sábado, 2 de abril de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


SCUDERIA IVECO CHEGA - Depois da primeira pole do ano, a segunda de sua história, e de somar o maior número de pontos (24) numa etapa de abertura, desde sua estreia em 2008, a Scuderia Iveco chega para fazer história na segunda prova do Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck 2011. Motivados pelo resultado da primeira etapa, pelas melhorias mecânicas nos caminhões Iveco Stralis e por ser a despedida do Autódromo Nelson Piquet, localizado em Jacarepaguá (RJ), para a competição (ele será demolido por conta das Olimpíadas de 2016), os pilotos da Iveco querem figurar na história desta última etapa no circuito carioca, que já recebeu as provas da F1. A largada será no domingo às 13h. Para a etapa do Rio de Janeiro, a Scuderia Iveco traz novidades no motor, na suspensão e outros acertos aerodinâmicos. Após testes de calibragem no dinamômetro, será feita a estreia de um novo motor, mais potente. “Preparamos uma nova configuração de motor com maior potência em todas as faixas de rotação, que garante melhor desempenho em saída de curva e velocidade final”, explica Marcelo Sakurai, engenheiro do Produto da Iveco e responsável pela Engenharia da Scuderia Iveco. “Além do novo motor, evoluimos nosso sistema de catalisador para garantir uma filtragem total da fumaça. Fizemos alterações no sistema de suspensão que permite outras opções de regulagem para melhorar a aderência e capacidade de tração do veículo”, complementa Sakurai.


FORÇA DOS CAMINHÕES - Destacando-se pela força do seu motor de corrida - o mais potente da Fórmula Truck no Brasil - os caminhões Axor 2044 da Mercedes-Benz estão prontos para a etapa do Rio de Janeiro da competição. A prova será realizada no próximo domingo, 3 de abril, no Autódromo Internacional de Jacarepaguá. Na Fórmula Truck, o Axor 2044 se destaca pela elevada potência de cerca de 1.300 cv do motor eletrônico Mercedes-Benz OM 457 LA, que leva o caminhão a alcançar uma velocidade máxima até 240 quilômetros por hora. Sua performance é favorecida também pela harmonia do trem-de-força (motor, câmbio e eixo), formado integralmente por componentes da própria marca. A segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas. Pilotados por Wellington Cirino e Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz, os caminhões Axor 2044 receberam, para a temporada 2011, aprimoramentos de suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando assim o aproveitamento da força do motor. Estas novidades asseguram mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem especialmente importante nas curvas. "Os caminhões Mercedes-Benz são uma referência para a F-Truck em termos de competitividade. Nos dez anos em que estamos na categoria, chegamos às provas finais disputando títulos em nove edições, ganhando duas vezes como marca (2006 e 2008) e quatro vezes com o piloto Wellington Cirino (2001, 2003, 2005 e 2008)", diz Tânia Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil.


HARMONIA NO TRÂNSITO - Como parte das comemorações pelos seus 40 anos de atuação no Brasil, a Honda participará da Motofair - Feira de Motos, Bikes, Peças e Acessórios de Minas Gerais, que será realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril, na Expominas. A ação integra uma série de iniciativas promovidas pela empresa em prol da Harmonia no Trânsito. Exclusivamente nos dias 2 e 3 de abril, a Honda oferecerá diversas atrações aos visitantes. No Espaço Pilotagem, serão ministradas palestras sobre pilotagem com segurança, com dicas e orientações voltadas ao dia a dia do motociclista. Os participantes poderão colocar em prática as técnicas aprendidas nos simuladores de pilotagem disponíveis e na pista montada no local, com a orientação dos instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda. Como um evento voltado às famílias, as crianças também terão diversão garantida no Espaço Kids. Com o intuito de dar-lhes noções básicas de comportamento no trânsito, haverá uma mini pista que simula situações do cotidiano. Além disso, os pequenos poderão jogar o game do Clubinho Honda nos computadores disponíveis, sempre com a supervisão de monitores treinados.


NA 10ª POSIÇÃO - À frente de concorrentes tradicionais e com fábricas no País – Peugeot, Nissan e Mitsubishi –, a Kia Motors do Brasil encerrou março entre as 10 primeiras empresas do ranking nacional de automóveis e comerciais leves. A importadora registrou 6.764 unidades emplacadas, total 13,1% superior a fevereiro último. Nos fechamentos dos dois primeiros meses do ano, a Kia Motors se posicionou na 11ª colocação, atrás da Peugeot e à frente da Nissan e Mitsubishi. “Além de comemorar a 10ª posição em março, devemos ressaltar os porcentuais de market share neste trimestre”, afirma José Luiz Gandini, presidente da empresa, “em janeiro tínhamos participação de 1,99% do mercado interno, passamos em fevereiro a 2,16% e agora chegamos a 2,23%”. Ao considerar somente o mês de março último, a participação de mercado da Kia Motors alcançou 2,34%.O Kia Cerato, com 1.928 unidades emplacadas, foi o campeão de vendas da marca, seguido de Soul (1.515), Picanto (1.174), Bongo (971) e Sorento (631). “Por falta de produtos, conseguimos emplacar somente 359 unidades do modelo Sportage. Mas, para abril, já está programada a chegada de cerca de 1.200 unidades. Ainda no primeiro semestre, esse total chegará a 1.800 veículos por mês”, enfatiza Gandini.


