Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
1ª MINI PARADE - Há menos de um ano, a Caltabiano abriu duas concessionárias MINI no Rio de Janeiro. Os bairros do Leblon e Barra da Tijuca ganharam um ar irreverente e colorido com os charmosos compactos ingleses. Neste mês de abril, que marca o aniversário de 2 anos da marca no país, os cariocas proprietários de MINI irão colocar os carros nas ruas e seguir para a região Serrana. O primeiro MINI Parade carioca ocorre nesse final de semana e levará o público para Miguel Pereira, região reconhecida pelas excelentes condições climáticas. A programação também conta passagens por Paracambi e Governador Portela. Data: Sábado (16.04) / Horário: 8h45 / Local de saída: Caltabiano MINI Barra da Tijuca - Av. das Américas, 10.585
DISTRIBUTOR OF THE YEAR - Ao comercializar 57.626 unidades no atacado, das quais 54.445 veículos emplacados, 2010 foi o melhor ano da Kia Motors do Brasil, em seus 19 anos de atuação no mercado brasileiro. Este feito acaba de render mais um título à importadora brasileira, a de “Distributor of the Year”, além de ser considerada “Best Overall Sales, Service and Management Performance in the Central & South America Region”, premiações concedidas na última terça-feira, 12, a seu presidente, José Luiz Gandini, no Grand Hyatt Hotel, em Santiago, no Chile, onde também foi realizada a Convenção Regional de Distribuidores Kia Motors. A Kia Motors do Brasil já havia conquistado o título de maior distribuidora do mundo por seus resultados de 1997 e 2000. “A premiação de 2000 aconteceu em maio de 2001, quando a Kia Motors Corporation lançava a campanha estratégica de ‘Top Five in 2010’, cujo slogan era ‘Win, Win, Drive’, hoje uma realidade em todo o mundo”, lembra José Luiz Gandini. “No ano passado, com resultado de 26.061 unidades vendidas no atacado em 2009, ficamos em 2º lugar, perdendo apenas para a Síria. Para este ano, tínhamos a convicção de vencer. E vencemos. O Brasil ficou em primeiro e a Síria em segundo”, enfatiza Gandini.
LOJA VIRTUAL - Já está no ar a La Boutique Citroën, uma loja virtual em que os admiradores da marca podem adquirir produtos de forma rápida e prática. Ela é mais uma ferramenta de relacionamento da Citroën com seus clientes, aproximando também os fãs e entusiastas do universo Créative Technologie. O canal oferece diversos artigos personalizados que complementam o estilo de vida de quem já possui um carro da marca - ou quem pretende um dia ter o seu. Estão à venda bonés, camisetas, camisas polo, relógios, mochilas, canetas, carteiras, chaveiros, canecas, entre outros itens exclusivos. “Depois do grande sucesso de vendas da La Boutique na última edição do Salão Internacional de São Paulo, e dos muitos pedidos de nossos clientes em nossas redes sociais, decidimos lançar a versão digital da loja. Ela possibilitará que nossos fãs, em qualquer parte do país, tenham acesso aos acessórios originais Citroën”, afirma Raquel Pina, Gerente de Promoções e Relacionamento com Clientes. Com um visual limpo, o site www.citroen.com.br/laboutique garante uma navegação simples e segura. Dúvidas sobre compras, pagamentos e entregas podem ser tiradas em tempo real por telefone, Skype ou Windows Live Messenger (MSN). Os consumidores têm à disposição o pagamento por meio de cartões ou boleto bancário, ou seja, há opções de transação para todos os gostos.
