VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Ford
O Focus ST-R, novo carro de corrida da linha Ford Racing, estreia neste fim de semana no autódromo de Daytona, nos Estados Unidos, na prova Grand-Am 200. O Focus ST-R faz parte da estratégia da Ford de ter uma presença agressiva nas corridas, acompanhando o avanço de suas plataformas globais.
Projetado especialmente para as pistas pela Ford Racing na América do Norte, o Focus ST-R é baseado no carro de produção e utiliza muitas peças mecânicas e da carroceria em comum. Ele mostra como a marca está aplicando sua experiência de engenharia e desenvolvimento em veículos de competição.
A ligação do Focus ST-R com os modelos Focus e Focus ST não é casual. Isso facilitou o desenvolvimento de especificações técnicas globais para os times que querem otimizar custos e, ao mesmo tempo, permitirá a constante evolução dos modelos de rua.
"O novo Focus é o melhor da categoria em freios, dirigibilidade e motorização. É um carro projetado para quem gosta de dirigir e dá aos fãs de esportivos a oportunidade de apreciar um veículo de performance nas ruas. O Focus ST-R é um exemplo de como um grande carro de produção pode inspirar um veículo de corrida competitivo", diz Jost Capito, diretor de Veículos de Performance Globais da Ford.
Carro de competição
Inicialmente homologado para os campeonatos de turismo dos Estados Unidos e do Canadá, o Focus ST-R estará disponível para pilotos profissionais e amadores na América do Norte. A Ford também pretende oferecer o carro em outras regiões no futuro, incluindo a Europa, para competições como as 24 Horas de Nurburgring. A proposta é que o carro seja competitivo em diferentes categorias mundiais com poucas modificações.
O Focus ST-R traz gaiola de proteção no padrão FIA, freios redimensionados, suspensão tunada e uma versão especial do motor 2.0 EcoBoost, com potência de 250 cv e torque de 36,6 kgfm.
Como todo motor EcoBoost, ele combina as tecnologias de injeção direta a alta pressão, turbo e duplo comando independente de válvulas variável para aumentar o desempenho e a economia de combustível. Além disso, tem sistemas de entrada e exaustão redesenhados, calibração especial e transmissão manual de seis marchas igualmente revisada.
Depois de quase um ano de testes, O Focus ST-R é o primeiro modelo global a se juntar à família de carros de competição da marca, ao lado do Mustang FR500C, Mustang FR500S, Mustang Cobra Jet, Boss 302R e Boss 302S. Ele irá estimular ainda mais o sucesso nas competições, como o New Fiesta vem fazendo no RallyCross e nos X Games.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.