DUCATI DIAVEL - Desde que foi mostrada ao público pela primeira vez, no Salão de Milão ao final do ano passado, a Ducati Diavel 1198 se tornou a moto do sonho e do desejo. Também porque foi projetada pelos designers da Ducati com a máxima liberdade, eles aplicando ainda numa tela em branco a sua própria “lista de desejos” de “instintos básicos” para uma moto. Desenharam formas inspiradoras, chegando a uma moto mais baixa e alongada. O desafio de construir uma silhueta muscular sobre um motor puro-sangue de competição foi encarado com um toque de delicadeza, e o resultado é um perfil que se assemelha a um atleta de corridas, na posição de largada. Com a roda dianteira mantida próxima ao corpo da Diavel e usando a rabeta curta de uma esportiva, veio a união perfeita entre um chassis Trellis, de treliça, e um design musculoso. As Ducati Diavel 1198 estão nas concessionárias Ducati do Brasil em suas duas versões, a normal por R$ 72.900 e a Carbon, uma edição especial com detalhes em fibra de carbono, por R$ 78.900. Saiba mais em www.ducatibrasil.com.br - SAC 0800 774 6464

MOBILIDADE PARA TODOS - Por ocasião do Salão Planeta Sustentável, realizado no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, de 31 de março a 3 de abril de 2011, a PSA Peugeot Citroën apresenta seus compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável e suas ofertas de mobilidade para todos. A PSA Peugeot Citroën, que fez do desenvolvimento responsável um dos fundamentos de sua estratégia, não apenas oferece a seus clientes uma vasta gama de soluções de mobilidade adaptadas a diversas utilizações, mas também enfrenta os desafios ambientais e as evoluções atuais da sociedade. Porque cada cliente é diferente, a PSA Peugeot Citroën privilegia o desenvolvimento de soluções complementares, para necessidades e utilizações variadas que satisfaçam as expectativas em termos de desempenho e de custos. No salão, o Grupo mostra, para uma utilização urbana, as soluções recaem preferencialmente sobre a bicicleta com assistência elétrica, o scooter elétrico e-VIVACITY ou ainda o veículo elétrico: Peugeot iOn e Citroën C-ZERO, já comercializados na Europa desde o fim de 2010. Para os trajetos que requerem uma maior autonomia, o veículo híbrido propõe o modo elétrico para os deslocamentos na cidade, por exemplo, e o modo térmico tradicional para distâncias mais longas. Essa tecnologia será disponibilizada nos modelos Citroën DS5 e Peugeot 3008 durante o ano de 2011, na Europa.


OS GRANDES VENCEDORES - O fotógrafo profissional Luca Bassani (SP) e o amador Robson Santana (DF) foram os grandes vencedores do 5º Concurso Goodyear de Fotografia. A solenidade de premiação foi realizada esta semana (30/03) na casa de shows Bleeker Street, na zona oeste de São Paulo (SP). Feliz por ter vencido, o experiente fotógrafo Luca Bassani elogiou a organização do evento e a atitude da Goodyear em patrocinar um concurso de fotografia na Stock Car. "Parabéns aos organizadores do evento e parabenizo também a Goodyear pela realização do concurso. Isso faz com que nosso trabalho tenha mais prestígio e diversão", relata o fotógrafo de Jundiaí (SP). Como prêmio, Bassani ganhou além do troféu, um jogo de pneus Goodyear, uma TV de LCD 32 polegadas da Samsung e uma câmera fotográfica modelo WB, da linha profissional da marca. O segundo colocado foi o gaúcho Duda Bairros, que recebeu um troféu e também uma câmera WB 650 da Samsung. O engenheiro Robson Santana usou como modelo e inspiração para a sua foto vencedora o próprio filho, de apenas quatro anos de idade, usando um macacão de piloto e simulando uma troca de pneus. O brasiliense vencedor da categoria ‘Fotógrafo Amador’ compareceu ao evento com o pequeno Davi vestindo o mesmo macacão da foto. O garotinho ainda subiu ao palco para ser prestigiado ao lado do pai. Santana recebeu como prêmio além do troféu, um jogo de pneus Goodyear e um notebook modelo R 430 e uma câmera fotográfica modelo PL 100 da Samsung. Na segunda colocação, ficou o sul-matogrossense Valter Patrial, que ganhou uma câmera fotográfica PL 100 da Samsung e um troféu.


MAIS ECONÔMICOS - O Ford Ka 1.6 e 1.0, o Fiesta RoCam 1.0 e 1.6, o New Fiesta, o Fusion V6 3.0, a Ranger 2.3, a F-250, a Courier, a linha EcoSport e a nova van Transit estão entre os modelos do mercado apontados como os veículos com itens de manutenção mais econômicos das suas categorias. Ao mesmo tempo, os outros modelos como o Focus o Fusion 2.5 e o Edge, aparecem com preços em nível de igualdade com seus competidores diretos. Esta é a conclusão de um trabalho da área de peças e Serviços da Ford, que mantém uma área específica para pesquisar e oferecer a manutenção mais barata do mercado brasileiro. "Criamos um setor específico cuja operação especializada é obter a melhor produtividade para repassar as vantagens aos clientes Ford. Além do trabalho com nossos distribuidores e fornecedores, executamos pesquisas diárias para conhecer a base de cada concorrente", diz Rodolfo Possuelo, gerente de Marketing de Serviço ao Cliente da Ford. Nessa análise, são utilizadas diversas listas externas de preços e pesquisas feitas por fontes independentes. Considerando uma lista com os 70 itens de reposição mais representativos dos veículos, conhecida como "cesta básica", e também levantamentos realizados por publicações especializadas, como a revista Quatro Rodas e o Jornal do Carro, além do Cesvi - Centro de Experimentação e Segurança Viária, a Ford é reconhecida nestas pesquisas por oferecer a manutenção mais barata em diversos modelos, de diferentes segmentos.