COMPROMISSO TOYOTA - A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) conferiu a Toyota nos EUA o prêmio Energy Star 2011, por conta de sua contínua liderança em matéria de proteção ao meio ambiente, partindo dos conceitos de eficiência energética e de gestão. O prêmio foi entregue a Toyota em uma cerimônia realizada na última terça-feira em Washington, EUA. Mais de 12.000 organizações participaram do programa. De acordo com membros da EPA, a liderança e o compromisso em longo prazo da Toyota quanto à eficiência energética demonstra os tipos de realizações possíveis de serem alcançadas com relação à redução das emissões de gases de efeito estufa e proteção ambiental global. Dentre as metas que classificam a Toyota como uma empresa de Excelência Sustentável, destaca-se a redução do consumo total de energia em 13% nos veículos produzidos desde 2002, além da redução do consumo de água em 18% desde 2011. Essas melhorias realizadas pela Toyota renderam uma economia de US$ 20 milhões por ano, além da redução de cerca de 150 mil toneladas de CO2.
PARCEIRA DO ANO - A Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA) reconheceu, pela segunda vez consecutiva, a Nissan como Empresa Parceira do Ano 2011 (ENERGY STAR® Partner of the Year) nos Estados Unidos. O prêmio reconhece o compromisso da Nissan com o gerenciamento inteligente de energia, capacidade para medir e acompanhar os progressos e seus esforços para comunicar a importância da eficiência energética para o grande público. A companhia tem sido parceira do programa ENERGY STAR ® da EPA desde 2006. Desde então, fábricas da Nissan em Smyrna e Decherd, (Tennessee) e Canton, (Mississipi) melhoraram a eficiência energética em mais de 30%, uma economia 11,5 milhões de dólares por ano.
CABINES ERGONÔMICAS - As linhas FH e FM de caminhões Volvo oferecem uma ampla gama de cabines projetadas para atender à todas as necessidades dos transportadores em suas diferentes aplicações. Além de uma extensa oferta de opções, garantem muito mais conforto ao motorista, por conta dos atributos internos das cabines. “A Volvo sabe que, para muitos motoristas, a cabine do caminhão não é apenas um local de trabalho, mas também o quarto, a sala de estar e a cozinha”, afirma Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F da Volvo do Brasil. Os bancos são o que há de melhor em termos de conforto e segurança, pois têm ajustes de altura e para a coluna lombar, entre outros. Têm tecidos apropriados para este fim e muito fáceis de limpar, além de ter uma espuma com densidades que proporcionam uma viagem mais confortável, pois é mais macia em alguns pontos e mais rígida em outros. O banco tem apoio de cabeça integrado ao encosto, que é bastante envolvente. E o cinto é integrado ao encosto, evitando que o efeito da suspensão tencione o cinto e cause desconforto.
RECEBE HOMOLOGAÇÃO - A 3S Gerenciamento Remoto recebeu o selo de homologação da Brasil Risk para Operações com Gerenciamento de risco de carga. A certificação representa um importante acordo técnico operacional e reforça a posição da 3S nesse mercado, que é liderado pela Brasil Risk. O processo de homologação obedece a um procedimento de quatro etapas: avaliação da infraestrutura de TI (softwares e hardware), visita às instalações da empresa, testes práticos de gerenciamento (que simulam operações reais) e, por fim, a formalização por meio da assinatura do Acordo Técnico Operacional que formaliza a homologação. De acordo com Clóvis Augusto Manfio, Diretor Geral da 3S, a certificação da Gristec contribuiu para que a empresa recebesse a homologação pela Brasil Risk: “O reconhecimento do selo Gristec foi, sem dúvida, um dos pontos-chave para que a nossa tecnologia fosse aprovada, já que garante a qualidade dos nossos produtos e serviços”.
TONY RAMOS DE A7 - O ator Tony Ramos será o primeiro brasileiro a estacionar em sua garagem o novo sedã Audi A7. Avaliado em cerca de R$ 324 mil, o veículo reúne as principais tecnologias da marca, como: display que projeta as informações no para-brisa, sistema operacional por toque, conexão à diversos gadgets como IPad e IPhone para reproduzir músicas, piloto automático, entre outros. Tony optou pelo modelo completo na cor cinza com acabamento interno em couro preto. O novo Audi A7 chega ao Brasil em maio, quando se inicia a venda nas concessionárias.
RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT - As inscrições para a abertura da temporada do Rally Universitário Fiat, dia 1 de maio, em Campo Grande (MS), já podem ser feitas através do site www.rallyuniversitariofiat.com.br O vencedor da categoria Universitário vai se classificar para disputar um carro zero quilômetro, dezembro, com as que vencerem as outras nove provas da temporada, com todas as despesas pagas. A novidade deste ano é a criação da categoria "Paixão Fiat", para competidores que não estão na universidade e possuem modelos da Fiat. Para garantir vaga, basta doar quatro latas de leite em pó, por pessoa, que serão repassadas para uma instituição filantrópica da cidade. Nesta disputa para iniciantes não é exigida experiência anterior, há uma aula de navegação gratuita para todos. Será a primeira vez que a competição considerada a principal porta de entrada para o off-road desembarca na capital do Mato Grosso do Sul. O grid é limitado em 150 carros.
PLATAFORMA PARA CELULARES - A Audi Brasil acaba de disponibilizar para os seus clientes uma nova plataforma de comunicação online: o Audi Mobile Website. A versão móvel do site oficial da empresa estará disponível para tablets e celulares, como iPhone e iPad. Por meio deste novo canal multimídia, os usuários terão a conveniência de acessar todas informações sobre os modelos Audi, customizar os carros, realizar configuração de produtos, além de verificar preços, itens de série e fichas técnicas. Para conhecer o conteúdo, acesse o Audi Mobile Website em seu celular ou tablet (iPad) através do endereço: (www.audi.com.br) ou (m.audi.com.br).
PNEUS VERDES - Os novos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season, formam a linha de produtos Pirelli Green Performance projetada especialmente para apresentar menor resistência ao rolamento, o que permite reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2 dos automóveis, aliados à máxima performance. Compostos, materiais, estrutura e design da banda de rodagem foram desenvolvidos para interagir em perfeito equilíbrio e garantir também redução do ruído, melhor frenagem e dirigibilidade, tanto em pistas secas quanto molhadas, além de permitir um desempenho constante ao longo de toda a vida útil dos pneus. Estes novos produtos pesam cerca de 8% a menos que os correspondentes tradicionais e utilizam materiais inovadores. Os três novos pneus trazem quatro símbolos nos flancos, que representam suas principais características ecológicas: Redução do consumo de combustível; Menor emissão de CO2; Alta e quilometragem; e Redução de ruído. O Cinturato P1, o Cinturato P7 e o Scorpion Verde All Season chegam ao mercado latino-americano com uma gama completa de medidas para as mais diversas aplicações urbanas e estarão disponíveis no mercado de reposição a partir deste mês. Os produtos já nascem homologados como equipamento de série de automóveis de algumas das maiores montadoras do mundo. As medidas disponíveis, vide fichas técnicas, cobrem mais de 75% dos veículos a que os produtos são destinados para o mercado brasileiro. O posicionamento de preço indicado para os pneus Cinturato P1 e Cinturato P7 será 3,5% superior aos seus equivalentes das linhas atuais, e para o Scorpion Verde All Season, 5%.
