quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
MVC equipa modelos 2013 de veículos da Mitsubishi, Nissan, Suzuki, Iveco e Volare
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Por Secco Consultoria de Comunicação
A MVC, líder brasileira no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e a Marcopolo, fornece componentes em compósitos (plástico de engenharia) para modelos de veículos das marcas Mitsubishi, Nissan, Suzuki, Scania, Volvo, Iveco e Volare, além de peças para implementos rodoviários da Randon e Guerra. Para atender o elevado padrão de qualidade do segmento automotivo, a empresa desenvolve produtos pelos processos RTM-S e VFC Light, que proporcionam grande redução de peso e vantagens para a preservação ambiental e redução de emissões, além de outros benefícios para o cliente e para o usuário final.
Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a empresa está atenta à contínua evolução da indústria automobilística brasileira. “O setor automotivo é dinâmico e tem seu foco no melhor desempenho, na redução de peso, consumo de combustível e emissões, estética e na sustentabilidade. Para cada cliente e para cada aplicação o nosso departamento de engenharia desenvolve novos materiais e processos para as diversas aplicações”, ressalta o executivo.
Entre os lançamentos para 2013, o utilitário Suzuki Jimny será equipado com para-choques dianteiro e traseiro, as saias laterais, os conjuntos de fender flare dianteiro e traseiro, splash shield e protetor frontal fabricados pelos processos Vacuum Forming, com plástico de engenharia de alta resistência mecânica. As peças são produzidas em termoplástico de alto impacto pelo processo a vácuo, já pintadas na cor do veículo e entregues diretamente na linha de montagem da montadora.
A MVC também fornecerá o painel de instrumentos completo e o revestimento interno do teto (forro), que terá como diferenciais alto desempenho, acabamento e redução de peso. O forro será produzido em duas diferentes configurações, para versões com teto solar e revestimento de vinil e de tecido na padronagem da montadora. O inovador processo VFC Light (combinação das tecnologias a vácuo e compressão) proporciona maior estabilidade térmica, rigidez, redução de peso e melhor padrão de acabamento aos componentes automotivos.
Para os modelos da Mitsubishi, a MVC fornece para-choques, para-lamas, porta pacote, revestimentos internos fabricados pelos processos Vacuum Forming, com plástico de engenharia de alta resistência mecânica. O processo é composto por polímeros mais leves e com alta absorção de impacto.
“Desenvolvemos os para-choques e protetores para a L200 Triton Savana. A partir de 2013, também forneceremos para a Mitsubishi tapetes e carpetes em cinco diferentes modelos para a L200 Triton e Pajero Dakar. Eles serão fabricados por um novo sistema automático de corte a jato d’água”, explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.
Este novo sistema de corte com jato d’água é realizado por um robô, que executa a operação de recortes e furações, com alta pressão, nos cinco eixos superficiais do produto. Proporciona elevada precisão dimensional do produto e melhor acabamento superficial, com ganhos de produtividade em relação ao processo atual.
“Além da aplicação do sistema de corte a jato d’água para a linha de tapetes e carpetes dos modelos Mitsubishi, também forneceremos para a Pajero TR4 o forro de teto, fabricado em Superlite, novo material que consiste em um polímero reforçado com fibras longas de vidro e proporciona baixíssimo peso e alto desempenho térmico e acústico”, afirma Luis Carlos Baptista Jr, gerente da unidade MVC GO, em Goiás.
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