SEIS MILHÕES - O site da Checkauto – www.checkauto.com.br, empresa do Grupo DEKRA, especializada em informações sobre o histórico de veículos seminovos e usados, atinge seis milhões de consultas. Nos oito anos da empresa, o constante crescimento no uso do serviço comprova a credibilidade e a eficiência dos bancos de dados utilizados pela companhia. Este aumento, que comprova a popularização do serviço, pode ser notado nos diversos classificados de automóveis, os quais anunciam o Checkauto como um diferencial para atrair compradores. Um exemplo é o anunciante Antônio Carlos do Carmo que garante, “ao realizar um negócio, exijo que o veículo possua o laudo da Checkauto, pois me sinto mais tranquilo e seguro na compra e venda. É importante que as pessoas saibam que por um valor acessível é possível obter pelo serviço da Checkauto um histórico confiável com as informações do veículo”. Por meio de um sistema que utiliza diversos bancos de dados, a Checkauto fornece um dossiê completo do automóvel com 31 tipos de informações para seus clientes no momento de compra e venda de um veículo. A empresa conta com 35 mil usuários, 28 milhões de registros próprios e mais de 50 milhões via parceiros. Cerca de 85% das consultas apontam alguma informação que influencia no valor do bem. A cada R$ 1 investido no serviço, são evitados, em média, R$ 80 de prejuízo.


INÍCIO DAS OPERAÇÕES - O sonho de comprar o ícone das motocicletas agora pode se tornar realidade. A Harley-Davidson do Brasil anuncia o início de suas operações de vendas no Brasil e divulga a tabela de preços de sua Linha 2011, com valores altamente competitivos. A partir dos próximos dias, as primeiras unidades chegam aos showrooms da rede de concessionárias e já podem ser adquiridas pelos consumidores. “Trabalhamos em uma análise detalhada e criteriosa do mercado e do feedback dos clientes, e estamos iniciando o novo modelo de negócios com uma política comercial arrojada e preços competitivos para os produtos premium da marca. O Brasil é muito importante para a estratégia de crescimento de longo prazo da Harley-Davidson Motor Company, que busca ampliar sua participação em mercados fora dos Estados Unidos”, diz Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil. A maior beneficiada com a presença da Harley-Davidson no Brasil foi a Família VRSC™, equipada com o motor Revolution de 1250 cm³, que gera até 125 cv de potência e alcança os 9000 rpm. Montados na fábrica de Manaus, os modelos Night Rod® Special e V-Rod Muscle® ficaram com preços ainda mais convidativos. A Night Rod® Special será comercializada por R$ 48.700. Já a V-Rod Muscle® terá valor inicial de R$ 46.500. “A redução obtida pela eliminação de impostos de importação foi integralmente repassada ao consumidor, tornando a Família VRSC™ ainda mais atrativa. Essa é uma clara prova de nossa arrojada estratégia comercial”, afirma Morawski. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Cruiser e Touring de alta cilindrada e oferece uma linha completa de peças, acessórios, equipamentos e produtos em geral. Para informações adicionais, acesse o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com.br.


PRÊMIO DE SEGURANÇA - Um dos mais recentes lançamentos da Volvo Cars, o novo S60, acaba de ganhar o prêmio de carro mais seguro do mercado norte-americano. Segundo o IIHS - Insurance Institute for Highway Safety -, um dos mais respeitados institutos de pesquisa em segurança automotiva, o sedã da marca sueca recebeu o reconhecimento pelo excelente desempenho em colisões frontais, laterais, traseiras, capotamento e proteção aos ocupantes. O novo Volvo S60 apresentou melhoras nos testes de impacto lateral e de força no teto do veículo e suportou uma carga 4,95 vezes maior que o seu próprio peso, triplicando o mínimo exigido pelo instituto de 1,5. De acordo com o IIHS este tipo de avaliação garante aos ocupantes do veículo mais segurança e menos propensão a ferimentos graves em caso de capotagem. Para concorrer ao prêmio, os automóveis devem possuir o ESC, controle de estabilidade eletrônico padrão. Além deste sistema, o Volvo S60 conta com grandes tecnologias como Detector de Pedestres, City Safety, Piloto Automático Adaptativo, entre outras. Recentemente lançado no Brasil, o Novo Volvo S60 pode ser encontrado nas 19 concessionárias da marca. Disponível na versão T6, seis cilindros turbo alimentado de 304 cavalos, o sedã chega ao mercado com preço sugerido de R$ 169.900, com frete e pintura inclusos.


MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO - As cerejas do bolo nas comemorações dos 318 anos de Curitiba, neste final de março, foram os ônibus da Neobus - fabricante de carrocerias de Caxias do Sul (RS). O Mega BRT biarticulado, por exemplo, é considerado o maior ônibus do mundo e foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui. Batizado de Ligeirão Azul, o veículo tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e pode transportar até 300 passageiros. O ônibus biarticulado possui duas articulações sanfonadas, proporcionando comprimento equivalente a três ônibus convencionais e supera os 26,7 do maior veículo até agora. O modelo faz parte do compromisso assumido pela Neobus com a prefeitura de Curitiba e empresários locais para fornecer 384 ônibus até julho e envolve 94 biarticulados, 90 articulados e 200 “ligeirinhos”. O Mega BRT é um projeto que expressa a evolução do mundo do ônibus no Brasil. Com design “100% exclusivo”, aposta na aerodinâmica e no efeito de percepção visual “trem bala”. O sistema de transporte público de Curitiba é expresso e chamado BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus). E não por acaso tem fama de ser o melhor do Brasil. É que a estrutura viária para os BRTs possui características específicas sendo vias exclusivas para ônibus com configuração para rápido embarque e desembarque. Trata-se basicamente de canaletas exclusivas, o que aumenta a velocidade média do carro, torna a viagem mais rápida, não expõe os passageiros a riscos de acidentes de trânsito e evita que seus usuários fiquem presos em congestionamentos. O embarque também é facilitado, pois possuem plataformas especiais niveladas na altura da porta do veículo.