PROTEJA A PINTURA - Há diversos fatores que podem comprometer a pintura de um automóvel. Dentre os mais comuns estão às fezes das aves, poeira, barro, maresia, sol, chuva, folhas secas, entre outros. São três os fatores que causam a transformação da pintura do veículo: agressões externas, lavagem do veículo com produtos inadequados ou muito fortes, e o uso de tíner ou solventes de qualidade inferior. Ações da natureza e maus tratos podem fazer com que a pintura original apresente alterações na coloração. Isto pode ocasionar mudança de tonalidade numa nova pintura. Para manter sempre uma pintura original e o aspecto de carro novo, o inventor Marcus Vinicius Medeiros da Silva criou o projeto “Disposição aplicada em Cobertura para veículos e similares”, com o objetivo de permitir ao usuário proteger seu veículo, sem tanto esforço, com uma cobertura que pode ser utilizada em qualquer local, preservando-o das intempéries ocasionadas por fortes chuvas, granizos e tantos outros fatores que possam vir a comprometer sua pintura. O invento trata-se de uma cobertura fabricada em lona ou PVC, possuindo um formato basicamente quadrado, porém poderá ser também: redondo, oval, retangular; Permite a manutenção de veículos, cobrindo-os com extrema facilidade qualquer local; Têm uma estrutura de perfilados com conexões, suporte e ganchos de encaixe, de tamanho grande ou médio para servir a todos os tamanhos de veículos.
REGISTRA CRESCIMENTO - O Banco Mercedes-Benz encerra o primeiro trimestre de 2011 com R$ 830 milhões liberados. Com este resultado, a instituição registra crescimento de 42% em novos negócios comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram negociados R$ 583 milhões. Em unidades, o aumento foi de 18%, passando de 3.636 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro financiados nos três meses iniciais de 2010 para 4.284 no primeiro trimestre de 2011. A carteira do Banco Mercedes-Benz fechou março com R$ 7,2 bilhões, alta de 24%. No terceiro mês do ano passado, seu valor era de R$ 5,8 bilhões. O BNDES Finame foi a modalidade mais procurada, representando 79% dos financiamentos realizados pelo Banco Mercedes-Benz no período. Foram liberados R$ 655 milhões por meio desta modalidade nos três primeiros meses deste ano, alta de 31% em comparação com os mesmos meses de 2010 quando foram negociados R$ 499 milhões.
MODERNA TRANSMISSÃO - A Iveco apresenta mais uma grande inovação em sua linha extrapesada: o Iveco Stralis NR Eurotronic, equipado com a mais moderna transmissão automatizada do mercado, a única com 16 marchas e que também dispensa totalmente o pedal da embreagem. Disponível como equipamento de série no modelo de maior potência da gama Stralis NR (460cv), a nova transmissão amplia em até 7% a economia de combustível quando comparado ao modelo manual, compõe o mais eficiente sistema de freio motor da categoria (até 985cv de potência de frenagem) e, de quebra, eleva automaticamente o nível médio dos motoristas, garantindo maior ganho operacional para os frotistas. “Ouvimos o cliente mais uma vez”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “O resultado é um produto excelente, econômico, de grande segurança, com reduzido custo operacional e que permite às empresas profissionalizar automaticamente suas frotas, conquistando maior lucratividade na operação”. Já disponível na rede da marca, o Iveco Stralis NR Eurotronic pode vir nas versões 4x2, 6x2 e 6x4 e atende à crescente preferência pela transmissão automatizada entre os extrapesados: estima-se que cerca de 40% dos caminhões do segmento vendidos em 2010 saíram de fábrica com esse tipo de equipamento.
NA ATIVIDADE FLORESTAL - A Mercedes-Benz, com a demonstração do caminhão madeireiro Axor 2831 6x4, está presente na Expoforest 2011, primeira feira florestal dinâmica da América Latina. Com início hoje e duração até a próxima sexta-feira, 15 de abril, o evento será realizado no Horto Florestal de Mogi Guaçu, São Paulo, numa área de mais de 100 hectares de plantação de eucalipto junto à Rodovia SP 340, km 172. A Expoforest caracteriza-se pela exposição e demonstração dinâmica de máquinas, equipamentos, veículos e tecnologias utilizadas na produção de madeira. Numa parceria com a fabricante de implementos Madal Palfinger, a Mercedes-Benz está propiciando aos visitantes o test-drive com o Axor 2831 equipado com um guindaste Epsilon Palfinger M120Z96. Este modelo, além da atividade florestal, é indicado também para a movimentação de cargas na área de reciclagem. As performances do caminhão e do guindaste podem ser experimentadas numa pista de testes no próprio local do evento, que foi especialmente preparada para simular condições severas de transporte fora-de-estrada. A presença da Mercedes-Benz no evento faz parte do intenso programa de demonstração de caminhões a clientes que a Empresa vem realizando este ano e que inclui as ações do Road Show em cerca de 60 cidades de todo o Brasil.
