sábado, 7 de julho de 2012
Vendas mundiais atingem 1.619.000 unidades no 1º semestre de 2012
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis / Comunicação e Imprensa
Fatos marcantes no 1º semestre de 2012:
• As vendas de veículos e unidades desmontadas totalizaram 1.619.000 unidades
• As vendas de veículos montados recuaram 10,7%
• Queda de 31,3% de veículos desmontados
• A participação no mercado da Europa* ficou em 12,9%
• A progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa foi de 39%
• Crescimento constante da parte das vendas de veículos Premium**, com 19%
• Sucesso dos lançamentos dos Peugeot 208 e 4008 e dos Citroën DS5 e C4 Aircross
• Lançamento, em estreia mundial, de quatro veículos dotados da tecnologia híbrida diesel: Peugeot 3008 HYbrid4, 508 RXH e 508 HYbrid4, Citroën DS5 HYbrid4
• Líder europeu em matéria de redução de emissões de CO2 no primeiro trimestre de 2012, com emissões médias de CO2 de 125,5 g por km.
Durante o primeiro semestre de 2012, os mercados automobilísticos mundiais avançaram 7%. Os mercados na Ásia e na Rússia, ambos com um crescimento de 14,4%, são os principais motores desse crescimento. O mercado de carros de passeio na China registrou um crescimento de 6,8% no acumulado do semestre.
Na Europa, num contexto marcado por condições econômicas muito degradadas, o mercado de carros de passeio e de veículos comerciais leves apresentou uma forte queda, de 7,2%. Essa degradação pode variar de intensidade, dependendo do país:
-21,5% na Itália
-13,3% na França
-10,2% na Espanha
+0,6% na Alemanha
+1,4% no Reino Unido
-1,6% nos países da Europa Central e Oriental.
A retração do Grupo nos mercados na Europa atingiu -10%, devido ao seu mix desfavorável.
* Europa: UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia
** Os veículos Premium dispõem de um nível de atributos automotivos de referência no seu segmento (prazer de conduzir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e agrupam os modelos distintivos dos segmentos A, B e C (Peugeot 207 CC, 308 CC, RCZ, 3008, 4008 e Citroën DS3, DS4, C4 Aircross) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-Crosser, DS5).
Nesse contexto, a PSA Peugeot Citroën vendeu 1.619.000 veículos montados e unidades desmontadas no mundo no primeiro semestre de 2012, um resultado em declínio de 13%.
As vendas de veículos montados totalizaram 1.476.000 unidades (-10,7%). As vendas de unidades desmontadas fecharam em 143.000 unidades (-31,1%). A intensificação das sanções contra o Irã impossibilitou o financiamento da atividade de venda de unidades desmontadas para esse destino, o que levou o Grupo, em conformidade com as regulamentações internacionais, a suspender essa atividade no decorrer do primeiro semestre.
Frédéric Saint-Geours, Diretor Mundial de Marcas, declara:
« Nesse contexto muito tenso nos mercados automotivos da Europa, nossa estratégia de subida de gama e de globalização se revelou mais acertada do que nunca. Com nossos lançamentos recentes – o Peugeot 208, o Citroën DS5, a tecnologia híbrida diesel nos Peugeot 3008 e 508 e o Citroën DS5 - e com os lançamentos que faremos ainda este ano – o Peugeot 301, os Citroën C-Elysée e C4L, assim como o novo C3 na América Latina -, nós dispomos de veículos para defender nossas posições na Europa e continuar nossa expansão nos países emergentes. »
Uma participação no mercado da Europa de 12,9%
Em um mercado de carros de passeio e veículos comerciais leves em retração de 7,2% no 1º semestre (carros de passeio: -6,7% / veículos comerciais leves: -11,8%), os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën totalizaram 994.000 unidades, em baixa de 13,6%. A participação no mercado do Grupo ficou em 12,9%, ante 13,9% no primeiro semestre de 2011. Em comparação com o segundo semestre de 2011, quando os mercados da França e de outros países europeus já não beneficiavam mais de medidas como aquelas que incentivavam a troca de um carro usado por um novo, a participação no mercado do Grupo cresceu 0,2 ponto (12,9% ante 12,7% no segundo semestre de 2011).
O Grupo continua sofrendo as consequências de um mix de mercado desfavorável: os mercados tradicionalmente de maior presença das marcas Peugeot e Citroën (França, Espanha, Itália) estão em crise profunda. Levando em conta o mix país do 1º semestre de 2011, a participação no mercado no primeiro semestre de 2012 seria de 13,3%.
No entanto, a participação no mercado do Grupo progrediu em vários de seus principais mercados: ela passou de 17,5% para 17,7% na Espanha, de 9,2% para 9,3% na Grã-Bretanha e de 9,8% para 10,2% na Itália.
Com uma participação no mercado de 20,8%, o Grupo mantém sua liderança no mercado veículos comerciais leves.
Sucesso dos lançamentos
Peugeot 208: Embora tenha sido lançado apenas em poucos países e apesar de os tão esperados motores de 3 cilindros a gasolina só estarem disponíveis a partir do mês de julho (versão 1.2l) e do mês de outubro (versão 1.0l) – representando potencialmente 40% das vendas – o Peugeot 208 já registrava cerca de 72.000 pedidos acumulados na Europa no final de junho.
O Mix do Peugeot 208 é mais elevado do que previsto, com mais de 90% de nível 2 (Active) e 3 (Allure) e 42% de nível 3 e 3 + (Feline).
Linha DS: Graças a chegada do Citroën DS5, a linha DS representou, no primeiro semestre de 2012, 15% dos pedidos na Europa e 10% das vendas mundiais da Citroën, ante 7% no mesmo período de 2011.