ESCAPAMENTO SERÁ AVALIADO - Além da avaliação da emissão de poluentes, os veículos serão submetidos à medição de nível de ruído emitido pelo escapamento durante a inspeção ambiental veicular da cidade de São Paulo. Portanto, o motorista deve fazer uma revisão no sistema de exaustão do veículo (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro) em uma oficina de confiança para verificar as condições dos componentes. “Caso haja necessidade de substituição de partes do escapamento, é importante optar por peças que sejam compatíveis e que tenham as mesmas características das originais”, informa Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper, maior fabricante de escapamentos da América Latina com uma linha completa de produtos que atende a norma ABNT NBR9714 e catalisadores com selo do INMETRO. Na hora de fazer o reparo em uma oficina de confiança, o consumidor deve exigir escapamento de marca conhecida e verificar se o mesmo é compatível com as caratecterísticas do original. A inspeção da Prefeitura de São Paulo verifica alterações visualmente perceptíveis no sistema de escapamento (estado avançado de deterioração, componentes soltos, furos e entradas falsas de ar) que impossibilitem ou afetem a medição dos gases de escapamento ou que comprometam o funcionamento do motor ou do sistema de controle de emissão. Veículos que apresentarem qualquer um desses problemas serão rejeitados e terão de fazer os reparos necessários no prazo estabelecido pela Controlar para voltarem a passar por uma nova inspeção.


SEGURANÇA INÉDITA - A Kostal apresenta, na Automec 2011 – 10ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, o que há de mais moderno para segurança automotiva. Durante o evento será lançado o novo componente da linha Kapt de alarmes: o Kapt 500. Trata-se do único alarme no mercado a incorporar segurança e conforto aos veículos equipados com travamento central por controle remoto ou chave original. O grande diferencial do Kapt 500 é a função que monitora a aproximação do veículo. Usando a tecnologia TAG Kostal, o controle emite um sinal ao veículo que detecta a presença do usuário. Ao destravar o veículo com a chave original, o sistema passa a monitorar a presença do motorista e em caso de afastamento o sistema ativa a função anti-assalto automaticamente. O Kapt 500 permite a gravação de controles adicionais caso seja necessário substituir o controle original ou incluir mais funções ao veículo. O alarme chega ao mercado com todas as funções das famílias S-Lock e Kapt: tecnologia K-Connect, Mosfet, Receptor RF (super heterodino), Ultrassom auto-ajustável e multifuncional e Home Entry (abertura de portão eletrônico). O baixo número de conexões permite fácil instalação, sem alterações no veículo, podendo ser feita a conexão com os módulos OEM através da linha K-connect. O Kapt 500 é compatível com a maioria dos veículos equipados com trava por controle ou chave original e estará disponível no mercado a partir de abril.


VPON MOBILE MONITORA - A BYCON, estará presente pelo sexto ano consecutivo na feira internacional de segurança eletrônica ISC Brasil (de 26 a 28 de abril no Expo Center Norte) e apresentará novidades em seu estande. Entre os destaques o VPON MOBILE, solução para apoio à logística e segurança patrimonial com recursos de gravação e visualização em tempo real do veículo que possui certificado anti-Vibração, anti-Shock e dispensa ventilação forçada. Para demonstrar como a solução funciona, a Bycon disponibilizará em seu estande uma plataforma vibratória com o equipamento monitorando em tempo real e que simulará como o VPON Mobile funciona com o carro em movimento. O VPON Mobile foi desenvolvido em uma superestrutura de alumínio para suportar fortes impactos, protegendo o equipamento em caso de colisão do veículo. O produto foi certificado para aplicações móveis e é um dos poucos que possui a certificação antivibração US MILITARY STANDART MIL-STD-810F/G. Possui ainda rastreamento através de GPS com vídeo integrado que permite gerenciar a posição do veículo e visualizar as imagens das câmeras instaladas através da conexão 3G utilizando software de gerenciamento Secutrack. A estrutura em alumínio da superfície do equipamento otimiza a dissipação de calor descartando a necessidade de uma ve ntilação forçada, desta forma permitindo que ele trabalhe em ambientes com alta temperatura; suporta até 60°.


O ESCOLHIDO DA FERRARI FF - A Michelin foi eleita pela montadora italiana para equipar a nova Ferrari FF, primeira Ferrari com quatro rodas motoras e transmissão integral. Comercializado desde o início de 2011, O MICHELIN Pilot Super Sport, considerado o pneu de série mais rápido do mundo em circuito, será o equipamento original da nova FERRARI FF. A missão do pneu MICHELIN Pilot Super Sport é simples: proporcionar o prazer de dirigir sem deixar de lado a segurança máxima, mesmo nas condições mais extremas. A soma da emoção com a segurança no mais alto nível foi decisiva nas fases de desenvolvimento realizadas junto à FERRARI. O potencial do MICHELIN Pilot Super Sport, que é destinado para o uso rodoviário de alto desempenho, surgiu da experiência das equipes Michelin no setor de competição. Os avanços tecnológicos realizados pela Michelin permitiram uma série ininterrupta de 13 vitórias no circuito das 24 Horas de Le Mans. Os ensinamentos obtidos foram utilizados na concepção do pneu MICHELIN Pilot Super Sport com o objetivo de beneficiar o condutor que busca o prazer de pilotar. A Michelin associou ao pneu, de maneira inédita, três tecnologias, das quais duas têm origem nos modelos utilizados nas 24 Horas de Le Mans. Isso serviu para aumentar a estabilidade, a frenagem e, assim, ir mais longe em termos de segurança, mesmo em condições extremas, propondo ainda uma longa vida útil em termos de quilometragem. Esses três ingredientes são o cinto Twaron®, a banda de rodagem Bi-Compound e o Variable Contact Patch 2.0 Os pneus dianteiros e traseiros têm dimensões diferentes: 245/35 ZR 20 e 295/45 ZR 20, respectivamente.