NOVA REVENDA - A Kawasaki inaugurou mais uma concessionária autorizada no País. Desta vez, o local escolhido foi a cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Posicionada na Avenida Independência, 3.065, no Jardim São Judas, a Studio Motors passa a ser a primeira revenda da Kawasaki na cidade, e passa a atender não só a região de Piracicaba, mas as regiões próximas como Americana, Santa Barbara d’ Oeste, Limeira e Rio Claro. Com uma área de 450 metros quadrados, a Studio Motors Kawasaki Piracicaba contemplará neste espaço show room, oficina especializada e loja de acessórios, além de disponibilizar toda a linha de produtos da montadora. Para saber mais, acesse o website www.studiokawasaki.com.br
NOVA VIATURA – Agrale apresenta na LAAD 2011 (Latin America Aerospace & Defence) a nova viatura militar Agrale Marruá AM 31 - VTNE 1,5 t 4X4. O novo modelo foi desenvolvido para atender às especificações militares na faixa de 1.500 kg, para a qual não existe fornecimento atualmente, e ampliar a linha de viaturas da empresa, que inclui versões para o transporte de tropas, reconhecimento, guerra eletrônica, comando e controle, ambulância e outras aplicações. A empresa expõe seus modelos no evento, que aconteceu no período de 12 a 15 de abril, nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro. A nova versão tem como principal diferencial a maior capacidade de carga: 1.500 kg na viatura, mais 1.500 kg tracionados em qualquer terreno. Também mantém as mesmas características técnicas de robustez, versatilidade e baixo custo de manutenção da linha Agrale Marruá, com PBT de 4.850 kg e motorização diesel.
HERÓI DA ESTRADA - O programa Herói das Estradas, promovido pela Goodyear para valorizar a imagem dos caminhoneiros no Brasil, já tem o primeiro selecionado de 2011. Trata-se de Pedro Osni Rezende da Silva, de Curitiba (PR), que salvou um colega de um caminhão em chamas. Em cerimônia de premiação nesta segunda-feira, dia 11 de abril, em sua própria cidade, o caminhoneiro foi reconhecido publicamente, recebendo um troféu e um adesivo exclusivo com o logo do programa para colar em seu caminhão. Pedro Osni já está classificado para a final do Herói das Estradas, quando concorrerá a um caminhão zero km, além de pneus e recauchutagem da Goodyear. As histórias recebidas foram classificadas quanto à veracidade e ato heróico. Todos os relatos enviados permanecem na concorrência ao longo do ano para as próximas etapas. Até dezembro, quando acontece a grande final, mais nove histórias serão premiadas e a melhor de todas receberá o caminhão como prêmio.
VEÍCULOS DE DEFESA - A Iveco vai criar uma divisão de veículos militares cuja primeira ação será gerenciar o projeto do VBTP-MR, o veículo blindado anfíbio que a empresa desenvolve em conjunto com o Exército Brasileiro. Nomeada Iveco Veículos de Defesa, a nova divisão começa com um investimento de R$ 75 milhões para a construção de uma unidade produtiva dentro do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Uma área de 18 mil metros quadrados será totalmente reformulada para acolher a produção seriada das 2.044 unidades do VBTP já encomendadas pelo Exército e que está prevista para começar no segundo semestre de 2012. A plena carga, a nova unidade vai empregar 350 pessoas, muitas das quais treinadas para tarefas especializadas e raras no mercado, como solda de aço balístico. A Iveco Veículos de Defesa foi anunciada no último dia 4 de abril ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em evento realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado e que teve a participação do Comandante do Exército General Enzo Peri, entre outras autoridades civis e militares. Na cerimônia, foi apresentado também o primeiro protótipo do VBTP-MR, batizado “Guarani”, que está sendo exibido na Latin America Air & Defence (LAAD), a maior feira militar da América Latina que começou no dia 12, no Rio de Janeiro.
