quinta-feira, 5 de julho de 2012
Pirelli Diablo Superbike de 17 polegadas passa pelo primeiro teste para ser o pneu do WSBK em 2013
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por FSB Comunicações / Assessoria de Imprensa da Pirelli
Os testes de desenvolvimento dos novos pneus de 17 polegadas que serão utilizados na temporada 2013 foram realizados na pista espanhola e abertos a todas as equipes, organizados pela Infront e Pirelli. Oito times participaram com seus respectivos pilotos: Aprilia Racing Team, Althea Racing, Honda World Superbike Team, FIXI Crescent Suzuki, BMW Motorrad Motorsport, BMW Motorrad Italia Goldbet, Kawasaki Racing Team e Pata Racing Team.
Os demais optaram por não tomar parte dos testes, para se concentrar somente no desenvolvimento de soluções baseadas nos pneus de 16,5 polegadas,utilizados na atual temporada. Foram realizadas duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, ambas com duração de 2 horas e 20 minutos, durante as quais os pilotos experimentaram três diferentes pneus de 17 polegadas na dianteira e dois na traseira, todos com composto SC1 intermédiário, porém com diferenças em termos de estrutura, materiais de construção e perfis.
No teste de desenvolvimento dos novos pneus, primeiro os pilotos deram algumas voltas com a medida 16,5” com o composto SC1, a mesma que eles já utilizam em 2012, antes de passar para as soluções de 17”. A decisão de realizar o teste ainda com o composto SC1 foi tomada para assegurar que os pilotos se concentrassem totalmente na medida diferente, em vez de outras características dos pneus.
Nas sessões da manhã e da tarde, cada piloto completou aproximadamente 30 voltas com o pneu de 17”. A tabela a seguir compara as voltas mais rápidas que cada um conseguiu na primeira corrida do domingo (CORRIDA 1), quando as condições climáticas eram melhores do que na segunda corrida, com o teste com o atual pneu de 16,5” e depois com o de aro 17”.
Como pode ser visto, na maioria dos casos, os pilotos melhoraram seus tempos de volta consideravelmente, até o máximo de 1,5s. Em outros casos, eles igualaram o desempenho obtido com os pneus de 16,5”. Giorgio Barbier, diretor de competição da Pirelli Moto: "Os resultados dos testes são um ponto de partida muito promissor, sobre os quais vamos construir as novas soluções. “A partir deste interessante primeiro passo, o desafio para nós na Pirelli será o de desenvolver uma nova gama completa de 17 polegadas”.
Graças ao feedback recebido durante os testes, nos próximos dias Pirelli irá identificar a solução que mais agradou os pilotos. Sobre esta base, irá desenvolver não só o pneu com o composto SC1 padrão para o próximo ano, mas também toda uma nova linha. Já a partir de 2013, esses pneus também serão comercializados e disponibilizados a todos os clientes, que assim poderão escolher comprar os pneus de 16,5”, ou os de 17”.
Com a introdução dos novos 17" no Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) em 2013, a Pirelli estará presente com esta nova medida em todos os Campeonatos Nacionais e Mundiais em que participa, com a exceção do Campeonato Britânico de Superbike, que, dada a sua importância, precisará de mais um ano antes poder mudar para o aro 17. A mudança, contudo, acontecerá a partir de 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.