PORSCHE DOA 500 MIL - Para ajudar a aliviar o grande sofrimento pelo qual a população japonesa passa após desastres naturais devastadores, a Porsche doou 500 mil euros para auxílio emergencial imediato. A Porsche Japan, a empresa de vendas do fabricante de carros esportivos em Tóquio, colocou a quantia diretamente à disposição de organizações locais de assistência para custear as iniciativas de socorro de emergência nas áreas do país que foram mais afetadas. Thomas Edig, vice-presidente executivo e diretor de Recursos Humanos e Estudos Sociais da Porsche, enfatizou a necessidade de ajuda à população nipônica: "As pessoas no Japão precisam de auxílio o mais rapidamente possível. Nós, como empresa, temos uma responsabilidade social e, portanto, queremos ajudar a aliviar o grande sofrimento dos que foram afetados". Uwe Hück, presidente do Conselho Trabalhista do Grupo Porsche, solidarizou-se com o país. "O Japão foi atingido por três desastres ao mesmo tempo: um terremoto, um tsunami e um incidente nuclear de grandes proporções", afirmou.


A MARCA MAIS PREMIADA - A BMW Motorrad Brasil conquista cinco prêmios durante a cerimônia de premiação do Moto de Ouro, organizada pela Motorpress Brasil. São Paulo, 31 de março de 2011 - Durante a cerimônia de entrega do prêmio Moto de Ouro 2011, realizada anualmente pelas revistas Motociclismo e Moto Verde - ambas publicações da editora Motorpress Brasil - a BMW Motorrad foi a marca que mais se destacou, conquistando diversos prêmios de produtos e imagem de marca nas seguintes categorias: Maxitrail com a BMW F 800 GS; Naked com a BMW K 1300 R; Esportiva com a BMW S 1000 RR; Melhor imagem em Qualidade; Cliente mais satisfeito; O prêmio Moto de Ouro faz parte do Motorcycle Of The Year, o maior prêmio de motocicletas do mundo, realizado pelas revistas do Grupo Motorpress em 13 países: Alemanha (Motorrad), Brasil (Motociclismo), Itália (Moto Sprint e In Moto), Espanha (Motociclismo), Holanda (Moto Plus), Suíça (Töff), Portugal (Motociclismo), Croácia (Motorevija), República Checa (Motocyckl), Hungria (Motorevue), Polônia (Motocyckl) e Romênia (Univers Moto). As motocicletas participantes receberam votos diretos dos leitores da revista ­– por meio de cupons encartados nas edições de outubro e novembro de 2010. No total, são oito troféus destinados às motos e 5 destinados à imagem de marca.


AUDI MOSTRA O A7 SPORTBACK - A Audi Brasil realizou, nesta quinta-feira (31), durante a premiação do 1º Audi São José Polo, a Avant Premiere do novo Audi A7 Sportback. O modelo de cinco portas inaugura uma nova classe dentro do segmento dos automóveis de luxo, ao unir a elegância de um cupê, o conforto e prestígio de um sedã e a funcionalidade de uma station wagon. O evento será realizado na badalada Casa Fasano, em São Paulo (SP) e contará ainda com a participação da cantora Paula Lima, que fará um pocket show exclusivo para os convidados, além dos DJ’s Michel Saad e Henrique Secchi. A produção do 1º Audi São José Polo fica a cargo da agência Front 360. O novo A7 Sportback está posicionado entre o Audi A6 e o Audi A8. Com 4,97 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e apenas 1,42 metro de altura, o cupê de cinco portas tem visual arrojado graças a detalhes como o longo capô, a linha de cintura elevada e a menor área envidraçada. Na parte traseira, o desenho ousado da equipe de designers enfatiza uma queda acentuada da coluna C e cria a impressão de dinamismo. Sem dúvida, um dos pontos altos de inovação no design do veículo. O teto baixo garante o caráter cupê do modelo, que apresenta um projeto estético com tecnologia moderna em todos os detalhes. Na dianteira, os faróis com 18 LEDs, opcionais, usam diodos emissores de luz para desempenhar todas as funções de iluminação e consomem pouca energia. A versão standard vem equipada com faróis de xenon plus. As luzes traseiras com LED são de série. O defletor de ar, integrado à tampa do porta-malas, ergue-se automaticamente quando o veículo atinge 130 km/h, recolhendo quando a velocidade cai para os 80 km/h. A capacidade do porta-malas é de 535 litros, e pode chegar a 1.390 litros com o banco traseiro rebatido. Mais informações, acesse www.audi.com.br


SOLUÇÕES EM VIDROS - De 12 a 16 de abril, no Anhembi, em São Paulo, a Fanavid, indústria do setor vidreiro, apresenta na Automec 2011 - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços - sua linha de vidros de segurança voltados para o mercado automotivo. Nesta ocasião, todo o portfólio de produtos da Fanavid poderá ser conferido de perto em seu estande de 108 m². Para mostrar a eficiência e qualidade dos vidros, a Fanavid apresentará novamente o Chevette Marrom, que conta com todos os vidros do carro fabricados pela Fanavid. Trata-se primeiro carro do quadro Lata Velha 2010 do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Essa ação ressalta a parceria da Fanavid com o Garage 59, produtora oficial dos carros do Lata Velha. Além dele, também será exposto o Toyota Camry, que mostrará como fica o vidro blindado após ser baleado, entre outros. Presente no mercado de vidros automotivos desde 1963, a Fanavid fornece vidros temperados e laminados para todos os segmentos automotivos: autos, caminhões, ônibus, trens e metrôs, embarcações marítimas e veículos militares. Além disso, produz vidros para máquinas agrícolas e para construção civil e arquitetura. A empresa se destaca, ainda, por ser a única fabricante com controle nacional homologada por todas as seguradoras. Com o seu know how, também passou a fornecer vidros blindados para todos os segmentos automotivos, incluindo o fornecimento para carros fortes. A linha de vidros blindados da Fanavid conta com qualidade óptica superior. Para atingir esse patamar, a empresa testou por cerca de cinco anos o produto e hoje atinge um mercado respeitável neste segmento. Atualmente, um em cada sete veículos blindados no Brasil utiliza a tecnologia Fanavid.