NOVO PADRÃO - A revendedora Ford Dimas do Estreito, em Florianópolis (SC), foi a escolhida para liderar a implantação do novo modelo de oficina que a montadora americana irá adotar em todo o Brasil. A loja é a primeira do país a contar com um Box Rápido Motocraft independente das instalações das tradicionais oficinas mecânicas. O espaço é destinado exclusivamente para serviços rápidos, como alinhamento, balanceamento, troca de óleo, revisão e conserto de velas, pastilhas, discos, pneus, palhetas, limpadores, filtros, escapamentos e suspensões, entre outros itens. A grande vantagem do Box Rápido Motorcraft é a segurança de um atendimento de qualidade, com peças originais a preços competitivos, profissionais altamente qualificados e prazo de conclusão do serviço de, no máximo, duas horas. Entre os diferenciais da oficina também está o agendamento eletrônico via internet, por onde o cliente pode realizar um acompanhamento do serviço em tempo real.
ATÉ NA CABEÇA - Pioneiro entre os pilotos brasileiros no Rally Dakar e a levantar a bandeira da sustentabilidade nas competições off-road, Klever Kolberg levou a questão à cabeça: a nova pintura de seu capacete, feita pela Artmix Studios, de São Paulo, representa o globo terrestre. "A ideia desta pintura tem a ver com a razão pela qual decidi voltar a participar do Rally Dakar: o futuro do planeta Terra. Então decidi utilizar o esporte para mostrar que está literalmente em nossas mãos e nas nossas cabeças, o poder de escolher um caminho melhor para o globo terrestre e toda a vida que existe nele. O princípio da sustentabilidade quando ligado ao meio ambiente nos mostra que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer as gerações futuras", destacou o piloto, o primeiro na história do Dakar a disputar o rali mais perigoso do planeta usando, por todo o percurso, apenas o etanol de cana de açúcar como combustível. "Não é fácil apenas chegar e dizer: vamos correr com etanol. Foi preciso uma logística complexa para os abastecimentos, já que na Argentina e Chile não se vende etanol como combustível. O carro também teve de ser todo adaptado, já que o tanque de combustível tinha 560 litros, porque os reabastecimentos não eram permitidos durante as especiais. Inclusive tenho trabalhado para melhorar este ponto no regulamento com a organização do Dakar", disse Klever, que inspirou a ASO - dona do evento -, a criar a categoria experimental para carros usando combustíveis alternativos.
MERCADO DE REPOSIÇÃO - O Grupo Continental é considerado um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos. Com faturamento de mais de €26 bilhões, em 2010, seu portfólio é composto por sistemas de freios, sistemas e itens de powertrain e chassis, além de instrumentação, eletrônica veicular, pneus e elastômeros técnicos. Como parceiro da indústria automobilística, o Grupo Continental desenvolve e fabrica produtos e sistema inovadores para um moderno futuro automotivo, no qual acomoda a mobilidade individual, segurança, responsabilidade ambiental e eficiência de custos. No mercado de reposição, a empresa se diferencia em todos os seus segmentos de atuação, sob as marcas já consagradas pelo mercado: ATE, ContiTech, Continental Pneus e VDO.
