VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por GM do Brasil
A Chevrolet entregou nesta terça-feira (29), no Rio de
Janeiro, o primeiro Sonic do Brasil como prêmio do Alternative Reality Game
(ARG) "Sonic. Pegue se for capaz", criado para o lançamento do modelo
no país. O vencedor Nicolas Alves Diana, de São Paulo, SP, estava entre os
cinco finalistas da primeira etapa, realizada nas redes sociais e que
movimentou diretamente mais de meio milhão de pessoas. A competição na internet
aconteceu entre 24 de abril e 13 de maio.
A prova final foi realizada no Rio de Janeiro, mas os
participantes só souberam da localização no final da etapa virtual. Para ganhar
o primeiro Sonic do Brasil era preciso encontrar o carro em algum ponto da
cidade, seguindo as pistas da produção. Os finalistas foram levados pela
organização do ARG até o local de início da prova, em um quiosque na praia do
Leme, no Rio de Janeiro. Lá, foram sorteados um motorista e um produtor
destinado para cada finalista e seu acompanhante. As 10h25 da manhã, cada
competidor recebeu três cartões com pistas. A primeira foi o recorte da
manchete do dia do jornal O Globo, sem nenhuma outra explicação. A partir daí,
as pistas eram liberadas de 20 em 20 minutos. Com a manchete em mãos uns foram
comprar o jornal, outros foram para a sede do O Globo, mostrando como a
intuição poderia mudar o rumo do resultado.
A próxima pista era: compre o jornal. E os que já tinham
comprado, puderam receber a instrução seguinte. Na página C9 do jornal O Globo
havia um classificado destinado aos finalistas com dicas do próximo passo que
deveria levar os participantes para o Maracanazinho. Quatro finalistas chegaram
ao local com apenas 10 minutos de diferença.
A terceira e última pista estava em um cartão com o setor e
o número da cadeira. Os números também formavam o código de segurança para
abrir uma maleta que estava embaixo da cadeira identificada. Dentro, havia um
celular e uma chave. Ao discar para o último número, uma gravação informava coordenadas
de Latitude e de Longitude, que identificavam o local onde o Sonic estava
escondido: o Forte do Leme. Lá, o vencedor subiu correndo, abriu uma urna que
estava nas mãos do diretor de marketing de comunicações da Chevrolet, Frederico
Themóteo Jr., e ligou o Sonic.
Em números, a ativação envolveu mais de 80 pessoas
trabalhando só no dia da prova. Foram quatro meses de preparativos até o início
da etapa virtual, que teve coordenação da AG2 Publicis Modem.
Esta foi a primeira vez na história da Chevrolet do Brasil
que um carro foi lançado através das redes sociais, terminando com uma prova
real a partir de um jogo eletrônico. Conhecido por combinar situações virtuais
de jogo com realidade, o ARG é uma tendência mundial, mas ainda pouco explorado
no Brasil. "Foi uma estratégia inovadora que respondia diretamente ao
perfil do Chevrolet Sonic, um carro moderno, inovador e desejado,
principalmente pelo público jovem e conectado", diz Gustavo Colossi,
diretor de marketing da Chevrolet. "Foi uma ação mobilizadora. Mais de 500
mil pessoas viraram fãs da marca na fan page Chevrolet Brasil e houve
engajamento de mais de 60 mil participantes que entraram no jogo. A Chevrolet é
a maior marca em redes sociais no Brasil", completa Colossi.
FINALISTAS:
Jayme Teixeira Leite, de Belo Horizonte-MG
Drielli Silva Morandi, de Franca-SP
Telbio Rohen da Costa Filho, de Novo Rio das Ostras-RJ
Paulo Fernandes Garcia Neto, de São Paulo-SP
Nicolas Alves Diana, de São Paulo-SP
VENCEDOR:
Nicolas Alves Diana, de São Paulo-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.