Continuação da globalização das vendas
No 1º semestre de 2012, a parte das vendas fora da Europa ficou em 39%, ante 29% no 1º S 2008, 33% no 1º S 2009, 35% no 1º S 2010 e 38% no 1º S 2011.
China: uma dinâmica que se confirma
Em um mercado de carros de passeio em alta de 6,8%, as vendas do Grupo cresceram 7,5%, com 209.200 veículos vendidos, graças, entre outros, aos bons resultados do Peugeot 308 e do Citroën C4. A participação no mercado do Grupo ficou em 3,4%. No dia 28 de junho passado, o Grupo lançou, através de sua segunda joint-venture CAPSA, a linha DS na China.
América Latina: ventos contrários
O mercado brasileiro, sob o duplo impacto da crise mundial e da desaceleração do consumo doméstico, fechou o primeiro semestre com uma queda de 0,3%. Nessa conjuntura desfavorável, os resultados do Grupo encolheram na região da América Latina.
A PSA Peugeot Citroën também sofreu o impacto das obras necessárias para o aumento da capacidade do Centro de Produção de Porto Real assim como do aumento do IPI sobre veículos importados no Brasil.
Finalmente, a renovação iminente de nossos modelos no segmento B, o mais importante do mercado sul-americano, também impactou os volumes.
Nesse contexto, o Grupo comercializou 122.000 veículos na região no primeiro semestre (-21,1%).
As perspectivas do mercado brasileiro melhoram no segundo semestre graças às medidas de apoio adotadas pelo governo e ao bem-sucedido lançamento do Peugeot 308 em março. A chegada do novo Citroën C3 no próximo mês de agosto vai reforçar essa dinâmica.
Rússia: aceleração do ritmo de crescimento
Em um mercado russo em alta de 14,4% no 1º semestre, as vendas do Grupo totalizaram 41.000 unidades (+14,7%). A participação no mercado progrediu 0,1 ponto, para 2,8%.
No segmento dos veículos comerciais leves, a PSA Peugeot Citroën avançou 61% em relação ao primeiro semestre de 2011, ganhando 3 pontos de participação no mercado e fechando em 8,7%.
Com 6.086 unidades vendidas, o Grupo lidera o segmento de veículos comerciais leves importados.
Desde o início do ano, o Grupo apresentou 5 modelos novos na Rússia: os Peugeot 508 e 4008 e os Citroën C4 Aircross, DS4 e DS5. Com o início da produção completa no Centro de Produção de Kaluga, em 4 de julho, a marca Peugeot vai lançar ainda neste mês o Peugeot 408 – primeiro modelo do Grupo a ser produzido em ciclo completo na Rússia.
Crescimento contínuo das vendas de veículos Premium
Em todas as suas zonas de desenvolvimento, a estratégia da PSA Peugeot Citroën visa consolidar a subida de gama das marcas Peugeot e Citroën.
Essa subida de gama continuou no primeiro semestre de 2012, com uma nova progressão da parte das vendas de veículos Premium, que ficou em 19% ante 17% no primeiro semestre de 2011.
Aliás, a melhoria do mix das vendas do Grupo se confirma com o aumento do peso dos segmentos C e D, que representaram no primeiro semestre 45% das vendas do Grupo, ante 42% no primeiro semestre de 2011.
O peso dos segmentos A e B está em baixa e representa 38% das vendas no primeiro semestre de 2012, ante 40% no primeiro semestre de 2011.
Liderança tecnológica e ambiental
A PSA Peugeot Citroën é líder europeu em matéria de redução de emissões de CO2 no primeiro trimestre de 2012, com uma média de emissões de CO2 de 125,5 g por km.
No primeiro semestre, a parte dos veículos do Grupo com emissões inferiores a 110 g foi de 33,1% ante 29,3% no primeiro semestre de 2011. A parte dos veículos com emissões inferiores a 121g foi de 47,4% ante 44,1% no primeiro semestre de 2011.
O Grupo confirma seu engajamento em matéria de inovação, com o lançamento em estreia mundial, no primeiro semestre de 2012, de quatro veículos híbridos diesel dotados da tecnologia HYbrid4: o Peugeot 3008 HYbrid4, lançado no fim de fevereiro e cujas vendas representam 8% do volume do Peugeot 3008; o Citroën DS5 HYbrid4, lançado em março que já atinge 20% dos volumes do Citroën DS5; e mais recentemente, os Peugeot 508 RXH e 508 HYbrid4.
Além disso, o motor a gasolina de 4 cilindros 1,6 litros turbo com injeção direta da PSA Peugeot Citroën, desenvolvido em cooperação com o Grupo BMW, foi recompensado com o prêmio de motor do ano na categoria de motores entre 1,4 e 1,8 litro, concedido pela publicação «Engine Technology International», pelo 6º ano consecutivo. Ele coroa uma família completa de motores, dotada das últimas evoluções tecnológicas e proporcionando reduções de consumo e de emissões de cerca de 10% em relação à geração anterior.
PSA Peugeot Citroën continua sendo o primeiro depositante francês de patentes pelo quinto ano consecutivo, com 1.237 patentes publicadas em 2011, confirmando assim sua liderança tecnológica.
Finalmente, o novo Peugeot 208 será equipado a partir do mês de julho com o motor de 3 cilindros a gasolina de nova geração, produzido no Centro de Produção de Trémery. A versão 1,0l VTI desenvolve 68 cv e proporciona um melhor rendimento, um consumo otimizado e apenas 99 g de CO2 / km. A versão 1,2l VTI desenvolve 82 cv e emite apenas 104 g de CO2 / km.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.