NOVO CONCEITO - A Saint-Gobain Sekurit, uma das principais fabricantes de vidros automotivos, anuncia na Automec 2011 o lançamento em sua rede de serviços automotivos, do Valeo Clip&Go (instale e vá). O programa inaugura no Brasil um novo conceito de venda de palhetas de limpadores de para-brisa, com instalação rápida, personalizada e por tamanho da lâmina, e não mais em blisters, por marca ou modelo de veículo. O conceito será implementado no País a partir deste mês e estará disponível, inicialmente, nas lojas que compõem a rede Sekurit-Partner, que representa a marca Saint-Gobain Sekurit no mercado de reposição. O programa conta com a parceria da Valeo, um dos mais importantes grupos mundiais produtores de sistemas automotivos e líder no fornecimento para montadoras, responsável pelo desenvolvimento das palhetas e pelo conceito de venda e de instalação. O Valeo Clip&Go utiliza palhetas Valeo do modelo Cibié Plus, com o exclusivo indicador de troca, que indica por em selo aplicado no corpo da palheta o momento de substituição, com lâminas de comprimento de 15 a 26 polegadas e que atenderá a 98% dos modelos de automóveis e veículos comerciais leves em utilização no mercado brasileiro, inclusive os importados. Outra inovação do programa é a mudança da embalagem. Em vez de conter duas palhetas (tradicional blister), a embalagem do programa Valeo Clip&Go é individual.
CORRIDA DE RUA - Após a etapa de Interlagos, o MINI Challenge Cup segue para a realização da 3ª etapa do campeonato. Será a primeira vez que os carros da categoria mais charmosa do Brasil irão percorrer os 2.200 metros do circuito montado nas ruas de Ribeirão Preto, desde que a cidade entrou para as atividades da Stock Car em 2010. Para os pilotos, o fato de correr em um circuito desconhecido será um novo desafio: “É uma pista que ninguém conhece e isso aumenta ainda mais a responsabilidade por um bom resultado”, diz o líder do campeonato e atual campeão da categoria, Patrick Gonçalves. Já o piloto José Mario de Castilho, que forma dupla com Bruno Henriques e ocupa a 8ª colocação no campeonato, diz que a adaptação será um fator fundamental: “Quem conseguir se adaptar melhor e de forma mais rápida ao circuito terá mais chances de alcançar um bom resultado. Vejo vantagem para os pilotos que não formam dupla, pois terão oportunidade de percorrer mais o traçado”, comenta Castilho. A largada para a 3ª etapa do MINI Challenge Cup acontece no sábado, às 17h, com a realização da 1ª bateria. No domingo será realizada a 2ª bateria, com largada marcada para às 13h. Ambas as provas terão transmissão pelo canal de TV por assinatura Band Sports
NA ESLOVÁQUIA - A Honeywell Transportation Systems anunciou que construirá uma fábrica de turbos na cidade de Presov, na Eslováquia, para ajudar a atender ao mercado de veículos com motores sobrealimentados, com previsão de grande crescimento, em virtude da redução das emissões de CO2, por intermédio da economia de combustível. A fábrica tem inauguração anunciada para o próximo ano e contribuirá para suprir a produção da empresa, que pretende lançar mais de 100 diferentes modelos de turbo para cerca de 500 aplicações já aprovadas pelas montadoras de diversos mercados mundiais. O presidente e CEO da empresa, Alex Ismail, declarou que a construção da fábrica tem o objetivo de atender à forte tendência por turbo em consequência do processo de downsizing, que é a redução do tamanho dos motores com desempenho compensado pela turboalimentação. Esse recurso proporciona economia de combustível e menor emissão de CO2.
MELHOR FORNECEDORA - No último dia 07 de abril, a General Motors realizou a premiação “Supply of the Year 2010”, em um grande evento onde homenageou seus melhores fornecedores. A premiação é uma forma da companhia reconhecer o desempenho de seus parceiros. O evento teve a participação do Presidente da General Motors América do Sul e da GM do Brasil, Jaime Ardila, que falou do apoio, da confiança e da determinação de todos os fornecedores que estavam presentes. A noite contou ainda com a presença ilustre do Campeão Mundial de F1 e Fórmula Indy, Emerson Fitipaldi, um símbolo de inovação e superação. Segundo Edgar Pezzo, vice-presidente global de purchasing e supply chain da General Motors, os critérios de avaliação utilizados foram qualidade, serviço, tecnologia e preço. Na categoria Grupo Elétrico, em reconhecimento pela atuação nas áreas de qualidade, serviço, tecnologia e preço, a fornecedora escolhida como a melhor de 2010 foi a Kostal do Brasil, que desenvolve e produz para a montadora no Brasil desde o começo da década de oitenta.
