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Por Assessoria de Imprensa do grupo DEKRA
Carro é uma paixão do brasileiro. Não é à toa que o mercado automotivo é um dos mais promissores do País, cada vez mais disputado por marcas internacionais. E não são apenas os veículos novos que possuem boa saída: o segmento de usados e seminovos é responsável por cerca de dois terços das vendas nacionais.
Contudo, na hora de comprar um carro com alguns quilômetros rodados o consumidor deve se atentar a alguns detalhes, que podem evitar muita dor de cabeça. Pensando nisso, o diretor Comercial do Grupo DEKRA Brasil – multinacional alemã formada pelas empresas DEKRA Vistorias, DNA Security e Checkauto –, Luís Neca, listou algumas dicas preciosas para quem procura um usado ou seminovo de qualidade.
São elas:
- Comprar o veículo de lugares confiáveis, como concessionárias ou revendedoras autorizadas.
- Levantar o histórico do veículo, para saber se ele já passou por acidente, já foi roubado, se o hodômetro (contador de quilômetros rodados) foi adulterado, entre outros. A Checkauto (www.checkauto.com.br) é uma boa fonte de pesquisa para isso, já que possui 80 milhões veículos cadastrados.
- Verificar se as condições das peças estão de acordo com a quilometragem do veículo. Esta é uma das melhores formas de saber se houve adulteração do hodômetro. Também desconfie se as peças forem muito novas, já que podem ter sido substituídas para encobrir as alterações. Dica: no site da Checkauto é possível consultar a quilometragem dos veículos antes de comprá-los.
- Ficar atento ao desgaste das peças, como pneus, volante, freio, manopla do câmbio, estofado e tapeçaria. Dica: fazer uma inspeção de diagnóstico aponta o real estado desses itens.
- Certificar-se que o estepe, o triangulo e o extintor estão em ordem.
- No motor, verificar o entorno das conexões para ter certeza se não há vazamento de óleo. O correto é que o motor esteja sempre com aspecto “sujo”, “empoeirado”. Ele nunca deve ser lavado, já que a água e o sabão ressecam as peças e prejudicam seu bom funcionamento.
- Checar contorno interno do porta-malas para ver se há indícios de ferrugem, que indica a existência de infiltração. Se houver, significa que o veículo já sofreu uma colisão traseira.
- A textura da tinta original do carro é sempre diferente da tinta usada em reparos. Preste atenção se a pintura de todo o carro é homogênea. Dica: a Caneta Checkauto permite saber, com precisão, se há repintura.
- Checar o número do chassi, para ter certeza que está de acordo com o que consta no documento.
- Checar se o número que se encontra no pé dos vidros corresponde aos oito dígitos finais do chassi.
- Ficar atento se os vidros são todos da mesma marca, caso contrário podem ter sido substituídos por conta de acidentes ou sinistros. Dica: empresas especializadas, como a DEKRA, realizam o Laudo Técnico, uma vistoria detalhada em que são analisados mais de 76 itens do veículo, gerando maior segurança na hora da compra.
- Verificar a data de validade do pneu, localizada na lateral, e se os sulcos estão dentro das especificações. Há um indicador no sulco do pneu que mostra quando seu desgaste atingiu o limite.
“O mais importante na hora de comprar um veículo usado é saber sua procedência, para anular a chance de adquirir um bem clonado”, alerta Neca. Segundo ele, por mais que o consumidor se certifique que os dados do carro estão de acordo com as informações da documentação, somente empresas especializadas em vistoria e inspeção veicular podem garantir que “aquele veículo é, de fato, aquele veículo”.
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