segunda-feira, 4 de março de 2013

Volkswagen atualiza o design da marca utilizado em suas comunicações




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 Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

 A Volkswagen acaba de fazer uma nova atualização do design de sua marca (logotipo), que será utilizado mundialmente em todas as comunicações da empresa, entre as quais impressas e digitais. O processo de implementação da nova marca deve ser concluído até abril deste ano. O novo logotipo global da marca chega no momento em que a Volkswagen do Brasil comemora 60 anos (a empresa completa seis décadas no País no dia 23 de março de 2013).

Desenvolvida pela equipe de Corporate Design da Volkswagen na Alemanha - país onde está localizada a sede da empresa -, a nova marca (logotipo) tem como principais destaques os traços hiper-realistas, firmes e bem definidos que realçam ainda mais a tridimensionalidade, em relação ao logo anterior, e o efeito cromado. O resultado é um logotipo com aspecto ainda mais nobre, capaz de causar impacto emocional ao transmitir conceitos como aceitação e confiança.

Cabe ao logotipo transportar visualmente todos os valores da Volkswagen de modo simbólico, revelando a força da marca, que é reconhecida imediatamente por meio do desenho.

Conheça a história do logo VW

Ao longo da história da Volkswagen, seu logotipo recebeu diversas atualizações, contando inclusive com variação de cores. Todas as versões, no entanto, têm algo em comum: a letra "V" sobre a letra "W" dentro de um círculo, revelando que o perfil da marca traz uma síntese bem sucedida entre tradição e inovação.

A origem do logo Volkswagen remete aos primórdios da Volkswagenwerk (fábrica Volkswagen), cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada no dia 26 de maio de 1938. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado dentro de uma engrenagem, na cor preta, remetendo ao processo industrial. A marca Volkswagen, com as letras "V" e "W" dentro de um círculo, foi criada pelo designer de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche KG.

No ano de 1945, o logotipo da Volkswagen passou a conter apenas as letras "V" e "W" dentro de um círculo. O destaque é para a variação de cores, misturando, inclusive, o vermelho e o branco. Em outubro de 1948, o logotipo da VW, semelhante ao que é conhecido hoje, foi registrado no Departamento Alemão de Patentes, em Munique.

A variação de cores do logo Volkswagen continuou nas atualizações seguintes. Durante os anos 1950, o logo foi impresso principalmente em preto e branco. Até o fim da década de 1960, a cor azul foi usada mais frequentemente, mas ainda era possível notar alterações de cores, como preto em fundo branco ou branco sobre fundos azul ou preto. Foi na década de 1980, que a cor azul se consolidou no logo da marca Volkswagen.

Em 1996, o tom do logotipo foi alterado para azul escuro. Em cada atualização, o logo reflete a grande força da marca, mostrando também sua capacidade de conciliar temas como engenharia e emoção; poder e elegância.

A partir de 1999, o logo da Volkswagen recebeu uma adaptação tridimensional, reforçando ainda mais a percepção de inovação da marca. O logotipo transporta visualmente todos os conceitos da Volkswagen, transmitindo valores como aceitação, confiança e amizade; dessa forma, desempenha um papel extremamente importante na comunicação. Em 2013, essa tridimensionalidade fica ainda mais realçada, por meio dos traços hiper-realistas.

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