EM RIBEIRÃO PRETO - Ribeirão Preto, no noroeste do Estado de São Paulo, recebe no dia 9 de abril dois importantes ralis da Mitsubishi Motors. A cidade sediará o início da temporada do Mitsubishi Motorsports Sudeste (rali de regularidade) e do Mitsubishi Outdoor (rali de estratégia). Adrenalina e diversão estão garantidas a todos os participantes, que buscam viver o mais puro espírito 4x4. Nos dois campeonatos, o ponto alto é a confraternização de casais, famílias e grupos diversos, que também fazem de cada etapa um grande e prazeroso encontro de amigos. Tanto que os competidores habituais são unânimes em afirmar que é impossível fazer apenas uma etapa. Em 2011, o Mitsubishi Motorsports chega a sua 17ª edição, com sete etapas, enquanto o Mitsubishi Outdoor segue para o 8º ano, com seis etapas. Para se inscrever nos dois ralis, basta doar 30 quilos de alimentos não perecíveis e um kit de produtos de higiene, por carro. Todas as doações serão repassadas para entidades sociais na região. O Mitsubishi Motorsports Sudesde tem patrocínio da Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, Mangels, MVC Artecola, Farmais, Automotiva Usiminas, Tranzero, Mira Transporte, Seara, Pirelli, Dupont, Consórcio Embracon, Redecard e Daslu e apoio da Artifix. No Mitsubishi Outdoor, os patrocinadores são Itaucard, Gol, Centauro, Clarion, Mira Transportes, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Pirelli, Blindex, Dupont e apoio da Artifix. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br


PRIMEIRA MULHER - O setor de veículos, tradicionalmente com forte presença masculina, ganha um toque feminino. A ACAV (Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America) tem, pela primeira vez, uma mulher em sua diretoria. Solange Perdoncini, responsável pela Icavel Veículos nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava, no Paraná, é a atual diretora da Regional Sul da associação, da gestão do biênio 2011 / 2012. Com novos desafios à frente, o objetivo de Solange é manter a linha de trabalho da Diretoria da Regional Sul e solidificar ainda mais o contato com a Rede, sintonizada às necessidades do Grupo. “A ACAV mostra novamente sua postura moderna e aberta a novas experiências. Tenho muita satisfação em assumir esse cargo dentro da diretoria da entidade e acredito nessa oportunidade como o reconhecimento ao trabalho que venho fazendo na direção da Icavel. Espero uma grande troca de informações com os profissionais da ACAV e com a Rede”, comenta Solange.


PROMOÇÃO PINBALL - Após três meses de duração, a promoção Pinball E.torQ, lançada pela Fiat Powertrain em parceria com a Fiat Automóveis, termina com a participação de mais de 30 mil pessoas. O jogo resgatava, em versão on-line, o tradicional “fliperama” das décadas de 70 e 80. O concurso levava o conceito “fun-to-drive”, que os novos motores E.torQ proporcionam aos motoristas, para a internet reunindo os quatro “E” que representam os principais atributos dos propulsores: Energia, Engenharia, Emoção e Ecologia. Os motores, desenvolvidos pela FPT, equipam praticamente toda a linha de veículos Fiat 2011. Para concorrer, os interessados deveriam acessar o site www.pinballfpt.com.br e começar o jogo Pinball FPT on-line com direito a quatro bolas - uma para cada “E” dos atributos dos motores E.torQ. Cada participante tinha direito a apenas uma jogada válida, cuja pontuação valia para concorrer à promoção e podia ser divulgada em redes sociais, como Facebook e Twitter. O participante com mais pontos receberá um Fiat Bravo Essence 1.8l E.torQ 4 portas. O segundo colocado ganhará um IPad 16GB Wi-Fi e o terceiro, um IPhone 3GS 32GB. Os resultados acabam de ser divulgados: Germano Moura, de Samambaia/DF, ficou em primeiro lugar; Penha Silva, do Rio de Janeiro/RJ, em segundo; e Antônio Xavier, de Arcos/MG, em terceiro.


ESTENDE GARANTIA - Fruto da parceria formada entre a Volare, fabricante de miniônibus e os seus representantes em todo o País, foi criado o Programa Volare OKEI, para comercialização de veículos seminovos e usados, com garantia estendida suportada pela rede Volare de até um ano frente os três meses de garantia legal praticados pelo mercado. Segundo Mateus Ritzel, gerente comercial da Volare, com o novo programa os clientes terão as vantagens de adquirir veículos seminovos e usados revisados, certificados e com garantia estendida. “O objetivo é agregar valor ao produto que o cliente comprar, usado ou novo. Na aquisição de um miniônibus Volare zero quilômetro, poderá oferecer o veículo usado que possui como parte do pagamento, obtendo pelo seu usado um valor de recompra diferenciado do praticado pelo mercado, participar de programas de fidelização em peças e serviços e terá a tranquilidade de contar com até um ano de garantia e documentação certificada. O programa conta com a parceria da Linces (vistoria e inspeção veicular), empresa com sede em São Paulo e filiais em todo o Brasil”, explica o executivo. Os veículos usados recebidos são submetidos a criteriosos métodos de avaliação, reforma e vistoria documental, realizados por profissionais habilitados. O processo inclui padronização de revisões mecânicas (motor, caixa de câmbio, diferencial e itens de desgaste natural), carroceria (estofamentos, piso, pintura e parte elétrica) e documental (consulta de multas, colisões, revisões mecânicas, transferências e financiamentos). Passadas todas essas etapas, o veículo recebe um selo de garantia OKEI e pode ser comercializado em todo o País, nos pontos de venda Volare. O cliente tem acesso aos modelos disponíveis no estoque do programa através do endereço eletrônico www.volareokei.com.br .


