quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prêmio Lean Award: visita de autoridades na fábrica da BMW em Landshut


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

No início de setembro, um corpo de jurados especializados da revista ”Automobil Produktion“ havia nomeado um setor do M-Ressort como vencedor do prêmio ”Automotive Lean Production Award“. O concurso verifica até que ponto os fabricantes e fornecedores de automóveis aproveitam as vantagens e a eficácia de processos enxutos e garantem as primeiras posições no concurso em termos de qualidade e custos.

O setor de Compras, Produção, Tecnologia de Cockpit e Ítens da Instalação do BMW Group ganhou o prêmio do ano na categoria ”Melhor Cadeia de Valor Agregado“. A entrega do prêmio ocorreu há alguns dias, durante cerimônia no BMW Welt em Munique e na fábrica da BMW em Landshut.

Durante o congresso, o público especializado teve a oportunidade de observar a fabricação de componentes do motor na fábrica da BMW em Landshut – inclusive a fundição de metal leve, que ganhou o prêmio na categoria “Sistema Geral Excelente“ no ano passado. Os funcionários da produção apresentaram aos visitantes a fabricação da armação do capô traseiro do BMW 5 GT e explicaram o processo otimizado de agregação de valor, pelo qual a fundição de metal leve de Landshut foi premiada no ano passado.

O gerente da fábrica, Murat Aksel, demonstrou orgulho pelo fato de que neste ano – pela segunda vez consecutiva – um setor da produção em Landshut foi premiado com o “Automotive Lean Production Award“. “Obter novamente este reconhecimento externo é, para nós, uma confirmação e um pedido ao mesmo tempo. Confirmação pelo fato de nossos esforços para tornar os processos enxutos e normatizados serem reconhecidos também por observadores independentes; pedido pelo fato de sabermos que o caminho para uma rede de agregação de valor ideal tem um início, mas não um fim e que deter-se ou repousar sobre os louros significa retroceder“, diz Murat Aksel. “Agradeço de coração a todos os envolvidos no apoio e na realização deste evento de alta categoria.“

A produção diária do setor de Compras, Produção e Tecnologia nas fábricas de Landshut e Wackersdorf é de aproximadamente 4.000 cockpits para os modelos BMW. O planejamento, o pré-desenvolvimento, bem como a construção de modelos e amostras para cockpits e itens da instalação, são componentes elementares da organização. Desde 2010, a MI-4 é responsável também pela aquisição de peças para o leque de produtos, inclusive peças adquiridas para a produção própria.

O prêmio “Automotive Lean Production Award“ na categoria "Melhor Cadeia de Valor Agregado“ honra, segundo o corpo de jurados, a “implantação da metodologia Lean de ponta à ponta, as soluções inteligentes sempre presentes e o envolvimento direcionado dos colaboradores nos processos de produção e montagem“. Os jurados especializados ficaram impressionados especialmente “com a integração dos fornecedores na cadeia de valor agregado, o trabalho conjunto muito próximo entre a produção, os fornecedores e o setor de Compras, bem como o planejamento eficaz“.

De modo geral, o BMW Group conseguiu atingir um alto grau de normatização na produção, mas estimulando os colaboradores a aproveitar o espaço existente para otimizar seus respectivos setores, justificaram os jurados.

Declarações durante o evento:

"O evento de hoje foi organizado de modo perfeito. Quero agradecer novamente a equipe comandada pelo Sr. Lechertshuber. É uma publicidade fantástica para a BMW, tanto em relação à inovações quanto a temas de WPS." - Franz Linner, Gerente de Compras, Produção e Tecnologia de Cockpit e Itens da Instalação.

"O Lean Award é uma verdadeira grandeza para nossa apresentação no âmbito externo e é mais do que agradável termos visto hoje em Landshut que é possível ganhá-lo até mais de uma vez: no ano passado, Landshut foi premiada por seu “Excelente Sistema Geral” e neste ano pela “Melhor Cadeia de Valor Agregado“.

Nós da fábrica da BMW em Leipzig também estamos muito orgulhosos de termos sido premiados pelo “Excelente Sistema Geral” neste ano." - Manfred Erlacher, Gerente da fábrica da BMW de Leipzig.

"A visita guiada pelos pavilhões da produção na fábrica da BMW em Landshut foi muito interessante para mim. Os processos são absolutamente profissionais – em um ou outro ponto certamente ainda temos algo para aprender." - Dr. Shuhei Toyoda, Diretor executivo e presidente da Toyota Boshoku Corporation.

A visita guiada pela fábrica hoje em Landshut foi preparada de modo absolutamente profissional, com exemplos vivos que permitiram acompanhar bem todo o sistema. O que me impressionou especialmente foi a troca de ferramentas num intervalo tão curto. Em resumo, um evento de classe.“ - Michael Schwaighardt, Magna Exterior und Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.