelos gestores das possíveis áreas de atuação.
RECORDES HISTÓRICOS - A Volkswagen do Brasil encerrou 2010 consolidando sua posição de maior fabricante de veículos do País, com produção recorde de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. Mantendo sua trajetória de crescimento sustentável, a empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela montadora no País em todos os tempos. O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos. Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento da ordem de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.
NO SALÃO BIKE SHOW - A Kasinski deverá expor sua linha de motocicletas, entre 110 e 650 cm3 de cilindradas, num espaço de 120 metros quadrados no Riocentro (RJ). Os visitantes da 1ª edição do Salão Bike Show poderão conhecer de perto alguns dos modelos elétricos que começam a ser fabricados ainda este ano pela Kasinski no Rio de Janeiro. A cidade de Sapucaia irá sediar a primeira fabricada de motos e scoteres elétricos do país, que tem data de inauguração prevista para o início do segundo semestre de 2011. Outra novidade da marca no setor de energia alternativa é a demonstração de “postos de abastecimento”. A Kasinski já se prepara para oferecer uma opção prática de abastecimento para os consumidores dos novos produtos. Um exemplo é o posto de abastecimento solar. O projeto, ainda em desenvolvimento, prevê a instalação de diversas unidades do posto de abastecimento para o fornecimento gratuito de energia alternativa aos usuários de motocicletas elétricas. A unidade em desenvolvimento tem placa fotoelétrica de 3 metros quadrados, dimensão capaz de captar e armazenar energia em baterias suficiente para recarregar um modelo de 2 mil watts (Kasinski Prima Electra). O tempo de recarga completa é de aproximadamente 6 horas. Neste período é possível carregar um modelo de 2 mil watts, ou 4 de 500 watts, ou 6 de 300 watts. O modelo funciona com bateria solar e elétrica.
COMEMORA SUCESSO - O mês de dezembro significou para a marca Citroën a conquista de três recordes absolutos em toda a história de suas operações no Brasil. O melhor resultado mensal com 9.992 unidades, a melhor participação de mercado com 2,7% das vendas de automóveis e comerciais leves e o fechamento do volume anual de 84.059 veículos vendidos, com um crescimento de 21,29% sobre o resultado do ano anterior. Ivan Ségal, diretor geral da Citroën do Brasil, festeja esses resultados auspiciosos com a certeza de que “a marca soube aproveitar as imensas oportunidades no varejo com uma estratégia agressiva de comunicação ao longo do ano, uma rede em contínua e rápida ascensão, uma linha de produtos avançada, moderna e enriquecida com a chegada do Aircross nos últimos meses do ano”.
ENCERRA 2010 - Os emplacamentos de veículos somaram 5.444.387 unidades em 2010, ante 4.842.736 unidades no ano anterior, numa alta de 12,42%. “O bom desempenho da economia brasileira, com taxas de juros atrativas, prazos acessíveis para pagamentos, fluxo abundante de recursos para financiamentos, bem como o maior poder de compra dos consumidores, estimularam as vendas de veículos em 2010”, afirmou Sergio Reze, presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Entre novembro e dezembro, o crescimento do setor foi ainda maior, atingindo 19,02%, passando de 498.233 unidades para 593.013 unidades. Segundo Reze, embora tenha sido necessário reduzir a liquidez e inibir eventuais bolhas no volume de crédito no início de dezembro, as recentes medidas do Banco Central – aumento dos depósitos compulsórios e o aperto nas regras de financiamento de carros – poderão reduzir as vendas de veículos ao longo do ano. No entanto, a comercialização no mês de dezembro registrou crescimento expressivo. “As medidas do Banco Central ainda não perturbaram o mercado”, comentou Reze. Para 2011, a previsão é de crescimento de 5,20% para o setor automobilístico (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos), de acordo com as estimativas da MB Associados, consultoria econômica parceira da Fenabrave. As vendas de veículos devem chegar a 5.595.722 unidades. Só automóveis e comerciais leves devem contabilizar 3.468.995 unidades comercializadas, num crescimento de 4,20% em relação a 2010. As vendas de caminhões podem chegar a 181.593 unidades, atingindo alta de 15,20% e os ônibus a 31.234 unidades (10,30%). Já a evolução das motos pode atingir 6,10%, totalizando 1.913.900 unidades.
MELHORES FORNECEDORES - A MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator, divulga os ganhadores do Prêmio Aliança 2010. Entregue aos fornecedores que mais se destacaram ao longo do ano, a premiação ocorreu durante o 6º Encontro de Fornecedores da empresa. A Debony, companhia de usinagem de precisão, foi a grande campeã de 2010, levando os prêmios de Melhor Fornecedor do Ano e Destaque Qualidade. “Foi uma conquista muito comemorada. É uma satisfação este reconhecimento em meio a outros fornecedores de primeira linha”, afirma Manoel Augusto da Silva Gomes, diretor Comercial da Debony. As outras empresas premiadas foram a Elismol, na categoria Destaque em Logística, a IBT Plásticos (Destaque em Desenvolvimento), e a Eldorado (Destaque em Compas). Já o prêmio Melhor Fornecedor de Serviços foi entregue à Transdamasceno, e a Melhor Fornecedora de Materiais Indiretos foi a Festo Brasil.