ELE GANHOU A DUCATI - O tenista Thomaz Bellucci desembarcou na manhã desta terça-feira em São Paulo, vindo de Miami, e já iniciou sua preparação para a temporada de saibro, que começa com o ATP Masters de Monte Carlo, a partir de 10 de abril. Antes do treino da tarde, Bellucci foi até a concessionária Ducati Store São Paulo JK para receber a moto Ducati Monster 696 que havia ganhado em outubro do ano passado, durante o ATP Masters de Xangai. Na ocasião, ele participou de um campeonato de videogame de Moto GP entre os tenistas. Na decisão, Bellucci venceu o sul-africano Wesley Moodie e ganhou como prêmio a moto italiana. "É uma máquina, um avião", brincou Bellucci. "Sempre gostei de moto e pretendo andar aos finais de semana quando estiver em São Paulo. Vão ser poucos, mas ela vai ficar guardada em casa", completou. Bellucci nem terá tempo de curtir agora a sua Ducati. Ele viaja nesta quarta-feira para Balneário Camboriú, Santa Catarina, para treinar com o técnico Larri Passos. E se arranja como pode para cumprir compromissos também com seus patrocinadores (Banco Votorantim/ Correios/ Gillette/ Adidas/ Wilson). Ao receber as chaves da Ducati Monster 696 do gerente-geral Adriano Rodrigues, da Ducati Store São Paulo JK, já combinava e acertava a roupa para o treino que faria na sequência. "Estou muito motivado para esta próxima temporada de saibro. É, sem dúvida, o meu piso preferido e onde espero conseguir bons resultados e elevar o meu nível de jogo", disse Bellucci, que depois de Monte Carlo joga o ATP de Barcelona (18 de abril), ATP Estoril (25 de abril), ATP Masters de Madri (1º de maio), ATP Masters de Roma (8 de maio). (Daniela Giutini)


COROLLA NA TELA - A Toyota do Brasil lançou na terça-feira, dia 29, a nova campanha publicitária da linha Corolla 2012. Para reforçar a ideia de jovialidade e apresentar as mudanças inéditas presentes no sedã líder de mercado, a marca aposta em duas celebridades para esta ação: Wagner Moura e Selton Mello. Principais atores da atual geração do cinema e da TV brasileira, as celebridades atuam juntas pela primeira vez na carreira durante o comercial da linha Corolla 2012. O filme “Carona” mostra Wagner Moura saindo do estúdio de gravação a bordo do Corolla 2012, quando encontra com Selton Mello, que está indo em direção ao aeroporto. Moura, então, oferece carona ao amigo, e os dois vão apresentando as novidades do veículo. Durante a conversa, Moura passa direto pela entrada do aeroporto e diz que levará Mello em casa, mesmo com a observação de que terá que percorrer 400 km, afinal, dirigir o Corolla 2012 “É Incrível”. A campanha terá abrangência nacional, com o filme sendo exibido, até o final de junho, nas redes de TV aberta, cinemas e nos canais por assinatura. Também haverá peças mídia impressa e internet.


PREMIA 15 CONCESSIONÁRIOS - A Volkswagen do Brasil premiou 15 concessionários de oito Estados brasileiros no evento "Gold Pin 2010", realizado em São Paulo. A tradicional premiação, que acontece anualmente, é uma iniciativa da matriz da Volkswagen, na Alemanha, que participa do processo de definição dos concessionários que terão o reconhecimento no Brasil. Na entrega deste ano, os titulares das 15 concessionárias escolhidas receberam, como gesto simbólico, o Gold Pin - um pin de ouro com o logo da marca Volkswagen -, e um diploma. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido em 2010, além da parceria, engajamento e alinhamento com os valores e as diretrizes da marca. Atualmente, a Volkswagen do Brasil conta com mais de 600 concessionárias em todo País. "É muito gratificante poder reconhecer o bom trabalho realizado por nossos concessionários, que são aqueles que representam a marca Volkswagen junto aos clientes", disse a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.


4 MILHÕES DE TURBOS - O CEO e presidente da Honeywell Transportation Systems, Alex Ismail, participou da comemoração de produção do turbo Garrett de número 4.000.000, na fábrica da Honeywell Turbo Technologies, no bairro de Bonsucesso, Guarulhos, região da Grande São Paulo. O turbo histórico é do modelo GT22, utilizado no motor MWM-International dos caminhões Volkswagen Delivery 8.150. Para o diretor-geral da Honeywell Turbo Technologies, José Rubens Vicari, a visita do principal executivo internacional da empresa também fez parte da comemoração de 35 anos de atividades da subsidiária brasileira e do objetivo de melhor conhecer um mercado que desperta interesse internacional, pela dinâmica apresentada nos últimos anos, com crescimento superior ao de tradicionais líderes do setor automotivo. Vicari salientou também que a visita de Alex Ismail representou uma oportunidade de apresentar as instalações brasileiras, cujo nível de eficiência foi recentemente premiado pela matriz, e estabelecer a estratégia de crescimento para todo o mercado sul-americano, pela capacidade de desenvolvimento em termos de tecnologia, engenharia e produção para atender à demanda das novas tendências do mercado automobilístico.