COMBATE AO FOGO – A Agrale desenvolveu para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) uma versão do utilitário Agrale Marruá de combate ao fogo. Projetado em parceria com a Rontan, os utilitários possuem carroceria Micro Pumper (veículo de Bombeiros) e serão utilizados nas minas de ferro de alta qualidade, localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Segundo Ubirajara Choairi, gerente nacional de vendas da Agrale, o Marruá Micro Pumper tem grande capacidade de operação. “O veículo é ágil, robusto, versátil e foi desenvolvido para enfrentar qualquer tipo de terreno, podendo entrar e sair de situações e locais de difícil acesso, nos quais o Resgate e o Corpo de Bombeiros só poderiam atender com o auxílio de helicóptero e/ou à pé. Na versão AM 200 CS (cabine simples) o Agrale Marruá possui tanque de água com capacidade para 800 litros, tanque de espuma de 100 litros, dosador eletrônico de espuma, canhão monitor e extintores de pó químico.
AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO - A Volvo do Brasil foi a grande vencedora nacional do 14º Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na categoria Grandes Empresas, do tema “Ambiente de Trabalho Seguro e Sustentável”. A empresa foi agraciada em virtude de seu bem-sucedido “Programa Volvo de Qualidade de Vida”. A companhia, que produz caminhões, ônibus e equipamentos de construção, também foi a segunda colocada na premiação nacional, categoria Grandes Empresas, do tema “Educação e Desenvolvimento” com a prática também de sucesso “Aprendiz Industrial - Pessoas com Deficiência”. Concorreram ao prêmio 1476 empresas de todo o País. A Volvo já havia conquistado a primeira colocação na etapa estadual do prêmio em ambos os temas. A empresa também foi condecorada com a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esta foi a primeira vez que a condecoração foi concedida pelo Governo Federal aos vencedores do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho.
DESCONTO DE 22,4% - A Barah, representante exclusiva das motocicletas Sachs no mercado brasileiro, está lançando uma promoção imperdível. Até o final de maio, o modelo Sachs MadAss 125 estará sendo vendido com desconto de 22,4% e o cliente ainda leva como brinde um capacete Mormaii, modelo Street Brandy. Com isso, o preço da moto neste período passa de R$ 8.900,00 para apenas R$ 6.900,00. A Sachs MadAss 125, uma moto divertida, com design surpreendente e voltada para o público jovem, foi lançada em janeiro deste ano. A importadora já planeja ampliar sua linha de produtos no País até o final deste ano. Ainda no primeiro semestre, chegará às lojas a motocicleta Sachs X-Road 250. Estão em estudos mais dois modelos da Sachs: as motos XTC 125 e MadAss 500. Ambos deverão ser lançados por volta de dezembro, já como modelos 2012. Além das motocicletas da Sachs, a importadora Barah também deverá lançar motos e quadriciclos de outros fabricantes. Nas próximas semanas desembarcará o primeiro lote de quadriciclos da marca chinesa STC, de 90 cc e 110 cc, que serão vendidos com a marca Eagle (que pertence à Barah). Por volta do meio do ano, deverão ser lançados quadriciclos de 700 cc e 800 cc da marca Dinli (de Taiwan), que tem uma atuação muito forte na Europa. Em 2011, a empresa espera vender perto de 2.500 veículos em suas concessionárias, entre motos e quadriciclos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.