NOVA EQUIPE - A categoria mais popular do automobilismo sul-americano começa o ano com uma grande novidade. A partir da primeira etapa dos campeonatos Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck, uma nova equipe estará alinhando no dia 27 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul (RS): AJ5 Motorsport. Depois de 19 anos na Stock Car, o piloto Adalberto Jardim foi em 2006 para a Fórmula Truck, aonde se destacou nestas cinco últimas temporadas. Agora vai pilotar em sua equipe própria. "Estou realizando um objetivo profissional e pessoal. Acho que com a experiência de mais de 20 anos como piloto e preparador conseguirei fazer um equipamento competitivo", assegura Jardim, que está seguindo o exemplo de Renato Martins (Volkswagen) e Djalma Fogaça (Ford), que ao mesmo tempo em que correram, comandaram as suas equipes vencedoras.
CORRIDA DE CALHAMBEQUES - Faltando pouco mais 20 dias para a Corrida de Calhambeques, na cidade de Franca, o evento “Pé na Tábua” ganha mais um patrocinador: O grupo Couro & Arte. Já afamado por toda a região do Triângulo Mineiro o Grupo Couro & Arte é uma empresa especializada em estofamentos de couro para carros novos e antigos. Tem sede na cidade paulista de Franca e possui filiais nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, e também na capital de Goiás, Goiânia. Com 15 anos de fundação e mais de 300 modelos de revestimentos em couro, a Couro & Arte também se torna importante para o segmento dos Hot Rods, onde o proprietário sempre busca exclusividade em seu projeto. Na parceria firmada com o evento Pé na Tábua o Grupo Couro & Arte ainda irá produzir os “já cobiçados” capacetes dos “Ases do Volante” dos anos 20. No site da Couro & Arte o cliente tem até a opção de personalizar virtualmente um banco de couro. Acesse www.couroearte.com.br e divirta-se. As inscrições para carros até 1936 estão abertas. Cada equipe deverá inscrever pelo menos duas pessoas e o kit de cada equipe contará com duas camisas “competidor”, dois gorros “Ases do Volante”, kit de adesivos para colar no carro, troféu de participação e 10 pulseiras de “área vip” para distribuir para a família e para os amigos sócios que irão ao evento para torcer. O valor da inscrição será de R$150 para o piloto e R$150 para o co-piloto e o valor total pode ser dividido em 2x. O 1° lote de inscrições se esgotou logo no início deste mês e mais 20 inscrições de carros foram abertas até o dia 20 de janeiro. Os interessados deverão entrar em contato pelo corridapenatabua@gmail.com
PRIMEIRA LOJA AUDI - São Paulo contará com mais uma revenda Eurobike a partir de março de 2011. A nova loja nomeada Audi Eurobike ficará situada no bairro da Vila Olimpia, ponto estratégico de seu público alvo. “A abertura deste ponto de venda é uma etapa muito importante em nosso projeto de expansão, pois São Paulo tem um mercado bastante competitivo e será um desafio. Com o aquecimento do mercado automotivo, concluimos que este era o momento certo de investir em mais uma revenda na capital.” Explica Henry Visconde, presidente da Eurobike, que espera comercializar 600 carros com a nova loja durante o próximo ano.
NOVO SITE - Atenta às necessidades dos clientes, a Tenneco, representada no Brasil pela Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores; pela Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão; e pela Walker, fabricante de sistemas de exaustão, acaba de colocar no ar seu novo site (www.sa-tenneco-automotive.com). “Investimos na reformulação da homepage para otimizá-la, deixá-la mais dinâmica e com fácil navegação”, explica Cibele Cozer, do departamento de Marketing da Tenneco no Brasil. Um dos destaques do site da Tenneco é a facilidade com que o internauta encontra as informações sobre o histórico da empresa, fábricas, produtos e dicas para a segurança do automóvel, entre outros dados. Além disso, para os revendedores da marcas Monroe e Monroe Axios, há uma seção exclusiva sobre o programa de fidelidade Monroe Club, na qual constam informações sobre treinamentos para os profissionais da área, pontos de venda e promoções.
MAIS LEMBRADA - A SACHS foi a marca de embreagens para veículos leves mais lembrada do setor de autopeças, com 42,95% dos votos, segundo a pesquisa Destaque Automotivo Ceará 2010. Líder no segmento de embreagens no mercado brasileiro e maior fabricante na América do Sul, a ZF Sachs se destaca pelo suporte das equipes de campo locais, além do constante investimento em tecnologia, sobretudo para mercado de reposição. “O atendimento ZF Sachs, somado à qualidade do produto e constância de lançamentos, são os fatores principais para conquistarmos a confiança dos profissionais do setor automotivo e sermos líderes em embreagens automotivas”, destaca Patricia Micolaiciunas, coordenadora de Marketing da empresa. Promovida entre outubro e novembro deste ano pela revista Auto Magazine Ceará, a pesquisa Destaque Automotivo Ceará 2010 foi realizada em oficinas, autocentros, autopeças, distribuidores e usuários no Estado do Ceará, em um total de 635 entrevistas. O levantamento, realizado com o objetivo de apresentar às empresas e profissionais do setor os destaques do mercado de autopeças do Ceará, conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças-CE) e da Associação da Indústria e Comércio de Veículos, Peças e Serviços (Assopeças-CE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.