POR CINCO ANOS - Chegada a hora de substituir os pneus do carro, alguns consumidores levam em consideração em suas pesquisas de mercado apenas um fator, o preço, deixando para segundo plano aspectos como a qualidade e a tecnologia empregadas no desenvolvimento desse componente, fundamental para a segurança a bordo e de outras pessoas envolvidas no trânsito. Outro item muitas vezes desconsiderado ao se adquirir os pneus é a garantia oferecida ao consumidor. A cobertura oferecida pelas fabricantes, bem como seus termos e condições de garantia, variam conforme a marca. Daí a importância de se conhecer a procedência do pneu e optar por marcas reconhecidas, já que muitos produtos importados disponíveis hoje no mercado brasileiro não oferecem a segurança da garantia de fábrica. Os pneus produzidos pela Bridgestone do Brasil (BSBR) são garantidos pelo período de cinco anos a partir da data da compra, conforme nota fiscal, contra defeitos de fabricação, desde que devidamente constatados por um técnico da fábrica, da Rede de Revendedores Autorizados Bridgestone ou indicado pelo Inmetro. Caso o consumidor não tenha guardado a nota fiscal, a contagem do tempo se dará pela data de fabricação conforme indicada pelo número de série (DOT) estampada na lateral do pneu. "A garantia de cinco anos que os produtos BSBR possuem dão ao cliente total tranqüilidade, já que a maioria deles acaba usando seus pneus até o fim antes do final desse prazo", afirma José Carlos Quadrelli, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.


O MELHOR PÓS-VENDA - Depois de dobrar o número de concessionárias para quase 100 casas e triplicar para quase mil o número de boxes de serviço em todo o País (um trabalho realizado nos últimos quatro anos), a Iveco lança em 2011 o programa “Novos Padrões de Atendimento Pós-Venda”, com o qual pretende fazer de sua rede a mais bem avaliada pelos clientes de caminhões brasileiros. “Nossa média de satisfação já é muito boa e com este programa seremos os melhores na avaliação dos clientes”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Esse objetivo faz parte da missão, visão e valores da empresa”. A Iveco Florença, de Curitiba (PR), é a primeira da rede Iveco a ser certificada dentro das novas normas. A concessionária paranaense conseguiu 97% de cumprimento dos “Novos Padrões” e seu índice de satisfação de clientes (CSI) subiu para 91%. “Estes são números espetaculares, pois representam serviço excelente, feito certo da primeira vez, no prazo correto, com qualidade e total transparência junto ao cliente”, diz Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco. Por causa disso, a Iveco Florença recebeu no último dia 24 de março uma homenagem de toda a diretoria da Iveco. Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br


PRIVILEGIA INICIANTES - Confirmando o rótulo de principal porta de entrada para o off-road, o Rally Universitário veta nesta temporada a participação dos finalistas do ano passado. "Não seria justo com os competidores inexperientes permitirmos a inscrição de equipes que venceram provas em 2010", explicou o diretor geral do evento, Eduardo Regal. Segundo o regulamento, também não será permitida a inscrição de concorrentes (pilotos, navegadores ou zequinhas) que tenham participado de outras provas ou campeonatos em categorias que indiquem qualquer tipo de experiência na modalidade. Em 2011, o evento é composto por duas categorias: Universitário e Paixão Fiat. Na primeira, em caso de dupla, pelo menos um integrante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior. Se houver o zequinha, dois dos três devem ser universitários. Os vencedores de cada uma das 10 provas da temporada se classificam para disputar, no fim do ano, com todas as despesas pagas, um Fiat zero quilômetro. A Universitário, limitada a 120 carros, é aberta a participação de veículos de todas as marcas, fabricados a partir de 1991.


COM RESULTADO RECORDE - O Banco Volkswagen encerrou o ano de 2010 com 198.768 novos financiamentos e um crescimento de 24,5% em sua carteira de crédito, que saltou de R$ 14 bilhões, em 2009, para R$ 17,5 bilhões em dezembro de 2010. Em total de ativos, o aumento foi de 24,3%, alcançando R$ 20,7 bilhões. A instituição, maior entre os bancos de montadoras e 15º entre os 50 maiores bancos do País, teve seu rating confirmado na categoria AAA (Triple A) para as operações em escala nacional, segundo classificação da Standard&Poor’s. “O Banco Volkswagen está em um dos mais importantes momentos de sua história, com resultados expressivos, fruto de um trabalho focado em produtividade, inovação tecnológica e diversificação dos meios de captação de recursos. É importante destacar também o fortalecimento das parcerias com os fabricantes do grupo e suas respectivas concessionárias”, afirma Décio C. de Almeida, diretor-presidente do Banco Volkswagen. Dos novos financiamentos, 87,3% (173.476 unidades) correspondem aos automóveis da Volkswagen, 12,6% (25.041 unidades) aos caminhões e ônibus da marca, e 0,1% (251 unidades) aos automóveis Audi. O total de novos negócios em 2010 é 4,1% superior ao registrado no ano anterior.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Até o próximo dia 3 de abril, acontecem o Salão EVER, em Mônaco, e o Salão Planète Durable®, em Paris, durante a Semana do Desenvolvimento Sustentável. Nas duas exposições, a Citroën mostra seu engajamento nas ações de proteção ao meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentado, mostrando ao público suas diferentes soluções de mobilidade: os veículos elétricos C-ZERO e Berlingo First, a tecnologia micro-híbrida e-HDi e os serviços prestados pelo programa Citroën Multicity. Os veículos elétricos já são realidade para a marca. Nos dois eventos, o Citroën C-Zero estará disponível para testes para os visitantes, o mesmo acontecendo no Salão EVER, onde o Berlingo First Electrique, realizado em colaboração com a Venturi Automobiles®, também poderá ser avaliado. Atualmente, 1.800 pedidos já foram contabilizados pela marca, sendo 1.300 só para o veículo urbano C-ZERO. A tecnologia “Full Electric” desenvolvida pela Citroën é uma das soluções utilizadas para reduzir o consumo de combustíveis, as emissões de poluentes e, consequentemente, o efeito estufa. Um dos últimos avanços ecológicos em seus veículos é a Tecnologia Micro-Híbrida e-HDi, que assegura a parada do motor em certas condições onde o funcionamento não é necessário. Oferecido em diversos modelos da gama Citroën, ele permite a redução significativa do consumo e de emissões de CO2, principalmente em ambientes urbanos. Em condições extremas de uso, esta redução pode chegar a até 15 %.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.